Qual o melhor roteiro pela Europa? Que cidades conhecer, quanto tempo ficar? Essa dúvida é recorrente e nós montamos um roteiro completo de 12 dias pelas três cidades mais lindas do velho continente, Londres, Paris e Amsterdã. Fique de olho em todas as dicas e leia também os posts relacionados que estão no fim do texto.
Roteiro pela Europa: dia 1 em Londres
Caminhar à beira do Tâmisa é o primeiro a se fazer em Londres. É perto do rio que ficam algumas das construções mais importantes e icônicas da cidade. Desça na estação de Tower Hill, bem em frente da Torre de Londres e da Tower Bridge (veja nesse post várias dicas sobre o que fazer em Londres no verão).
Atravesse e vá caminhando pela margem, em direção a Millennium Bridge, um dos cenários de Harry Potter, e o Shakespeare’s Globe.
Do outro lado da ponte fica também a Catedral de St. Paul, uma das principais construções religiosas de Londres.
A caminhada continua até chegar na London Eye, Big Ben e Parlamento e a Abadia de Westminster. É na Abadia que acontecem, por tradição, os casamentos reais. Não deixe de conhecer, mas tenha em conta que fecha por volta das 17h, dependendo da época.
Dica: caso você ainda tenha se achado pela cidade, fizemos um post sobre onde se hospedar em Londres bairro a bairro.
Roteiro pela Europa – Londres: dia 2 com museus e bate-perna pela cidade
Os museus mais legais para conhecer em Londres são o Natural History Museum, de história natural, e o Science Museum, de tecnologia. Em uma manhã dá para visitar os dois e de divertir em família.
De tarde, desça na estação Covent Garden, para conhecer um dos bairros mais charmosos da cidade. As ruas aqui são cheias de cafeterias, restaurantes e lojas.
A ideia é seguir caminhando até Piccadilly Circus, praça cheia de letreiros e bem movimentada. No caminho fica a Leicester Square, com teatros, pubs e cinema (se quiser esse roteiro mais detalhado, veja nosso post sobre Londres a pé).
A movimentação leva até a Regent Street, onde se concentram as maiores grifes do mundo, mas também tem lojas fast fashion.
Se estiver com crianças, vá até a Hamsley’s, a maior loja de brinquedos do mundo. O dia termina na Oxford Street, para quem quer esticar as compras.
Roteiro pela Europa – Londres, Paris e Amsterdã: dia 3 com Harry Potter
Se você é fã da saga Harry Potter, tenha um dia para visitar os cenários dos filmes, tanto na cidade como nos estúdios da Warner Bros. O passeio é o Studio Tour London – The Making of Harry Potter, com sets de filmagens reais. A casa dos Wesleys, do Hagrid, o Beco Diagonal, e a ponte de Hogwarts são os destaques.
Já em Londres, faça o Harry Potter Walking Tour of London, que explora as ruas que foram usadas nas filmagens. Por conta própria ainda dá para ir na Kings Cross, a famosa plataforma 9 3/4.
Roteiro pela Europa – Dia 4: Palácio de Buckingham e Abbey Road
No ultimo dia de Londres, comece pela Trafalgar Square, logo em frente à National Galley e à igreja de St. Martin. Seguindo, passará pelo Jame’s Park até avistar o Palácio de Buckingham e, se for verão ou primavera, ver a troca de guarda.
Siga em frente até chegar no Hyde Park para relaxar.
Se quiser, aproveite para conhecer o Palácio de Kensington e tomar um chá da tarde no The Orangery, dentro do palácio.
Viagem para Europa dicas – Dia 5: Roteiro clássico por Paris
O mais rápido e prático é de trem de Londres para Paris, num trajeto que dura cerca de 2h20 (se quiser dicas de onde ficar, veja nosso post com os melhores hoteis de Paris bairro a bairro)
Paris é uma cidade para ser conhecida a pé, então comece descendo na estação do Trocadero, onde tem uma vista privilegiada da Torre Eiffel. Siga até ela, suba se quiser, e depois anda as margens do Sena até a Ponte Alexandre III.
Atravesse a ponte para chegar no Jardins de Tuileries. O Museu do Louvre fica logo ao lado e a visitação leva boa parte do dia.
Saindo de lá, retorne em direção a Champs-Élysées, rua das grifes francesas. Se cruzar até o final, chegará no incrível Arco do Triunfo. (veja aqui nossos posts com um roteiro de 3 em Paris a pé e 40 atrações para conhecer em Paris).
Dia 6: Paris
Tire o dia para explorar os bairros mais descolados da cidade. O ponto de partida é a ele da La Cité, onde fica Catedral de Notre Dame (em tempo: há sempre belíssimos concertos na Saint Chapelle, que fica nessa mesma vizinhança. Fique atento à programação)
Atravesse a ponte em frente ao Hotel de Ville e siga reto para o Centro Pompidou,e emende no bairro Marais, com ruelas charmosas como Rue de Rosiers, lotada de lojas, galerias de arte e ótimos restaurantes. (veja nesse post mais dicas sobre o que fazer em Paris, e nosso roteiro de doces)
Antes do final do dia, pegue o metrô e desça na estação Anvers. Lá, suba até a Igreja de Sacré Cœur e veja um pôr-do-sol espetacular.
O que conhecer na Europa: Dia 7 em Versailles
Versailles foi a concretização da luxuria francesa em uma época de crise social no país. Hoje, esse legado está aberto para o público, completamente conservado e com detalhes de como era a vida imperial.
Para conhecer, pegue em Paris o RER na estação Champ de Mars e desça na Gare de Versailles.
O que fazer em Paris: dia 8
Uma atração imperdível em Paris é o Atelier dês Lumières, uma imensa exposição de arte digital imersiva, que ocupa um antigo galpão industrial abandonado no 11 arrondisement.
Lá, as paredes e o chão são cobertos por imagens que flutuam e transmutam sob o ritmo de uma trilha sonora feita sob medida, embrulhando o espectador dentro das obras. Sim, é loucura pura.
Os ingressos são vendidos apenas pelo site, as visitas são concorridas e com hora marcada, e para esse segundo semestre de 2019, estão em cartaz Van Gogh e Rêve de Japan. Se eu disser que ficamos com os olhos cheios de lágrima, vocês acreditam?
Outra atração fora do tradicional e que achei bem interessante é o Rivoli 59, uma ocupação artística de um prédio inteiro na badalada Rue de Rivoli.
O imóvel passou anos abandonado, até que um grupo de pintores, escultores, gravadores e afins transformam o endereço numa meca vibrante de manifestações originais e alternativas.
Por fim, se quiser explorar uma área mais nova, o Parc La Villete é bem bacana.
É lá que ficam a Cité des Sciences et de l’Industrie, a Philharmonie de Paris (veje se há apresentações na data da sua viagem) e o playground Le Jardin des Dunes et des Vents.
Roteiro Amsterdã: dia 9
Amsterdã (veja aqui nosso roteiro completo de o que fazer em Amsterdã em 7 dias com Burges) é uma cidade rica em arte e cultura, por isso, o primeiro dia é conhecendo alguns dos principais museus. Antes, tome um café da manhã reforçado no Vlaamsch Broodhuy.
Siga para o Van Gogh Museum explore as obras do pintor holandês. Depois, relaxe no Vondelpark, um dos maiores parques urbanos da cidade.
Termine o dia na Leidseplein, uma praia animada, rodeada de lanchonetes, cafeterias e cinemas, como o Amsterdam Dungeon.
Qual melhor roteiro pela Europa – Dia 10: Bicicleta por Amsterdã
O transporte mais utilizado da cidade é a bicicleta, então aproveite a magrela para conhecer outras regiões de Amsterdã. Você pode alugar a bike em qualquer loja, e o preço varia entre 14 e 17 euros por dia.
Comece pela Central Station e vá em direção dos canais de Jordaan. Dê uma parada no Winkel 43, e coma a melhor torta de maça do mundo, antes de seguir pedalando.
Volte para a área central para conhecer a Dam Square e o Red Light District. No bairro dos coffewhops, há um dos mais lindos conjuntos arquitetônicos de Amsterdã, que reúne pérolas como a a Oudekerk.
Finalize o dia explorando as e as charmosas 9 Streets, recheadas de brechós, lojas de designers e cafés.
Dia 11: Amsterda
Uma viagem para Amsterdã não estaria completa sem um passeio de barco para conhecer os canais. Mas, pra sair do comum, recomendo que você mesmo alugue seu barco e saia por aí. É bem mais interessante que sair nos barcos turísticos.
E qualquer pessoa pode dirigir: não é preciso licença para navegar, e tendo internet 3g no celular você não se perderá pelo anel de canais (nossa dica é alugarem no Canal Motorboat, e custa 120 euros por 3 horas, e atrás da Centraal Station)
Para navegar, os canais mais bonitos são Herengracht, Prinsengracht, Keizergracht & Singel. A Curva Dourada, no Herengracht, entre Leidsestraat e Vijzelstraat, também é imperdível.
Depois que largar o barco, coloque no seu GPS o The Mills, e rume para onde ele apontar. Você vai se deparar com uma área super divertida, cheia de lojas, gente e bagunça. Emende indo bater perna na Spui (coloque assim mesmo no GPS), outra rua que acho linda. Você pode jantar por aqui mesmo, na Tratoria Caprese, um italiano bom e justo.
Roteiro pela Europa – Dia 12: Último dia em Amsterdã
Você já terá passado pelo pelo letreiro, mas o último dia é dedicado a ele e também ao museu Rijksmuseum. São muitas obras e muito o que ver. Dedica uma manhã e começo da tarde para conhece-lo por completo.
De tarde, rume para o norte, onde a cena hipster acontece. Há vários estúdios, pistas de skate e cafés diferentes para conhecer. Os imperdíveis são The Noorderlicht Café e Pllek.
Onde ficar em Londres, Paris e Amsterdã
Os melhores bairros de Londres para se hospedar são Soho e South Kensington.
Neles, respectivamente, gostamos do Ham Yard Hotel e do Cheval Thorney Court at Hyde Park.
Leia também, Onde se hospedar em Londres: guia dos melhores hoteis e regiões.
Em Paris, gostamos do Hotel Les Tournelles e Hotel Saint-Louis- Marais, em Marais, e do Select Hotel, no Quartier Latin.
Para outros hotéis em Paris, leia também o post Melhores lugares para se hospedar em Paris.
Já em Amsterdã, nosso hotel favorito é o Pulitzer Amsterdam, perto das charmosas 9 Streets.
Para saber outro lugares para ficar, leia o nosso post Onde ficar em Amsterda: Os melhores bairros e hotéis,
Leias mais sobre a Europa:
- Quanto custa viajar para Londres
- O que Fazer em Londres: Além dos Pontos Turísticos
- Quanto custa viajar para Paris
- O que fazer em Paris: um guia para adultos e crianças
- Paris no inverno o que fazer
- Amsterdã o que fazer: a lista de lugares imperdíveis
- Amsterdã no inverno
MEU SONHO
Oie, Obrigada pelas dicas. Em relação ao barco que alugaram, voces já tinha experiência em dirigir ou eles ensinam lá?
Bom dia,
Vou fazer o mesmo roteiro que você e os mesmos dias em cada, pode me informar quanto custou na viagem toda para o casal?
Obrigada