O que fazer em Amsterdã em janeiro

Vale à pena viajar para Amsterdã no inverno? Só vale. A cidade fica como aquelas de filmes, toda branquinha de neve, e com uma vibração super especial. Dependendo dos termômetros, os canais podem até congelar, e aí a diversão só aumenta, com a cidade transformada num imenso rinque de patinação. Nesse post, separamos dicas de Amsterdã em dezembro, janeiro e fevereiro, com o que fazer e onde ir na cidade.

o clima de Amsterdã em dezembro, janeiro e fevereiro:

amsterdam-winter

Espere muito, mas muito frio! De acordo com o centro de meteorologia da cidade, janeiro é o mês mais gelado do ano, podendo ter períodos de mais de 5 dias seguidos de neve, com temperaturas que não passam dos dos 2ºC. O sol também não é de aparecer muito. Os dias nublados são mais comuns e, às vezes, ainda rola uma chuvinha fina. Mas nem pense em desanimar por causa desse clima. Você vai ver que a cidade fica linda e com atividades de sobra.

Onde se hospedar em Amsterdã:

hotel em amsterda onde ficar em amsterda

Nessa época é importantes escolher hotéis com estrutura para o frio. Dificilmente você encontrará opções sem aquecedor, mas é importante ficar de olho na hora de fazer a reserva. Para aqueles que querem fica no centro, perto das principais atrações, recomendamos o Hotel Estheréa e Ambassade Hotel. Eles possuem quartos com decoração clássica e máquinas de café e chaleira elétrica.

Igualmente aconchegante, o Hotel Atlas fica no bairro de Oud Zuid, quase em frente ao parque Vondelpark. Tem acesso fácil às principais linhas de ônibus da cidade, que levam aos pontos turísticos. Eles oferecem quartos para até três pessoas, café da manhã incluído na diária e wi-fi gratuito nas áreas comuns.

O que fazer em Amsterdã no inverno:  mercados natalinos e patinação no gelo

V C ChristmasMarkets Edwin van Eis Patinação-no-gelo-no-Museumplein-em-Amsterdam

Quando você olha a paisagem assim, toda branquinha, qual a primeira coisa que passa na sua cabeça? Ficar em casa em baixo de camadas de coberto? Não é o que acontece em Amsterdã. Vamos mostrar que a última coisa que você vai querer é se esconder do frio. Começando pelos mercados natalinos, que animam a cidade com luzes e muitas atividades durante todo o mês de dezembro.

  • Dam Square : Prepare-se para ver luzes, brilho e muitas barquinhas. Em dezembro, a praça em frente ao Royal Palace fica toda decorada, e ganha uma árvore com mais de 40 mil leds!
  • Kerstmarkt: De 22 a 24 de dezembro, o antigo galpão industrial em Amsterdam Noord vira um mercado vibrante com barracas de presente, comida, bebida e bandas tocando ao vivo, além de performances voltadas para crianças.
  • Christmas Village at Museum Square, December 17 – 30: é onde o Natal bate mais forte. De 17 a 30 de dezembro, Museumplein ganha pista de patinação, barracas de comidas, presentes e milhares de luzes. É o mercado de natal mais famoso da Holanda.
  • NEW in! Amsterdam Christmas Market and Parede no RAI: esse ano, pela primeira vez, Amsterdã tera a sua Winter Parade no RAI, um centro de convenções ao sul da cidade, com área indoor e outdoor. Do lado de fora, haverá um grande mercado, com fogueira para assar marshmallows, roda gigante, barracas e uma pista de patinação com 700 m2. Do lado de dentro, cinema, sauna e jacuzzis! Já pensou?

O que fazer em janeiro e fevereiro em Amsterdã, quando acaba o Natal?

Amsterdam em janeiroPrinsengracht

Patinar no gelo é uma verdadeira paixão nacional para os Holandeses, e mesmo quando o Natal apaga as luzes, as pistas ao ar livre continuam.

Uma delas é a ICE*Amsterdam, que fica aberta de novembro a fevereiro. O ingresso custa 6 euros, e o aluguel dos patins outros 6 euros. A pista é uma das maiores, e mais conhecidas, e fica em frente ao Rijksmuseum.

A segunda fica na Leidseplein (a gente ama essa praça, e normalmente nos hospedamos nessa região de Amsterdã, que é bem familiar) é menor, mas igualmente divertida. Ela tem um clima kids super gostoso, com barraquinhas de comida típica em volta. A decoração de Natal permanece ainda no comecinho de janeiro, deixando o cenário ainda mais encantador a noite. Funciona até 10 de janeiro.

E não para por aí. Você vai notar que é comuns os moradores patinarem nos rios que congelam durando esse período. Alguns caminhos que antes eram dos barcos, se transformam em verdadeiras pistas de patinação, que ficam cheias, principalmente nos finais de semana e no entardecer. Não é garantido, porque afinal depende do clima da natureza, mas se você der sorte, quem sabe?

Gula!!! Vem doce!

Como falamos no tópico anterior, as pistas de patinação vem acompanhadas de barraquinhas de comidas típicas, muitas vezes com preços super amigos. Nelas você encontra bebidas quentes que vão de vinho a chocolate com conhaque, sopas, caldos e também muitos, muitos doces. Nossa dica? Não deixe de provar os poffertjes, que são mini panquecas cobertas de açúcar. Não esqueça de pedir com recheio, e de doce de leite!  Elas ficam ainda mais gostosas!

Museus

Você pode intercalar passeios externos com visitas interna aos museus da cidade. É uma boa opção para aqueles que querem dar um tempo no frio e se esquentar. As galerias de arte também são ótimas pedidas. Os mais famosos são o Museus Van Gogh e a Casa Anne Frank. Além deles tem também o museus de Tropenmuseum, de antropologia, o FOAM, de fotografia, e o Van Loon, antiga casa de uma das famílias mais poderosas de Amsterdam.

Parques de neve:

Amsterdã é conhecida pelo seus inúmeros parques públicos, então porque não aproveitá-los também no inverno e se divertir na neve? Essa atividade é ainda mais legal se a viagem for em família. As crianças podem fazer bonecos de neve, anjos no chão e também também “guerrinha” com as bolas de neve.

Vondelpark Amsterdam

Rota das luzes:

Entre o final de dezembro e as primeiras semanas de janeiro, a cidade de Amsterdã recebe o Light Festival, que nada mais é do que uma exposição temporária de luzes espalhadas pela cidade. Artistas são convidados a colocar suas obras iluminadas em praças, estátuas e ruas para que os visitantes possam admirar a noite. Normalmente há duas rotas, uma a pé e outra que pode ser vista em passeios de barco.

A cada ano é escolhido temas diferentes, que interagem com a arquitetura urbana e natural da cidade. Vale ficar atento as datas no site oficial do evento (Amsterdam Light Festival), que em 2018 vai até o dia 21 de janeiro.

Amsterdam Light Festival

Amsterdam Light Festival

 

Bar de gelo

A atração famosa e que só funciona no inverno é uma das grandes atrações durante esses meses mais frios. Mas atenção, o lugar é bem concorrido, então vale reservar com antecedência. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do bar de gelo.

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?

Deixe seu email aqui!

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.