As praias mais lindas da Itália

Falésias, enseadas, grutas escondidas, ilhas inabitadas, tudo isso em um único país, a Itália. A terra da macarronada é um prato cheio também para quem procura sol e água fresca no verão Europeu. Escolhemos as 10 praias mais lindas da Itália para deixar a viagem ainda mais paradisíaca, indo das ilhas da Sicília e Sardenha ao continente. Tudo com dicas de hospedagem, locomoção e como chegar em cada uma delas.

1 – Praias mais lindas da Itália: Spiaggia di Tropea – Calabria

A costa de Tropea está entre as mais bonitas da Itália. Ela é formada por pequenas praias de águas cristalinas e areia branca, cercadas por paredões de rochedos com casas penduradas no topo.

Onde fica: Na região sul da Itália.

Como chegar: O aeroporto mais próximo é o de Lamezia Terme, ao norte. De lá é possível chegar a Tropea de carro ou de trem, levando em média 1 hora de viagem. Há também trens noturnos que parte de Roma e Nápoles direto para Tropea. A empresa ferroviária que faz os trechos é a Trenitalia.

Onde se hospedar em Tropea: O Hotel Dolce Vita a Tropea fica nos rochedos, com quartos com vista privilegiada para a praia e varanda privativa. O acesso a praia é a menos de 5 minutos de caminhada e o centro fica a 15 minutos.

Outros ótimos são o Palazzo Mottola Tropea e o Rocca Della Sena, também com vista. Abaixo, fotos dos três.

Paredão de rochedos na praia de Tropea

Paredão de rochedos na praia de Tropea

Vista do Santuário de Santa Maria na praia de Tropea

Vista do Santuário de Santa Maria na praia de Tropea

Onde se Hospedar em Tropea

Onde se Hospedar em Tropea: Terraço do hotel La Dolce Vita

Hotéis em Tropea: vista do Palazzo Mottola, em Tropea.

Hotéis em Tropea: vista do Palazzo Mottola, em Tropea.

onde ficar em Tropea: o Rocca della Senna

onde ficar em Tropea: o Rocca della Senna

2 – Spiaggia di Sansone – Ilha de Elba

Sansone é a praia mais linda da Ilha de Elba. A costa intocada é uma mistura de mar com diferentes tons de azul e esmeralda, emoldurado por rochedos e areias brancas. Por ter difícil acesso, a faixa de areia é calma, e a praia rasa é perfeita para quem vai em família ou pratica snorkel.

Onde: Oeste da Itália, entre o continente e a ilha de Córsega.

Como chegar na Ilha de Elba: Vá de trem ou de carro até a cidade de Piombino, na Toscana, e pegue as balsas que partem para Portoferraio, principal vila da Ilha de Elba.

Como chegar na Spiaggia di Sansone: A praia fica a oeste da cidade de Portoferraio, a cerca de 10 minutos de carro. Há estacionamento nas proximidades, mas é preciso caminhar até a praia por uma descida estreita e irregular. A outra opção é ir em passeios de barco que partem de Portoferraio.

Onde se hospedar na Ilha de Elba: O melhor hotel da ilha de Elba é o Plaza, que fica na vila de Porto Azzurro, a 20 minutos de carro de Portoferraio. Ele tem uma vista panorâmica do mar, com opções de quartos com varanda privativa e espreguiçadeiras. Ainda em Portoferraio, mas com estilo mais intimista e aconchegante, adoro o Indasena B&B.

Se quiser  casas de temporada, sugiro  Villetta Paradiso.

Melhores praias da Itália: Águas cristalinas da Spiaggia di Sansone

Melhores praias da Itália: Águas cristalinas da Spiaggia di Sansone

As praias mais lindas da Itália: Vista das águas cristalinas da praia de Sansone

As praias mais lindas da Itália: Vista das águas cristalinas da praia de Sansone

Praias mais lindas da Itália

Praias mais lindas da Itália: Vista do quarto do hotel Plaza

hoteis em portoferraio Elba.

hoteis em portoferraio Elba: o Indarsena

Mais uma do Indarsena

E a Villa Villeta, para quem quer casas de temporada em Elba.

E a Villa Villeta, para quem quer casas de temporada em Elba.

3 – Scala dei Turchi – Sicília

A praia de Scala dei Turchi está entre as mais lindas da Itália por causa de sua formação irregular. As areias em tons avermelhados contrastam com o mar azul turquesa, rodeados por paredões rochosos em cores acinzentados. Tanto a vista do mar, quanto o mirante do topo das falésias são de tirar o fôlego.

Onde: Na região da Sicília, a 13 km de Agrigento.

Como chegar a Agrigento: É necessário pegar avião para Palermo, que recebe voos diários de Milão e Roma, e de lá ir para Agrigento. A viagem entre as cidade é de 2 horas, indo de carro alugado ou de ônibus pela empresa Cuffaro. Para os voos, as principais companhias aéreas para Sicília são a Alitalia, Volotea e Easyjet.

Como chegar em Scala dei Turchi: A praia fica no sul da Sicília, a 13 km da cidade de Agrigento. Quem é mais aventureiro pode descer as falésias até a praia, mas é necessário sapatos adequados e muito cuidado. A opção mais fácil é ir caminhando pela orla da praia de Lido Rossello. O caminho é mais longo, mas não há descidas.

Onde se hospedar na Sicília: A indicação é o Domus Maris Relais, em Sciacca, que fica a 12 minutos da praia e tem quartos com vista para o mar e serviços de SPA.

Outro ótimo são o Scala Dei Turchi Resort, que fica no topo dos rochedos da praia. E um pouco mais distante da praia, mas próximo do centrinho de Agrigento, tem o Hotel Villa Athena, com vista para os templos. é o Domus Maris Relais, em Sciacca, que fica a 12 minutos da praia e tem quartos com vista para o mar e serviços de SPA

Contraste de cores da Scala dei Turchi

Contraste de cores da Scala dei Turchi

Praias mais bonitas da Itália

Praias mais bonitas da Itália: Vista das falésias de Scala dei Turchi

Hotéis na Itália

Hotéis na Itália: Quarto do Domus Maris.

Onde ficar na Sicília: Scala Dei Turchi Resort, no topa da praia de mesmo nome.

Onde ficar na Sicília: Scala Dei Turchi Resort, no topo da praia de mesmo nome.

Hospedagem na Sicília: acomodação do Hotel Villa Athena, em Agrigento.

Hospedagem na Sicília: acomodação do Hotel Villa Athena, em Agrigento.

4 – Chiaia di Luna – Ponza

Aos pés de um paredão rochoso de 328 pés de altura, a praia de Chiaia di Luna tem esse nome pelo formato de meia lua que encontra o mar e pelo tom esbranquiçado das rochas. A estreita faixa de areia na base dá acesso ao mar cristalino e tranquilo da ilha de Ponza.

Onde: Na ilha de Ponza, entre Roma e Nápoles.

Como chegar na ilha de Ponza: Barcas partem das cidades de Anzio, Terracina, Formia e Ventotene para Ponza diariamente. A empresa que faz as travessias é a Laziomar, com barcos lentos (2 horas de viagem), ou rápidos (50 minutos). Para chegar até Anzio há trens partindo de Roma pela Trenitalia.

Como chegar em Chiaia di Luna: Somente por passeios de barcos. Há pontos para descer a pé, mas são de nível avançado e em lugares com pouca segurança.

Onde se hospedar em Ponza: Nada melhor do que ficar em um hotel com vista para a praia, que é o caso do Chiaia di Luna hotel, situado no topo dos rochedos. Ele oferece terraço, piscina ao ar livre, café da manhã, e alguns quartos virados para o mar. Gosto também do Grand Hotel Santa Domitilia. O Piccolo Hotel Luizaresolve bem: não é super lindo, mas é bem localizado e bonitinho.

Fora da praia, mas com excelente serviço e localização, tem  o Hotel Torre Dei Borboni.

Melhores praias da Itália: Vista da Chiaia di Luna

Melhores praias da Itália: Vista da Chiaia di Luna

Contraste entre os rochedos e o mar de Chiaia di Luna

Contraste entre os rochedos e o mar de Chiaia di Luna

Melhores hotéis na Itália

Melhores hotéis na Itália: Hotel Chiaia Di Luna tem vista para as falésias

Hotéis de frente para praia

Hotéis de frente para praia: Piscina externado do Hotel Chiaia Di Luna

Praias mais lindas da Italia: o Santa Domitilia, em Ponzo

Praias mais lindas da Italia: o Santa Domitilia, em Ponzo

E O Piccolo Hotel Luisa

5 – Cala Pulcino – Lampedusa

A ilha de Lampedusa é cheia de calas (enseadas) belíssimas, mas a de Pulcino é a mais linda delas. O mar extremamente azul e cristalino se junta a uma formação rochosa árida, quase sem vegetação. Essa mistura cria um cenário de cinema, perfeito para relaxar em família.

Onde: Ilha de Lampedusa, no arquipélago de das Ilhas Pelágias no Mar Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia.

Como chegar em Lampedusa: Por ser distante do continente, Lampedusa tem aeroporto que fica a 5 minutos da vila central. Há partidas diárias de Palermo e Catania, na Sicília, e voos durante o verão saindo de Milão e Roma.

Como chegar em Cala Pulcino: Com passeio de barco ou caminhando. O trajeto a pé leva 30 minutos e é necessário usar tênis ou sapatos confortáveis. A praia fica a 30 minutos de carro do centro de Lampedusa.

Onde se hospedar em Lampedusa: Em Cala Pulcino não tem hotel. Indico o Dammusi di Borgo, melhor hotel de Lampedusa na minha opinião. As habitações são todas no estilo casa Damuso.

Se não conseguir lá, sugiro o Relais Isole del Sud, próximo da Cale Creta. O Isolde Del Sua não é charmoso, mas está tem uma vista absurda de linda. Outra opção é Hotel Il Faro Della Guitgia Tommasino, em Cala Guitgia. Não é lindo, mas é a cinco passos do mar.

Já para quem quiser uma villa com cozinha, sugiro o Borgo Acqua.

Praias da costa italiana: o mar azul de Cala Pulcino

Praias da costa italiana: o mar azul de Cala Pulcino

Praias mais lindas da Itália

Praias mais lindas da Itália: Cala Pulcino é tranquila e pouco movimentada

E o Dammusi di Borgo; habitação no estilo das casas Damuso

Onde ficar em Lampedusa: Borgo Acqua, com clima de casa mediterrânea

Onde ficar em Lampedusa: Borgo Acqua, com clima de casa mediterrânea

Onde ficar em Lampedusa: vista do Relais Isole del Sud.

Onde ficar em Lampedusa: vista do Relais Isole del Sud.

6 – Spiaggia delle Due Sorelle – Ancona

De todas as pequenas praias da Riviera del Conero, a Spiaggia delle Due Sorelle é a mais bonita. A formação irregular  e esbranquiçada da encosta encontra o mar verde-esmeralda do adriático, formando uma das paisagens mais lindas da Itália.

Onde: Região de Marche, na província de Ancona, costa leste da Itália.

Como chegar em Ancona: Dá para ir de carro ou de trem pela Trenitalia, saindo das principais cidade da Itália.

Como chegar em Spiaggia delle Due Sorelle: Acessível somente por barco, saindo do porto de Numana, Riviera del Conero, ao sul de Ancona.

Onde se hospedar em Ancona: Dá pra se hospedar bem perto da praia (20 minutos), no Hotel Emilia. A propriedade fica em uma das colinas que encontram o mar, e o jardim tem uma vista incrível para as praias. Outro nessa região, na praia do é o SeaBay Hotel.

Já para quem quiser ficar no centro histórico de Ancona (fica a 1 hora da Spiaggia delle Due Sorelle, mas eu acho uma boa base pra explorar toda a região), tem o Grand Hotel Palace e o See Port.

Vista da Spiaggia delle Due Sorelle, em Ancona

Vista da Spiaggia delle Due Sorelle, em Ancona

As 10 praias mais lindas da Itália

As 10 praias mais lindas da Itália: mar cristalino de Spiaggia delle Dei Sorelle

TOP 10 praias na Itália

TOP 10 praias na Itália: Vista do hotel Emília em Ancona

Quarto do hotel Emilia com vista para o mar

Quarto do hotel Emilia com vista para o mar

O Sea Bay Hotel, em Ancona

O Sea Bay Hotel, em Ancona

7 – Cala Tonnarella dell’Uzzo – Sicília

A Cala Tonnarella dell’Uzzo é uma enseada de águas muito claras, isolada por uma vegetação densa, sem restaurantes, hotéis ou badalação. É para quem procura sossego absoluto.

Onde: Na reserva natural de Zingaru, na Sicília.

Como chegar em Cala Tonnarella dell’Uzzo: A praia fica a 1:20h de carro de Palermo. É preciso deixar o veículo no estacionamento sul da reserva de Zingaru e fazer uma caminhada de 40 minutos até a cala. O valor para entrar na reserva é de 5 euros.

Onde se hospedar: Em vez de ficar distante da reserva, opte por cidades pequena mais próximas, como Castellammare del Golfo, que tem o hotel Marina di Petrolo, que fica de frente para a praia e tem serviço exclusivo de SPA. Em outra cidadelas tem o Smy La Tonnara di Bonagia Sicilia, com praia privativa e quartos amplos, e o Baglio Giammaccaro, que fica na parte alta dessa região da Cala Tonnarella.

As melhores praias da Itália

As melhores praias da Itália: vista da intocada Cala Tonnarella dell’Uzzo

Praias mais bonitas da Itália

Praias mais bonitas da Itália: Mar de diferentes tons da Cala Tonnarella dell’Uzzo

Praias mais bonitas da Sicília

Praias mais bonitas da Sicília: Vista do hotel Marina di Petrolo

TOP 10 praias mais lindas da Itália

TOP 10 praias mais lindas da Itália: Vista para o mar do hotel Marina di Petrolo

Hotéis na Sicília: quarto amplo e com vista do Smy La Tonnara di Bonagia Sicilia.

Hotéis na Sicília: quarto amplo e com vista do Smy La Tonnara di Bonagia Sicilia.

Praias mais lindas da Itália: quarto campestre do Baglio Giammaccaro, na Sardenha.

Praias mais lindas da Itália: quarto campestre do Baglio Giammaccaro, na Sardenha.

8 – Faraglioni di Sant’andrea – Puglia

O nome se deu á chegada dos turcos na região da Puglia, um verdadeiro paraíso na costa leste italiana. As águas são claras, calmas, rodeadas por uma vegetação densa e areias claras. A opção perfeita para férias de verão em família.

Onde: Em Otranto, região da Puglia.

Como chegar em Faraglioni di Sant’andrea: Dá para ir de carro e aproveitar a vista do topo das falésias, no Farol di Torre, mas para entrar no mar somente com passeios de barco que saem de Torre Dell’Orso ou Otranto.

Onde se hospedar em Otranto: O melhor é o hotel Le Capase Resort, ao sul de Otranto, virado para o mar adriático. Os quartos são amplos, equipados com climatizador e itens personalizados. Algumas unidades tem varanda privativa e vista para o mar.

Lá, gostamos também do Le Cale D’Otranto Beach Resort e do Furnirussi Tenuta, que fica mais para o interior.

As melhores praias da Itália

As melhores praias da Itália: Mar azul de Faraglioni di Sant’Andrea

Praias da Itália

Praias da Itália: As rochas brancas encontram o mar azul na Faraglioni di Sant’Andrea

TOP praias mais lindas da Itália

TOP praias mais lindas da Itália: Piscina externa do hotel Le Capase

As melhores praias da Itália

As melhores praias da Itália: Vista para o mar do hotel Le Capase

Onde ficar na Puglia: praia do Le Cale D'Otranto Beach Resort, em Otranto.

Onde ficar na Puglia: praia do Le Cale D’Otranto Beach Resort, em Otranto.

Praias na Itália: Instalações do Furnirussi Tenuta, em Otranto.

Praias na Itália: Instalações do Furnirussi Tenuta, em Otranto.

9 – Cala Granara – Isola Spargi (Sardenha)

A Sardenha tem praias fora de série, e uma delas é a Cala Granara. Ao contrários das típicas praias italianas rodeadas por falésias, sua orla é cercada de um verde exuberante. E as águas azul-turquesa são rasas, perfeitas para mergulhar e tomar banhos de sol o dia inteiro.

Onde: Ilha de Isola Spargi, no arquipélago de Maddalena, Sardenha.

Como chegar em Ilha Maddalena: O acesso a ilha é feito de ferry ou pequenas embarcações que saem do porto de Palau, na Sardenha. As empresas que fazem o percurso são Maddalena Lines e Delcomar.

Como chegar em Cala Granada: Somente com passeios de barco que partem da ilha de Maddalena. Por ser uma ilha menor, serve de parada em diversas praias, mas não possuí hotéis, nem comércio e nem casas.

Onde se hospedar: Os hotéis do arquipélago ficam em La Maddalena. Eu sugiro ficar no Centro, onde tem os restaurantes, e todo o resto. Por lá, indicamos, o Apartamento Miú, que é bem bonitinho. Ou o AHR Residence e o Excelsior. Estes últimos não são super charmosos (Maddalena não tem hoteis super bacaninhas, mas as praias são surreais de lindas), porém atendem bem e são bem localizados,

Do outro lado da ilha, a 10 minutos do centro e perto da praia, tem Hotel Cala Lunga. Também fora do centro, mas na beira do mar, tem a Villa Mica, uma casa de temporada.

A cala Granara na foto de Antonio Signoriello

A cala Granara na foto de Antonio Signoriello

TOP 10 praias da Itália

TOP 10 praias da Itália: Hotel Cala Lunga tem praia particular

Onde ficar na Sardenha: casa de Villa Mica, em Maddalena, com acesso direto e privado ao mar.

Onde ficar na Sardenha: casa de Villa Mica, em Maddalena, com acesso direto e privado ao mar.

Cozinha equipada e arrumadinha do apartamento Miú

Cozinha equipada e arrumadinha do apartamento Miú

10 – Cala di Volpe – Sardenha

Cala di Volpe é uma enseada extensa com pequenas faixas de areias claras  mar verde esmeralda. As águas são calmas, há uma exuberante vegetação nativa ao redor e resorts de luxo. Por ter águas calmas, é ideal para snorkel e outras atividades em família.

Onde: Na parte norte da Ilha de Sardenha.

Como chegar na Sardenha: A ilha possuí 3 aeroportos, um ao sul, em Cagliari, e dois ao norte, em Olbia e Alghero. Empresas italianas, como a Meridiana Fly, tem voos diários para a ilha.

Como chegar em Cala di Volpe: Dá para chegar de carro pela SP160 ou com passeios de barco.

Onde se hospedar na Sardenha: Você pode ficar no hotel Cala di Volpe, que leva o mesmo nome da praia. Todo em estilo grego, a propriedade conta com piscina externa, serviço de SPA, café da manhã típico e translado para a praia, que é pública, porém com estrutura exclusiva do hotel. Mais ao norte fica o Hotel Le Palme, que também tem pé na areia, e o

Melhores praias da Itália

Melhores praias da Itália: Mar azul da Cala di Volpe na Sardenha

Praias da Itália

Praias da Itália: a Cala di Volpe é perfeito para mergulhos em família

As 10 praias mais bonitas da Itália

As 10 praias mais bonitas da Itália: Canais entre o hotel Cala di Volpe

TOP praias na Itália

TOP praias na Itália: Vista do hotel Cala di Volpe

Onde ficar na Sardenha: vista da propriedade e da praia do Hotel Le Palme.

Onde ficar na Sardenha: vista da propriedade e da praia do Hotel Le Palme.

11 – Cala Goloritzé – Sardenha

Mar esmeralda rodeada por rochedos acinzentados. Esse é o cenário esplendido de Cala Goloritzé, uma das pérolas da Sardenha. Não há hotéis, nem restaurantes nem construções nela e o visual é de paraíso intocado.

Onde: Litoral leste da Sardenha.

Como chegar na Sardenha: Por um dos 3 aeroportos da ilha e com a Meridiana Fly ou pela Volotea.

Como chegar em Cala Goloritzé: Passeios de barco ou trilha de aproximadamente 3,5 km que começa no Bar Su Porteddu, e tem descidas íngremes da ida e subida na volta.

Onde se hospedar na Sardenha: Os passeios que parte para Goloritze saem da enseada de Cala Gonone, onde tem hotéis ecomo o Hotel Ristorante La Conchiglia, em frente a praia local e a 5 minutos do porto, e o Bue Marine.

Praias mais lindas da Itália: a cor esmeralda da Cala Goloritzé, na Sardenha.

Praias mais lindas da Itália: a cor esmeralda da Cala Goloritzé, na Sardenha.

Praias da Itália: vista dos rochedos que cercam a Cala Goloritzé.

Praias da Itália: vista dos rochedos que cercam a Cala Goloritzé.

Onde se hospedar na Sardenha: vista do Hotel Ristorante La Conchiglia, em Cala Gonone.

Onde se hospedar na Sardenha: vista do Hotel Ristorante La Conchiglia, em Cala Gonone.

Pousadas na Sardenha: quarto do Hotel Ristorante La Conchiglia, em Cala Gonone.

Pousadas na Sardenha: quarto do Hotel Ristorante La Conchiglia, em Cala Gonone.

12 – Cala Luna – Sardenha

O nome vem do contraste do mar e dos rochedos brancos da praia. Cala Luna tem águas calmas, claras e uma extensão maior de areia. Além do visual com contraste de cores, na praia tem uma gruta muito linda.

Onde: No Golfo de Orosei, no leste da ilha.

Como chegar na Sardenha: Com a Meridiana Fly  ou a Volotea para um dos 3 aeroportos da ilha.

Como chegar em Cala Luna: Chega-se mais rápido de barco, que parte de Cala Gonone, ou por uma trilha de 3,5 km com dificuldade média.

Onde se hospedar na Sardenha: Não tem pousadas nem hotéis em Cala Luna e a região mais próxima é Cala Gonone, como o I Ginepri Hotel e o Hotel Cala Luna.

Praias mais lindas da Itália: mar calmo e esverdeado da Cala Luna, na Sardenha.

Praias mais lindas da Itália: mar calmo e esverdeado da Cala Luna, na Sardenha.

Praias da Itália: a gruta da Cala Luna.

Praias da Itália: a gruta da Cala Luna.

Onde ficar na Sardenha: área aberta do I Ginepri Hotel, em Cala Gonone.

Onde ficar na Sardenha: área aberta do I Ginepri Hotel, em Cala Gonone.

 

SalvarSalvarSalvarSalvar

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.