Verão em Londres: o que fazer pela cidade

A animação em London Bridge City na beira do Tâmisa

Parques urbanos lotados, pessoas pelas ruas, festivais e shows. Essa é a cara do verão em Londres. A cidade se transforma em um verdadeiro burburinho cultural, com atividades para todos os gostos e idades. Sendo assim, listamos aqui as principais delas, para se divertir e aproveitar esse destino único.

O que fazer no verão em Londres: Eventos ao ar livre

Em Londres no verão há um projeto muito bacana chamado Rooftop Film Club, em que filmes são exibidos a céu aberto, no terraço de diferentes edifícios da cidade. A programação inclui clássicos de época e também sucessos lançados recentemente.

Toda a programação está disponível no site oficial do Rooftop Film Club e nossa dica é comprar as entradas com antecedência.

Outro espaço bacana que tem cinema a céu aberto é o Somerset House, que fica ao lado do Tâmisa, bem na área central de Londres.

Verão em Londres: filmes exibidos a céu aberto.
Verão em Londres: filmes exibidos a céu aberto.

Shows ao ar livre em Londres 

Dicas de Londres no verão: shows no Somerset House.
Dicas de Londres no verão: shows no Somerset House.

Além de cinema, a Sumerset House também é palco de vários shows. E o clima é super astral. Os shows começam ainda com o dia claro e vão até a noite. É bom ficar de olho no site para não perder a agenda.

No nosso Instagram tem um destaque de Londres com o show que vimos na Sumerset.

A gente no show da banda Gossip, na Sumerset House
A gente no show da banda Gossip, na Sumerset House

O que dizer então de assistir a shows nos gramados do Hyde Park? É exatamente lá que acontece todos os anos, entre o fim de junho e o começo de julho, o BST (British Summer Time) no Hyde Park. O evento recebe grandes cantores e cantoras do cenário mundial e um amplo espaço com comidas e bebidas (incluindo veganas e vegetarianas).

Além dele, há também o Wireless Festival, de música urbana e hip hop, o Field Day e o We are FSTVL, de música eletrônica, e o Camden Rock Festival, de rock pelos pubs de Camden.

Festivais em Londres: British Summer Time no Hyde Park.
Festivais em Londres: British Summer Time no Hyde Park.

Verão em Londres: Circuitos a pé

No verão, a cidade de Londres fica ainda mais vibrante, e a melhor maneira de aproveitá-la é passear a pé. Abaixo, tracei três circuitos que amo:

  1. de Trafalgar Square até a Oxford Street
  2. do Buckingham Palace até South Kensington
  3. da Tower Bridge até o Big Ben

Abaixo, o mapa e a delícia que é atravessa a pé as áreas verdes de Londres, chegando a South Kensington.

O Hyde Park no verão: toalhas e Picnic nos gramados
O Hyde Park no verão: toalhas e Picnic nos gramados

Esse último trajeto passa porLondon Bridge City, Bankside, Southwark e London Eye, pontos que ficam animadíssimas no verão. Além disso, as áreas ficam tomadas por foodtrucks, feiras pop up, carrosséis e gramados cheio de gente. É imperdível o trajeto!

 

Southwark no verão

A London Eye no fim da tarde, com uma luz deliciosa
A London Eye no fim da tarde, com uma luz deliciosa

Aliás, nessa área de Tower Bridge (também do mapa 3) vale à pena ir no Coppa Club, um Rooftop ultra hispter que nessa época troca os iglus pelo clima do verão. De novo, no nosso Instagram tem um destaque com todos os stories dessas caminhadas.

E tenha em mente também que Londres é um destino de infinitas possibilidades. Se perder pelas ruas da região central é uma ótima forma de descobrir lugares únicos.

Mas, para quem quiser um guia, é possível reservar pelo Civitatis um tour gratuito por Londres, que passa pelo centro histórico e visita os pontos imperdíveis, como a Tower Bridge. Não só isso, como também há um que passa pelos bairros mais descolados de Londres, como Soho, Leicester e Covent Garden.

Londres no verão: o Coppa Club
Londres no verão: o Coppa Club

Campos de Lavanda perto de Londres

O verão de Londres é a época de florada dos campos de lavanda. Entre os mais lindos, e próximos de Londres, está o Mayfield Lavender Farm, em Banstead. Não só dá para andar pelas plantações, ainda dá para passear de trator, ou tomar um café no meio das flores.

A entrada custa £2,50 para pessoas a partir de 16 anos e o passeio de trator custa £2 por pessoa. Para chegar, vá de transporte público, trem da estação Victoria até West Croydon e ônibus da linha 166 (que passa em frente ao lavandario), ou de carro alugado. Para alugar um carro sempre recomendamos o Rent Cars, uma plataforma de aluguel online que aceita pagamentos em real, além de comparar os melhores preços para você.

Verão em Londres: campos de lavanda do Mayfield Lavender Farm.
Verão em Londres: campos de lavanda do Mayfield Lavender Farm.

Melhores atividades do verão em Londres: Carnaval em Notting Hill

O carnaval de Notting Hill é o maior evento de rua da Europa. Aliás, se assemelha um pouco com o carnaval brasileiro. Pessoas saem pelas ruas ao som de músicas caribenhas, roupas coloridas, fantasias e muita animação (inclusive para crianças). Tem até desfile!

É totalmente gratuito e há ruas especiais reservadas para diferentes barracas com comidas locais e também latinas.

O que fazer em Londres no verão: burburinho no Carnaval de Notting Hill
O que fazer em Londres no verão: burburinho no Carnaval de Notting Hill

O que fazer em Londres no verão: A beira do Tâmisa

Já que Londres não tem praia, boa parte dos festivais de verão e eventos descolados acontecem nas margens do Tâmisa. Um deles é o Underbelly Festival, em South Bank (área central da cidade). A programação conta com espetáculos de circo, teatro, shows comédia, música e atividades infantis.

A entrada custa £8.50 e o evento se entende até o final de setembro.

Outro lugar alto astral na beira do Tâmisa para curtir no verão é o Neverland Beach Club.

O espaço recria um Club de praia, com decoração tropical, areia e bar com drinks diferentes. A programação de junho, julho e agosto fica ainda mais especial, tendo cinema ao ar livre, festa noturna e também aulas de yoga.

Londres no verão: o Neverland Beach Club
Londres no verão: o Neverland Beach Club

Já no final do verão de Londres, em setembro, acontece o Totally Thames, um projeto que leva arte para diferentes partes das margens do Tâmisa. Bascos ficam expostos com obras, apresentações de canto e dança e outras atividades acontecem na parte da tarde e noite.

A programação de 2023 está liberada no site oficial do evento. Também há atividades gratuitas e pagas.

Exposição do Totally Thames, em Londres.
Exposição do Totally Thames, em Londres.

E para quem adora uma festa, o festival Summer by the River não decepciona. O festival dura vários meses, podendo-se visitá-lo em diversas localizações: The Scoop, Hay’s Galleria e The Pier. Tem apresentações de música ao vivo e vários bares. Não só isso, como também há apresentações de teatro, filmes, food trucks e mais. Além disso, também é possível assistir jogos de esporte, como o Wimbledon.

Como passar um verão em Londres: Passeio de barco diferentão

Que tal fazer um churrasco (que pode ser vegano) a bordo de um bote, vendo o pôr do sol? Sim, em Londres isso é uma das programações que acontecem no verão. O BBQ Boats é o serviço de aluguel, para fazer essa refeição, que acontece no canal de West India Quay

Cada bote acomoda de 8 à 10 pessoas e toda a comida e bebida você mesmo leva e prepara na hora. O aluguel é a partir de £150, mas depende do horário.

O que fazer em Londres no verão: churrasco a bordo de um bote.
O que fazer em Londres no verão: churrasco a bordo de um bote.

Feiras de rua em Londres

Deixamos um espaço reservado para falar especialmente da feiras de rua. Durante o verão em Londres elas ficam ainda mais animadas, com artistas de rua, barracas de comidas e muitas flores.

Essas são as que mais gostamos:

  • Columbia Flower Market: Fica em East London e é muito colorida, devido a variedade de flores vendidas nas ruas.
  • Camden Market: Fica nas proximidades do Regent’s Park e é um mercado com brechós, lojas alternativas e vários lugares descolados para comer.
  • Portobello Market: Funciona aos sábados e é conhecida por brechós e lojas de antiguidade. Fica em Notting Hill.
  • Spitafilds Market: É um galpão que abriga várias lojinhas de roupas, artesanato e itens feitos à mão. Fica em East End, que também é uma região alternativa e descolada.
Dicas de Londres: o colorido Columbia Flower Market.
Dicas de Londres: o colorido Columbia Flower Market.

Como passar um verão em Londres: Atividades ao ar livre

Se quiser viver como um londrino, aproveite a época de calor e vá curtir os parque públicos da cidade. Hyde Park, Regent Park, Holland Park e Greenwich são os principais, onde acontecem shows, apresentações, exposições e feiras.

E mesmo que não tenham um evento específico acontecendo, esses espaços ficam lotados, com pessoas sentadas na grama, conversando, brincando e se divertindo.

Londrinos aproveitando o Green Park no verão.
Londrinos aproveitando o Green Park no verão.

Além disso, andar de bicicleta também é uma ótima atividade para fazer no verão em Londres, aproveitando as paisagens locais e conhecendo novos cenários. As magrelas para aluguel estão espalhadas por diferentes locais de Londres e são retiradas por auto atendimento.

Basta baixar o aplicativo Santander Cycle, cadastrar um cartão de crédito internacional e verificar a disponibilidade nas estações. Se o uso for menor do que 30 minutos, não é cobrado nada. Agora, se ultrapassar esse tempo, paga-se £2 a cada 30 minutos utilizado.

Verão em Londres: as estações para aluguel de bicicleta.
Verão em Londres: as estações para aluguel de bicicleta.

Cenários do Harry Potter ao ar livre

Para quem gosta da sequência de filmes do bruxo Harry Potter, algumas partes de Londres serviram como cenários reais de locação. As principais são: King’s Cross Station (como estação 9 3/4), Piccadilly Circus, Millenium Bridge (destruída pelos dementadores) e Leadenhall market (como Beco Diagonal).

Além disso, também é possível conhecer o estúdio da Warner onde Harry Potter foi gravado. É um ótimo passeio para as crianças.

O que fazer em Londres no verão: Juju no King’s Cross Station, onde fica a Plataforma 9 3/4.
O que fazer em Londres no verão: Juju no King’s Cross Station, onde fica a Plataforma 9 3/4.

Além disso, a London Eye, que é uma atração clássica, também é divertida para fazer no em família nos dias de sol. Com seus mais de 130 m de altura, a vista panorâmica da cidade é única, e há dois dispositivos interativos que indicam os pontos turísticos que são vistos.

Verão em Londres: Assistir o Wimbledon ao ar livre

O Wimbledon é o maior campeonato de tênis do mundo, organizado durante o verão em Londres. Ele acontece nas primeiras semanas de junho ou julho. Os ingressos geralmente esgotam em segundos, sendo praticamente impossível conseguir arranjar um para ver o jogo nas arquibancadas.

Mas não precisa perder nada não: em diversos pontos da cidades são organizados grupos para assistir aos jogos. E a melhor parte é que não precisa pagar nada.

Do lado de fora da quadra de Henman Hill é colocado um grande telão onde passam os jogos. É só chegar cedo, levar uns lanchinhos e se acomodar para assistir. Também há outros pontos onde assistir os jogos, como em Granary Square, Canary Wharf, The Piazza e mais.

Verão em Londres: Wimbledon
Verão em Londres: Wimbledon / crédito: Belinda Lawley / Grosvenor

Feiras em Londres: Shōtengai Pan-Asian Market

Começando no mês de julho e indo até dezembro, a Shōtengai Pan-Asian Market é uma feira japonesa que acontece perto de Camden Town, em Lower Stable Street. 

A feira lembra a Feira da Liberdade de São Paulo. É uma aglomeração de banquinhas de comida, roupas e artesanatos inspirados na cultura japonesa, vendendo de itens de casa a itens de moda ultra desejados. A feirinha é linda, cheia de vida, vale a pena conhecer.

Feiras em Londres: Shōtengai Pan-Asian Market
Feiras em Londres: Shōtengai Pan-Asian Market / crédito: https://www.kingscross.co.uk/

Verão em Londres: Festival Corona Sunsets

A marca Corona organiza um festival todo ano, chamado Corona Sunsets, com várias participações musicais e sempre em um local lindo. Em setembro, o festival vai acontecer em Hatfield Park, localização premiada, com shows de artistas como Easy Life, Mahalia e mais.

É um evento super animado, portanto recomendamos comprar os ingressos o mais rápido possível.

Verão em Londres: Festival Corona Sunsets
Verão em Londres: Festival Corona Sunsets / crédito: The Mirror

Onde ficar em Londres:

Para passar um ótimo verão em Londres, a localização do hotel ou pousada que você for se hospedar tem que ser levada em consideração. Como o clima está quente e as ruas vibrantes, é legal ficar em uma região com mais atrativos e possibilidade de fazer alguns trechos andando. Sendo assim, dois bairros são os nossos favoritos:

Onde se hospedar em Londres: Soho

O Soho, que fica pertinho dos principais pontos turísticos da cidade, é ao mesmo tempo é charmoso e tranquilo.

Se a viagem for em família, recomendamos o Ham Yard Hotel e o The Soho Hotel, ambos da rede Firmdale Hotels. Eles tem acomodações grandes para até 5 pessoas, com camas de casal, sala e varanda com vista.

Onde se hospedar em Londres: A ampla acomodação do Ham Yard Hotel.
Onde se hospedar em Londres: A ampla acomodação do Ham Yard Hotel.
Hotéis em Londres: O The Soho Hotel tem opções para famílias grandes.
Hotéis em Londres: O The Soho Hotel tem opções para famílias grandes.

Outro hotel no Soho com boa localização e estrutura é o The Resident Soho. Os quartos são intimistas, com contraste de móveis escuros e claros. Além disso, o espaço é amplo, os banheiros tem amenidades gratuitas e o café da manhã é completo.

Onde ficar em Londres: Quarto do The Nadler Soho.
Onde ficar em Londres: Quarto do The Nadler Soho.

Onde se hospedar em Londres: South Kensington

O segundo bairro que recomendamos para ficar durante o verão em Londres é South Kensington, perto de Hyde Park. É uma das nossas regiões favoritas e tem uma cara Londrina local, muito descolada.

Nele, o Cheval Thorney Court at Hyde Park é o hotel ideal para ir com família. O espaço do quarto é bem amplo, acomoda até 6 pessoas e tem janelões com vista devassada para a rua. Também oferece outras facilidades como mini cozinha, maquinas de lavar e secar roupa e wi-fi gratuito.

Onde ficar em Londres: Quarto do Cheval Thorney Court at Hyde Park.
Onde ficar em Londres: Quarto do Cheval Thorney Court at Hyde Park.
O Cheval Thorney Court at Hyde Park, em South Kensington, tem acomodações para famílias.
O Cheval Thorney Court at Hyde Park, em South Kensington, tem acomodações para famílias.

Já o Draycott Hotel tem o estilo mais clássico. Os quartos são decorados com móveis de época, mas os banheiros são modernos, com chuveiros e amenidades gratuitas. No salão central é servido o café da manhã e também o tradicional chá da tarde.

Arquitetura do Draycott Hotel, em Londres.
Arquitetura do Draycott Hotel, em Londres.
Melhores hotéis de Londres: Quarto do Draycott Hotel.
Melhores hotéis de Londres: Quarto do Draycott Hotel.

O que é o London Pass: vale a pena?

O London Pass é um ticket especial que dá direito a entrada em mais de 80 atrações na cidade de Londres. Você escolhe a quantidade de dias de uso e aproveita diferentes museus e pontos turísticos sem precisar enfrentar filas.

Esse cartão vale a pena se forem feitas 2 ou mais visitas por dia, para compensar o valor gasto. As opções de compra são de 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 10 dias corridos.

O London Pass está disponível para venda no site Visit Britain e custa a partir de R$426,70 por pessoa (valores 2023).

London Pass: mais de 80 atrações na cidade para visitar.
London Pass: mais de 80 atrações na cidade para visitar.

Londres no verão: Como se locomover

O metrô é a forma mais prática e barata de se locomover em Londres, já que cobre toda a cidade e os principais pontos turísticos. Para andar nele, indicamos o Visitor Oyster Card. O cartão é recarregável e tem o desconto máximo de £7 por dia para as linhas 1 e 2, ou seja, dá para andar quantas vezes quiser na área central de Londres e gastar somente o limite diário.

O site Visit Britain vende o cartão e o valor mínimo de crédito de £15 por US$26, mas em qualquer estação do metro há máquinas para recargas extras caso seja necessário. Se preferir comprar direto no site, basta escolher as opções até £50.

Aliás, vale lembrar que o Visitor Oyster Card vale também para o metrô de superfície e para alguns linhas de trem internas do país. Os tradicionais ônibus londrinos também podem sem pagos com o Oyster, mas a tarifa varia de acordo com a linha.

Quantos graus faz em Londres no verão:

Isso depende muito. Esse ano de 2019 nós pegamos 26 graus em julho, e na semana seguinte a que fomos embora, a temperatura chegou a 33 graus, e agora em agosto subiu para 37.

Verão em Londres: Vale a pena ter seguro viagem?

Não é obrigatório ter seguro viagem para ir a Londres. Porém, o sistema público de lá não cobre o valor de possíveis necessidades médicas de estrangeiros. Portanto, é sempre bom assinar um seguro. Para achar a melhor empresa e comparar as coberturas, recomendamos a plataforma do Seguros Promo.

Leia mais sobre Londres:

Quanto custa viajar para Londres

Principais atrações turísticas de Londres

Onde se hospedar em Londres: guia dos melhores hoteis e regiões

Roteiro de 3 dias em Londres: o que fazer

O que Fazer em Londres: Além dos Pontos Turísticos

Londres a pé: quatro roteiros pra explorar a cidade

Os cenários de Harry Potter em Londres!

Museus em Londres com crianças

Join the Conversation

4 Comments

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *