Se você está planejando sua viagem e quer saber o que fazer na Flórida, saiba que existe um roteiro completo que vai muito além de Orlando e Miami. Depois de quatro roadtrips pelo estado, explorando nascentes azuis, cidades históricas e praias paradisíacas, montei este roteiro de 2, 5, 7, 10 e 15 dias pela Flórida — uma viagem que começa em Key West, passa por Miami, pelas nascentes da Flórida Central e chega até a Emerald Coast, uma região de praias tão incríveis que fazem muito mar do Caribe parecer comum.
Um roteiro pela Flórida fora do óbvio, com lugares autênticos e experiências que mostram o melhor do Sunshine State.
(leia também nosso post com o roteiro de 4 dias na costa esmeralda da Flórida)

A Flórida fica no sudeste dos Estados Unidos, em uma região com muitas praias, lagos e natureza.
Faz sol o ano todo no estado, mas há melhor época para viajar para Flórida.
-Para curtir as praias mais bonitas e nadar nas nascentes: de abril a começo junho
– Para ver peixes-boi nas nascentes: inverno (janeiro a fevereiro ocorre a migração de peixe-boi do golfo para as nascentes)
– Evite julho a setembro em algumas regiões por risco de furacões
Esses são os meu top destinos na Flórida:
– Emerald Coast (Destin, Panama City Beach, Rosemary Beach, Seaside)
– Gainesville
– Ocala
– St. Augustine
– St. Pete / Clearwater
– Key West
– Miami
Comece em Miami (1 dia), siga pelas Keys até Key West (3 a 4 dias), St. Augustine (1 dia), Central Florida (5 dias), Emerald Coast (5 dias)
O ideal é entre 7 e 15` dias. Dá para explorar praias, cidades históricas e nascentes naturais sem correria.
Não, você vai precisar alugar um carro para percorrer todo o trajeto.
Gastamos cerca de US$1500 por pessoa, considerando hospedagem econômica, aluguel de carro e alimentação.
Compare as tarifas e alugue o carro com antecedência para não ter surpresas.
Super! As estradas são bem sinalizadas e com boa infraestrutura. Dirigimos à noite, inclusive, e achamos seguro.
Mapa da Flórida: nosso roteiro e as distância entre as cidade
A fim de facilitar o entendimento das distâncias e também do tempo de viagem, montei uma tabela detalhada.
Se for para tirar alguma região do roteiro, eu tiraria Miami (que é super batido), St Pete ou Palm Beaches (que são duas versões menores de Miami). E dentre as três, em ordem de interesse, fico com Miami, St Pete e depois Palm Beaches.
E a cereja dessa viagem são as Keys Islands, a região central da Flórida (com dezenas de nascentes azuis e pequenas cidades históricas) e a Emerald Coast. Se precisar priorizar regiões, fique com essas.
Para facilitar o entendimento das distâncias e do tempo de viagem, montei uma tabela detalhada com as principais regiões da Flórida — de Miami até a Emerald Coast.

Cidades | Distância em KM | Tempo dirigindo |
---|---|---|
Miami para Key Largo | 110 km | 1h20 |
Key Largo para Key West | 157 km | 2h20 |
Key West para Miami | 264 km | 3h20 |
Miami para Palm Beach | 117 km | 1h15 |
Palm Beaches para St Pete | 330 km | 3h50 |
St Pete para Weeki Wachee | 120 km | 1h20 |
Weeki Wachee para Crystal River | 52 km | 45 m |
Crystal River para Ocala | 65 km | 1h |
Ocala para St Augustine | 136 km | 1h40 |
St Augustine para Gainesville | 116km | 1h30 |
Gainesville para Panamá City Beach | 448km | 4h10 |
Cidades mais lindas da Flórida
Quais cidades visitar num roteiro pela Flórida, e o o que ver em cada uma delas?
Listamos aqui as mais bonitas e interessantes para te ajudar quando você for planejar a sua viagem. Veja abaixo:
Miami

Ponto de partida da maioria das viagens pela Flórida, Miami é uma fusão de praia, arte e cultura latina.
O charme art déco de South Beach, os murais coloridos de Wynwood Walls, o clima autêntico de Little Havana e o luxo de Brickell mostram uma cidade múltipla que vai bem além das compras. Vale também explorar o Biscayne Bay e fazer um passeio de barco até as ilhas particulares que cercam a baía.
Palm Beaches

Próximas the Miami, as Palm Beaches reúnem 39 cidades litorâneas, com sofisticação e natureza. Peanut Island é um paraíso para snorkeling, e Dubois Park, em Jupiter, é ótimo para famílias. A icônica Worth Avenue combina compras, arte e arquitetura mediterrânea.
Key Largo, Islamorada e Key West (Florida Keys)

A estrada que leva até as Florida Keys já é uma atração. A Overseas Highway (US-1) é uma das estradas mais cênicas dos Estados Unidos e tem 182 quilômetros de pontes suspensas sobre o mar ligando Key Largo até Key West.
Key Largo é a porta de entrada do arquipélago e abriga o John Pennekamp Coral Reef State Park, o primeiro parque subaquático dos EUA, com mergulhos num coral reef cheio de peixes.
Islamorada é outra ilha que vale conhecer. Tem um píer muito bacana, bem cara de filme da sessão da tarde, onde fica um restaurante super astral: o Robbie’s. Nesse píer há muitos pelicanos, e alimentá-los com peixes frescos é uma diversão. Em Islamorada, vale ir de barco até o Alligator Reef, outro parque marinho onde já foram catalogadas mais de 600 espécies de peixes.
Já Key West é a última ilha do arquipélago, e a mais encantadora. Tem um centro histórico preservado, é festiva, e possui praias de águas calmas e azuis. Higgs Beach e Rest Beach são perfeitas para ver o pôr do sol. Caminhar pela Duval Street é obrigatório, e o passeio de barco até o Dry Tortugas National Park revela um dos mares mais turquesas da Flórida.
Quem é leitor de Ernest Hemingway pode visitar a casa do escritor, que morou lá.
Crystal River

Crystal River é um paraíso natural conhecido por suas águas cristalinas e pelos peixes-boi que vivem livres nas suas nascentes e rios. É o único lugar da Flórida onde é oficialmente permitido mergulhar com os manatees.
Além disso, Crystal River tem um estilo de vida gostoso e autêntico, com um conjunto de históricas de madeira.
Ocala

Ocala é uma graça. Tem um centrinho com restaurantes e lojinhas, e é porta de entrada
Entre florestas e lagos, Ocala é a porta de entrada para algumas das nascentes mais icônicas da Flórida Central.
Uma delas é a de Silver Springs State Park, onde não é permitido nadar, mas ha passeios em barcos com fundo de vidro e caiaque transparente (vá no do caiaque, é bem melhor).
Em Ocala fica também a Silver Glen Springs, com água turquesa cristalina. A Ocala National Forest completa o cenário, com trilhas e tirolesas.
St. Petersburg

Banhos de sol, arte e um mar de tons turquesa definem o clima de St. Petersburg, ou simplesmente St. Pete.
Localizada na costa oeste da Flórida, entre o Golfo do México e a Baía de Tampa, a cidade combina charme praiano com uma cena cultural vibrante.
Downtown St. Pete tem galerias, cafés , murais de street art e o Museu Dalí, um dos mais completos fora da Espanha. No litoral, praias como Pass-a-Grille, Fort De Soto Park e St. Pete Beach estão entre as mais bonitas do estado — com águas mornas, areia branquinha e o pôr do sol mais espetacular da Flórida.
E do lado de St Pete fica Weeki Wachee River, um dos lugares que a gente mais ama nesse roteiro.
Gainesville

Gainesville é a cidade que eu mais adoro na Flórida Central. Tem uma parte histórica linda, com um conjunto preservado de casas do século XIX, ruas arborizadas, boa gastronomia e uma universidade.
Além do clima gostoso, Gainesville é a base perfeita para explorar algumas das nascentes mais impressionantes da Flórida. Uma delas é Devil’s Den Spring, uma caverna subaquática de águas azul-profundo, é um dos mergulhos mais incríveis do estado.
Visite também Ginnie Springs, cinco nascentes águas turquesas interligadas cavernas subaquáticas. É um dos pontos altos do roteiro
A poucos quilômetros dali está o Ichetucknee Springs State Park, outro espetáculo natural onde é possível flutuar por quilômetros em um rio cristalino cercado por mata nativa — uma experiência que define bem a alma de Gainesville: natureza, leveza e autenticidade.
Emerald Coast

No noroeste da Flórida, a Emerald Coast surpreende com praias de areia de quartzo branco e mar turquesa, uma rota de cidades muitos charmosas e nascentes. É o tipo de destino completo e perfeito para quem gosta de boa gastronomia, natureza, praias e destinos mais sofisticados e exclusivos.
Entre as cidades, Destin, Seaside, Alys Beach, WaterColor e Rosemary Beach são paradas imperdíveis. Entre as praias, visite Grayton e Topsail State Park. E não deixe de ir nas nascentes de Cypress Springs e Harrison.
Roteiro completo Flórida: o que fazer de 3 a 15 dias.
Veja agora o nosso roteiro do que fazer dia-a-dia dessa viagem, com todos os detalhes.

O que fazer na Flórida dia 1: Key Largo
Você vai sair de Miami por volta de 6h e dirigir cerca de 2h30 até Key Largo e fazer o passeio de barco no John Pennekamp Coral Reef State (cerca usd49 por pessoa, valores 2025).
Jante no Morada Bay Bar , conhecido pela sua seleção de drinks, e com cardápio focado em frutos do mar. Tem mesas espalhadas pela areia, e vale chegar antes do pôr-do-sol.
Onde se hospedar em Key Largo
- Ocean Pointe Suites at Key Largo
- Playa Largo Resort & Spa (do Autograph Collection)
- Islander Resort.

Roteiro Flórida: inacreditável o azul do mar de John Pennekamp, em Key Largo.

O que fazer na Flórida dia 2: Isla Morada e Key West
Tome o café na manhã no Robbie’s. Se quiser fazer mais snorkel em águas azuis, pode fazer o passeio de barco para Alligator Reef.
Caso não, pegue a estrada (1h40) para Key West:
- Em Key West, visite casa onde o escritor Ernest Hemingway Morou. Emende na Audubon House & Tropical Gardens, e mergulhe na atmosfera da época vitoriana de Key West
- Aproveite o clima de fim de tarde animado na Mallory Square.
- De noite, mergulhe na atmosfera boêmia do centro histórico, onde há muitos clubes de música.
- Jante no Louie’s Backyard, com pratos sazonais de frutos-do-mar frescos e uma carta lista de vinhos premiados.
Onde se hospedar em Key West


O que fazer na Florida dia 3: Key West
Apesar de pequena, Key West tem muito o que ver e fazer. A ilha é a única com um centro histórico preservado, entrecortado por pequenas ruas e com casas vitorianas de 1800, que misturam influências epanhola e caribenha, e deixam à mostra suas paredes de madeira em tons pasteis e varandas balaustradas.
Além disso, tem muitas atividades aquáticas.
Sendo assim:
- Passe a manhã em Rest Beach, Higg’s Beach ou Fort Zachary Taylor Beach.
- Faça um tour de snorkel ou o parasailing para ver o mar azul do alto
- Se perca pelo centro histórico. Vale alugar uma bike e passear. A rua principal é Duval Street, cheia de bares, lojas, cafés e casas históricas abertas para visitação. Além disso,coloque no roteiro Fleming Street, Simonton Street e Caroline Street.


O que fazer na Flórida dia 4: Dry Tortugas
Tire o dia para visitar Dry Tortugas, arquipélago que faz parte de um parque marinho nacional.
Fica a 113 km de Key West, e está mais perto de Cuba do que de Miami. O acesso é feito por ferry ou hidroavião, e a única construção local é um antigo forte . No mais, mar calmo e mar que estoura de azul.
O passeio de ferry para Dry Tortugas sai de Key West as 8h da manhã e volta às 15h. Você pode acessar as informações diretamente no site Dry Tortugas National Park e consultar os valores e compra dos tíquetes.
Dica Juju: tente ir em um dia de sol quente, leve biquíni, toalhas e lanches.

O que fazer na Flórida dia 5: Miami
No caminho entre as Ilhas Key e a Flórida Central, passe 1 dia em Miami.
A cidade não está na minha lista de preferidas, mas se for sua primeira vez no estado, vale conhecer alguns dos seus atrativos.
- Museus: O de arte Pérez Art Museum Miami e o histórico Viscaya Gardens.
- Praia: Vale uma passada em South Beach para ver as famosas cabines coloridas.
- Arte e grafite: O lindíssimo Wynwood Wall, que e reúne os nomes mais proeminentes do street art mundial, com gigantes murais espalhados, e um ótimo roteiro gastronômico.
- Onde comer: Minha lista tem o Swan Miami, o Havana 1957 Ocean Drive e o Numero 28 Ristorante.
Onde se hospedar em Miami
Para mais dicas, veja aqui a lista completa dos 10 melhores hotéis em Miami.

O que fazer na Flórida: dia 6 dias em Palm Beach
The Palm Beaches fica a 1h30 de Miami, é formado por 39 condados, tem praias bonitas e bons restaurantes.
- Palm Beach: é o condado mais rico e cinematográfico, com mansões pomposas, cafés deliciosos e um circuito de compras de luxo. Vale passear na Worth Avenue, a rua de lojas de grifes e cafés. O café-da-manhã ou lanche pode ser ali perto, no Celis Juice Bar
- Jupiter e Juno: é o lugar das praias. Você pode ir de caiaque até Peanut Island (na maré baixa, a água fica clarinha) ou no Dubois Park. E uma ida no fim da tarde ao Guanabanas
Onde se hospedar em The Palm Beaches
- Four Seasons
- Eau Palm Beach Resort.
- Hilton Garden Inn (mais econômica)
- The Ben (charmoso e bem localizado. Tem um bar no rooftop bem legal)


O que fazer na Flórida dia 7: St Pete
Saindo do litoral leste, vamos atravessar para o mar do lado oeste, no Golfo do México, indo de The Palm Beaches até St Pete e Clearwater. Vamos andar 327 km, num trajeto de aproximadamente de 3h30/4h.
St Pete e Clearwater são duas cidades no litoral da Flórida que lembram um pouco Miami, mas são menores e com um clima mais relaxante. Lembram do filme sobre a golfinho Winter? Foi filmado em Cleaewater.
Entre as atividade legais em St Pete e Clearwater, listo:
- ir em Tarpon Springs, uma comunidade grega que se firmou na cidade em meados de 1900. Recria um pouco do clima de um pequeno porto do Dodecaneso.
- As praias são outro atrativo dessa região. Vá nas praias de Pass-a-Grille, Fort De Sotom Clearwater e na Ilha Caladesi.
- Museu Dalí
- Grand Central District e Downtown concentram lojas, prédios mais altos, e bons restarauntes.
- Para almoçar, vá no The Rowe, que fica dentro do luxuoso hotel The Don Cesar. Jantar por ser no Cassis, que combina cozinha francesa com a floridiana.
Onde se hospedar em St Pete:
Courtyard by Marriott, em Mad Beach.

O que fazer na Flórida dia 8: Weeki Wachee River
Continuando nossas dicas de o que fazer na Flórida, tire esse dia todo para Weeki Wachee River. Para mim, o rio é uma das pérolas desse roteiro. Explico o porquê:
- Weeeki Wachee é um rio de 12 km, sendo que pelo menos 8 km são com água esmeralda e cristalina.
- Há várias prainhas pelo caminho para você relaxar.
- O rio é habitat de uma colônia de peixes-bois (manatees) e esbarrar com alguns pelo caminho é certo
Tenha apenas em mente que o rio e a nascente Weeki Wachee . Eu não gosto da nascente, que foi convertida em um parque de tobogãs. Mas adoro tanto o rio que já fui 3 vezes, e iria de novo. E uma informação importante: você vai precisar alugar um caiaque ou prancha de stand up. Não há outra forma para fazer o trajeto.
Se quiser sair da nascente, terá que alugar no Weeki Wachee Fresh Adventures . O ponto positivo é que já vai entrar na água no ponto mais azul (quanto mais perto dela, mais linda a cor).
Outra opção é sair do Kayak Shack. Eles abrem 8h, e o aluguel custa 50 usd pro tandem e 40 usd para o single kayak ou paddle, para o dia todo. Mas tem que chegar antes das 12h. Depois disso, eles não alugam.
O que fazer na Flórida dia 9: Crystal River
O grande barato em Crystal River é nadar com peixes-boi. Estima-se que cerca de 600 deles vivam na região, e no inverno americano eles migram ainda maior quantidade para as nascentes. Sendo assim:
- De manhã bem cedo, faça o mergulho com peixes-boi em Kings Bay.
- Depois alugue um caiaque ou prancha em Three Sisters Springs.
Onde se hospedar em Crystal River


O que fazer na Flórida dias 11 e 12: Ocala
Seguindo com nosso roteiro de nascentes, aqui vai mais uma dica da Flórida: Ocala é uma cidade histórica cercada por nascentes abusrdamente cristalinas. As três mais lindas – que não recomendo pular – são:
- Silver Glen: É uma nascente de águas muitos azuis que forma um lago enorme. A entrada custa por cerca de 6 usd por pessoa.
- Silver Springs: não pode mergulhar por causa dos crocodilos. Mas tem muitos peixes-boi. Vale fazer o passeio de caiaque em Silver Springs.
- Rainbow Springs: muito azul, e forma um rio. Entrada por 5 usd por veículo.
Dica Juju: essas nascentes, porém, enchem fim de semana. Tente ir dia de semana.
Fora isso, vale dar umas voltinhas pelo centro de Ocala, que é bem fofo e tem vários restaurantes, lojas e barzinhos.
Onde se hospedar em Ocala
- Hilton Garden Inn (ótima localização, no centrinho de Ocala)

O que fazer na Flórida dias 12 e 13: St Augustine:
Adoro St Augustine!
É a cidade histórica mais antiga da Flórida, com forte influência do período colonia, e mescla casas com estilo vitoriano dos anos 1800 e prédios grandiosos do século XVII marcados pelo renascentismo espanhol. E ainda histórias assombradas, museus, fortificações intactas, galerias de arte, cafés deliciosos.
- Faça um passeio de ônibus turístico Hop-on/Hop-off para ter uma ideia geral da cidade
- Alugue uma bike e dê uma volta pelas ruas e sítios históricos: St. George Street, Spanish Street, Treasure Street, Cuna Street, King Street, Colonial Quarter
- Passeio por Historic Downtown (e veja a influência bem marcada da arquitetura espanhola)
- Visite o Castillo de San Marcos – fortaleza histórica em ótimo estado de conservação.
- Visite o Flagler College, prédio histórico com vitrais da era renascentista.
- Assista ao espectáculo de luzes ao entardecer na praça em frente aos edifícios históricos.
- Tome o café da manhã no Coma um crepe no Mimi’s, um waffle no Whips Waffle e tome um sorvete no The Hippo
- Para jantar, o Floridian é bem famoso, e tem inspiração cubana.




O que fazer na Flórida dia 15: Gainesville
Quase desconhecida pelos brasileiro, Gaineseville é uma pérola. E há um bastante o que fazer nessa cidade e seus arredores.
- Passe o dia em Ginnie Springs (entrada 20 usd/ valores 2025) uma das nascentes mais lindas da Flórida. A água é tão transparente que foi classificada por Jacques Custeau como visibilidade infinita. Leve um lanche reforçado porque só há biscoitos à venda por lá.
- Para jantar, você pode ir Prime and Pearl.
O que fazer na Flórida dia 16: Gainesville
Nesse dia, vá em mais nascentes, e explore um pouco a parte urbana
- Passe a manhã em Gilchrist Blue Springs, uma nascente grande, azul, com um gramado e área de picnic. A entrada custa 6 usd por veículo (valores 2025-2026)
- Mergulhe em Devil’s Den Spring, uma caverna com um lago
- Veja o pôr-do-sol em Paynes Park, e também uma inusitada revoada de morcegos que acontece no fim da tarde no campus da Universidade da Flórida.
- Passeio pelo Historic District e Downtown
- Por último, perto de Gainesville, fica a microcidade de Micanopy, com um boulevard de casas históricas.
Onde se hospedar em Gainesville
- Ficamos no Sweetwater Branch Inn e amamos
- também gosto do Magnolia.

O que fazer na Flórida: dias 17 a 21.
Reserve esses dias para conhecer a Costa Esmeralda da Flórida, que tem uma água esmeralda e cristalina que bota no chinelo muitos destinos do Caribe. Eu garanto que você vai se surpreender.
Nem pense e não vir. Só descarte se forem meses de inverno, porque o clima esfria e perde o sentido.
Leia nosso roteiro de 4 dias na Costa Esmeralda da Flórida e veja no vídeo abaixo o que você vai encontrar por lá.
Informações adicionais:
Enfim, algumas informações importantes antes de fazer esse roteiro.
- Sempre monitoro as passagens pelo Skyscanner ou pelo Google Flights. Ambos mostram as melhores tarifas para cada época do ano;
- É preciso ter passaporte e visto de pelo menos 6 meses para entrar nos EUA;
- Seguro de viagem não é obrigatório para os EUA, mas você precisa ter, ainda mais em tempos de pandemia. Sempre comparo valores e compro pelo site do Seguros Promo.