O que fazer na Flórida EUA: Ocala e as nascentes

nascentes mais lindas da Flórida EUA Silver Glen
nascentes mais lindas da Flórida EUA Silver Glen
O que fazer na Flórida EUA: Ocala e as nascentes

Seguro EUA Covid: os planos da assistcard com cobertura para querentena

O que fazer na Flórida EUA, além de Miami e Orlando? Em primeiro lugar, a Flórida Central reserva surpresas inimagináveis. Um exemplo é Ocala,  pequena e charmosa cidade histórica cercada de nascentes cristalinas no meio de florestas, rios de água azul e cânions. Além disso,  para quem gosta, Ocala ainda é considerada a capital nacional do cavalo, e tem atividades como cavalgadas e competições, além do cenário de celeiros que lembram filmes de sessão da tarde. 

Nest post, eu mostro porque esse é  destino que merece entrar em qualquer roteiro Flórida Estados Unidos que você esteja montando. Para a gente, foram dias apaixonantes. Certamente, você também vai amar.

>> Siga o instagram do Juju na Trip para acompanhar as viagens em tempo real

dicas da Flórida: Ocala, a cidade das nascentes

dicas da Flórida: Ocala, a cidade das nascentes

Dicas Flórida EUA: Como chegar em Ocala:

Ocala fica a 1h15 de Orlando. É preciso voar para Orlando, e então alugar um carro. Não há como ir para Ocala e circular por lá sem carro.

Para a locação, sugiro que você compare os preços e alugue o carro pelos sites da rentalcars  ou rentcars. Entretanto, uma observação: a rentalcars faz parte do grupo da booking, e o suporte/atendimento pós-compra em caso de cancelamentos e reembolsos não é dos melhores.

Onde se hospedar em Ocala

Nosso hotel foi o Hilton Ocala. Fica a menos de 5/10 minutinhos de carro do centro histórico (Downtown Ocala), perto do Walmart, Marshall, CVS e de restaurantes de redes maiores.

Em primeiro lugar, as acomodações seguem o padrão Hilton, bem decorados, espaçosos, com amenities e serviço de quarto, aquecimento e ar-condicionado. Além disso, o hotel tem piscina aquecida, restaurante, academia e estacionamento gratuito para os hóspedes. É também um hotel family friendly.

Dicas da Flórida Eua: o Hilton Ocala

Dicas da Flórida Eua: nosso quarto no Hilton Ocala, um dos melhores hoteis da cidade

hoteis em Ocala

hoteis em Ocala: amenities e detalhes da hospedagem no Hilton

Gostei bastante do serviço, e recomendo o hotel. Já se você quiser ficar com o pé em Downtown, pode optar pelo Hilton Garden Inn. Mesmo padrão de excelência.

O que fazer na Flórida além de Orlando e Miami: as nascentes  de Ocala

Ocala é incrível, e para quem gosta de roteiros paradisíacos, é uma mala cheia.

Começo falando das nascentes daqui, de todos os tamanhos, sempre com água azul cristalina e muitos peixes-boi, principalmente nos meses mais frios do ano.

Vale dizer que há peixes-boi em todos os meses, mas no inverno é possível vê-los em muito mais quantidade, porque migram das águas frias do Golfo do México para as nascentes da Flórida Central, onde a temperatura é mais quentinha e sempre em torno de 21 graus.

Flórida além de Orlando e Miami 21

Flórida além de Orlando e Miami: um peixe-boi passando por baixo do nosso caiaque em Silver Springs

Silver Springs State Park

Silver Springs é superlativa. Não se trata  aqui de uma, mas sim de dezenas de nascentes formando um enorme sistema de rios e lagos, e que deixa a água absolutamente cristalina em alguns pontos. Inegavelmente, Silver Springs é tão cristalina que tem horas que á agua parece vidro.

nascentes mais lindas da Flórida

nascentes mais lindas da Flórida: olhem a cor de Silver Springs!!!

Para terem ideia, o lugar é tão paradisíaco que serviu de locação para seis filmes do Tarzan nos anos 30. Nos anos 2000, foi incorporado aos parques estaduais da Flórida e, com isso, teve sua beleza e natureza preservadas até os dias de hoje.

O parque é enorme e tem 1600 hectares (o que equivale a quase 1600 campos do Maracanã). A entrada  custa US$8 por carro, e é possível fazer atividades como caminhadas, cavalgadas, picnic, camping.

Mas são as nascentes a grande atração do lugar. É na água que acontece a experiência mais incrível.

Ocala

Ocala: mais e mais peixes-boi foram aparecendo enquanto remávamos pela nascente

Caiaque: melhor forma para explorar Silver Springs

Por causa da importância ambiental, não é permitido nadar e nem mergulhar em Silver Springs. Mas há barcos com fundo de vidro e caiaques normal e de vidro. Sublinho que a experiência do caiaque transparente é maravilhosa, pois se vê o fundo do rio e tudo o que se passa debaixo d’agua.

Quem aluga os caiaques é a Get Up and Go Kayaking. Se acaso você optar por eles, há dois percursos para remar: um de aproximadamente 1,5 km e que leva cerca de 2 horas com calma,  e outro de 8km que vai até Ray Wayside Park.

Nós fizemos o percurso de 1,5 km. No caminho, além da beleza do lugar, esbarramos com dezenas de peixes-boi. E uma cena rara: um grupo de adultos e filhotes veio brincar com a gente, rodando, pulando e mergulhando em volta dos nossos caiaques. Não tenho nem palavras para descrever; mas as imagens contam tudo. Vejam o video:

Silver Glen Spring

O que já era lindo, ficou ainda melhor. Se Silver Springs foi uma surpresa apaixonante, Silver Glen foi a cereja do bolo: uma enorme nascente com água cristalina, em todos os tons de azul, cercada de vegetação abundante. Não foi urbanizada, e tem uma cara natural, sem decks ou caminhos acimentados.

Para mim, é umas das nascentes mais lindas da Flórida EUA

Flórida além de Orlando e Miami: a cor da água de Silver Glen e a beleza da vegetação

Flórida além de Orlando e Miami: a cor da água de Silver Glen e a beleza da vegetação

Uma outra parte da mesma nascente!! Eu passaria dias vindo e voltando em Silver Glen

Uma outra parte da mesma nascente!! Eu passaria dias vindo e voltando em Silver Glen

Debaixo d'água, havia dezenas de peixes-boi em Silver Glen! Livres, claro! Que especial!

Debaixo d’água, havia dezenas de peixes-boi em Silver Glen! Livres, claro! Que especial!

No entanto, é debaixo d’água que a surpresa é maior: DEZENAS de peixes-boi. Para o bem-estar no animal, é proibido cercá-los, tocá-los ou nadar com eles. O único lugar da Flórida Central onde é permitido mergulhar com os manatees é em Crystal River; porém, sempre, sem tocá-lo.

Manatees Florida EUA

Manatees Florida EUA: veja quantos peixes-boi juntos!! emocionante

Entretanto, se eles vierem até você, está tudo certo. Aí é só ficar paradinha, flutuando, e curtir a experiência.

Dito isso, eu comparo a sensação que tivemos em Silver Glen à experiência inesquecível de ter encontrado um grupo de 15 leões na África. Ver um animal selvagem livre e em seu habitat é lindo demais.

 

Juniper Spring, Flórida EUA

Primeiramente, é preciso dizer que a água cor de esmeralda descreve a nascente Juniper. Em segundo lugar, Juniper é estruturada que Silver Glen, com degraus de rocha e concreto. Lindíssima, ela fica no meio de uma floresta subtropical, e faz parte das nascentes que alimentam o rio Juniper, que serpenteia até o Lago George no rio Saint Johns.

Todavia, no verão e nos feriados, o lugar costuma encher. Então, a dica para fugir do alto movimento é ir durante a semana ou na baixa-estação.

A entrada custa US$6 por pessoa.

Juniper Spring: agua esmeralda e mais estruturada

Juniper Spring: agua esmeralda e mais estruturada

Rainbow River e Rainbow Springs

Com um fundo de areia, calcário e algas, o Rainbow river serpenteia por um trajeto cercado de florestas e algumas casas. É possível mergulhar de cilindro, remar de caiaque e de stand up, além de flutuação.

A entrada pelo principal é pelo KP Hole, e o ingresso custa apenas U$2 por pessoa.

O Raibow River, onde você pode fazer mergulho ou caiaque

O Raibow River, onde você pode fazer mergulho ou caiaque

Tirolesa na Flórida

Ocala também tem um circuito bacanésimo de tirolesas, que passam pelo meio de cânions e por cima de lagos. De todas as tirolesas que já fizemos, essa foi a mais bacana e a mais cênica.

O visual onde a gente faz a tirolesa!! Passa por cânions e lagos

O visual onde a gente faz a tirolesa!! Passa por cânions e lagos

Primeiramente, o Zip The Canyons passa por 9 tirolesas, que chegam a 40 metros de altura e 335 de extensão. Só isso já bastaria para ser divertidíssimo. Porém, há mais: o Grand finale é quando a gente voa por cima de um lago cor de esmeralda, cercado de pinheiros.

Agora anotem: essa mesma atividade pode ser feita nas noites de lua cheia. Já pensou que incrível?

Downtown Ocala: uma cidade com cara de cenográfica

Prédios de 1800 misturados com construções mais novas, um cineteatro dos anos 20, casas simpáticas, restaurantes com varanda pelas calçadas, alguns bares com terraço e o clima simpático das pequenas cidades onde todos se cumprimentam.

Downtown Ocala parece saída dos sets de cinema, e é uma delícia para um passeio de tarde ou um balado despretensioso depois que a noite cai.

"<yoastmark

"<yoastmark

O que fazer na Flórida EUA: Ocala e as nascentes

Lojinhas e bares na pequena a simpática cidade.

No passeio pelo centro histórico, você vai reparar que a cidade tem histórias e personalidade, marcadas em detalhes como o do paralelepípedo gravado com o nome do fabricante, ou na loja de memorabílias onde, dizem, há até mesmo moedas do antigo império grego.

O paralelepípedo gravado com o nome do fabricante: charme

O paralelepípedo gravado com o nome do fabricante: charme

A loja de memorabílias

A loja de memorabílias: antigo posto de gasolina transformado em brechó

O Marion Theatre é mais um prédio que dá o tom histórico da cidade, com estilo art deco e cores pastel. E as lojinhas têm produtos locais e artesanais.

O que fazer na Flórida EUA: Ocala e as nascentes

as lojinhas de Ocala

As lojinhas fofas de Ocala

Onde comer em Ocala:

Ivy on the Square: experiência goumert

Dentre os endereços para comer bem, cito o Ivy on the Square, um elegante restaurantes com uma decoração moderninha que mistura metal e tijolos na parede, mas com toques retrô.

Já no quesito menu, o Ivy tem um cardápio que inclui cervejas artesanais e delícias como cebolas fritas no estilo southern american e o salmão sob leito de espinafre e quinoa.

onde comer em Ocala

Onde comer em Ocala: o Ivy virou nosso preferido. Ambiente lindo, comida deliciosa e badaladinho

Melhores restaurantes de Ocala

Melhores restaurantes de Ocala: o Ivy do lado de dentro

Salmão em crosta sobre leite de espinafre e quinoa

Salmão em crosta sobre leite de espinafre e quinoa.

Yellow Pony: gastrobar e clima de clube equestre

O At the Yellow Pony já tem uma atmosfera gastro pub, e serve burguers, ceasar salads, e batatas em variações que vão das fritas tradicionais ao pavê de batatas ao creme. A comida é bem americana, e saborosa.

Além disso, o bacana aqui é entrar no clima do lugar, que fica dentro do  The Equestrian Hotel no World Equestrian Center (WEC), o maior complexo equestre dos EUA. Isso porque Ocala é conhecida como a capital mundial do cavalo, e é aqui onde essa marca registrada fica bem clara para o turista.

O The Equestrian, onde ficar o At the Pony

O The Equestrian, onde ficar o At the Pony

O clima de gastropub do At the Yellow Pony

O clima de gastropub do At the Yellow Pony

O que fazer na Flórida EUA: Ocala e as nascentes

Sobremesas e comidas rápidas são o forte do menu

Big Hammock: informal e com boas cervejas

Como o nome mesmo já diz, o Big Hammock Brewery and Bites  é um lugar para se desgastar cervejas artesanais dos Estados Unidos.

Entretanto, há mais que bebidas por aqui. O restaurante é um endereço para se comer pratos com inspiração asiática, como um curry de camarão ou típico Ramem Bowl (sopa de noodles), sem gordura nenhuma. Fui de Ramem vega e adorei.

O clima informal do Big Hammock Brewery and Bites

O clima informal do Big Hammock Brewery and Bites

onde comer em Ocala Florida

E o meu bowl de ramen Vega. Sem uma gota de gordura e deliciosa

Brooklyn’s Backyard: clima festeiro e marshmallows no espeto

Pense num restaurante num jardim. Agora transporte ele para um ambiente fechado. O Brooklyn’s Backyard é isso: parece um quintal, com chão de grama sintética, varais de lâmpadas, mesas com toalhas quadriculadas e um clime divertido e colorido.

O cardápio tem pizzas ótimas e tamanho família, além de um salmão com legumes que eu adorei, e sobremesas que incluem – seguindo a linha comendo ao ar livre – marshmallows assados no fogareiro.

Flórida além de Orlando e Miami: Brooklyn Backyard simula um grande quintal

Flórida além de Orlando e Miami: Brooklyn’s Backyard simula um grande quintal

O que fazer na Flórida EUA: Ocala e as nascentes

Salmão com arroz e legumes: estava uma delicia!

O que fazer na Flórida EUA: Ocala e as nascentes

Os marshmallows assados no fogareiro

Seguro Viagem Estados Unidos com cobertura Covid

Não viaje sem seguro de jeito nenhuma, ainda mais nessa época de Covid. E aí, atente que há dois tipos de cobertura:

Seguro viagem com cobertura para DMH (despesas médico e hospitalares) com extensão para Covid:

Em primeiro lugar, todos os seguros de viagem vendidos no Brasil já oferecem essa cobertura, por obrigatoriedade. Porém, a maior parte inclui APENAS despesas médicas e hospitalares, remarcação de passagem do segurado, e passagem e estadia de acompanhante em caso de INTERNAÇÃO SUPERIOR A 48 HORAS. Se você pega Covid, precisa apenas de quarentena, suas despesas não estão cobertas nessa modalidade.

Seguro viagem com cobertura + despesas quarentena:

Muitos viajantes são pegos de surpresa com um teste positivo na volta para o Brasil. Dessa forma, precisam ficar de quarentena até negativar, se vendo diante de um custo gigantesco e não planejado com remarcação de passagem e hotel. Nas minhas pesquisas, a única seguradora que cobre esse tipo de sinistro  é a ASSISTCARD, em um produto chamado COVID EXTRA que precisa ser contratado à parte. 

seguro viagem estados unidos Assistcard

seguro viagem estados unidos Assistcard: nosso apólice com a cobertura

De forma que recomendo muitíssimo esse  plano Covid Extra. Portanto, explico abaixo as variações do plano:

  • AC 60 – vem com Covid 19 despesas médicas, mas sem a cobertura para quarentena. Nessa caso, o viajante precisa contratar como extra, podemos escolher o plano Covid Extra 1500 usd ou 3000 usd. O primeiro cobre até 1500 dólares para prorrogação  de estadia e alimentação + 1000 usd para remarcação do bilhete, e o segundo cobre até 3000 usd para prorrogação  de estadia e alimentação + 2000 pararemarcação de passagem.
  • AC 150/250/1M – Todos esse outros planos vem com o Covid Extra de 1500. Caso o viajante queira aumentar para o de 3000, basta ligar para a central. Não é possível o upgrade pelo site

 

5 Comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.