Weeki Wachee Florida: saiba tudo dessa nascente

weeki wachee
weeki wachee

Localizada na costa oeste da Flórida, em Hernando Beach, Weeki Wachee river é um dos lugares mais impressionantes do estado. Com quase 12 quilômetros de extensão – sendo 8 deles serpenteando por dentro de uma área de preservação com água em tons de azul e esmeralda – o rio nasce na Weeki Wachee Spring e deságua no Golfo do México.

Além da beleza das suas águas, Weeki é considerada um  importante habitat para espécies ameaçadas, como o peixe-boi da Flórida. É possível vê-los por lá em qualquer época do ano.

weeki Wachee
Weeki Wachee: todos os tons de azul e esmeralda

Como chegar em Hernando Beach

Primeiramente, Hernando Beach fica na Adventure Coast da Flórida.

O aeroporto mais próximo é o de Tampa (TPA), localizado a cerca de 72 quilômetros de distância.

Já o de de Orlando fica 140 km.

Quando ir para Weeki Wachee

Nos meses de inverno (dezembro a fevereiro), a temperatura esfria, mas como o rio Weeki Wachee possui  nascentes no seu percurso, nesses pontos a temperatura é sempre de 21 graus. Porém, fora d’água costuma ser bem frio.

Entretanto, o clima compensa pelo espetáculo da migração dos peixes-boi, que se deslocam das águas frias do Golfo do México para o sistema de nascentes da Flórida Central. Eles são vistos às dezenas.

Todavia, é no verão que o passeio fica mais agradável, com o sol batendo e aquecendo. E, mesmo nessa época, há peixes-boi em Weeki.

Os manatees em Weeki Wachee River
Os manatees em Weeki Wachee River

Onde ficar em Hernando Beach:

Indico o The Captain’s House. É uma casa à beira dos canais do golfo, com quartos decorados de forma clássica e charmosa, jardim e uma piscina deliciosa em forma de barco. O The Captains tem DNA, e fica numa localização perfeita.

Outra sugestão é o Pam’s Mermaid, uma casa às margens do Rio Weeki Wachee. Não tem o charme do The Captain’s House, mas a vantagem aqui é acordar já com o pé no rio. A casa tem caiaques para os hóspedes.

Onde se hospedar em Hernando Beach
Onde se hospedar em Hernando Beach: The Captain’s House

Atividades no Weeki Wachee River:

Em primeiro lugar, é preciso explicar que existe o rio e a nascente, e que as atividades oferecidas em cada é diferente.

No rio, é permitido caiaque, paddle e até motorizados (jetski e pequenos barcos, desde que em marcha muito lenta para não ferir os peixes-bois).

Para o caiaque e o paddle, você pode  entrar  em dois pontos: na nascente, ou 8km rio abaixo. Veja o mapa:

Se quiser sair da nascente, terá que alugar no Weeki Wachee Fresh Adventures . O ponto positivo é que já vai entrar na água no ponto mais azul (quanto mais perto dela, mais linda a cor). O negativo é que eles só abrem às 9h, e costuma ser mais cheio, com mais gente na água. Fora isso, o aluguel é de até 2 horas (single kayak usd35, tandem kayak usd51 e paddle usd35. Se passar de 2 horas, cobram usd50 por hora extra)

Outra opção é sair do Kayak Shack. Eles abrem 8h, e o aluguel custa usd50 pro tandem e 4o usd para o single kayak ou paddle, para o dia todo.

Da mesma forma, há ainda a possibilidade de fazer um ecotour de caiaque com o pessoal do Get Up and Go Kayaking. É bem interessante, porque o guia vai explicando várias questões sobre a nascente, fauna e flora locais.

O que fazer em Weeki Wachee
O que fazer em Weeki Wachee: alugue o kayak ou paddle e vá explorar o rio

Atividades em Weeki Wachee Springs

A nascente tem um perfil de entretenimento e atividade bem diferente. Há no local um parque aquático, com tobogãs, mesas de picnic, parquinhos de brinquedos para crianças e atividades como tubing.

Fora isso, há um show de sereias dentro d’água, e esse show é um dos highlights do parque. O espetáculo acontece em um anfiteatro debaixo d’água, com sereias dançando do outro lado do vidro. A criançada pira!!

Weeki Wachee State Park
Weeki Wachee State Park: a área do parque com os tobogãs
E o show de sereias

 

Onde comer em Hernando Beach

Jantar é uma programação em Hernando Beach, que tem bons restaurantes com deques sobre canais.

O melhor deles é o Brian’s Place. Simplesmente maravilhoso! Fica numa casa histórica com vista para o canal que é o maior astral, e a especialidade são frutos do mar e peixes. O camarão empando no coco é um dos melhores que já comemos.

onde comer em Hernando beach
The Brian’s Place: clima praiano americano
O melhor camarão empanado que já comi. Sem exagero!

 

Join the Conversation

1 Comment

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *