Nascentes mais lindas da Flórida

Debaixo d'água, havia dezenas de peixes-boi em Silver Glen! Livres, claro! Que especial!
Debaixo d'água, havia dezenas de peixes-boi em Silver Glen! Livres, claro! Que especial!

Elas têm águas azuis e cristalinas e deixam muita praia do Caribe no chinelo. E são quase sempre rodeadas por florestas tropicais encrustadas em áreas naturais protegidas. Algumas são enormes, outras profundas em com cavernas submersas, e há ainda aquelas se conectam com rios, num complexo e maravilhoso sistema de águas límpidas. E como se só isso já não bastasse, elas ainda são habitat de centenas de manatees. Nesse post, você vai ler um roteiro pelas nascentes mais lindas da Flórida. Para mim, a cereja do bolo.

Em primeiro lugar, nem pense em organizar apenas uma escapada até elas no seu roteiro. Sugiro um 360 na sua bússola, com menos dias em Orlando, mais dias nessa natureza esplêndida. Se você é do time outdoor, que gosta de novas descobertas, as nascentes são o seu número.

Como chegar nas nascentes

Certamente, o mais facil é voar para Orlando, que já é na Flórida Central, região das nascentes. As cidades que usaremos de base para conhecer as nascentes ficam a um média de 1h/2h de Orlando.

Se quiser ir para Miami, terá que dirigir cerca de 5h até a região das nascentes. Mas as estradas são ótimas, de forma que você pode voar tanto para Miami, quanto para Orlando.

Onde ficar

Em resumo, você pode escolher três cidades como base para explorar as nascentes. Elas formam uma espécie de triângulo em torno das nascentes, e a distância entre cada uma delas e os atrativos, no fim das contas, será semelhante.

Como cada uma dessas cidades tem um charme próprio (leia mais sobre elas aqui: Gainesville, Ocala e Crystal River), outra possibilidade é dividir a base entre todas elas,

Mapa Flórida Central

Mapa Flórida Central: localização de Ocala, Gainesville e Crystal River

Nascentes mais lindas da Flórida: Silver Springs

Como chegar em Silver Springs

Silver Springs fica a 12 minutos de Ocala, 54 de Gainesville e a 1h1o de Crystal River. A entrada custa usd 8 por carro, independente do número de pessoas. O estacionamento está incluso.

Porque ir

Silver Springs é incrível. Não se trata aqui de uma, mas sim de cerca de dezenas de nascentes espalhadas por um sistema de rios e lagos. Para ilustrar, Silver Springs é tão paradisíaca que serviu de locação para seis filmes do Tarzan nos anos 30.

nascentes mais lindas da Flórida

É proibido nadar em Silver Springs. Entretanto, pode-se alugar caiaques

Por causa da importância ambiental, é proibido nadar em Silver Springs. No entanto, é possível alugar caiaques de vidro (quem aluga os caiaques é a Get Up and Go Kayaking) e remar pela nascente. A experiência é imperdível, e há sempre vários manatees nas águas.

Silver Glen Spring

Como chegar em Silver Springs

Silver Springs fica a 50 minutos de Ocala, 1h14m de Gainesville e a 1h44 de Crystal River. A entrada custa usd 8 por pessoa durante a semana, e usd 11 no sábado e domingo. O estacionamento está incluso.

Porque ir

Sem dúvidas, Silver Glen é uma das nascentes mais lindas da Flórida. É a minha preferida. uma enorme nascente com água cristalina, em todos os tons de azul, cercada de vegetação abundante. Não foi urbanizada, e tem uma cara natural, sem decks ou caminhos acimentados.

Porém, debaixo d’água, o espetáculo de repete: há sempre peixes-boi nadando pela nascente. No entanto, sublinho: Para o bem-estar no animal, é proibido cercá-los, tocá-los ou nadar com eles. O único lugar da Flórida Central onde é permitido mergulhar com os manatees é em Crystal River; porém, sempre, sem tocá-lo.

Entretanto, se eles vierem até você em Silver Glenn, está tudo certo. Aí é só ficar flutuando, e curtir a experiência.

Flórida além de Orlando e Miami: a cor da água de Silver Glen e a beleza da vegetação

Flórida além de Orlando e Miami: a cor da água de Silver Glen e a beleza da vegetação

Debaixo d'água, havia dezenas de peixes-boi em Silver Glen! Livres, claro! Que especial!

Debaixo d’água, havia dezenas de peixes-boi em Silver Glen! Livres, claro! Que especial!

Rainbow Springs e River

Como chegar em Rainbow River

A entrada pelo principal é pelo KP Hole, e o ingresso custa apenas usd2 por pessoa, com estacionamento incluso. Fica a 40 minutos de Ocala, a 57 de Gainesville, e a 32 minutos de Crystal River.

Porque ir

Com um fundo de areia, calcário e algas, o Rainbow river serpenteia por um trajeto cercado de florestas e algumas casas. Não apenas é possível mergulhar de cilindro aqui, mas também remar de caiaque e de stand up, além de flutuação.

O Raibow River, onde você pode fazer mergulho ou caiaque

O Raibow River, onde você pode fazer mergulho ou caiaque / Crédito Breno Madeira

Ginnie Springs: a pérola de Jacques Cousteau

Como chegar em Rainbow River

Ginnie Springs fica a 50 minutos de Gainesville, a 1h20 de Ocala, e 1h20 de Crystal River.  Os ingressos usd 14 por pessoa, e pode-se alugar pranchas de SUP, caiaques e bóias a parte. Também é possível alugar equipamento de mergulho.

Porque ir

De antemão, começo dizendo que Jacques Custeau adora essa nascentes, a qual definiu como tendo uma água com visibilidade infinita. Em seguida, é preciso dizer que Ginnie não tem apenas 1, mas 7 (!!!) nascentes (as mais lindas são Ginnie – que dá nome ao local – e Devil’s Eye).

Além disso, há aqui um sistema de cavernas para mergulho.

Ginnie Springs é mesmo uma das nascentes mais lindas da região, e tem sempre água azul.

Ginnie Springs, a 1h de Cedar Key, Flórida

Ginnie Springs, a 1h de Cedar Key, Flórida

Em poucas palavras: água tão cristalina que parece vidro

Em poucas palavras: água tão cristalina que parece vidro

Ichetucknee Springs State Park

Como chegar em Ichetucknee Springs

A nascente de Ichetuknee fica a 1h15 de Ocala, 50 minutos de Gainesville, a 1200 de Ocala, e 1h40 de Crystal River.  A entrada custa usd 6 por veículo.

Porque ir:

Certamente, outro lugar incrível. Com bóias e canoas para descer o rio, e as nascentes Head Springs e Blue Hole, Ichetucknee faz parte dos parques estaduais da Flórida e merece um dia todo.

Springs Head e Blue Hole são próximas, sendo que a  primeira tem a água mais clara e foi a que gostei mais. A segunda é um pouco mais turva, e tem uma caverna no fundo.

Nascentes mais lindas da Flórida

O blue hole em ichetucknee springs

Nascentes mais lindas da Flórida

A head springs, em ichetucknee springs

Three Sisters

Como chegar em Three Sister

Three Sister Spring fica em Crystal Rivcer,  fica a 1h de Ocala, 50 minutos de Ocala, 1h15 de Gainesville.  A entrada é gratuita.

Porque ir:

Primeiro de tudo, Crystal River é o único lugar da Flórida onde você pode, legalmente, entrar na água para nadar com os peixes-boi. A região é um santuário, com dezenas de nascentes e um emaranhado de rios que deságuam no Golfo do México, e onde há centenas de manatees vivendo ou migrando por essa região.

Dito isso, é em Crystal River que fica a nascente Three Sisters, onde a água é absurdamente cristalina, e casa de muitos peixes-boi. Sendo assim, a experiência aqui une beleza e o contato emocionante e bem de perto com os animais.

Porém, um alerta: nos dias muito frios de inverno, quando os manatees se concentram em peso no local (por causa das águas quentinhas), a entrada nas águas Three Sister fica proibida. Portanto, para não perder a viagem, vale ligar para a sede da nascente.

nascentes mais da Flórida: a quantidade de manatees em Three Sisters

Nascentes mais lindas da Flórida: a quantidade de manatees em Three Sisters

Nascentes mais lindas da Flórida

Three Sisters Spring, em Crystal River

Alexander Springs

Como chegar em Alexander Springs

Alexander Springs fica a 50 minutos do centro de Ocala, a 1h30 de Gainesville, e 1h40 de Crystal River. A entrada custa usd 8 dia de semana, e usd 11 aos fins de semana.

Porque ir

Alexander Springs fica dentro da Ocala National Forest, e é uma enorme piscina natural. Procure a parte mais próxima da saída da nascente, onde a água é clara e há uma espécie de caverna azul. Nadando para o lado norte, você vai encontrar ainda uma espécie de aquário natural

Melhores nascentes da Florida: Alexander Springs vista do alto. / crédito: Katia Lu

Melhores nascentes da Florida: Alexander Springs vista do alto. / crédito: Katia Lu

Gilchrist Blue Springs

Gilchrist Blue Springs

Nascentes mais lindas da Flórida

Seguro Viagem Estados Unidos com cobertura Covid

Não viaje sem seguro de jeito nenhuma, ainda mais nessa época de Covid. E aí, atente que há dois tipos de cobertura:

Seguro viagem com cobertura para DMH (despesas médico e hospitalares) com extensão para Covid:

Em primeiro lugar, todos os seguros de viagem vendidos no Brasil já oferecem essa cobertura, por obrigatoriedade. Porém, a maior parte inclui APENAS despesas médicas e hospitalares, remarcação de passagem do segurado, e passagem e estadia de acompanhante em caso de INTERNAÇÃO SUPERIOR A 48 HORAS. Se você pega Covid, precisa apenas de quarentena, suas despesas não estão cobertas nessa modalidade.

Seguro viagem com cobertura + despesas quarentena:

Muitos viajantes são pegos de surpresa com um teste positivo na volta para o Brasil. Dessa forma, precisam ficar de quarentena até negativar, se vendo diante de um custo gigantesco e não planejado com remarcação de passagem e hotel. Nas minhas pesquisas, a única seguradora que cobre esse tipo de sinistro  é a ASSISTCARD, em um produto chamado COVID EXTRA que precisa ser contratado à parte. 

seguro viagem estados unidos Assistcard

seguro viagem estados unidos Assistcard: nosso apólice com a cobertura

De forma que recomendo muitíssimo esse  plano Covid Extra. Portanto, explico abaixo as variações do plano:

  • AC 60 – vem com Covid 19 despesas médicas, mas sem a cobertura para quarentena. Nessa caso, o viajante precisa contratar como extra, podemos escolher o plano Covid Extra 1500 usd ou 3000 usd. O primeiro cobre até 1500 dólares para prorrogação  de estadia e alimentação + 1000 usd para remarcação do bilhete, e o segundo cobre até 3000 usd para prorrogação  de estadia e alimentação + 2000 pararemarcação de passagem.
  • AC 150/250/1M – Todos esse outros planos vem com o Covid Extra de 1500. Caso o viajante queira aumentar para o de 3000, basta ligar para a central. Não é possível o upgrade pelo site

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.