Dá para imaginar Flórida sem Orlando? Sim, a cidade mágica dos parques é incrível, mas o estado americano é muito mais do que isso. Você pode aproveitar praias, rios, passeios em reservas, ver muita natureza e também curtir a cultura local. Para mostrar esse outro lado incrível, fizemos um Roteiro Flórida resumido com algumas cidades lindas, como Gainesville, Key West e Crystal River.
Índice desta matéria
O essencial para o roteiro da Flórida:
A Flórida fica no sudeste dos Estados Unidos, em uma região com muitas praias, lagos e natureza. O clima costuma ser agradável, com invernos mais frios no norte. Recomendo ir na primavera ou verão, entre maio e agosto, assim dará para mergulhar e curtir o clima.
No que diz respeito ao deslocamento, as estradas que ligam as cidades que listei no roteiro são ótimas e muito agradáveis de dirigir. Uso sempre o rentalcars ou rentcars para escolher o melhor carro para a nossa família.
Para facilitar o entendimento das distâncias e também do tempo de viagem, montei uma tabela detalhada.
Miami para Key West e depois Key West para Miami | 265 km idem | 3:20 horas idem |
---|---|---|
Miami para Gainesville | 542 km | 5:30 horas |
Gainesville para Crystal River | 100 km | 1:20 hora |
Crystal River para Orlando | 142 km | 2 horas |
Lugares para conhecer na Flórida:
Fiz um resumo de cada uma das paradas desse roteiro e você irá se apaixona pelo tanto de lugares lindos escondidos na Flórida.
Começando pelas Ilhas Keys
O arquipélago que forma a ponta sul da Flórida é chamadoe Keys. As ilhas são ligadas por uma estrada extensa que vai até Key West, um dos lugares mais charmosos dessa região. Mas antes de chegar lá, recomendo a parada em Key Largo e em Islamorada.
Key Largo e Isla Morada
Elas ficam próximas 20 minutos uma da outra e o imperdível é o John Pennekamp Coral Reef State. Pense em um parque marinho de água azul intensa, calma e deliciosa para nadar. É isso! O passeio sai de um centro de visitantes em Key Largo e anda 40 minutos mar adentro. O custo é de $30 por pessoa para fazer snorkel e $90 para mergulhar.

Roteiro Flórida: inacreditável o azul do mar de Key Largo.
Além desse paraíso de águas claras, vale fazer paradas em Key Largo e Islamorada para comer. Alguns restaurantes e cafés fofos ficam nessas ilhas, como o Robbie’s, para tomar café da manhã, e o Morada Bay Bar, para um fim da tarde relaxante.
- Onde se hospedar em Key Largo: Ocean Pointe Suites at Key Largo e Playa Largo Resort & Spa (do Autograph Collection);
- Onde se hospedar em Islamorada: Islander Resort.
Key West
A última das Keys não poderia ser mais linda. Apesar de pequena, Key West tem uma boa listagem de atividades, passando por praias, museus, passeios de bike e pôr-do-sol lindo. Na verdade, a cidade sem si é um charme, com casa antigas datas de 1800.
Dentre os destaques, o museu Ernest Hemingway Home and Museum, onde viveu o escritor, e a Audubon House & Tropical Gardens, que tem uma decoração tropical e excêntrica.

Dicas da Flórida: não deixe de conhecer o Museu de Ernest Hemingway, em Key West.
E não pode faltar praias, já que o mar azul é lindo. As melhores são Rest Beach, Higg’s Beach, Smathers Beach e a Fort Zachary Taylor Beach. A única mais distante é a Smathers Beach, as demais ficam próximas do centro.
Termine os dias em Key West sempre na Mallory Square, que tem restaurantes com varanda e um deck muito charmoso.

Impossível não se apaixonar pelo azul da Fort Zachary Taylor Beach, em Key West.
Ainda em Key West: Dry Tortuga
Vale um destaque especial para Dry Tortuga, um dos lugares mais lindos que conheci. Se trata de uma ilha intocada ao sul de Key West. A única construção local é um antigo forte que serve para completar o cenário. No mais, mar calmo e mar que estoura de azul.
Oa passeio para lá é feito de Ferry, que sai de Kay West as 8h da manhã. No valor, $190 para adultos e $135 para menores de 17 anos, está incluso o café da manhã e o almoço, além claro da parada na ilha. O retorno é as 15h da tarde. Você pode acessar as informações diretamente no site Dry Tortugas National Park.
- Onde ficar em Key West: Southernmost House Hotel, Simonton Court Historic Inn & Cottages ou Oceans Edge Key West, onde ficamos.

Roteiro Flórida: o paraíso de Dry Tortuga, em Key West.
Miami: muito mais do que compras
A cidade badalada da Flórida é mais do que outlets e festas, ainda mais agora com as recomendações de distanciamento. Ha também cultura, gastronomia e passeios ao ar livre. Veja a lista:
- Museus: O de arte Pérez Art Museum Miami e o histórico Viscaya Gardens.
- Praia: Vale uma passada em South Beach para ver as famosas cabines coloridas.
- Arte e grafite: O lindíssimo Wynwood Wall, que e reúne os nomes mais proeminentes do street art mundial, com gigantes murais espalhados, e um ótimo roteiro gastronômico.
- Onde comer: Minha lista tem o Swan Miami, o Havana 1957 Ocean Drive e o Numero 28 Ristorante.
- Onde se hospedar: indico o The Betsy Hotel e Loews Miami Beach Hotel Para mais dicas, veja aqui a lista completa dos 10 melhores hotéis em Miami.

O clássico de Miami: praia linda, bons restaurantes e muita cultura.
Palm Beach: praias, natureza e compras.
Também fora dos roteiros clássicos da Flórida, The Palm Beach é uma região de 39 condados, a apenas 1:30h de Miami, com praias incríveis, passeios naturais e uma boa variedade gastronômica. Das mais bonitas para visitar, recomendo West Palm Beach, Palm Beach, Delray, Jupiter, Boca Raton.
Explicando um pouco de cada uma delas:
- A região mais cinematográfica é a de Palm Beach, onde ficam mansões pomposas e jardins lindíssimos.
- West Palm Beach tem um centrinho lindo e destaque para o Grandview Public Market, um mercado que mistura os estilos californiano e new Yorker.
- Diria que Delray é o condado mais diversificado, com lugares como o Silverball Museum e o Pineapple Grove.
- As praias mais lindas, e para quem gosta de esportes aquáticos, ficam em Jupiter e Juno.

Roteiro Flórida: o impressionante mar de Jupiter, em Palm Beach.

Ruas de Palm Beach: a luxuosa Worth Avenue.
Mas as opções de passeios vão mais além. Para quem gosta de museus, alguns não podem ficar de fora, como o Flagler Museum, em Palm Beach, o Boca Raton Museum of Arts, e o Norton Museum of Art, em West Palm Beach.

O que fazer em Palm Beach: visitar o contemporâneo Boca Raton Museum of Arts.

Tem também o clássico Norton Museum of Art, em West Palm Beach.
E não poderia deixar o turismo natural de fora. Alguns passeios se destacam, como o Riverbend Park, que apesar de ser urbano, dá para fazer passeios de caiaque, andar de bike e observar animais, como as tartarugas. O aluguel do equipamento fizemos no Jupiter Outdoor Centre. Ainda falando em tartarugas, para quem conhece o projeto Tamar vai gostar do Loggerhead Marinelife Center, também de preservação da especie e centro de reabilitação.

O Riverbend Park

Roteiro Flórida: centro de preservação Loggerhead Marinelife Center.
Por último, e talvez um pouco inusitado, o mergulho em Blue Heron Bridge. Explicando, o local fica no meio da cidade, em West Palm Beach. É um local movimentado, com um viaduto enorme, mas com água cristalina e região de preservação.
Nosso mergulho foi com a pura Vida Divers, e durou aproximadamente 2h. Vale a pena passar por essa experiência.

A cor e visibilidade do mergulhe em Blue Heron Bridge, em West Palm Beach.

Phil Foster Park tem muitos peixes e corais.
- Onde comer em Palm Beach: da minha lista Grandview Public Market, Bolay, Christopher’s Kitchen, Guanabanas e o Olive U.
- Onde ficar em Palm Beach: fiquei no Hilton Garden Inn, mas recomendo também o Four Seasons e o Eau Palm Beach Resort.
Um Roteiro Flórida diferente: Gainesville
Gainesville está fora dos grandes roteiros pela Flórida, o que preserva ainda mais a beleza local, que não é pouco. Para explicar: a cidade fica ao norte de Orlando, em uma região com muitas lagoas e nascentes, e tem um centro histórico com casas datadas de 1800. É imperdível.
Por lá, umas das atrações mais impressionantes é Devil’s Den Spring, uma caverna pré-histórica com um lago interno de água cristalina, e a Ginnie Springs, uma nascente impressionante de tão linda. Ginnie tem a água tão transparente que foi classificada por Jacques Custeau como tendo uma visibilidade infinita.

O que fazer na Flórida: dá para entender a beleza de Devil’s Den Spring.

A visibilidade surreal da Ginnie Springs, em Gainesville.
Também perto de Gainesville, fica a micro cidade de Micanopy, com um boulevard de casas históricas. E vale muitíssimo ir até Paynes Park para ver o pôr-do-sol, assim como curtir uma inusitada revoada de morcegos que acontece no fim da tarde no campus da Universidade da Flórida.
- Onde comer em Gainesville: Blue Highway, Satchel’s Pizza e The Top.
- Onde ficar em Gainesville: ficamos no Sweetwater Branch Inn, e também gosto do Magnolia.

Roteiro Flórida: o fim de tarde perfeito em Paynes Park, em Gainesville.
Última parada: Crystal River
Para finalizar esse Roteiro Flórida com chave de ouro, a linda Crystal River. Outra cidade pequena que tem clima descontraído, vibe praiana e com uma atividade incrível: nadar com peixes-boi. Estima-se que, por lá, vivam cerca de 600 deles. Os rios e nascentes são ligados ao mar, que recebem os animais o ano inteiro por causa da temperatura da água, sempre ente 20 e 22 graus.
Os passeios normalmente são vendidos pelos hotéis locais, pois há restrições de horário e visita para nadar com os manatees. O valor é a partir de U$99 por pessoa por 3h, e recomendo muito ir no que leva a Kings Bay.
Há a Three Sisters Springs, que é uma nascente pública que você pode conhecer por conta.

A quantidade de peixes-boi que ficam nas águas claras de Crystal River, na Flórida.
Outra atividades na cidade é a visita ao centro histórico, que é muito lindo, e um passeio divertido de aeroboat que passa pelo Golfo do México. Você encontra mais sobre o Captain Tim Baxter no site Gypse Sea Adventure.
- Onde comer em Crystal River: no Amy’s on the Avenue e no Seafood Seller & Cafe,
- Onde ficar em Crystal River: ficamos no Plantation on Crystal River, mas recomendo também o Best Western Crystal River Resort.
Informações adicionais:
Algumas informações importantes antes de fazer esse roteiro.
- Sempre monitoro as passagens pelo Skyscanners ou pelo Google Flights. Ambos mostram as melhores tarifas para cada época do ano;
- É preciso ter passaporte e visto de pelo menos 6 meses para entrar nos EUA;
- Seguro de viagem não é obrigatório para os EUA, mas você precisa ter, ainda mais em tempos de pandemia. Sempre comparo valores no site Seguros Promo.
Leia também:
3 dias em Miami: muito além das compras