Roteiro Flórida: nascentes cristalinas, praias e vilas históricas

Ichetucknee Springs
Weeeki Springs

Um roteiro Flórida passando por  nascentes de águas cristalinas, praias paradisíacas e cidades cheias de DNA e personalidade.Embora muitos brasileiros pensem apenas em Orlando e Miami quando montam uma viagem para a Flórida, o estado americado tem muito mais a oferecer. Para mostrar esse outro lado incrível, fizemos um roteiro com o que achamos mais bacana na Flórida, começando com Mimai, Key West e seguindo para a região central do estado, onde ficam as nascentes.

Florida onde fica

A Flórida fica no sudeste dos Estados Unidos, em uma região com muitas praias, lagos e natureza. Certamente, Orlando e Miami são as cidades mais conhecidas da Flórida, mas há muito mais o que ver.

Dito isso, no que diz respeito ao deslocamento, as estradas que ligam as cidades que listo nesse roteiro pela Flórida são ótimas e muito seguras para dirigir. Uso sempre o rentcars para comparar valores e alugar o carro. Pois é um site vantajoso já que pode pagar em real.

A fim de facilitar o entendimento das distâncias e também do tempo de viagem, montei uma tabela detalhada.

Miami para Key West
e depois Key West para Miami
265 km
idem
3:20 horas
idem
Miami para Gainesville542 km5:30 horas
Gainesville para Crystal River100 km1:20 hora
Crystal River para Orlando142 km2 horas

Quando ir para Flórida

Decerto, Flórida faz sol o ano todo. Mas em janeiro, na sua região central, acontece uma migração de peixes-bois, que migram das águas geladas do Golfo da Flórida para as nascentes. Por sua vez, as nascentes têm água sempre em 21 graus.

Em suma, se a ideia for testemunhar também esse fenômeno, recomento ir em janeiro/fevereiro. Só para ilustra, a gente observou mais de 10 deles na nascente de Silver Glen em fevereiro. Assim como em Silver Springs, mesma data.

Roteiro Flórida: Miami

Embora seja conhecida pelo seu roteiro de compras, Miami tem muito mais do que Outlets para oferecer. A cidade tem um rico roteiro gastronômico, museus, belas praias e  uma cena cultural vibrante.

O clássico de Miami: praia linda, bons restaurantes e muita cultura.
O clássico de Miami: praia linda, bons restaurantes e muita cultura.

De Miami a Key West

O arquipélago que forma a ponta sul da Flórida é chamado de Keys Islands. Elas são formadas por cerca de 1700 ilhas, e ligadas por 42 pontes. As mais bacanas para visitar são Key West, Key Largo, Islamorada e Dry Tortugas, As três primeiras você acessa de carro. Já Dry Tortugas está dentro de um parque marinho nacional, e só se chega de barco.

O trajeto de carro Miami a key west leva cerca de 4h. Mas você pode começar o roteiro por Key Largo e Islamorada.

Key Largo e Islamorada

Portanto, saindo de Miami rumo às Ilhas Key, as primeiras no caminho são Key Largo e Isla Morada (elas ficam a 20 minutos de distância uma da outra, e a 2h de Miami).

Em Key Largo, uma das principais atrações é o passeio de barco para  fazer snorkel em John Pennekamp Coral Reef State (usd38 por pessoa), um parque marinho com  água azul intensa, calma e deliciosa para nadar.

Já Islamorada reúne restaurantes com uma vibe bem local. Um deles é o Robbie’s: fica em um píer, tem clima de filme de sessão da tarde, e é ótima pedida para tomar café da manhã. Outro é o Morada Bay Bar , restaurante com atmosfera descontraída em Morada Beach, muito conhecido pela sua seleção de drinks, e com cardápio focado em frutos do mar. Tem mesas espalhadas pela areia, e vale à pena ir na hora do pôr-do-sol.

Onde se hospedar em Key Largo e Isla Morada: Ocean Pointe Suites at Key Largo e Playa Largo Resort & Spa (do Autograph Collection), Islander Resort.

Roteiro Flórida: inacreditável o azul do mar de Key Largo.
Roteiro Flórida: inacreditável o azul do mar de Key Largo.

Key West

Key West é mais um destaque do Roteiro Flórida, e fica 1h40 de carro de Isla Morada, é a última das Keys, e a mais linda. Não fique aqui por menos de 2 noites.

Apesar de pequena, Key West tem muito o que ver e fazer. A ilha é a única com um centro histórico preservado, entrecortado por pequenas ruas e com casas vitorianas de 1800, que misturam influências epanhola e caribenha, e deixam à mostra suas paredes de madeira em tons pasteis e varandas balaustradas. A rua principal, a Duval Street, é cheia de bares animadíssimos colados uns nos outros – alguns com música ao vivo  e abertos noite adentro-,  restaurantes ajardinados  e lojas louconas. E tudo com um clima tão parado no tempo, que há aqui e acolá casas abertas a visitação onde tudo remete a 200 anos atrás.

Mais dicas de Key West

Além disso,  Key West tem praias bonitas. Entre elas Rest Beach, Higg’s Beach, Smathers Beach e a Fort Zachary Taylor Beach.

Outra razão para visitar Key West é sua rica história e cultura. A ilha foi influenciada por uma variedade de colonizadores espanhóis, piratas, escritores e artistas, e isso é evidente em seus marcos históricos e culturais. Dentre os destaques, estão o a casa de Ernest Hemingway,  a Audubon House & Tropical Gardens e o Farol de Key West.

Por último, há que se falar da gastronomia: Key West tem um roteiro gastronômico bem rico. Sendo assim,  recomendo o Blue Heaven, com um cardápio que mescla cozinha crioula e caribenha (prove o banana bread french toast), e o Louie’s Backyard, com pratos  sazonais de frutos-do-mar frescos e uma carta lista de vinhos premiados. Bem como um pulo na a Mallory Square no fim do dia. Além de badalada e com vista linda, tem ótimos terraços para comer vendo o sol cair no mar.

Onde se hospedar em Key West: Southernmost House HotelSimonton Court Historic Inn & Cottages ou Oceans Edge Key West, onde ficamos.

Roteiro Flórida: A Duval Street, em Key West
Roteiro Flórida: A Duval Street, em Key West
dicas da flórida: Fort Zachary Taylor Beach, em Key West
dicas da flórida: Fort Zachary Taylor Beach, em Key West

Dry Tortugas

Dry Tortugas é belíssima.  É um arquipélago protegido a 113 km de Key West, onde o acesso é feito por ferry ou hidroavião. A única construção local é um antigo forte que serve para completar o cenário. No mais, mar calmo e mar que estoura de azul.

O passeio de ferry para Dry Tortugas  sai de Kay West as 8h da manhã e volta às 15h.  Custa  $190 para adultos e $135 para menores de 17 anos, está incluso o café da manhã e o almoço. Você pode acessar as informações diretamente no site  Dry Tortugas National Park.

roteiro miami key west orlando
roteiro miami key west orlando: inclua a bela Dry Tortugas

Roteiro Flórida 7 dias: Palm Beach

Outro lugar que vale incluir em um roteiro de 7 dias pela Flórida, é The Palm Beach. Fica a 1h30 de Miami,  é formado por 39 condados, tem praias bonitas e bons restaurantes, e fica a 1h30 de Miami. Os condados com atrações mais interessantes são Palm Beach, West Palm Beach, Delray, Juno e Jupiter. Abaixo, falo mais de cada um deles.

  • Palm Beach: é o condado mais rico e cinematográfico, com mansões pomposas, cafés deliciosos e um circuito de compras de luxo.
  • West Palm Beach tem um centrinho fofo . Aqui fica também o Grandview Public Market, um mercado que mistura os estilos californiano e novaiorquino. Outra atração muito legal do roteiro de Palm Beach é o Blue Heron Bridge, um parque marinho cheio de vida, com água cristalina e que fica – inusitadamente – debaixo de um viaduto (há possibilidade de fazer mergulho e snorkel em Heron Bridge)
  • Delray: é o condado mais diversificado. Duas atrações clássicas aqui é Silverball Museum e o Pineapple Grove.
  • Jupiter  e Juno: é o lugar das praias. Coloque na lista do que ver aqui o Juno Píer, Peanut Island, Jupiter Beach Park (Dubois Park). E uma ida no fim da tarde ao Guanabanas

Onde se hospedar em The Palm Beaches: recomendo também o Four Seasons e o Eau Palm Beach Resort. Se quiser uma opção mais econômica, tem o Hilton Garden Inn, mas

Roteiro Flórida: Dubois Park Jupiter
Roteiro Flórida: Dubois Park Jupiter
Dicas da Flórida: West Palm Beaches
Dicas da Flórida: West Palm Beaches

Roteiro pela Flórida : Gainesville

Sublinho que Gainesville faz parte do roteiros Flórida Lado B. Apesar de ainda pouco conhecida pelos brasileiro, é uma pérola. Em primeiro lugar, porque tem um centro histórico com casas datadas de 1800, com construções em estilo vitoriano da época da ocupação inglesa.

Depois, porque está na rota de nascentes cristalinas como Ginnie Springs, com água tão transparente que foi classificada por Jacques Custeau como tendo uma visibilidade infinita, assim como de cavernas pre-históricas com é Devil’s Den Spring, que guarda em seu interior um lago interno de água cristalina onde é permitido mergulhar.

Ainda na lista de atrações da cidades está Paynes Park para ver o pôr-do-sol, assim como curtir uma inusitada revoada de morcegos que acontece no fim da tarde no campus da Universidade da Flórida.

Por último, perto de Gainesville, fica a microcidade de Micanopy, com um boulevard de casas históricas. E vale muitíssimo ir até

Onde ficar em Gainesville: ficamos no Sweetwater Branch Inn, e também gosto do Magnolia.

O que fazer na Flórida: dá para entender a beleza de Devil’s Den Spring.
O que fazer na Flórida: dá para entender a beleza de Devil’s Den Spring.

Crystal River

Para finalizar esse Roteiro Flórida com chave de ouro, a linda Crystal River. Outra cidade pequena que tem clima descontraído, vibe praiana e com uma atividade incrível: nadar com peixes-boi. Estima-se que, por lá, vivam cerca de 600 deles, e no inverno americano eles migram para as nascentes.

Dito isso, passeios normalmente são vendidos pelos hotéis locais, pois há restrições de horário e visita para nadar com os manatees. O valor é a partir de U$99 por pessoa por 3h, e recomendo muito ir no que leva a Kings Bay.

Assim como os passeios pago, há também as atividades gratuitas, como ir a Three Sisters Springs, uma nascente pública que você pode conhecer por conta.

Onde ficar em Crystal River: ficamos no Plantation on Crystal River, mas recomendo também o Best Western Crystal River Resort.

A quantidade de peixes-boi que ficam nas águas claras de Crystal River, na Flórida.

 

Ocala Florida: Silver Springs e Silver Glen

Para terminar nosso roteiro, Ocala é uma pequena cidade histórica cercada com nascentes abusrdamente lindas. Aqui, ficam Silver Glen e Siver Springs de nascentes cristalinas no meio de florestas, rios de água azul e cânions. É aqui que ficam as nascentes de Silver Springs e Silver Glenn

Conforme falei antes, no inverno, é bem fácil ver os peixes-boi em Silver Glen e Silver Springs, uma vez que os animais migram das áreas geladas do golfo de Flórida para essas nascentes. Essas são duas nascentes que costumam receber muitos deles.

onde se hospedar em Ocala: Sugiro ficar em Downtown para andar a pé. O melhor de la é o Hilton Garden Inn.

Roteiro pela Flórida: mais manatees em Silver Spring Ocala
Roteiro pela Flórida: mais manatees em Silver Spring Ocala
Silver Glen, em Ocala: inverno é migração dos manatees
Silver Glen, em Ocala: inverno é migração dos manatees
Downtown Ocala Florida
Downtown Ocala Florida

Informações adicionais:

Enfim, algumas informações importantes antes de fazer esse roteiro.

  • Sempre monitoro as passagens pelo Skyscanner ou pelo Google Flights. Ambos mostram as melhores tarifas para cada época do ano;
  • É preciso ter passaporte e visto de pelo menos 6 meses para entrar nos EUA;
  • Seguro de viagem não é obrigatório para os EUA, mas você precisa ter, ainda mais em tempos de pandemia. Sempre comparo valores e compro pelo site do Seguros Promo.

Leia também:

3 dias em Miami: muito além das compras

Nascentes mais lindas da Flórida

 

Join the Conversation

7 Comments

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *