O que fazer em Amsterdam e Bruges: roteiro de 5 dias

Neste post, montamos um roteiro com o que fazer em Amsterdam e Bruges em 5 dias, com atrações, lugares para comer e onde se hospedar em cada uma das cidades. São  3 dias em Amsterdã e 2 dias em Bruges. É corrido, mas dá pra curtir bem os dois destinos.

Mas primeiro, aqui vão dicas de onde ficar.

Onde se hospedar em Amsterdam:

Em Amsterdam, o recomendado é escolher hotéis que fiquem perto do centro. Isso facilita a viagem, dando para aproveitar ainda mais. recomendamos três áreas: uma perto do Vondelpark/Leidesplein, outro perto das 9 Streets, e outra pros lados da Dam Square. A cidade é pequena, e tudo é perto: de bike, você vai de uma ponta à outra em 20-30 minutos

O primeiro é Pulitzer Amsterdam, que fica na área das 9 Streets, uma das mais charmosas da cidade. O hotel maravilhoso é a junção de 25 casas do século XVII e XVIII interligadas e recém restauradas. A estrutura original foi mantida, mas a decoração é contemporânea e clean. Os quartos são amplos e muitos deles  virados para o canal.

Outra indicação é Hotel Estheréa, que fica em frente ao canal Singel, também perto das 9 Streets. Os quartos são decorados com elementos clássicos, e algumas unidades possuem vista para o canal e a rua. O café da manhã é incluído na diária e o wi-fi está disponível em todas as áreas.

melhores hotéis em Amsterdam

Hotel Estheréa

onde ficar em Amsterdam

Hotel Estheréa

Na área da Dam Square, tem o charmosérrimo Swissôtel, com uma vista abertona para a Dam, e facilidades como bicicletas para os hóspedes e quartos amplos e  bem decorados.

Hotel em Amsterda perto da Dam Square

A Dam Square: vista de um dos quartos do Swissôtel

na área da Leidseplein, considere o La Remise. É um boutique design, com quartos em tons de cinza, amarelo e pastéis.

Onde se hospedar em Bruges:

O centro é a melhor opção para ficar em Bruges. Por lá, a indicação é o Hotel Dukes’ Palace, instalado em uma antiga casa ducal do século XV e a poucos minutos da praça Markt. Os quartos são amplos, com cama, sofás, frigobar e banheiros privativos. O hotel ainda oferece restaurante, SPA, jardim e terraço com vista para a cidade.

Onde se hospedar em Bruges

Hotel Dukes’ Palace

lugares para ficar em Bruges

Hotel Dukes’ Palace

melhores hotéis em Bruges

Hotel Dukes’ Palace

O segundo hotel, e não menos charmoso, é o Castillion, que fica nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora. A construção estar em um prédio histórico, e o interior foi recentemente reformado e conta com quartos elegantes, completamente equipados e amplos.

Hotel de Castillion

Hotel de Castillion

melhores hotéis em Bruges

Hotel de Castillion

 

O que fazer em Amsterdam e Bruges – Dia 1:

Mapinha como roteiro do dia 1 em Amsterdã

Mapinha como roteiro do dia 1 em Amsterdã

9h – UM BOM CAFÉ DA MANHÃ:  Carregue as energias com um super café-da-manhã, aproveitando que as padarias de Amsterdam são famosas por produzir pães artesanais e usar como recheios e caldas doces de todos os tipos e queijos holandeses. Nossa preferida é a  Vlaamsch Broodhuys (Eerste Constantijn Huygensstraat 64). Não deixe de experimentar a pasta de chocolate e a geleia de uva, são incríveis.

10h30 – LETREIRO DE AMSTERDà Agora é hora de bater perna. Comece indo até o famoso letreiro “I Amsterdam”, que fica em frente da ao Rijksmuseum.  Eu só recomendo ir ao Rijks se você gostar muito de museus (ou se tiver mais tempo do que os 5 dias de viagem desse roteiro, porque ele é incrível, mas gigantesco).

11h30 – VAN GOGH MUSEUM: Caso contrário, vá direto para o Van Gogh Museum, que fica a 5 minutos de caminhada do Rijksmuseum. Além das obras do artista, o museu tem uma exposição permanente com pinturas de Paul Gauguin, amigo de Van Gogh.

15h – VONDELPARK: Saindo do Van Gogh, siga para um final de tarde no Vondelpark, um dos maiores parques de Amsterdam. Tem sempre gente por lá, é um parque super vibrante, e vale levar um picnic.

17h – LEIDSEPLEIN : A poucos minutos do Vondelpark, fica uma das mais animadas praças de Amsterdam, a Leidseplein. Ela é rodeada de coffee shops (aqui fica uma das filiais do célebre Bulldo), lanchonetes e tem, invariavelmente, algum artista de rua se apresentando. Pare aqui por um tempo, e depois siga pela Leidestraat, uma rua  que começa na praça e onde há dezenas de lojinhas. Se for verão, sente numa mesinha da calçada! Aqui perto fica um café gostosinho e super cozy, chamado Back to Black, que é uma ótica pedida pra esticar as pernas e descansar um pouco.

20h – DUNGEON: Termine o dia no Amsterdam Dungeon. É um espécie de teatro que simula os submundos do terror, e onde pregam um susto atrás do outro. É beeeeem divertido.

Para jantar: termine o primeiro dia em algum restaurante a beira dos canais da cidade. Nossas opções são o italiano Pastini (Leidsegracht 29), o local Momo (Hobbemastraat 1), e o francês Vinkeles (Keizersgracht 384). Ou, o que acho mais original, vá jantar veggie num barco em ótimo estilo!

 

Café da manhã em Amsterdam

O Vlaamsch Broodhuys: ótima pedida para um café da manhã

O que fazer em Bruges e Amsterdam

O que fazer em Amsterdam e Bruges: Rijksmuseum e o letreiro da cidade

 o que fazer em amsterdam e bruges

O roteiro em Amsterda não pode deixar de fora um passeio pela Leidseplein (crédito: Gisela Cabral)

E animada Leidsestraat

E animada Leidsestraat, a rua que começa na Leidseplein

O Vondelpark: ponto de encontro relax em Amsterdam

O Vondelpark: ponto de encontro relax em Amsterdam

Roteiro Amsterdã: Dia 2

roteiro Amsterdã

Mapinha como roteiro do dia 2 em Amsterdã

9 streets amsterda

O mapa das 9 streets

9h – ALIGUE UMA BIKE:  Outra dica de o que fazer em amsterdam e bruges: comece o dia como um local, e alugue sua bike. Eu alugaria para todos os dias, pra ser sincera, e faria tudo de bicicleta. Aqui vão algumas lojas de bike rental em Amsterdam:

10h  – JORDAAN: Uma vez com a bike, tire a manhã para pedalar e conhecer cantinhos de Amsterdam. Comece pela Central Station e siga pela Prinsenstraat e pelas ruas e canais do Jordaan, um bairro mais sossegado, cheios de ateliês locais, cafeterias e galerias de arte . A nossa dica é andar sem rumo, tirar muitas fotos e explorar os cantos que você mais gostar. Aproveite também para experimentar a melhor torta de maça da cidade no Winkel 43.

12 h – DAN SQUARE E 9 STREETS: Depois, descubra a Dam Square e o bloemenmarkt (o mercado flutuante de flores), e emende nas chamadas 9 Streets,  que são 9 ruas fofas entrecortadas por canais entre as Leidsegracht and Raadhuisstraat, onde reina a cena cool. Aqui você vai achar de lojas retrôs e brechós a lojas de designers moderninhos e cafés.

15h – ALMOÇO: o Black and Blue é uma ótima pedida. O lugar é intimista, tem uma boa variedade de vinhos e serve de saladas leves a carnes nobres. Se a ideia for fazer um lanche mais rápido, escolha o The Pancake Bakery, que serve sanduíches, panquecas e saladas.

16h – O NORTE HISPTER: Agora siga pro norte de Amsterdam, um equivalente a  Williamsburg no Brooklyn. O lugar hispsterizou depois que a MTV mudou pra lá, e montou base num complexo onde há vários estúdios e uma pista de skate. A beira do canal por aqui tem vários cafés e bares diferentões, e um imperdível é o The Noorderlicht Café. Termine o dia num chill out no Pllek, outro bar da lista infalível, feito de containers, com varanda de areia, sofás e que tem até sessão ao ar livre de cinema.

 

 9 streets amsterdam: ruelas e canais cheios de charme

Uma das 9 streets: ruelas e canais cheios de charme

norte de amsterda

O clima hipster do  The Noorderlicht Café

o que fazer em Amsterda

O ultra hispter Pllek, em Amsterdã North

programas alternativos em Amsterda

Sessão cinema no The Pllek

Bloemenmarkt: feiras de flores são um clássico por aqui

Bloemenmarkt: feiras de flores são um clássico por aqui

72 horas em Amsterdã: Dia 3

9h – DE PIPJ E CUYPMARKT: O último dia em Amsterdã começa no bairro de Pipj, na feira Albert Cuypmarkt, com mais de 26o barracas que vendem de tudo há mais de 100 anos (de segunda a sábado, das 9h às 17h). Você vai encontrar uma infinidade de queijos, frutas, lembranças, roupas, doces e peças para bicicleta. O legal é se divertir com essas variedade toda, mas não saia de lá sem pedir um stroopwafel feito na hora (aqueles doces típicos com recheio de caramelo).

11h – HORA DOS CANAIS MAIS LINDOS: Hora de explorar os canais! Amsterdã tem 165 canais e 1281 pontes, e se você sempre namorou as fotos que mostravam a cidade e seus canais, aqui vai um roteiro matador para ver ao vivo e a cores esses locais:

  • Os canais mais imponentes são: Herengracht, Prinsengracht, Keizergracht & Singel. Eles formam o famoso cinturão de canais de Amsterdam.
  • As 15 pontes: a ponta na esquina dos canais Reguliersgracht e Herengracht tem uma vista exclusiva de 15 pontes (marquei o local no mapa como Herengracth 536)
  • A Curva Dourada: no canal Herengracht, entre Leidsestraat e Vijzelstraat (marquei o local no mapa como Herengracth 536) fica um dos mais conhecidos e fotografados conjunto de casas de Amsterdam;

13h – ALMOÇO: Rume para a alegre Rembrandt Square e faça uma parada para um almoço no Guts an Glory.

14h30 – MUSEU DE CIÊNCIAS: Vamos para o NEMO, o museu de ciências. De longe a estrutura lembra a proa de um navio, e foi projetado com um terraço aberto que tem uma vista linda da cidade. Tudo por lá é interativo e a diversão é garantida, principalmente para quem está com crianças.

17h – MONUMENTOS HISTÓRICOS:  Volte para o centro, agora para visitar os prédios históricos: Niewe Kerk, Oude Kerk (uma igreja poderosa do século 14 no meio do bairro da luz vermelha) e Waag ( um prédio que foi construído originalmente no século XV como portão da cidade. Hoje tem um café lá)

19h – RED LIGHT DISTRICT: Depois, siga pelas ruas do distrito da Luz Vermelha, onde está isso tudo. O bairro é mundialmente conhecido por ser onde ficam as casas de sexo.

21h – JANTAR MICHELIN: Para jantar, uma despedida em alto estilo. O Bord’eau é um restaurante com duas estrelas no Michelin, e um experiência gastronômica.

melhores atrações amsterda

A Ponte das 15 pontes: a vista parece um espelhado de pontes

72 horas em amsterda

A curva dourada

A curva dourada de dia: pontos turísticos amsterda

A curva dourada de dia

72 horas em amsterda canais

Os canais lindos que formam o cinturão de amsterda

Guts and Glory,

O Guts and Glory, ótima pedida para almoçar

A catedral de Oude Kerk

A catedral de Oude Kerk

Museu NEMO

O Museu NEMO

 

 

O que fazer em bruges e amsterdam- Dia 4

 

8h – Continuando nosso roteiro com o que fazer em amsterdam e bruges, acorde cedo e pegue o trem para Bruges. As passagens podem ser compradas diretamente no site da Thalys. O valor por pessoa depende da classe e data escolhida, mas a média é 45 euros. São mais ou menos 3 horas de trem de Amsterdã até Bruges.

Bruges é uma cidade lindíssima, cortada por canais, com incríveis exemplares de arquitetura gótica, e um clima muito gostoso. É alegre, é romântica, e tem cheiro de chocolate. Tem muita gente que faz bate e volta pra cá, mas sinceramente acho que Bruges merece tempo e calma.

12h –  MARKT, CAMPANÁRIO CHOCOLATES : A Markt, praça principal de Bruges, é o ponto de partida do seu passeio de hoje. É aqui que estão alguns dos melhores chocolatiers do planeta: Godiva, Neuhaus, Dumon e Leonidas, então aproveite para cair dentro de um um chocolate quente e waffles – dois clássicos belgas . Depois, siga para o Campanário de Belford, onde pagando 8 euros é possível subir na torre e ver a cidade toda.

15h – PONTE BONIFÁCIO:quatro ruas que dão na Markt, e uma delas é a Oude Burg, cheia de lojinhas, casas de chá e afins. É por ela que você vai seguir agora, até chegar na Ponte Bonifácio, que fica sobre um dos canais, com uma vista linda para uma das partes mais antigas de Bruges.

15h30 – MINNEWATER LAKE E BRIDGE: Se estiver com fome e cansado da caminhada, recomendo um lanche no Tonka Tea Room (Walplein 18), que fica no caminho entre Bonifácio e Minnewater. Depois, rume para Minnewater Lake and Bridge. Prepare-se para gramados com patinhos, um lago rodeado por casas medievais e a ponte que ganhou o apelido de Ponte do Amor.

16h40 – MARIASTRAAT, IGREJA DE NOSSA SENHORA E A ÁREA MEDIEVAL: Casas de pedra, um igreja do século XII com uma escultura de Michelângelo e dezenas de bares e cafés vibrantes ocupam a Mariastraat, uma rua que não pode faltar nessa sua caminhada.

18 h – COMPRAS: A última rua do nosso passeio é a Steenstraat,  com arquitetura mais moderna e muitas lojas internacionais como Zara, Clairies e outras do gênero. Além de sorveterias e que tais.

JANTAR Para fechar o dia com um jantar especial e estrelado no Michelin, recomendo o Christophe (e seus pratos frescos de camarão) .

o que fazer em Bruges e Amsterda

A Markt, em Bruges

o que fazer em Bruges

Mais uma da Markt e seus prédios históricos

grotte markt bruges

Vida vibrante: vários restaurantes e bares na Grotte Markt

roteiro bruges ponte bonifacio

A Ponte Bonifácio: vista para s casas antigas

A ponte do Amor, em Minnewater

A ponte do Amor, em Minnewater: lugar ultra romântico e fofinho

Mariastraat roteiro em bruges

A rua Mariastraat: área medieval de Bruges

bruges o que fazer

O charme da área onde fica a Mariastraat

Dia 5:

Seu segundo e último em Bruges, e o que mais posso recomendar é relaxar e curtir a cidade sem roteiros estabelecidos. Comece um passeio pelos canais, que é lindo, e depois alugue uma bike e se perca pelas ruas, ruelas, becos. Bruges é ótima para isso.

A loja mais barata que achamos, com bikes novas e variadas (tandem dupla, tripla, com carrinho o que mais você quiser) foi a Koffieboontje, do lado da Markt.

E se quiser algumas dicas de lugares para sentar, fazer um lanche, comer um waffle ou um batata frita, aqui vão:

  • Vero Caffè – lanches rápidos e gostoso
  • GodivaNeuhaus , Leonidas e Dumon: o roteiro dos chocolates imperdíveis
  • The Gulliver Tree: sopas, tortas, pães e outra delícias numa casa de chá com jeitinho cozy e moderno ao mesmo tempo. Uma das melhores de Bruges.
  • Belgium Fries: O Chez Vincent vende deliciosas batatas crocantes.
  • Burguês Gourmet: se você adora um burguês turbinado, vá ao Ellis
o que fazer em Bruges

Passeio de barco por Bruges

ruas de bruges

Ruas que você encontra quando caminha sem rumo por Bruges

AcompanhE nossas viagens também pelo instagram jujunatripblog

E assine nosso canal no Youtube

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?

Deixe seu email aqui!

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.