Dicas Ilha Grande: o que fazer em 3 dias

Nos mais de 190 quilômetros quadrados de Ilha Grande não faltam praias paradisíacas, passeios, grutas, cachoeiras e trilhas. Considerada uma das mais lindas e ecléticas ilhas do litoral brasileiro, ela guarda muitas surpresas e praias ainda intocadas. No post de hoje, organizamos um roteiro de três dias pela Ilha. Mas se você tiver mais tempo, aproveite e fique mais. Ilha Grande vale quantos dias você tiver. Mas só atenção: se a ideia é pegar as praias  mais vazias e limpinhas, fuja dos feriados, quando um multidão costuma lotar a ilha. E para organizar a sua viagem, leia aqui nossas dicas Ilha Grande, e  o que fazer em 3 dias por lá.

Dicas Ilha Grande DIA 1 – tour de praias

Ilha Grande tem ao todo 113 praias, algumas acessíveis a pé, outras só de barco. Mas conseguir um passeio marítimo é super fácil, principalmente se você está em um hotel na Vila do Abrão, que concentra o maior número de pousadas e restaurantes da região, e é de onde saem os barcos. Algumas pousadas que achamos legaizinhos são a Riacho dos Cambucas, Portal do Sol e Casablanca, Lá, há muitas agências e barqueiros.

Então que tal começar seu primeiro dia fazendo um tour de reconhecimento com várias praias? Essa é uma das nossas dicas de Ilha Grande para quem quiser conhecer a ilha.

Acorde cedo, e aproveite o dia para fazer a volta da ilha. Se você viaja com crianças, opte pelo passeio de lancha em vez da escuna, porque tem menos pessoas e é mais agradável. Além disso, as lanchas são mais rápidas para fazer os percursos  (sobra mais tempo para ficar na praia) e podem ancorar mais perto da areia.

O tour de volta à ilha é meio padrão, e sai de Abraão por volta das 8h30m e só termina às 18h, com pausa para almoço no meio do caminho (a refeição deve ser paga à parte, pois não está incluída no valor final do passeio). O passeio também faz paradas para mergulho, passando pelas praias Cachadaço, Parnaióca, Aventureiro, Praia dos Meros e Lagoa Verde.

Aventureiro e Parnaióca são duas das praias mais belas da ilha, sendo que Aventureiros ainda faz parte de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS). Só por isso já dá pra imaginar como é linda. Vale lembrar que no verão é necessário solicitar autorização para entrar em Aventureiros e a capacidade máxima de pessoas na praia é de 560. A Parnaioca, por sua vez, tem pouco mais de 1km de extensão, é selvagem, de areias brancas e mar incrível. E tem ainda um rio de água doce.

Já a Lagoa Verde é uma espécie de piscina natural cercada por pedras e repleta de corais no meio do mar, num trecho de oceano onde a transparência da água é absurda. É uma delícia para fazer snorkel! E tem um barco-bar que serve de apoio pra quem quiser comer um pastelzinho.

Os tours normalmente providenciam as máscaras de mergulho, mas se você estiver com crianças, tente levar uma sua. Outra dica para quem viaja com os filhos é levar lanchinhos para o passeio, além de colocar roupas UVA nos pequenos.

De volta a terra, na hora de jantar uma sugestão é o restaurante Lua e Mar que serve peixes e frutos do mar. Bem localizado, fica em frente à Praia do Canto, na Vila do Abraão.

Dicas Ilha Grande: o que fazer em 3 diasDicas Ilha Grande: o que fazer em 3 dias IMGM1096

Dia 2 – Lopes Mendes

Tire o dia para conhecer Lopes Mendes, considerada umas das praias mais lindas do mundo: quase deserta, selvagem, não tem bar, restaurante, só mar e floresta

Lopes Mendes é uma praia oceânica, com 2.400 metros de areia branca, muito fina, águas cristalinas e boas ondas. Se você viaja com a família e filhos pequenos, há trechos mais rasos e mansos, mas nunca deixe as crianças desacompanhadas. O canto esquerdo é mais calmo, sem ondas, mas adoramos o canto direito. De barco, saindo de Portogalo, levamos cerca de 30 minutos pra chegar em Palmas. De  lá, fizemos uma trilha de 15 minutos de caminhada tranquila. Essa é a sua praia se você gosta de areias extensas, e surfe.

O acesso à Lopes Mendes é feito pela trilha que começa em Palmas. O caminho é lindo, há micos, muito verde e a caminhada é de nível fácil. Para chegar em Palmas, há barcos que saem diariamente de Abraão.

Depois de tanto mar e trilhas,  reponha as energias comendo a famosa moqueca do restaurante Pé na Areia, na Vila do Abraão. É um restaurante simpático, com música ao vivo e decoração rústica, com direito à luz de velas.

Dicas Ilha Grande: o que fazer em 3 diaslopes mendes mendes

 

Dia 3 – Cachoeira e rapel

No seu terceiro dia em Ilha Grande, uma boa ideia é ficar em terra e explorar outras belezas naturais que a região oferece. Caminhadas pela mata e banho de cachoeira são duas ótimas opções.

Nesse caso, a sugestão é passar o dia na Cachoeira da Feiticeira, que tem queda d´água de 15 metros e um escorregador natural e que é também um dos pontos de rapel da Ilha Grande.

O caminho até lá é feito por uma trilha média que começa na Vila do Abraão, com subidas e descidas pela mata. Outro jeito de chegar, e mais indicado para quem viaja com crianças, é ir de taxiboat de Abraão até a Praia da Feiticeira, e então seguir pela trilha.

 

Foto: Canal The Julian Marinho

COMO CHEGAR EM ILHA GRANDE:É preciso voar para o Rio de Janeiro e pegar a barca em Mangaratiba ou Angra dos Reis. Mangaratiba é o ponto mais próximo do Rio, mas tem apenas um horário de barca para a Vila do Abraão, às 8h. Já em Angra, há diversos horários de barca. A viagem demora 1h30m, saindo tanto de Mangaratiba como de Angra. Já se o destino for Aventureiros e Parnaioca, só com os barcos que saem de Angra (veja os barcos para a travessia clicando aqui).

ONDE FICAMOS – Nesse link aqui tem os hoteis em Abraao. A gente gosta das pousadas  Riacho dos Cambucas, Portal do Sol e Casablanca, Já em Portogalo (que não é na  ilha), tem uma casa que já alugamos em legal, com com cinco quartos, cozinha e toda infra). O contato é (21) 98447-3690 (André ou Cacá) .

QUANDO IR: Todas as épocas do ano são boas, mas as melhores são de março a junho e de agosto a outubro.

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?

Deixe seu email aqui!

8 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.