A quantas anda a retomada do turismo no Brasil? Muitos destinos já estão abertos, e alguns vêm apresentando queda ou estabilidade nos casos de Covid-19, o que possibilita uma volta gradual mais segura das viagens. Listamos aqui 7 dessas cidades que reabriram ao turismo no Brasil, de mar e montanha. São eles Jeri, Lençóis Maranhenses, Paraty, Búzios, Penedo, Monte Verde, Chapada dos Veadeiros e Pipa.
Reabertura dos Lençóis Maranheneses.
O Parque Nacional dos Lençois foi aberto no início de julho, e as cidades de Barreirinhas e Santo Amaro estão operando passeios para as lagoas. Pelo decreto do ICMbio, os carros devem sair com lotação máxima de 55% . Já as pousadas e restaurantes, pela decisão de cada município, não podem ter ocupação acima de 40%.
Relatos de viajantes que estiveram lá contam que, apesar dos funcionários de pousadas e restaurantes seguirem os protocolos e estarem todos de máscara, nem todos os viajantes respeitam a norma de segurança.
Já entre as pousadas, é bom buscar as que têm o certificado como Covid Friendly (pelo Booking). É o caso da Rancho das Dunas em Santo Amaro e da Encantes do Nordeste em Barreirinhas. Ambas implementaram aferição de temperatura, totem com álcool gel na entrada, desinfecção das bagagens e interditou a piscina.
Sobre os passeios, em Barreirinhas eles têm saído lotados e com capacidade acima de 55%. Em Santo Amaro, que naturalmente é mais vazio, viajantes contam que o fluxo de turistas está bem baixo, e que as agências estão negociando bastante as tarifas e propondo pacotes de passeios privativos com valores mais “acessíveis”.
Reabertura do turismo no Rio de Janeiro: Paraty
O começo de agosto foi de reabertura para o turismo em Paraty. A cidade saiu da zona vermelha e foi para a azul, que indica a redução de casos na região. Mesmo assim, a barreira sanitária permanece para carros de passeio e ainda está proibido o acesso de vans e ônibus de turismo.
Fora isso, na entrada, os visitantes terão que apresentar o termo de responsabilidade disponibilizado no site da Prefeitura de Paraty. Todos os membros da família devem preencher o formulário e encaminhar para o e-mail indicado os documentos pessoais.
Pousadas e hotéis estão funcionando com capacidade reduzida e protocolos bem definidos. Todos devem disponibilizar álcool 70% nas áreas comuns, assim higienizar os equipamentos e ambientes nas trocas de turno. O uso de máscara é para todos e EPI`s para funcionários da limpeza.
Dentre as pousadas, recomendo a Casa Turquesa. Fica no centro, perto do cais, e faz parte da coleção Circuito Elegante. Além dos protocolos de prevenção do Covid-19 indicados pela prefeitura e pelo Circuito Elegante – a Casa Turquesa tem todos os selos de segurança – a proprietária Tetê Etrusco fez questão ainda de contratar a consultoria de Marcelo Boeger, especialista em hospitalidade hospitalar.
_ Também resolvemos abrir apenas duas semanas depois da retomada do turismo na cidade, para voltarmos com a máxima segurança – conta ela.
A pousada está operando com 50% da capacidade, uso obrigatório de máscaras e aferição de temperatura em colaboradores e hóspedes. O café da manhã é servido na mesa, a piscina funciona com capacidade reduzida, e a biblioteca sob supervisão. Na avaliação de Tetê, a reabertura está sendo feita de forma muito segura.
_ Para começar, a cidade se comportou muito bem durante a pandemia. E agora, há pessoas, mas não há aglomeração, o público tem agido de forma consciente. Além dos mais, nem tudo está funcionando. Alguns passeios e alambiques, por exemplo, seguem fechados. Estamos reabrindo gradualmente – conta.
Outra pousada que segue todas as regras de segurança sanitária é a Sandi, no centro histórico.
A reabertura, programada para o dia 20 de agosto, teve adaptações como check-in online, treinamento dos funcionários, aferição da temperatura na chegada e totem com álcool 70%. Os hospedes poderão usar piscina e sauna mediante a reserva de horário.
Já para quem quiser se hospedar em uma casa no centro histórico, tem a casa colonial, no coração da cidade e perto da praia do cais.
Se preferir se isolar mais em Paraty, há as opções de casas de temporada, que ficam em áreas de pouco trânsito. Toda a limpeza é feita antes da chegada e a família pode ficar a vontade em um espaço reservado. Uma delas é essa, na baía de Paraty-Mirim.
Leia também: O que fazer em Paraty: roteiro de 5 dias
Para os restaurantes e bares, os protocolos de higiene seguem os mesmos, mas o espaço deve receber somente 50% da capacidade, até 22h.
Se quiser uma dica, adoro o Banana da Terra, e está com cardápio digital, reservas on-line e cuidados om distanciamento e limpeza.
Por fim, não há restrições de acesso as praias de Paraty. Todas estão abertas para utilização e permanência na areia, desde de que haja distanciamento entre grupos de pessoas. Porém, Trindade, Paraty-Mirim e a margem esquerda do Saco de Mamanguá estão fechadas ao turismo.
O funcionamento de barcos de turismo foi liberado também, mas com capacidade de 50% somente. Lembrando que o uso de máscara é obrigatório e a disponibilidade de álcool 70% por parte das empresas também.
Reabertura do turismo em Jericoacoara
Jericoacoara reabriu para o turismo em 8 de agosto. O município foi um dos primeiros a fechar, e está com quedas de caso há 5 semanas (segundo dados de 18 de agosto). A expectativa da Secretaria de Turismo é de que uma retomada da ocupação de 80% até o fim de agosto.
Os hotéis, entre outras recomendações, devem servir o café no quarto. Já aferição de temperatura dos hóspedes e funcionários usando EPIs é obrigatório.
Restaurantes, bares e barracas de praia , por sua vez, poderão funcionar das 7h às 18h, com público limitado a 50% da sua capacidade. Após esse horário, somente será permitido a retirada ou entrega de refeições, sem atendimento em mesa ou balcão.
As praias estão abertas, e os passeios sendo feitos normalmente. Para ver o que fazer, leia nosso guia sobre Jeri.
Já entre os hoteis, o Casa de Areia, a Vila Kalango são ótimos. E, mais exclusivo e com piscina privativa nos quartos, tem o Essenza, que eu adoro.
Lugares que reabriram para o turismo: Penedo
Cidade charmosa na serra carioca, Penedo reabriu ao turismo ainda em junho, mas mantendo restrições. Há uma barreira sanitária na entrada da cidade, que verifica o fluxo de viajantes. Quem deve fazer o envio dos dados dos hóspedes são as próprias pousadas, então entre em contato depois da reserva para cobrar esse envio.
Além disso, é aferida a temperatura e checado os dados de permanência conforme reserva.
Os hotéis só podem disponibilizar 40% dos quartos para reserva e todos os hóspedes que chegam precisam ter a temperatura aferida e acesso ao álcool 70% na recepção.
Um que fica no centro e tem boa estrutura é o Terras da Finlândia, com quartos amplos, protocolo rígido de limpeza, checagem de temperatura sempre na recepção e áreas reorganizadas para aumentar o distanciamento entre os hospedes.
Nossa sugestão mesmo é que o destino seja para relaxar em meio a natureza, que é o caso da Pousada Serra da Índia, localizada em uma área verde, com apenas 14 chalés e acesso restrito. Outro nesse mesmo clima é o Reserva Penedo.
Os bares e restaurantes de Penedo funcionam sem restrição de horário mais com capacidade máxima de 50%. Ainda, é preciso fazer reserva com pelo menos 24h de antecedência, para que o estabelecimento possa notificar à prefeitura dos clientes de cada dia.
Um dos lugares mais charmosos da cidade para comer é o restaurante Jardim Secreto, com decoração campestre. Destaque para as massas.
Retomada do turismo no Brasil: reabertura de Búzios
Seguindo a Retomada do turismo no Brasil, no litoral norte do Rio, Búzios teve sua reabertura ao turismo no dia 1 de agosto, porém com regras de lotação e acessos aos pontos turístico.
Além disso, as barreiras sanitárias estão mantida por tempo indeterminado e os viajantes precisarão parar na entrada da cidade para aferir a temperatura corporal e apresentar o QR Code fornecido pelo hotel reservado.
Falando primeiro dos hotéis, aqueles que optaram por reabrir já em agosto (alguns só retornarão em setembro) só podem receber 70% da capacidade total e devem seguir diretrizes de higiene e proteção. O uso de máscara é obrigatório para funcionários e hóspedes e a limpeza dos ambientes comuns precisam ser feitas duas vezes ao dia.
Dos lugares já abertos, recomendamos o Casas Brancas Boutique Hotel & Spa, que complementou com cuidados extras com EPI`s para funcionários da limpeza e medição de temperatura de hóspedes e fundiários. E também a Pousada Bucaneiro.
Outro hotel em Búzios que também tem preocupação extra para receber os hóspedes é o Vila da Santa Hotel Boutique & Spa, em frente a praia dos Ossos. Dos cuidados, uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, limpeza diária e check-in feito online, para reduzir o tempo na recepção.
E as praias? O banho de sol segue proibido, mas foram permitidas as atividades como caminhada, SUP, surf, kite.
Já os bares e restaurantes seguem as regras anteriores, pois em julho já foi permitida a abertura com 50% da capacidade total e funcionamento até as 23h.
Leia também o post O que fazer em Búzios
Retomada do Turismo no Brasil: Praia da Pipa
Um dos destinos mais procurados no Rio Grande do Norte, Pipa, reabriu no dia 8 de julho. Não há barreiras de acesso, mas todos os estabelecimentos locais precisam cumprir o decreto que só autoriza 50% da capacidade. Isso vale para hoteis, restaurantes, agências de passeio e todo o resto.
E restaurantes precisam fechar 23h.
Além da capacidade reduzida, o protocolo de higiene é obrigatório, com limpeza diária dos ambientes comuns, uso de máscara por todos e álcool em gel 70% disponível.
O melhor hotel da Pipa, mais exclusivo e mais lindo, é o Toca da Coruja, que faz parte dos selos Roteiros de Charme e Conde Nast. Fica em uma reserva de mata atlântica, cercada por 25 mil metros quadrados de verde, e de frente para a praia. Conta com apenas 16 apartamentos e 12 bangalôs, lindíssimos.
Menos exclusivo, mas muito bom também, tem o Hotel Sombra e Água Fresca, de frente para a praia, com varandas individuais e suítes com hidromassagem, o Bupitanga e a Pousada Tartaruga.
Os bares e restaurantes seguem as mesmas regras, reservando somente 50% do espaço e garantindo distância mínima de 2 metros entre as mesas. O uso da máscara é obrigatório, tirando somente durante o consumo na mesa.
Muitos estão realizando reserva para evitar espera na entrada, então fique atento.O meu favorito é o Tapas.
Já as praias e os quiosques estão abertos, com uso obrigatório de máscara.
Mas, se você quer aproveitar de fato a beleza local, caminhe a pé mesmo. Mesmo em passeios com número de pessoas reduzido, sozinho nas praias é mais fácil cumprir o distanciamento social e aproveitar o cenário paradisíaco com segurança
Reabertura de Monte Verde
Localizada no sul de Minas, Monte Verde reabriu ao turismo em 4 de junho, com taxa de ocupação de até 40%. Porém, as aéreas de lazer, como piscinas, salão de jogos e saunas, não poderão ser utilizadas.
O turista que chega em monte verde encontra comércio, bares e restaurantes abertos, mas com restrições. Bares e restaurantes, por exemplo, só podem ter duas pessoas por mesa, a não ser quando se tratar de menores de idade com os pais, e as mesas precisam de 2 metros de distância entre si.
Já parques e pontos turísticos seguem fechados, com exceção da Trilha da Pedra Redonda.
Para se hospedar, eu adoro o Jardim da Mantiqueira. Fica bem no centrinho, a uma quadra das galerias e restaurantes, mas é de uma paz absoluta. Outro bem gostoso é o Village de Minas.
Leia também
- Viagens de carro pelo Brasil depois do Coronavírus: Bahia
- Hoteis de natureza no Brasil para viajar se isolando
- Hoteis isolados em Alagoas para curtir uma praia na Rota Ecológica
E siga o Juju na Trip no instagram
Buzios é Lindo!
também adoramos!!
Belos locais. Já os frequentei. Bem legal!
Búzios é um local maravilhoso. Hoje temos dificuldades por causa da pandemia, mas acredito que em breve teremos esse cartão postal de volta ao normal.
Excelentes lugares adorei.Jericoacoara eu não conhecia muito bonito.
Excelentes destinos… parabens pelas dicas.
Olá, eu amo seu artigo.
Você conhece alguma das praias de Santa Catarina? Eu realmente gostaria de viajar para Florianópolis.
Beijos!
Oi! Gosto muito da Guarda do Embaú e Praia do Rosa.