Hoteis de natureza no Brasil em meio a montanhas, mata, em parques nacionais ou em praias intocadas. O turismo de isolament0 – uma combinação que une lugares mais remotos e pousadas com serviços e espaços mais exclusivos – vem ganhando força em meio à pandemia. A justificativa é óbvia: locais com menos gente são mais seguros em meio à pandemia por serem mais fáceis de se manter o distanciamento, principalmente se forem acessíveis de carro e em trajetos mais curtos. Pensando nisso, selecionamos alguns hoteis para quem quiser planejar uma viagem isolada a partir de algumas capitais brasileiras.
Mas antes de ir, lembre-se que nós, viajantes, temos também a responsabilidade de não levar o vírus para locais mais distantes e com pouca estrutura. Faça seus exames antes de viajar, use máscara e faceshield nos voos, e respeite as regras de distanciamento. Vale também checar a situação de cada estado para se informar sobre as curvas de infecção nos destinos escolhidos
Índice desta matéria
Hoteis de natureza perto de São Paulo
Para se isolar em Campos de Jordão, o Botanique Hotel & Spa, cravado no no Triângulo das Serras, na Mantiqueira, é uma ótima pedida. Com a proposta de relaxamento em meio à natureza, tem um super spa, quartos debruçados sobre o verde, além de circuitos de bicicleta para quem quiser se exercitar ao ar livre, trekking e cavalgadas.
O Botanique é adepto do foraging (cozinha do campo para a mesa) e os pratos do restaurante Mina, comandado pelo Chef Gabriel Broide, trazem sempre receitas com ingredientes colhidos no dia.
Agora, seguindo medidas de prevenção, o hotel está com piscinas fechadas, inclusive as dos quartos. E também o spa. Mas a sala de cinema para duas pessoas continua funcionando, assim como as atividades na natureza.



Outra alternativa para ficar em meio à natureza a poucas horas de São Paulo é a região de Santo Antonio dos Pinhais, cravada na Serra da Mantiqueira. Lá, hoteis de charme, aconchegantes e exclusivos, são ótimas opções para quem quer se isolar ao ar livre em meio a trilhas e boa gastronomia.
Lá, a opção mais exclusiva e bacana é a Quinta dos Pinhais. O hotel faz parte do selo Roteiros de Charme, e tem apenas 14 vilas e bangalôs debruçados sobre paisagens belíssimas, em um terreno com 240 mil metros quadrados de área verde. Entre as atividades, há trilhas, lago, fazendinha, passeio a cavalo.
A pousada também se adequou aos protocolos, e além dos cuidados de sanitização, todo o processo de check-in e informações do hotel passou a ser digital – para eliminar o papel – e o uso de máscaras é obrigatório nas áreas sociais. Já o café-da-manhã passou a ser servido individualmente e com hora marcada.
O hotel interditou a piscina social e sauna, e as áreas comuns – como lounge e sala de jogos – só podem ser usadas por um família por vez. Mas algumas acomodações têm piscinas privativas e hidro. Por lá, o clima que te espera é esse das fotos


Ainda em Santo Antonio, se a ideia for algo mais econômico, a pousada Vale Monte Azul atende bem.
Já na linha hotel-fazenda, tem o Capoava, em Itu, a 40 km de Campinas.
O hotel também faz parte da coleção Roteiros de Charme, é procurado por famílias, e conta com trilhas, cavalgadas, um lago com patos e caiaque, quadra de tênis. Os chalés tem lareira, ar-condicionado e wifi.


Hoteis de montanha Rio de Janeiro
Hoteis em Itaipava e arredores
Pousada Tankamana – é uma das mais exclusivas na região da serra de Itaipava. Tem apenas 16 chalés, e indico ficar nos que têm ofurô. A pousada fica em uma área verde com trilhas pela floresta e duas piscinas, sendo uma delas natural e com queda d’água. E um Plus: o café da manhã pode ser tomada a qualquer hora.
Entre os protocolos de segurança em relação ao Covid, mas espaçamento entre as mesas, comida à la carte ou no quarto, equipes com EPIs especiais e todos os cuidados de sanitização recomendados. As piscinas seguem funcionando normalmente.




Les Roches – também é ótima e faz parte do Roteiros de Charme, mas acho a Tankamana mais charmosa – se for para escolher entre as duas. Todos os chalés tem tevê, ar, DVD, e alguns possuem hidro e lareira. Entre as atividades ao ar livre e equitação.
A piscina segue aberta, mas em função dos protocolos de segurança do Covid-19, a pousada diminuiu a quantidade de mesas no restaurante para garantir o distanciamento, e está realizando os cuidados de sanitização indicados pela Anvisa.


Hoteis na Serra de Teresópolis
Hotel Rosa dos Ventos o hotel é uma delícia para ir com a família, e tem atividades como trilhas, cavalgadas, canoagem: Com um imenso lado, e no meio da mata, o Rosa dos Ventos é hotel de natureza em meio à serra de Teresópolis, e conta com chalés de madeira com varandas.



Hoteis de natureza no Brasil: Alagoas e Pernambuco
Para quem não quer contato com outros hóspedes em áreas sociais, a Pousada Pedras de Patacho, na Rota Ecológica de Alagoas, tem alguns bangalôs com piscina privativa no segundo andar, o que é uma ótima pensando nesses tempos de distanciamento.
Além disso, o café da manhã é servido na piscina das habitações, os passeios e cardápio seguem por wpp, e check in pode ser feito online sem presença no balcão, entre outras medidas.

Também na Rota, tem a Samba pa ti, que faz parte do circuito elegante e também tem alguns bangalôs lindíssimos e com piscina privativa.
Todas as habitações têm cama king size, TV LED, ar-condicionado split e varanda com rede. A pa Ti tem ainda facilidades como bicicletas para hóspedes.
Entre os protocolos de prevenção do Covid-19, a pousada tem o selo Safe& Clean, certificado pelo bureau Veritas, e utiliza produtos da Unilever Pro para higienização e desinfeção dos ambientes. As mesas do restaurante e bar de praia foram reposicionadas, gerando maior espaço e as refeições – com exceção do café-da-manhã à la carte – podem ser servidas nos quartos.

Hoteis de natureza próximos a Porto Alegre
A região de Aparados da Serra é um santuário natural isolado, com um geografia recortada por cânios colossais de eté 900 metros de profundidade, cachoeiras, rios e trilhas.
Parador Cambará do Sul: é um glamping inspirado nos lodges da África, próximo aos cânions gaúchos, e a menos de 9 km da cidade de Cambará do Sul, e a 4h de carro de Porto Alegre e cerca de 5h de Florianópolis.
Aqui, a atração é explorar o parque nacional das Serras Gerais e de Aparados, com destaque para o cânion de Itaimbezinho, além de cavalgadas e passeios de balão, que podem ser organizados pelo hotel.
Entre os cuidados pdor causa a pandemia, é obrigatória agora a utilização de máscaras nas áreas comuns, é feito um pré-check in online, e todos os clientes e colaboradores têm a temperatura aferida. Outra medida adotada é um intervalo de 24h entre uma hospedagem e outra, permitindo a sanitização adequada das acomodações.
O café da manhã deixou de ser servido como bufê, e o restaurante – no momento – está aberto apenas para hóspedes.



Hoteis de natureza no Brasil próximos a BH
Ibitipoca é um bom recanto para quem quer se isolar, com suas dezenas de trilhas e cachoeiras, a cerca de 5h da capital mineira. Aqui, é um destino na conta para quem busca hoteis de natureza no Brasil.
O Paiol do Bauzinho é para eremitas (no bom sentido), e vem bem a calhar se a ideia é ver persona. Fica cravado e uma planície onde o verde se perde no horizonte, tem chalés com cozinha e sala de estar e fica bem perto da entrada do parque. É bebem rústico, mas tem seu charme.
Se quiser algo no vilarejo, a Repousada é uma boa opção.


