Porto por onde o ouro era escoado no Brasil Colônia, Paraty tem um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do Brasil. E é também uma cidade vibrante, cheia de vida, com uma intensa agenda de festivais. Como se não bastasse só isso, Paraty possui ainda trilhas, passeios, ecoaventura, cachoeiras. Nesse post, separamos algumas das melhores atividades para se fazer por lá. Confira!
Onde ficar em Paraty
Antes das dicas do que fazer, nossas indicação de pousadas em Paraty.
Casa Colonial – Fica no centro histórico, e é uma pousada classuda. Tem quartos com piso de madeira corrida e sacada vista para as ruas, piscina, e um café da manhã incrível.
Casa Turquesa: Charme, charme, charme. A pousada fica no centro histórico, perto do cais, e tem suítes equipadas com TV LCD e camas com mosquiteiro e lençóis em algodão egípcio.
Pousada Literária: A pousada ocupa um prédio colonial no centro histórico perto do Cais de Paraty. Tem piscina ao ar livre, bar, sauna, lençois 600 fios. A decoração é incrível, com quartos assinados pelo escritório Jacobsen Arquitetura. Agora a cereja: a pousada ganhou o prêmio Best of 2017 do Virtuoso.
1. Centro Histórico de Paraty
Paraty era um dos portos mais importante na época colonial. O porto servia com escoamento de outro e pedra preciosas de Minas Gerais para Portugal. O centro foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e os carros são proibidos de passar por lá, fica melhor ainda para visitar os sobrados com restaurantes, lojas de artesanato locais. Não deixe também de visitar o Igreja de Santa Rita, de 1722, um dos cartões postais de lá.
Curiosidade: Durante a a lua cheia, a maré alta invade as ruas do centro.
Restaurantes: Para o roteiro da gula, inclui o Banana da Terra, o Refúgio, e o Thai Brasil.
Teatro de Bonecos: é um clássico. A apresentação acontece no Teatro Espaço, todas as quartas e sábados às 21h. O ingresso custa R$ 40,00 a inteira e R$ 25,00 a meia (estudantes c/ carteirinha e maiores de 60 anos).
2. Festivais
Paraty é conhecida também por seus festivais, festas e feiras. Durante o ano todo a cidade é a casa de festivais de jazz, arte fotográfica, literatura e até mesmo de cachaça. Existem também festivais culinários como o festival de camarões, de esportes como o Aloha Spirit Paraty, entre muitos outros. Você pode conhecer mais um pouco pelo link.
3. Caminho do Ouro
A estrada foi construída por escravos no século 17 e serviu como rota de escoamento de pedras preciosas e ouro por anos. Atualmente, está super preservada e é interessante conhecer uma obra de engenharia de tanto tempo. Ela passa por dentro da Mata Atlântica e você encontrará cachoeiras, ateliês, comidas caseiras.
O passeio só pode ser feita com guias autorizados. Você pode agendar a sua visita diretamente com os guias pelo site.
4. Aventura
É diversão para família toda. Existem 4 níveis de percurso e um deles só para crianças. Por lá você pode fazer tirolesa, arvorismo, rapel, caiaque, entre outras atividades ao ar livre, tudo na Mata Atlântica nativa da região. Fica praticamente dentro da cidade e é muito fácil de chegar.
Mais informações: http://paratysportaventura.com.br/
5. Ecoturismo
Por ter uma área de preservação extensa, a cidade têm diversas trilhas com todo o tipo de dificuldade, podendo durar até alguns dias. Uma ótima maneira de conhecer as praias e cachoeiras.
Quem faz as trilhas é o pessoal do Casa Aventura e do Interação Paraty.
6. Mergulho
Ilha Comprida, dos Ratos, dos Meros, Todos esses são pontos de mergulho em Paraty . As águas claras e calmas são perfeitas para fazer um mergulho e conhecer as belezas marinhas da região. Vale a pena!
Mais informações: Una Dive
7. Praias
Existem cerca de 60 ilhas e 300 praias na região de Paraty. A maioria pode ser acessada por carro, duas ficam na parte central e algumas por escunas que saem da do centro da cidade. As mais conhecidas são a do Sono, Trindade e Paraty-Mirim.
8. Cachoeiras
São muitas as opções na região, a maioria têm acesso por trilhas. Uma das mais conhecidas é a de Pedra Branca, lá funcionava uma antiga hidrelétrica, ela têm 2 quedas, um poço para mergulho e piscinas naturais.
Localização: Estrada para Fazenda Murycana, acesso pelo km 4,5 da Estrada para Cunha, 9 km (1 km de terra)
9. Mini Estrada Real
A Mini Estrada Real é um parque temático em miniatura onde a Estrada Real (caminho de ouro) é representada. São retratadas cidades de Minas Gerais, Paraty com casarões, igrejas e pontos turísticos. Vale super pena a conhecer e conhecer mais um pouco da história com a uma visita guiada.
Leia mais:
Dicas do Mamanguá e ilhas de Paraty
Lugares de natureza no Brasil: 5 para onde viajar com segurança na pandemia
Lugares para viajar perto do Rio de Janeiro
10 Destinos no Brasil que parecem o Caribe
Retomada do turismo no Brasil: 7 destinos de praia e montanha
Melhores Airbnb perto do Brasil: 21 casas de Norte a Sul
Roteiro Alagoas: descubra a Rota Ecológica
Siga a gente nas redes sociais e veja outras dicas:
Instagram: @jujunatripblog
Facebook: /jujunatrip
Youtube: /jujunatrip
Muito bom, adorei as dicas.
Eu fui no ecoturismo e fui incrível, lindo de mais!
Adorei as foto, bjss.
É bem bacana, né?