Jericoacoara retomou o turismo em julho, e com os números de contaminação do Coronavírus no Ceará em queda, o destino é uma opção que que pode ser mais segura para quem quer viajar. Um vilarejo de pescadores num canto remoto do Ceará, que foi descoberto pelos hippies, depois pelos gringos e hoje é rota saudável da galera do wind e do kitesurf e de quem gosta de um turismo praiano. Com lagoas cristalinas de água doce, mar de água morno, e ruas de areia, Jeri é um paraíso. Nesse post, a gente listou o que fazer em Jericoacora, incluindo:
- Como chegar em Jericoacoara
- Onde comer em Jeri
- Melhores pousadas em Jericoacoara
- Melhor época para ir
- O que fazer
- Lagoas do Paraíso e Azul
- Passeio para Pedra Furada
- Pôr do sol na dunas de Jeri
E só pra situar um pouco, a vila fica nas franjas de um Parque Nacional, entre o mar e um deserto de dunas que escondem lindas lagoas de águas cristalinas. O lugar é incrível, com natureza farta, ótimos hoteis e muitas atividades para família. É um destino modo off, pra relaxar, mas há também um fervo de noite pra quem quiser.
ATUALIZAÇÃO CORONAVÍRUS: Jeri reabriu para o turismo em agosto. Hoteis poderão funcionar com capacidade 100%, mas seguindo regras estritas de limpeza, controle de temperatura e uso de EPIs. Praias também estão abertas, e passeios operando. Bares e restaurantes estão abertos também, mas com restrição de horário, só podendo funcionar das 7h às 18h, e com somente com 50% das mesas. Depois desse horário, o funcionamento é apenas para delivery.
Índice desta matéria
Como Chegar em Jericoacoara
Jericoacoara fica no pequeno município de Jijoca, são 300 kms de Fortaleza, no Ceará. Para chegar lá, existem 4 maneiras: de ônibus, transfer, carro 4×4 e helicóptero. O transfer é a opção mais confortável e mais rápida (até porque ir de carro não faz sentido, já que tudo em Jeri se faz a pé).

Dicas de Jericoacoara: não deixe de ir na Lagoa do Paraíso
Melhor Época
O nordeste brasileiro geralmente faz sol o ano inteiro mas é claro que existem algumas épocas de chuva. Entre o final de janeiro a julho, a região fica mais chuvosa. Isso não quer dizer que não terão dias de sol para se divertir. Essa é a época também em que as lagoas ficam mais cheias. Se você está querendo praticar windsurf, a melhor época é de agosto a dezembro, quando sopram os ventos alísios constantes. Fica incrível para praticar! Durante o carnaval e réveillon, fica cheio demais.
Melhores hoteis em Jeri
Jericoacora tem ótimas pousadas-boutique, e listo abaixo as que eu mais gosto.
Pousada rústico-chique
- De frente pra praia , a Casa na Praia tem deck e piscina com vista pro mar e para a Duna do Pôr do Sol, num clima de hotel boutique. Os quartos são amplos, super bem decorados, possuem varanda (algumas com vista pro mar), Wi-Fi grátis, ar-condicionado e frigobar. O café da manhã é farto e com muitas opções de frutas e pratos locais.
- O Casa de Areia faz parte do mesmo complexo do Casa na Praia, mas tem quartos ainda melhores, maiores e de frente pro mar. Os serviços são praticamente os mesmos, já que café da manhã, piscina, deck, espreguiçadeiras e funcionários são compartilhados pelos dois hotéis. Vale a pena pra quem quer ainda mais conforto e mais espaço, além de rede na varanda com vista pro mar.
- Outra maravilha de hotel, mas com uma pega mais rústica, é a Vila Kalango, com palafitas e teto de sapê. O café-da-manhã é bem servidíssimo, o hotel também fica na beira da praia, e tem escola de windsurfe com aulas kids.

onde ficar em Jericoacora: o hotel casa de areia
Pousadas mais exclusivas
- O My Blue também é lindo, com jardins, spa e design/arquitetura mediterrânea clean.
- Também na linha rústico chique tem o Essenza, que eu adoro. E um Plus é que os quartos têm piscina privativa na varanda, o que em tempo de distancimento é precioso.

O quarto clean do My Blue

Essenza: piscina privativa na varada é um plus nas viagens que pedem distanciamento
Pousadas mais acessíveis
- E tem a Pousada Capital Thomaz, que não é um pousada boutique, mas é outra ótima opção pra quem quer um bom custo-benefício. De frente pro mar, a pousada tem quartos básicos, boa estrutura com piscina e bar de praia, e escola de wind.
⇒⇒⇒VEJA MAIS HOTEIS EM JERICOACOARA⇐⇐⇐
Onde Comer em Jericoacoara
Moquecas, peixes frescos, bobó, tapioca. Jeri tem uma lista de bons restaurantes com sabores apurados.
Para jantar em Jericoacoara:
O Na Casa Dela é um clássico em Jeri, com uma decoração rústica linda e bem aconchegante. A comida é caseira e muito deliciosa, e o cardápio tem vários pratos da cozinha brasileira. Recomendo muito o bobó de camarão, pratos com carne seca e peixes. E não deixe de pedir os bolinhos de mandioca e os dadinhos de tapioca com mel. E aos fins de semana, tem showzinho intimista.

Dicas de Jericoacoara: restaurante na casa dela
Outro clássico de Jeri é o Tamarindo, e vá no risoto de camarão e no camarão no abacaxi. Do clima, o Tamarindo tem uma iluminação intimista, velas e clima pé-na-areia chique.

Dicas de Jericoacoara: restaurante tamarindo
Outro que é um achado é o Éllo, um restaurante mais contemporâneo assinado por dois belgas. Entre as delícias servidas, tem peixe grelhado com tabule de quinoa e emulsão de bouillabaisse, cracker de tapioca com espuma de moringa e batata yacom, e raviólis de lentilha com emulsão de aspargo. Incrível!

onde comer em jericoacora: as sobremesas do chocolate do Ello

Ello e sua cozinha contemporânea: o cracker de tapioca
Para almoçar em Jericoacoara:
Os restaurantes Na Casa Dela e Tamarindo têm um clima mais noturno. Para almoçar, sugiro o Bistrogonoff e o Pimenta Verde.
O Pimenta fica na esquina do Beco Doce com a rua São Francisco, abre para almoço e jantar, e serve de arrumadinho a cuscuz marroquino, passando por massas, risotos e pratos de frutos do mar.
Já o Bistrogonoff serve estrogonofes e risotos.
Para refrescar em Jericoacoara:
E se você está procurando sorvete, ão deixe de ir no Gelato & Grano, na praça. São deliciosos e com uma boa variedade de sabores. Um bom pit stop para depois de um dia de praia.
O Que Fazer em Jericoacoara
O bacana de Jeri é que apesar de ser relax, há muito o que fazer por lá. De visitar lagoas incríveis, a passeio de buggy e poentes lindíssimos. Listo agora o que fazer em Jeru.
- Lagoas Azul e do Paraíso: Com um pequeno passeio de bugre pelas dunas você chegará nela. A Lagoa de Jijoca são na verdade duas, A Lagoa Azul, que tem águas calmas, claras e banco de a areia, e a Lagoa do Paraíso, que têm uma coloração bem mais bonita que a primeira e também redes instaladas dentro do mar. Não deixe de ir!

Passeios em Jericoacoara: lagoa azul

O que fazer em Jericoacoara: lagoa do paraiso

O que fazer em Jericoacoara: passar uma tarde nessas redes da lagoa não é nada mal, não é?
- Aulas de Kitsurf, Windsurf, SUP e Surf: É muito legal, e há aulas para crianças também! Muitas escolinhas estão disponíveis para as crianças também. A MH Kite School, Kiteiscool e Xavi Surf School são algumas escolas da região que você pode aprender a fazer esses esportes.

Dicas de Jeri: o destino é ótimo para aulas de kite e windsurf

O quer fazer em jeri: SUP também é bacana quando o vento diminui
- Pedra Furada: É um dos cartões portais da região e todo mundo que visita se encanta. Para chegar nela é preciso fazer uma pequena caminhada de 1h30 minutos partindo da praia de Jericoacoara. O passeio para Pedra Furada é um clássico. Mas opte por ir caminhando. As charretes causam sofrimento aos jegues Um espetáculo.

O passeio para Pedra Furada é um clássico. Mas opte por ir caminhando. As charretes causam sofrimento aos jegues

Pedra Furada: em julho o sol cai no buraco da rocha
- Praia de Tatajuba: Faça um passei de bugre até lá, você não vai se arrepender. No caminho você vai ver a vila que foi soterrada pelas dunas, fazer skibunda e no final disso tudo descansar em uma rede dentro do mar.
- Parque Nacional dos Cavalos Marinhos: É um passeio que vale se você estiver com crianças. Ele leva a uma área de mangue com cavalos marinhos e caranguejos. Lá, as crianças aprenderão muitas coisas sobre os animais e seu habitat.

parada para um descanso no mangue de Jeri
- Duna do Pôr-do-Sol: Todos os dias, o mesmo e maravilhoso ritual se repete. É no fim do dia que todos sobem a duna, no canto da praia de Jeri, para saudar o sol poente.

Fim de tarde na duna de Jeri: um clássico
- Forró a Noite: Para quem acha que Jericoacoara só funciona de dia, aqui vai uma dica: tem arrasta-pé em muitos e também muitos bares e restaurantes abertos com voz e viola.

O que fazer de noite em Jeri: que tal forró?
Já conheco, vou voltar lá no inicio de Maio .É bom demais! Beijos!
As melhores fotos que já vi de Jeri. Demais. =D
Nivaldo, que bom ler isso!!! Muito obrigada!!!!!
Muito legal, gostei. Como sugestão, acho que poderia ter colocado o preço de tudo o que se lembrasse para o leitor ter uma noção se o passeio é adequado ao seu bolso e também a relação custo/benefíco.
Oi, Cereja, Sugestão anotada!
Amo viajar , mais ainda não conheço Jericoara , encontrei no seu post ótimas dicas. Obrigada por compartilhar.
Oi
Eu adorei a dica Jericoacoara é um paraíso, tenho muita vontade de conhecer. Amei as fotos
Que lugar lindo. Amei ver cada uma das fotos. Um dia quem sabe eu não poderei visitar.
Oie, tudo bem? Gente que post mais completo. Impossível não querer fazer as malas depois de conferir tantas dicas. Esse é um dos lugares que mais quero conhecer. Aquelas redes no mar me deixa bem curiosa haha além do calor é claro. Já fico imaginando a quantidade de fotos bonitas. Um abraço, Érika =^.^=
Que matéria maravilhosa! Informações importantíssimas com fotos lindas. Esse lugar é paradisíaco!
Obrigado pelas dicas!!
Que lugar lindo e sensacional. Eu tenho muita vontade de conhecer
Eu adoro Jeri! Vá sim
Dicas perfeitas pra quem está planejando uma viagem ao destino, ainda não conheço, mas não vejo a hora de conferir tudo ao vivo.
adorei as dicas.
ahhh que show!!! obrigada!
Realmente, Jericoacoara é um paraíso que é bem conhecido, mais ainda tem muito potencial. Quem tiver oportunidade, venha conhecer esse pedacinho lindo do paraíso.