Lugares para viajar em julho

es talaier menorca

Lugares para viajar em julho. Brasil, Europa, Caribe e Estados Unidos: para onde ir em julho, onde chove, onde faz sol, quais eventos especiais que acontecem nessa época do ano? Viajar em julho é complicado porque é alta estação e os lugares enchem. Mesmo assim, é possível encontrar bons destinos de férias nessa época e curtir bastante. Veja a nossa lista, e boa viagem!

Lugares para viajar ferias de julho: Holbox, México

Holbox é uma pequena ilha localizada na costa norte da Península de Yucatán, no México, do lado de Cancun, mas que ainda não foi ocupada pelo turismo como o destino vizinho – por isso, é também mais barata.

Aqui, além da beleza do lugar, o grande barato é que, em julho, costuma ser o auge da migração dos tubarões-baleia e mantas, e mergulhar com eles é uma das atividades locais.

É preciso dizer que a ilha é muito tranquila, com mar de águas bem claras, onde não entra carro e onde ainda não há grandes hotéis. Dessa forma,  lugar deles, há pousadas boutiques com aquele DNA mexicano de paredes brancas, palha e madeira. Da mesma forma, os meios de transporte mais comuns são bicicletas e carrinhos de golfe.

holboxLugares para viajar ferias de julho: Holbox, México

Lugares para viajar ferias de julho: Holbox, uma tulum de 20 anos atrás

O que fazer em Holbox

Sendo assim, o que não falta são motivos para Holbox ser um dos lugares para viajar em julho. Veja:

  1. Clima: Julho é o auge do verão no México e em Holbox, o que significa que as temperaturas são quentes e os dias são ensolarados.
  2. Observação de Tubarões-baleia: Julho é a época de migração desses animais. Eles são inofensivos aos seres humanos e ver esses animais majestosos de perto é uma experiência incrível. Você pode reservar  seu mergulho pelo site da Civitatis, e faça isso com antecedência, porque é muito concorrido.
  3. Passeios de barco para ilhas próximas: Holbox é o ponto de partida para vários passeios de barco para ilhas próximas, como Isla de la Pasión e Isla Pájaros.
  4. Ver os plânctons luminescentes em Punta Coco

Como chegar em Holbox:

Você precisa voar para Cancun, pegar ônibus Cancun-Chiquila (cerca de 2 horas de distância) e o ferry para Holbox.

Onde se hospedar em Holbox

O mais perfeito dos hoteis é o Nômade, mais que fica mais isoladinho. Se quiser ficar perto do vilarejo para curtir a vibe relax dos restaurantes e baresindico o Zomay, El Corazon Boutique  e a Casa Blanca. E tem o Vilas Caracol, super fofo também, mas um pouco mais distante do centrinho).

Veja também o nosso Roteiro 10 dias Cancún, Tulum e Riviera com Cozumel e Mujeres

Julho é época de tubarões-baleia em Holbox

Julho é época de tubarões-baleia em Holbox

Vibe fofa do vilarejo de Holbox

Viagem em julho no Brasil: Jalapão

Jalapão é um lugar de superlativos. Nada é muito ou pouco. As distâncias percorridas de carro dentro do parque são enormes, mas as paisagens fazem o tempo passar rápido. E cada atrativo visitado é de uma beleza ímpar, variando de fervedouros, a lagos, serras, rio, cânions, e cachoeiras. Para mim, é um dos lugares mais lindos do Brasil.

Viajar em julho para o Jalapão é perfeito, porque é um mês de seca, mas as cachoeiras ainda têm o volume d’água adquirido na temporada anterior (as chuvas vão até abril) .

Alerto, porém, que você não deve ir para o Jalapão sem uma agência. As estradas são ruins,   não pega sinal de 3g, e não há quase sinalização. Contrate uma agência de sua preferência, ou compre o pacote Jalapão de 6 dias do CCtrekking pelo Civitatis. A empresa ganhou o selo  TripAdvisor Travellers Choice em 2022

O que fazer em Jalapão

No roteiro obrigatório, você precisa conhecer:

  1. Dunas do Jalapão: As dunas de areia dourada são um dos destaques da região e oferecem um cenário espetacular para caminhadas, passeios de buggy ou de quadriciclo.
  2. Fervedouros: Os fervedouros são poços de água cristalina que parecem ferver, devido à pressão subterrânea da água. Eles são excelentes para nadar e flutuar na superfície.
  3. Pedra Furada: Uma formação rochosa interessante que lembra uma grande janela. É um ótimo lugar para tirar fotos e apreciar a vista.
  4. Cachoeira do Formiga: conhecida por suas águas cristalinas turquesa, é imperdível

 

Europa em julho: Menorca, Espanha

Das ilhas Baleares, Menorca é mais verde e mais tranquila que suas vizinhas Mallorca e Ibiza. Quem procura as belezas naturais do litoral espanhol e não quer agito deve escolher ela como destino. O clima em julho é o perfeito para ir até a ilha, quando as temperaturas estão mais altas, o mar está mais azul e chove pouco.

Os 216 km de costa são a grande atração, com pequenas enseadas de mar azul intenso. Mas não é só isso. Há uma vila chamada Ciutadella, a mais charmosa da ilha. Tem a produção de ótimos queijos e também alguns sítios arqueológicos para explorar.

O que fazer em Menorca

Aqui vão algumas sugestão de praias a passeios

  • Cala Turqueta: A cor do mar dá o nome para essa enseada linda. Ela fica a apenas 10 km da Ciutadella, na parte sul de Menorca. Mas vale a dica: chegue cedo, pois é uma das favoritas dos moradores locais.
  • Cala Macarella e Cala Macarelleta: Ficam a menos de 5 minutos da Cala Turquesa e são duas praias pequenas que forma uma enseada. O acesso é um por estrada irregular, então roupas e sapatos confortáveis são ideias.
  • Cala Mitjana e Cala Mitjaneta: Outras duas praias interligadas, elas são emolduradas por paredões de rochas brancas e salpicadas de vegetação local. De uma para a outra dá para ir nadando pelo mar cristalino e calmo da enseada.
  • Cala Binidalí: Ela fica próxima de uma vila chamada Mahón e tem um ar muito rústico. A pequena orla de areias brancas é cercada por rochedos, que formam um canal extenso e azul. O legal é ir até ela pela tarde e seguir a noite para Sant Climent, onde tem vários restaurantes charmosos.
  • Cala en Brut: um paredão de pedra com acesso a um  mar ultra azul. Lindíssimo!
  • Alugar na Cala en Porter  barquinho (gomone) que você mesmo pilota (não precisa de licença) e explorar as praias do sul
  • Passeio de barco pelas praias do Sul: se não estiver seguro para dirigir se gomone, você pode contratar o passeio do Mar en Calma, com saídas de Galdana. O passeio dura 3,5 com paradas de meia hora em praias como Talaier, Turqueta, Son SauraOnde se hospedar em Menorca:

Onde se hospedar em Menorca

A Ciutadella é o centro histórico, e é um charme. Lá recomendo o Can Faustino, o Boutique Can Sastre e o Hotelet Des Born Spa . Vale lembrar que nem todos os hotéis ana Ciutadella têm vaga de carro por perto.

Já se quiser ficar perto da praia, recomendo Meliá Cala Galdana  e o Carema Beach

Lugares para viajar em julho: Menorca tem dezenas de calas de agua azul e transparente

Lugares para viajar em julho:  Menorca tem dezenas de calas de agua azul e transparente

Europa em julho: que tal Capri?

A ilha nas proximidades da costa de Nápoles é um dos destinos mais lindos da Italia para ir em julho. O mar fica ainda mais azul, o sol brilha mais e o clima é de temperaturas altas.

Viagem julho: Onde ir nas Fférias de julho na europa: Capri

Viagem julho: Capri

O que fazer em Capri

Agora falando do que fazer na ilha, aqui vão algumas atividades e locais para conhecer em Capri.

  • O mais famoso deles é a Gruta Azul. O nome faz jus a cor do mar, que com a entrada da luminosidade se torna uma piscina cristalina e de um tom azulado único. Por ser muito conhecida, atrai multidões, mas a dica é chegar bem cedo para evitar tumulto.
  • Passeio de caiaque (imperdível) até os Faraglioni. e pelas grutas , com parada para mergulho na cala Ventroso.
  • Outra atividade indispensável na ilha é caminhar pelas ruelas e ruas de Capri e Ana Capri. As duas são charmosas, bem ao estilo italiano. Casinha coloridas, lojas de artesanato, bons restaurantes e sorveterias são as principais paradas. Vale a pena deixar para fazê-las no final do dia para ver o pôr-do-sol.

Como chegar em Capri

Só dá para chegar até ela de barco, que parte das cidade de Nápoles e Sorrento. O valor do ferry rápido é de € 21.50 por trecho e leva cerca de 50 minutos de viagem. As empresas são a Caremar, a NLG e a SNAV.

Onde se hospedar em Capri:

A ilha é dividida em duas principais cidades, a de Capri (na parte leste) e a de Ana Capri, (no lado oeste). A primeira é a mais turística, onde se concentram mais hotéis e também onde chegam os barcos. Os melhores estão na parte alta, com vista para o mar. É o caso do Hotel La MinervaCasa Morgano.

A segunda, Ana Capri, com menos movimento. A cidade fica em uma parte alta, onde estão também os melhores hotéis da região. Recomendamos nela o Meliá Villa Capri, com acomodações luxuosas, e o tradicional Hotel Al Mulino.

Leia mais sobre a Itália no nosso Roteiro Costa Amalfitana: Positano, Amalfi e cidades vizinhas

Viagem nas férias de julho: Praia Marina Grande, em Capri: entrada gratuita

Praia Marina Grande, em Capri: entrada gratuita

Viagem em julho: Aruba, Caribe

Aruba é uma boa opção de viagem nas férias de julho. A ilha tem um perfil voltado para famílias, com uma diversidade de atividades para fazer, e praias de águas calmas e serenas.

Em julho, as temperaturas podem bater os  30°C, mas não costuma chover. A temporada mesmo de chuvas, normalmente, se concentra entre outubro a janeiro.

Ferias de Julho onde ir: Baby Beach, em Aruba

Ferias de Julho onde ir: Baby Beach, em Aruba

O que fazer em Aruba

Dentro o que ver, Oranjestad, a capital, é uma graça,  com prédios coloridos no estilo holandês, ruas fofa, e com direito a passeio de bonde.

Já sobre as praias, aqui vai um mini-guia:

Palm Beach: é onde ficam os hotéis verticais, com bares e restaurantes na beira da areia, quiosques e escolas de atividades náuticas. É a praia da muvuca, mas tem um mar azul lindo, cristalino, e muito calmo. Fica no noroeste da ilha

Eagle Beach: mais calma que Palm Beach, com hotéis mais baixinhos. Uma parte tem um calçadão com bares e restôs. Depois, a avenida acaba, e fica só praia. Dica no lado Oeste

Baby Beach, no sul da ilha, é a favorita das famílias com crianças pequenas (daí o nome), pelo mar piscininha.

Malmok: fica num bairro mais residencial, no norte, e tem ótima condição para snorkel.

Arashi: também norte de Aruba, mais afastada e sem construções. É uma praia selvagem, também perfeita para snorkel. Fica no noroeste.

Não vá na Praia dos Flamingos: Saibam que os flamingos dessa praia têm as asas cortadas para não voar e ir embora.

Além das praias na ilha principal, há muitos passeios legais em Aruba. Sugiro o passeio de catamarã em Aruba (você pode comprar pelo site da Civitatis) que passa por Palm Beach e Catalina.

Onde se hospedar em Aruba

Boas dicas são o Renaissance em Oranjestad, o Wonders Boutique (também em Oranjestad, só que mais intimista) e  Ritz em Palm Beach.

Cidade Aruba Caribe o que fazer

Viagem nas férias de julho: a cidade de Aruba

Roteiro Sul da Bahia

Mais sujeito ao clima do Sudeste, essa é uma região da Bahia onde não  chove em julho. Aqui, vale combinar o roteiro Arraial-Trancoso-Espelho-Caraíva ( se quiser mais detalhes, veja nosso post  viagem sul da Bahia  com todos os detalhes: melhores praias, atividades, hotéis).

Férias de julho no Brasil: Caraíva

Férias de julho no Brasil: Caraíva

E aqui, um breve resumo dessas cidades da Bahia.

  • Arraial d’Ajuda: É o primeiro vilarejo desse roteiro pelo litoral sul da Bahia. Arraial é um vilarejo simpático, de frente para um mar estupendo. Alguma das praias são calmas, como é o caso da Araçaípe, e outras bem badaladas, como a Parracho.
  • Trancoso: A cidade tem um clima rústico, com um centrinho (chamado de Quadrado) muito colorido e charmoso. O acesso de carros é limitado, tanto na vila quanto na maioria das praias. Por isso, a caminhada é atividade obrigatória e recompensa com cenários lindos. A praia dos Nativos é a mais próxima e dá acesso as demais pela areia. Alguns minutos de caminhada levam a tranquila Rio da Barra, ao norte, e a dos Coqueiros, ao sul (é dela que parte barcos para os recifes da região).
  • Praia do Espelho: O nome explica a fama do lugar. O mar é tão cristalino que forma um espelho, refletindo as nuvens. Na maré baixa dá para chegar caminhando pela praia (normalmente de manhã), mas também dá para ir pela estrada, passando pela falésias no alto. Na verdade, não deixa de consultar a tábua de mares, para ir em horário de baixa. É quando as piscina naturais se formam e a praia revela toda a sua beleza.
  • Caraíva: Localizada entre o mar e o rio, Caraíbas é para desacelerar. No vilarejo não entra carro e a maneira de chegar é por um barco de travessia local. O que tem de melhor para fazer na cidade? Relaxar, dar mergulhos na praia e no rio e curtir a noite, quando os restaurantes locais ficam animados, com música ao vivo. É um destino para voltar renovado.

Onde ficar no sul da Bahia:

Das quatro paradas que mencionamos, Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva são os pontos de parada. Aproveite para ficar em hotéis lindos, locais e que deixam o roteiro pela Bahia ainda mais incrível.

Em Arraial d’Ajuda o melhor é ficar de frente para a praia no Kûara Hotel ou no Saint Tropez Praia Hotel.

Trancoso tem os hotéis luxuosos como a Pousada Capim Santo, com limitado número de suítes, e opções mais badaladas, como a Pousada Estrela d’Água, na praia dos Nativos. No Quadrado, gostamos do Uxua e do Etnia.

Caraíva não é destino de luxo, mas tem pousadas muito charmosas. Nossas favoritas são a San Antonio Praia, com bangalôs lindos, e a Pousada Lagoa , na beira do rio.

Beira do rio em Caraíva: melhor lugar pra pegar “praia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *