O que fazer em Amsterdam: roteiro + atrações imperdíveis

Juju nos canais do Centro de Amsterdã

O que fazer em AmsterdamA capital da Holanda é uma das cidades mais lindas da Europa, com canais  margeados por casas-barco, construções góticas, coffee shops. A cidade é um cenário perfeito, e cheia da boas surpresas: uma ruela secreta, um jardim escondido, uma igreja que virou local de shows. Nesse post, reunimos todos os principais pontos turísticos de Amsterdam e dicas de locais para um roteiro de viagem perfeito.

Depois de ir 5 vezes para a capital holandesa, e viver momentos incríveis, compartilhamos aqui nossa experiência.

Um bar num prédio de 1695. Em Amsterdã, qualquer esquina guarda uma surpresa ou um lugar bacana
Um bar num prédio de 1695. Em Amsterdã, qualquer esquina guarda uma surpresa ou um lugar bacana

Guia básico: perguntas e respostas sobre Amsterdam

1. Quantos dias são necessários para conhecer Amsterdam?

Para viver a essência de Amsterdam, é preciso no mínimo 3 dias. Porém, 5 dias permitem uma experiência mais completa, com tempo para explorar os bairros menos turísticos e aproveitar as atrações e momentos da Amsterdam com calma.

2. Quais são os pontos turísticos que não posso perder em Amsterdam?

Misturando Os clássicos são a Casa de Anne Frank, o Museu Van Gogh, o Rijksmuseum e o Voldelpark.

Mas eu incluiria ainda as 9 Street, uma volta pelo Single, passeio de barco pelos canais, Leidesplein, Red Light District e o Oude Kerk, o Pipj e a chamada Curva Doura (ponto mais fotogênico dos canais.

3. Amsterdam é uma cidade cara?

A cidade é famosa por seus canais, mas também por ter um custo de vida mais elevado. Planeje gastar uma média de 60/100 euros dia, sem hotel e passagem nessa conta.

4. Precisa de visto em Amsterdam?

Turistas brasileiros não precisam de visto para entrar na Holanda para estadias de até 90 dias.

No entanto, é fundamental ter em mãos um passaporte com validade mínima de três meses após a data de retorno prevista, comprovante de hospedagem, passagem de volta, comprovação de recursos financeiros e seguro viagem internacional com cobertura mínima de €30.000,00 para despesas médicas e hospitalares.   O que fazer em Amsterdam: passeio de barco

Onde se hospedar: Hoteis em Amsterdã

Há ótimos hoteis em Amsterdam, e recomendo escolher os que ficam no centro (Leidesplein | 9 Streets | Dam e Square-Centraal Station).

Listo alguns. E, para mais indicações, leia nosso post Onde ficar em Amsterdam, com os melhore hotéis bairro-a-bairro, e ainda hospedagens boas e econômicas.

HotelRegiãoPorque se hospedarNota no BookingLink
Pulitzer AmsterdaNo canal, perto das 9 Streets. É um boutique que ocupa 25 casas do século XVII e XVIII.9.0conferir preço
Swissôtel AmsterdamDam SquareFica no coração da cidade, com uma vista sensacional e ótimos quartos8.0conferir preço
Commune HotelPerto do Leidseplein É um hotel de design, charmoso, bem localizado e com preço médio8.8conferir preço
Prinsengracht Hotel No canal PrinsengrachtEconômico (para Amsterdã) e bem localizado7.9conferir preço
Stay OK hostelVondelparkBem localizado e bem econômico; quartos compatilhados8.6conferir preço
Asterkik HotelCity CenterFunciona em um prédio do século XIX renovado, com elevadores e quartos claros.8.8conferir preço
Hope EsthereaPerto das 9 streetsSuper, super, super charmoso!!9.2conferir preço
Quarto do Pulitzer, com vista para os canais de Amsterdã
Quarto do Pulitzer, com vista para os canais de Amsterdã
Hoteis em Amsterdã: o estilo escandinavo do La Remise
Hoteis em Amsterdã: o estilo escandinavo do Commune Hotel

Atrações imperdíveis em Amsterdã:

1. Rijksmuseum

Entre o que fazer em Amsterdam, está a visita a esse museu, um dos mais importantes da Holanda. O Rijksmuseum abriga uma coleção impressionante de obras de arte, incluindo a famosa “Ronda Noturna” de Rembrandt.

Rijksmuseum
Rijksmuseum

2. O que fazer em Amsterdam: Heineken Experience

Para os amantes de cerveja, a Heineken Experience é uma parada obrigatória. É um tour interativo e divertido que te leva a uma jornada pela história da cervejaria, te mostrando o processo de fabricação da cerveja e, claro, te dando a oportunidade de degustar a bebida.

Heineken Experience
Heineken Experience Amsterdam

3. Bairro da Luz Vermelha (De Wallen)

Mais do que apenas uma área de vitrines com prostitutas, o Bairro da Luz Vermelha é um dos mais antigos e icônicos de Amsterdã. Passear por lá à noite é uma experiência curiosa, que te mostra um lado peculiar da cidade, com suas vielas estreitas, muitos cofee shops e a arquitetura charmosa.

red light district
red light district

4. Museu Van Gogh

Outra dica do que fazer em Amsterdam. O Museu Van Gogh é meu preferido. Ele é celebração da vida e da obra do pintor holandês mais famoso do mundo, e o local com a maior coleção de obras do artista.

6. Canais de Amsterdã

A capital holandesa foi construída em torno de um anel de canais. Os mais lindos são o Herengracth e o Singer. Há um ponto conhecido como “Curva Dourada” que é um dos mais fotogênicos. Fica no Herengracht, entre Leidsestraat e Vijzelstraat.

Canais de Amsterdam
Canais de Amsterdam

7. Praça Dam

O coração de Amsterdã, a Praça Dam é o ponto de encontro perfeito e onde fica o Palácio Real e o Monumento Nacional. É um lugar cheio de vida, com artistas de rua, lojas, e, claro, pombas.

8. Vondelpark

O maior e mais famoso parque de Amsterdã, o Vondelpark é o lugar perfeito para uma pausa da agitação da cidade. É um oásis de tranquilidade, com lagos, jardins e muita gente relaxando, fazendo piquenique ou se exercitando.

9. Mercado das Flores (Bloemenmarkt)

É um mercado flutuante de flores. Cheio de tulipas de todas as cores, sementes e souvenirs, é o lugar perfeito para comprar lembranças e ver um pouco da paixão holandesa pelas flores.

Bloemenmarkt
Bloemenmarkt

10. Niewmarkt

A praça é cercada de cafés, e tem um castelo construído em 1488. Aos sábados, recebe uma deliciosa feira de orgânicos

o que fazer em Amsterdam: Nieuwmarkt
o que fazer em Amsterdam: Nieuwmarkt

11. Moinhos de Vento de Zaanse Schans

Esse passeio pelos moinhos é exatamente aquela escapada perfeita para ver a Holanda de cartão-postal, com moinhos centenários e casas de madeira em um vilarejo pitoresco. Você pode observar a produção de queijos e de tamancos, e tirar aquelas fotos incríveis que só a Holanda oferece

12. Albert Cuyp Markt

Um dos mercados de rua mais antigos e populares da Holanda, o Albert Cuyp Markt é um paraíso gastronômico. É o lugar perfeito para experimentar delícias holandesas como o famoso stroopwafel, queijo, arenque e kibbeling, além de encontrar souvenirs e roupas.

13. Oude Kerk

A igreja mais antiga de Amsterdã, a Oude Kerk fica bem no meio do Bairro da Luz Vermelha. Sua arquitetura gótica e seu interior surpreendentemente tranquilo a tornam um contraste fascinante com a agitação da área.

atrações em Amsterdam: a Onde Kerk
atrações em Amsterdam: a Onde Kerk

14. Negen Straatjes (9 streets, ou 9 Ruas)

Conhecidas como as “nove ruas”, esta área charmosa e super descolada é um labirinto de lojas vintage, boutiques independentes, galerias de arte e cafés aconchegantes. É o lugar perfeito para fazer compras e se sentir como um local.

As 9 streets de amsterdam
As 9 streets de amsterdam

15. A’DAM Lookout

O A’DAM Lookout é um arranha-céu com visão 360° da cidade, com seus canais, casas e portos. Há ainda o balanço “Over The Edge”, que desliza no ar sobre a cidade, e é bem interessante .

16. Jordaan e a rua Tweede Anjelier

Bairro com uma vida mais local , cheios de ateliês, cafeterias e galerias de arte. Experimente a torta de do Winkel 43. E aproveite também para almoçar ou tomar um café na rua Tweede Anjeliersdwarsstraat, uma das minhas preferidas.

Roteiro 5 dias em Amsterdam: o que fazer na cidade

Esse foi nosso roteiro de 5 dias em Amsterdam, com tudo o que visitamos, incluindo essas atrações acima, e muitas outras.

Para facilitar a organização de vocês, organizei essa tabela. E mais abaixo tem o dia a dia bem detalhado! Rolem o post para ler.

O que fazer em AmsterdamLugares para visitar
roteiro dia 1Van Gogh Museum, Rijksmuseum, Vondelpark, Leidsestraat, Leidseplein, Canal Singel, Spui e Spuistraat
roteiro dia 2Centraal Station, Jordaan, Dam Square, Kalverstraat (compras), 9 streets, canais, Curva Dourada
roteiro dia 3Red Light District, Oude Kerk, alugar um barco, Noord Amsterdam
roteiro dia 4Niewmarkt, Pipj e Albert Cuypmarkt, alugar bike, Heineken Experience, Noite em bares
programas diferentes em Amsterdam: Albert Cuypmarkt
programas diferentes em Amsterdam: Albert Cuypmarkt

O que fazer em Amsterdam em 1 dia

No primeiro dia roteiro em Amsterdam, veremos:

  • Van Gogh Museum
  • Rijksmuseum
  • Vondelpark
  • Leidsestraat
  • Leidseplein
  • Canal Singel
  • Spui e Spuistraat

Se seu hotel não oferecer café-da-manhã, você pode começar o dia fazendo o desjejum em uma das padarias artesanais de Amsterdam.

Dependendo de onde você estiver, sugiro a Vlaamsch Broodhuys (não deixe de experimentar a pasta de chocolate e a geleia de uva, são incríveis) e Le Fournil de Sébastien (com sotaque francês) .

Padarias de Amsterdã: comidinhas do Vlaamsch Broodhuys, uma ótima pedida pra começar o dia
Padarias de Amsterdã: comidinhas do Vlaamsch Broodhuys, uma ótima pedida pra começar o dia

Então, vá explorar os museus: o  Van Gogh (ingressos a 26 euros) guarda uma coleção única do artista que dá nome ao espaço, e ainda um acervo de Gauguin.

A 5 minutos de caminhada dele, está o Rijksmuseum (25 euros | grátis menores de 18), com obras da época de ouro holandesa, entre outras.

Então, seu caminho natural será o Vondelpark, onde uma turba de turistas se junta aos locais num retrato fiel ao que Amsterdã representa: multiplicidade.

O parque vibra com gente jogada em toalhas pelos gramados, punks, hippies, hispters e famílias fazendo picnic, ouvindo música e outras quimeras.

Vondelpark: relax e multiplicidade
Vondelpark: relax e multiplicidade

Aí, é hora de explorar ares mais urbanos. A extensão do Vondelpark é a praça Leidseplein e a Leidsetraat, uma rua cheia de lojas internacionais e onde também está uma das filiais do cofeeshop Bulldog.

Dicas de Amsterdã e Bruges: a Leidestraat, rua com várias lojas na cidade
Dicas de Amsterdã e Bruges: a Leidestraat, rua com várias lojas na cidade

Seguindo por ela até o final, você dará no Singel, um dos principais canais do centro. É atravessá-lo para entrar numa parte que eu amo, em um labirinto de ruas e pequenos canais com belas joias arquitetônicas e bares animados.

Canais mais lindos de Amsterdã: o Singel é cheio de cantinhos e esquinas incriveis
Canais mais lindos de Amsterdã: o Singel é cheio de cantinhos e esquinas incríveis

E aí, nessa parte, vá bater perna com toda calma do mundo pela Spuistraat e Spui, e não deixe de adentrar no Begijnhof, antiga morada das irmãs beguinarias.

O que fazer em Amsterda: a Spui, vibrante e cheia de bons restaurantes
O que fazer em Amsterdã: a Spui, vizinhança vibrante e cheia de bons restaurantes

Aliás, na Spui fica um restaurante quebra-galhos ótimo: o Tratoria Caprese, com um delicioso risoto de pera e gorgonzola servidíssimo e delicioso por 18 euros.

Para terminar o dia, você pode jantar no italiano Pastini (Leidsegracht 29), o local Momo (Hobbemastraat 1), e o francês Vinkeles (Keizersgracht 384). Ou, mais original, vá jantar num barco do Karel, um nascido e criado em Amsterdã, e que faz uma comida ótima.

O Begijnhof de Amsterdã: jardim secreto escondido por trás de uma porta
O Begijnhof de Amsterdã: jardim secreto escondido por trás de uma porta

O que fazer em Amsterdam em 2 dias

O roteiro de hoje explora:

  • Centraal Station
  • Jordaan
  • Dam Square
  • Kalverstraat (compras)
  • 9 streets
  • canais
  • Curva Dourada

Comece o dia pela Centraal Station, e estação ferroviária que liga a capital holandesa ao resto da Europa. Vale aa visita ao prédio histórico, projetado por P.J.H. Cuypers (o mesmo arquiteto do Rijksmuseum) e construído em 1881-1889.

Sua arquitetura mistura elementos neogóticos e renascentistas, com torres simétricas, tijolos vermelhos, detalhes em pedra e ornamentações que simbolizam a prosperidade da era ferroviária holandesa

Em seguida, rume para o Jordaan, um bairro mais sossegado, cheios de ateliês locais, cafeterias e galerias de arte.  

Coma a melhor torta de maça da cidade no Winkel 43. Depois, coloque no mapa a rua Tweede Angeliersdwarsstraat, um endereço vibrante no Jordaan. Daí, é se perder pelas vielas.

 atrações de Amsterdam Centraal Station
atrações de Amsterdam Centraal Station
A Rua Tweede Angeliersdwarsstraa, no Jordaan, em Amsterdã
A Rua Tweede Angeliersdwarsstraa, no Jordaan, em Amsterdã

Saiba também que as praças de Amsterdã são um teatro a céu aberto, com dezenas de artistas tirando o melhor da cartola num cenário de prédios históricos e tempos medievais.

Portanto, a Dam Square não pode ficar fora do seu roteiro. Uma dica extra para quem viaja com crianças é que, nos arredores da Dam fica o museu de cera Madame Tussauds.

A Dam Square: a praça é uma das mais antigas de Amsterdã, e foi palco de batalhas e momentos históricos importantes. Hoje, é um teatro a céu aberto
A Dam Square: a praça é uma das mais antigas de Amsterdã, e foi palco de batalhas e momentos históricos importantes. Hoje, é um teatro a céu aberto

Do lado da Dam, fica o quadrilátero de compras da cidade: a Kalverstraat é uma rua de pedestres com lojas internacionais e europeias. Gosto bastante de bater perna aqui.

Se quiser um clima mais local, um dos pedacinhos que considero a cereja de Amsterdã  são as  chamadas 9 Streets,  localizadas entre as Leidsegracht and Raadhuisstraat onde reina a cena cool (veja o mapinha abaixo)

Aqui você vai achar de lojas retrôs e brechós a lojas de designers moderninhos e cafés com assinatura muito local.

Compras em Amsterdam: adoro a Kalverstraat
Compras em Amsterdam: adoro a Kalverstraat
9 streets amsterda
O mapa das 9 streets

As 9 streets também são ótimas para um almoço. Nelas, ficam o Pluk – comidinha moderna e informal num ambiente lindo – e o Thai Fusion, pedida bacana para quem gosta de asiáticos. Se a ideia for fazer um lanche mais rápido, escolha o Pancakes Amstedam, que serve sanduíches, panquecas e saladas.

O Thai Fusion, nas 9 Streets
O Thai Fusion, nas 9 Streets
As 9 Streets: encontro de ruas frequentadas pelos locais
As 9 Streets: encontro de ruas frequentadas pelos locais

DICA LOCAL: o Hans Egstorf é padeiro desde 13 anos (!) e mantém com muito amor uma bakery há 30 anos (!!) nas 9 Streets,  onde faz o melhor stroopwaffle do pedaço. Fica na Spuistraat 274, e não tem instagram, nem site.

A Bakery do Hans: melhor Stroopwaffle de Amsterdã
A Bakery do Hans: melhor Stroopwaffle de Amsterdã
E o fofo do Hans, padeiro desde os 13 anos!!
E o fofo do Hans, padeiro desde os 13 anos!!

E então, é hora de explorar os canais! Amsterdã tem 165 canais e 1281 pontes, e se você sempre namorou as fotos que mostravam a cidade e seus canais, aqui vai um roteiro matador para ver ao vivo e a cores esses locais:

  • Os canais mais lindos são: Herengracht (amo ele em todos os pontos, mas principalmente perto das 9 Streets e quando vai chegando pro festivo lado da Centraal Station), Prinsengracht, Keizergracht e Singel. Eles formam o famoso cinturão de canais de Amsterdam.
  • A Curva Dourada: no Herengracht, entre Leidsestraat e Vijzelstraat (marquei o local no mapa como Herengracth 536) fica um dos mais conhecidos e fotografados conjunto de casas de Amsterdam. Veja na foto abaixo.

Para jantar em alto estilo, o Bord’eau é um restaurante com duas estrelas no Michelin, e uma experiência gastronômica.

O que fazer em Amsterdam: os predios da curva dourada
O conjunto de prédios da curva dourada

O que fazer em Amsterdam em 3 dias

No terceiro dia da viagem por Amsterdã, recomendo os seguintes locais e atividades

  • Red Light District
  • Oude Kerk
  • alugar um barco e passear pelos canais
  • conhecer Amsterdam Noord

O Red Light é o bairro onde se concentram os coffee shops, lojas com produtos feitos à base de marijuana e o comércio do sexo (muitas vezes com prostitutas em vitrines). Lendo assim, parece que você vai entrar no submundo.

Mas não, o Red Light District também é um dos bairros mais antigos de Amsterdã, e guarda um dos conjuntos arquitetônicos mais lindos da cidade. E é um lugar onde, tranquilamente, passeamos com a Juju em todas as vezes que fomos para o destino (com 4, 12 e 15 anos)

Isso porque, além da cabines eróticas, há lojas, cafés, sorveterias, lanchonetes em barcos ancorados e uma turma de gente andando de um lado pro outro. Sem falar nos prédios históricos, como gótico Oude Kerk. Se quer nossa opinião, a gente adora essa parte!

E uma informaçãol:  as meninas aqui não têm cafetinas e nem chefes (cafetinagem é proibido em Amsterdam). Elas trabalham por conta própria, e ficam nas vitrines porque é proibido se prostituir na rua. Além disso, elas têm assistência do governo em saúde e assistência social.

Mais um canto do Red Light: bairro é plural
Mais um canto do Red Light, e a Oude Kerk no fundo: bairro é plural
o que fazer em Amsterdam: a beleza arquitetônica do Red Light District
o que fazer em Amsterdam: a beleza arquitetônica do Red Light District

Agora, é hora navegar. 

Assim como Veneza, Amsterdã também possui um labirinto de canais, e é aqui onde talvez você consiga se deparar com o estilo de vida mais original da cidade.

Os holandeses adoram passear em seus barcos munidos de música e prosecco, e se aglomerando em locais como o Hanneke’s Boom, um bar-restaurante decorado com artigos de segunda mão.

Faça o mesmo: alugue uma embarcação e saia pelos canais.

Vale dizer que não é preciso licença para navegar, e tendo internet no celular,  você não se perderá pelo anel de canais (alugamos o nosso barco com o Canal Motorboat, e custa 50 euros por hora)

O que fazer em Amsterdã: o Hanneke's é uma boa pedida no verão
O que fazer em Amsterdã: o Hanneke’s é uma boa pedida no verão
Juju no barco que nós mesmos alugamos e dirigimos. E nem precisa saber pilotar de antemão
Juju no barco que nós mesmos alugamos e dirigimos. SUPER FÁCIL
Cenas do passeio: a cidade de um outro ângulo
Cenas do passeio: a cidade de um outro ângulo

Depois, e quiser algo bem diferente, se ligue no norte de Amsterdam,  equivalente a  Williamsburg no Brooklyn.

O lugar hispsterizou, e na beira do canal por lá tem vários cafés e bares diferentões.

Um imperdível é o The Noorderlicht Café. Termine o dia num chill out no Pllek, outro bar da lista infalível, feito de containêrs, com varanda de areia, sofás e – no verão – sessão ao ar livre de cinema.

programas diferentes em amsterdam o Pllek
programas diferentes em amsterdam: o Pllek

O que fazer em Amsterdam em 4 dias

No nosso dia 4 em Amsterdã, nós fizemos o seguinte:

  • Alugamos uma bike
  • Niewmarkt
  • Pipj e Albert Cuypmarkt
  • Heineken Experience

Andar de bicicleta na Holanda é uma delícia (mas atenção ao trânsito de magrelas!), então alugue a sua bike em Amsterdam (17 euros por 24 horas) e se perca pelos caminhos.

Você pode alugar por algumas horas, ou ficar o dia todo e estaciona-la pelo caminho. Dito isso, a próxima parada é a vizinhança de Niewmarkt, um dos distritos mais antigos da capital. O grande destaque é a praça central, também chamada de Nieuwmarkt, com seu beliíssimo castelo erguido em 1488 e rodeada de cafés e bares

Uma dica de ouro é ficar de olho nos mercado na praça. De segunda a sexta, um pequeno mercado vende flores, queijos e vegetais. Aos sábados, a praça é tomada pela feira orgânica semanal, e durante o verão, aos domingos, rola um mercado de pulgas perfeito para garimpar achados.

feira na nieuwmarkt
Feira na nieuwmarkt

O almoço pode ser pelo Pipj, um bairro frequentemente comparado ao SoHo de Nova York. O bairro é um paraíso de bares, restaurantes e lojas independentes, perfeito para quem busca uma experiência autêntica e longe das áreas mais turísticas.

O ponto alto de De Pijp é, sem dúvida, o Albert Cuypmarkt, um mercado de rua que tem de tudo um pouco. Funciona de segunda a sábado, das 9h30 às 17h, e fecha aos domingos.

Quem gosta de cerveja, pode ainda ir ao Heineken Experience, uma imersão interativa na história da cerveja mais famosa da Holanda. O tour, que dura em média 1h30min, com degustação inclusa.te leva por toda a jornada da marca, desde a fabricação até a sua história global. O pacote inclui um audioguia, guias ao vivo em vários pontos e, o mais importante, 

Tour guiados em Amsterdã:

Aqui estão os passeios a atrações mais procurados pelos brasileiros

Nossos outros posts sobre Amsterdã

Seguro viagem internacional na Europa

Ele é obrigatório na Europa, com cobertura mínima de 30 mil euros.

De qualquer forma, não viaje sem, porque ninguém está livre de  extravio de malas, problemas de saúde e cancelamento de passagens. Nós mesmos já tivemos que usar algumas vezes. Rico preciso de internação por causa da coluna, e eu por causa de uma pedra no rim.

Pra saber comparar e comprar o seguro, a gente indica e usa o Segurospromo. Ele busca e compara os preços e coberturas de todos os planos, e assim você consegue escolher a melhor opção. O site é super confiável.

E sobre a nossa experiência, tivemos problema no atendimento na hora da emergência quando compramos o da GTA. Já com Assistcard correu tudo bem.

Acompanhe nossas viagens também pelo instagram jujunatripblog

E assine nosso canal no Youtube

Join the Conversation

17 Comments

  1. says: Maíra

    Adoramos o roteiro de Amsterdam! Alugamos o barco que vcs recomendaram e valeu muito a pena! Fomos no Vondelpark e tava lotado de gente curtindo o verão! Muito legal! Queria ter ido no Hannekes Boom, mas não deu tempo! Fica pra próxima!

  2. says: Luciana de Oliveira

    Bom dia!
    O que eu acho mais incrível dos posts é a riqueza de detalhes. Cada post é um guia completo. Não planejo nenhuma viagem sem passar por aqui antes, ajuda demais nas escolhas de passeios e hotéis
    Super obrigada família querida!!
    Bjs

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *