Sardenha: o que fazer + roteiro 7, 10 e 14 dias

Golfo de Orosei e Cala Goloritze, na Sardenha
Golfo de Orosei e Cala Goloritze, na Sardenha

O que fazer na Sardenha? Quanto tempo passar, quais as praias mais lindas da ilha, onde ficar e quando ir? Nesse post, eu compartilho meu roteiro de 7, 10 e 14 dias na Sardenha, um dos destinos de praia mais gosto na Europa. Entre os motivos, está o mar azul.

Sardenha é imbatível nesse quesito e, na minha opinião, tem praias ainda mais lindas e turquesas dos que a Grécia. Junte a isso falésias, ilhas, picos e alguns pequenos vilarejos e cidades, e você terá a viagem perfeita.

E se quiser ver toda essa viagem no nosso instagram Juju na Trip, com vídeos e tudo mais, tem os destaques da Sardenha 1 e Sardenha 2.

Perguntas e respostas sobre a Sardenha

Onde fica a Sardenha

A Sardenha fica no mar mediterrâneo, na costa oeste da Itália, ao Sul da Córsega, e na linha de Nápoles.  É a segunda maior ilha do Mediterrâneo, depois da Sicília.
 
Tem um relevo montanhoso, e um litoral recortado por falésias, rochas e enseadas.
É conhecida por tem um dos mares mais turquesas da Europa


Sardenha: ilha montanhosa com praias de mar muito azul

Como chegar na Sardenha

A ilha possui três aeroportos, em Olbia (no norte), em Alghero (no noroeste) e em Cagliari (no sul). As principais capitais européias e boa parte das cidades italianas voam para eles.

Para achar melhores preços de passagens aéreas, recomendo buscar no Skyscanner ou no Google Flights.

Outra possibilidade é ir de ferry. As saídas da Itália são das cidades de Civitavecchia, Livorno e Nápoles, e da França partindo de Nice, Marseille e Toulon.  As principais empresas  são: TirreniaMobyCorsica & Sardinia FerriesLa Méridionale e  Grimaldi Lines.
mapa sardenha

Quando ir para a Sardenha:

A melhor época para visitar a Sardenha é em junho, ou nos meses de setembro e outubro. Nesses períodos, as temperaturas são agradáveis (15°C a 28°C), a chuva é baixa, a ilha fica a mais vazia e mais barata. Mas o mar é mais frio no período.

No verão (julho e agosto), o mar está mais quente, mas é alta temporada e tudo fica mais caro. A ilha enche, mas como a Sardenha é grande, eu não vi nada superlotado.

Quanto tempo ficar na Sardenha

Como falamos antes, Sardenha é grande e para andar de uma ponta a outra são em média 4h de carro.
Por isso, recomendamos pelo menos 7 dias inteiros

Como se locomover pela Sardenha:

Se quiser comparar tarifas das locadoras e alugar online, recomendo o buscador rentcars, que busca os melhores valores em todas as lojas de carro, aceita pagamento em real e pode ser parcelado em até 3x sem juros.
Importante: GPS ou Waze são uma boa pedida para andar pela Sardenha. A ilha tem muitas estradinhas, o que pode confundir a localização.

O que você precisa saber antes de ir para Sardenha


É importante saber que muitas praias da Sardenha têm número limitado de visitantes. Dessa forma, é preciso fazer a reserva antecipada obrigatória. Entre elas, estão a Cala Goloritze, Cala Coticcio, Lu Imposto, Cala Brandichi e muitos outras. Fique atento ao longo do post, porque eu informo quais são as praias e como se antecipar.  Assim você não corre o risco de ser barrada

Precisa de carro na Sardenha?

A Sardenha é enorme. A ilha tem 24 mil quilômetros quadrados e mais de 1800 km de costa, e não tem transporte público bom.

Por isso, também é fundamental alugar carro. Você pode ver os valores e fazer a locação direto do Brasil usando algumas plataformas: recomendo a DiscoveryCars e a RentCars.

Onde se hospedar na Sardenha:


A localização faz toda a diferença na hora de conhecer a Sardenha, e as melhores bases para explorar a ilha são: Costa Esmeralda, San Teodoro/San Paolo e o Golfo de Orosei no nordeste, La Maddalena no norte, e Alghero no noroeste e Cagliari no Sul.

É nessas regiões que ficam as praias mais lindas. E, entre elas, as regiões que acho mais lindas são San Teodoro/Sao Paolo, Golfo de Orosei e Maddalena. É nessas que recomendo focar caso não tenha pelo menos duas semanas na ilha.

Veja abaixo no mapa a localização de cada, e na tabela as melhores cidades para se hospedar em cada região.

Regiãocidades mais lindas da Sardenha
Arquipélago La Maddalena base no vilarejo La Maddalena
Costa Esmeraldabase em Porto Cervó, Rotondo ou Olbia
San Teodoro/Tavolarabase em San Teodoro ou San Paolo
Golfo de Oroseibase em Cala Gonone ou Orosei
Região Sulbase em Cagliari ou Villasimius
Região Noroestebase em Alghero
Porto Cervó: luxo na Sardenha
Dicas Sardenha: Cidade de Ganone com a praia linda de mesmo nome em frente.
Dicas Sardenha: a vila de Gonone
Onde ficar na Sardenha: Palau
Onde ficar na Sardenha: Palau
La Maddalena, Sardenha
As ruas de La Maddalena, Sardenha
E Olbia

Roteiro Sardenha 4 a 14 dias:

Fiz uma tabelinha com tudo o que tem aqui no post para facilitar a organização de vocês. O roteiro é extenso e bem completo, sugiro que leiam o artigo todo :))), mas o resumo é o seguinte:

DiasRegião e basesO que fazer
dias 1 a 4Província de Sassari, com base em San Teodoro/San PaoloCala Brandichi, Lu Imposto, Coda Cavalo, passeio de barco em Tavolara, Spiaggia delle Vache
dias 5 a 7Província de Nuoro, para explorar o Golfo de Orosei, base em Cala GononeCala Luna, Bioriola, Cala Goloritze, Sorgente, Piscinas de Vênus
dias 8 a 10Sul da Sardenha, com base em CagliariTuarreda, Sella del Diávolo
dias 10 a 14Arquipélago La Maddalena (não percam!)La Maddalena Spargi, Caprera, Cala Corsara, Cala Granara, Cala Coticcio

O que fazer na Sardenha em 4 dias: Província de Sassari

Nosso roteiro começa pela Província de Sassari, que tem algumas das praias mais lindas da Sardenha. Aqui, escolhi como base San Teodoro e a vizinha San Paolo, porque acho as praias melhores do que as da Costa Esmeralda.

Voamos para o aeroporto de Olbia, que fica a 30km de distância, e passamos os 4 primeiros dias da nossa viagem explorando essa parte da costa.

mapa sardenha sassari
mapa sardenha sassari
san teodoro: roteiro sardenha
san teodoro: roteiro sardenha

Onde se hospedar em San Teodoro (valores descritos são para alta estação, mas podem variar)

  • Relais San Paolo (nota 89, diárias casal a partir de 120 euros por casal)
  • Terra di mare Resort & Spa (nota 83, diárias casal a partir de 220 euros
  • TH San Teodoro (nota 81, diárias a partir de 180 euros, mínimo duas noites)
  • Villeta (nota 91, diárias a partir de 270 euros. Casa com capacidade para até 4 pessoas)
  • Hotel Onda (nota 84, diárias de casal a partir de 200 euros. vale à pena se hospedar aqui, é pé na areia)
  • Vista San Paolo (nota 10, diárias a partir de 120 euros, e cabem 4 pessoas. É um apartamento com decoração simples, mas atende super bem! ficamos aqui)
hotel em san paolo
hotel em san paolo, sardenha

Roteiro Sardenha dia 1 – San Teodoro

No primeiro dia visitamos as praias de Cala Brandinchi e Lu Imposto, que estão entre as top 10 praias da Sardenha para mim. Ambas precisam de reserva por terem limitação de visitantes, e vale à pena se organizar para ir.

  • Manhã: Comece o dia na icônica Cala Brandinchi, carinhosamente conhecida como a “Pequena Tahiti” da Sardenha devido às suas águas rasas e turquesa. Esta praia tem acesso limitado a 1.447 pessoas por dia e a   reserva é obrigatória de 1º de junho a 30 de setembro. Você pode fazer a reserva através do site San Teodoro Spiagge. Adorei essa praia, assim como a de Lu Imposto.
  • Tarde: Siga para a vizinha Lu Imposto , outra praia deslumbrante e igualmente popular, com areias claras e mar convidativo. Assim como Cala Brandinchi, Lu Imposto precisa de reserva, que deve ser feita pelo mesmo site.
  • Noite: Passeie e jante na animada cidade de San Teodoro , que oferece diversas opções de restaurantes e um ambiente vibrante, especialmente durante a alta temporada, com feiras e eventos.    Para jantar bem loca, tem o L’Ea Cana; os pratos custam cerca de 18-24 euros. Já para uma gastronomia estrelada, vá no Gusto by Sadler, mas prepare-se para deixar de 80 a 100 euros por pessoa lá.
o que fazer na sardenha roteiro 7 dias: Cala Brandichi
o que fazer na sardenha roteiro 7 dias: Cala Brandichi
CALA BRANDINCHI
Lu Imposto
cala lu impostu
cala lu impostu
san teodoro sardenhas
E o centrinho de San Teodoro

Roteiro Sardenha dia 2

Continuando nosso roteiro com o que fazer na Sardenha, tire o segundo dia para um passeio de barco pelo Parque Marinho Tavolara e Coda Cavalo. Na área do parque ficam praias, ilhas a bancos de areia imperdíveis, e acessíveis apenas por mar.

Entre as paradas, estão Punta Coda Cavallo, Cala Girgolu e as ilhas de MolaraTavolara. Em Tavolara fica a deslumbrante Cala Tramontana; não perca essa.

Para mim, esse passeio de barco é um dos pontos altos!

Recomendo reservar com antecedência seu passeio, ainda mais se for alta estação. Listo abaixo algumas empresas e passeios bons e confiáveis.

o que fazer na Sardenha Tavolara
o que fazer na Sardenha: Tavolara, só acessível de barco
Passeio em Tavolara: uma das paradas é na spiagia delle vache
Passeio em Tavolara: uma das paradas é na spiagia delle vache
isola Molara mar ultra azul
isola Molara: mar ultra azul

De tarde, você pode ir até à Spiaggia del Príncipe, na minha opinião uma das mais praias mais lindas da Sardenha na região Nordeste.

E de noite, aproveite para conhecer Olbia. Se quiser dicas de dois bons restaurantes em Olbia, recomendo o Essenza e o Bacchus, ambos no Guia Michelin.

Spiaggia del Principe na Sardenha
Spiaggia del Principe: uma das praias mais lindas da Sardenha

Roteiro Sardenha dia 3

Nesse dia, você pode alugar um Gomone em San Teodoro e voltar com calma nas praias de Tavolara, procurando os seus cantinhos. Se conseguir levar junto uma prancha de SUP, melhor ainda.

E aproveite para visitar também a Spiaggia delle Vacche e Spiaggia Spalmatore di Terra, que ficam nessa região.

A spiaggia spalmatore di terra
A spiaggia spalmatore di terra

Roteiro Sardenha dia 4

Tire esse dia para explorar as praias da Costa Esmeralda da Sardenha. A costa tem algumas das praias mais conhecidas e badaladas da ilha (embora eu ainda prefira as de San Paolo).

Entre elas estão a Spiaggia di Liscia Ruja, Spiaggia di Capriccioli e Cala Petra Ruja. Nenhuma delas precisa reservar, e basta colocar no google maps para achar os locais.

Spiaggia di Capriccioli
Spiaggia di Capriccioli
Spiaggia di Liscia Ruja
Spiaggia di Liscia Ruja

O que fazer na Sardenha em 7 dias: Nuoro e Golfo de Orosei

Continuamos nossa viagem pela Sardenha, e hoje é dia de mudar para de base para explorar a região de Orosei, na província de Nuoro.

Os dias 5,6 e 7 do nosso roteiro serão nessa parte, onde outras das praias mais lindas da Itália inteiro, como a Cala Luna e a Cala Goloritze e Mariolou.

Aqui, nossa base é Cala Gonone, que fica a 150 km de San Teodoro. E como há bastante o que se explorar aqui, não recomendo bate-volta. O melhor mesmo, para perder menos tempo em deslocamento, e mudar de Teodora para cá.

mapa golfo de Orosei Sardenha
mapa golfo de Orosei
cala gonone cidade
O vilarejo de Cala Gonone, nossa base nessa segunda parte do roteiro pela sardenha

Hoteis em Orosei/Cala Gonone (os valores para alta estação, e podem variar)

Orosei: o borgo de Orosei é indicado para quem quer ter a experiência de uma típica cidade sarda. Não fica na beira da praia, mas vale à pena se hospedar aqui.

  • Anticos Palathos: Nota 94 e diárias casal a partir de 112 euros. Recomendo muitíssimo se hospedar aqui.
  • Alberto Diffuso Manois: Tem nota 89 no booking e diárias a partir de 88 euros para casal. Acho ele uma graça.

Cala Luna: Fica na beira da praia, e é bacaninha também. É legal para quem curte acordar no mar.

  • Seaview House Cala Luna: Essa é uma casa para grupos. Acomoda até 6 pessoas. Nota 94, e diárias a partir de R$354. Tem vista para o mar.
  • Hotel Cala Luna: é o mais conhecido de Gonone. Nota 85 e diárias para casal a partir de 85 euros. Acho um bom custo-benefício, e fica na orla.
  • Il Ginepri: a partir de 215 euros por casal, nota 82.
Onde se hospedar na Sardenha: quarto do hotel Diffuso Mannois, em Orosei
Onde se hospedar na Sardenha: quarto do hotel Diffuso Mannois, em Orosei
onde se hospedar em cala gonone: hotel cala luna
onde se hospedar em cala gonone: hotel cala luna

Roteiro dia 5: passeio de barco pelas praias do Golfo de Orosei

A melhor forma para explorar o Golfo de Orosei é de de barco, já que muitas de suas praias não são acessíveis de carro.

A maior parte dos passeios dura entre 7 e 8 horas, e faz paradas nas praias principais: Cala Luna, delle Sorgente, Biriola, Piscinas de Vênus e Goloritze, essa última considerada uma das mais lindas do mundo. Veja que lindo!

Porém, a parada em Goloritze é apenas para foto, já que essa é uma das praias com limite de visitantes. Para acessá-la, tem que fazer uma trilha ou alugar um gomone próprio. Mas isso fica para o nosso dia 5.

A belíssima Cala Mariolu, na Sardenha
A belíssima Cala Mariolu, na Sardenha
o que fazer na sardenha roteiro : mais uma de Biriola
o que fazer na sardenha roteiro : mais uma de Biriola
Melhores praias de Sardenha: Biriola, em Orosei
Melhores praias de Sardenha: Biriola, em Orosei
Cala Luna
Cala Luna, em meio as rochas imponentes e com seu mar ultra azul

Como contratar os passeios de barco em Orosei:

Você pode contratar diretamente pelo Get Your Guide, como fizemos. As empresas abaixo são de confiança, e é melhor do que deixar para comprar no dia e não achar lugar.

A agência Escursi a faz o passeio em Gomone em Orosei para ate 7 pessoas, e tem um trajeto bem completo. O passeio custa 78 euros por pessoa. A empresa tem ainda outra opção em um barco maior com capacidade para 13 pessoas, e que custa 98 euros.

Tem ainda um outro passeio por Orosei que sai da Santa Maria Navarrese (a 1h15 de Gonone). Faz paradas nos mesmos locais, porém passa por um lugar incrível que são as Cascatas de Baus, uma cachoeira que desce das falésias para o mar. Quem faz também é a Escursi, e custa 95 euros por pessoa.

cascata de baus
cascata de baus: saída por Santa Maria Navarrese passa por ela

Depois do passeio, você curtir uma prainha à tarde em umas dessas praias acessíveis de carro:

  • Marina di Orosei: Localizada a apenas 3 km da cidade de Orosei, esta praia de areia fina e dourada é ideal para famílias, com mar calmo e fundo raso. Oferece serviços essenciais como bares, restaurantes, banheiros e aluguel de espreguiçadeiras e guarda-sóis. Há estacionamento disponível.   
  • Su Barone: Vizinha à Marina di Orosei, é uma longa extensão de areia fina. O acesso é fácil, e a praia é cercada por um pinhal, oferecendo sombra natural. O estacionamento no pinhal custa €5.   
  • Praia de Osalla: Uma continuação da Su Barone, situada entre Orosei e Cala Gonone. É uma praia extensa de areia dourada, com ambiente tranquilo e serviços como aluguel de guarda-sóis, quiosque e restaurante.

O que fazer na Sardenha roteiro dia 6: alugue seu gomone

O que fazer na Sardenha em 6 dias? Bem, sugiro que tire o de hoje para alugar seu próprio gomone (bote inflável) e navegar sem pressa e por quiser ao longo da costa de Orosei.

A costa tem muitas praias e caletas onde passeio de barco coletivo não ancora. Além disso, vale às pena voltar em algumas praias, como delle Sargento e Biriola (eu voltaria mil vezes).

Alugamos o nosso com a empresa Skipper Gomone, das 8h30 às 17h. Os valores variam entre 230 e 280 euros o dia.

Orosei: poucas vezes, vimos um mar dessa cor
Orosei: poucas vezes, vimos um mar dessa cor
aluguel de gomone orosei
Roteiro Sardenha dia 6: alugue seu gomone e explore orosei com calma

Roteiro Sardenha dia 7: trilha para Cala Goloritzé

A Cala Goloritzé faz parte da lista de praias mais lindas do mundo, e não é a toa. Monumento Natural da Itália e parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, tem mar ultra turquesa, cercada por falésias e picos rochosos, ela é um cenário perfeito.

Por isso, é também protegida, e tem limite de visitantes diários. O desembarque de barcos diretamente na areia de Cala Goloritzé é estritamente proibido, e as embarcações devem parar a uma distância de 200 metros.

Sendo assim, há duas formas de acessar a areia na cala Goloritze:

  • Ancorando a 200 metros e nadando até a areia
  • fazendo a trilha, que é belíssima
Golfo de Orosei e Cala Goloritze, na Sardenha
Golfo de Orosei e Cala Goloritze, na Sardenha

Como é a trilha para Cala Goloritzé?

A trilha tem um percurso de ida e volta de aproximadamente 7km, é considerada nível médio para difícil por conta do trajeto com subidas e descidas, e também por ter que ser feita no sol.

É necessário ingresso para entrar na praia, que custa 7.5 euros. A reserva pode ser feita pelo site Heart of Sardinia, com até 3 dias de antecêdência.

  • Ponto de Partida: A caminhada começa na localidade de Su Porteddu, perto de Baunei. Neste ponto, há uma área de camping com bar/restaurante e estacionamento disponível.   .   
  • Duração: A descida até a praia leva aproximadamente 1 hora e 30 minutos, enquanto a subida de volta pode levar 2 horas ou mais, exigindo bom condicionamento físico.   
  • Distância e Desnível: O percurso de ida tem aproximadamente 3,5 km de extensão, com um desnível de cerca de 500 metros.   
  • O que Levar: É obrigatório o uso de sapatos fechados com boa aderência, preferencialmente sapatos de trekking, devido ao terreno rochoso e escorregadio. Chinelos são fortemente desencorajados. Além disso, é essencial levar suprimentos de água suficientes para todo o percurso, pois não há pontos de reabastecimento ao longo da trilha ou na praia.   
  • Horários de Acesso: A trilha abre às 7h30 e o último horário para entrada é às 14h00. É permitido permanecer na praia até as 17h00. Recomenda-se chegar à entrada da trilha até as 10h00 para garantir uma experiência mais agradável e evitar caminhar nas horas mais quentes do dia.
como chegar na Cala Goloritze
como chegar na Cala Goloritze: só de gomone parando a 200m ou trilha

O que fazer em Sardenha em 10 dias

De Orosei seguimos agora para sul da Sardenha, onde vamos passar mais 3 dias em Cagliari.

Caso seu tempo seja escasso, pule essa parte e vá para a próxima (Arquipélago La Maddalena). Explico: Maddalena é imperdível, e muito mais linda que a região de Cagliari.

Aliás, anote aí a ordem das minhas regiões preferidas na ilha: Maddalena, Orosei, San Teodoro e, por fim, Cagliari.

De Cala Gonone para Cagliari são 235 km. Há duas cidades possíveis para se hospedar aqui: Cagliari ou Villassimius. Cagliari é a capital da Sardenha, e é onde eu sugiro que se hospede. A cidade já é um pouco maior, e não acho tão charmosa, embora seja de interesse.

mapa sul da sardenha: Cagliari
mapa sul da sardenha: Cagliari

Hoteis em Cagliari ou Villasimius

roteiro Sardenha dia 8

Tire esse dia para conhecer a capital da ilha. Abaixo, sinalizo alguns pontos de interesse. Mas, se quiser, pode contratar uma visita guiada em Cagliari por 28 euros.

  • Manhã: Comece a jornada explorando o Centro Histórico de Cagliari, um labirinto de ruas estreitas e edifícios antigos que contam a história da cidade. A atmosfera vibrante e a arquitetura cativante convidam a um passeio sem pressa. Não deixe de visitar a imponente   Catedral de Cagliari , um marco histórico e religioso.   
  • Prove os sabores locais indo até o vibrante Mercado Cívico de San Benedetto. Este mercado é um festival de cores, aromas e sabores da Sardenha, oferecendo uma experiência autêntica e deliciosa para provar produtos frescos e especialidades regionais.   
  • Tarde: Suba ao Bastião de Saint Remy, uma das vistas mais icônicas da cidade, para desfrutar de “vistas deslumbrantes sobre a cidade e o mar”. A partir dali, caminhe até a imponente   Torre do Elefante e a Porta do Elefante , símbolos medievais que guardam séculos de histórias.   
  • Noite: Desfrute de um jantar delicioso em um dos restaurantes do bairro Marina. Conhecido por sua culinária local e ambiente animado, é o lugar perfeito para sentir o pulso da cidade e saborear os primeiros pratos sardos. 
O que fazer na Sardenha roteiro 14 dias: ruas de cagliari
O que fazer na Sardenha roteiro 10 dias: ruas de cagliari

Roteiro Sardenha dia 9: Tuerreda e praias do sul

Embora bem menos falado que o norte e nordeste, o sul da Sardenha também tem praias lindas. Tueredda é uma delas. Porém, tenha em mente que o acesso é limitado a 1.100 pessoas por dia, e o ingresso é feito por ordem de chegada. Porém, nesse site você consegue ver quantas pessoas já estão em Tuerreda.

Depois, você pode ir para a Cala Li Tinnari, que eu acho lindíssima. Para chegar por terra, siga pela estrada provincial SP90 e procure a placa com indicação “Cala Rossa / Hotel Tinnari”. Ali, cerca de 5 km após Li Cossi, há uma entrada (não asfaltada) à direita que leva a uma área de estacionamento em terra batida. Pare o carro nesse local e siga pela trilha de mais um menos 1km

De noite, você pode jantar no Cavot Bistro. É um italiano plant-based muito bom.

A praia de Tuerreda, no sul da Sardenha
A praia de Tuerreda, no sul da Sardenha

Roteiro Sardenha dia 10: passeio de barco para Sella del Diávolo

Entre o que fazer na Sardenha, há sempre um passeio de barco. Dessa forma, a manhã de hoje é um passeio para explorar partes da costa onde não se chega de carro. O passeio de barco em Cagliari da da Venti de Mare é muito bom, e passa pela Cala Bernat, Cala Mosca e Sella del Diávolo, entre outras. Dura 3 horas e custa 55 euros por pessoa.

Depois, pegue a estrada para La Maddalena, um dos meus lugares preferidos na Itália. Para fim, é uma das cerejas da Sardenha.

Para chegar em Maddalena, você precisa dirigir 330 quilômetros até Palau. Dá cerca de 4 horas.

Os ferries saem sempre de Palau, e o último horário costuma de 20h15. Você pode comprar os bilhetes pelo site da Ferryhopper, e embarcar com carro. Custa em média 10 euros por pessoa e 10 euros pelo carro, cada trecho.

sella del diavolo
a sella del diavolo: passeio de barco de manhã antes de ir para La Maddalena

O que fazer na Sardenha em 14 dias

Os próximos da nossa viagem Sardenha serão no arquipélago de La Maddalena, que é um dos meus xodós por aqui. Prepara o coração!!

Para começar, o arquipélago é formado pelos ilhas:

  • La Maddalena: é a a maior e mais habitada. Onde está a cidade principal, porto, hotéis, restaurantes e infraestrutura.Conectada por ponte à ilha de Caprera.
  • Caprera: Segunda maior ilha. Famosa por suas trilhas, natureza preservada e pela praia Cala Coticcio. Sem moradores fixos e sem hotéis.
  • As outras ilhas são Spargi, Buddeli, Santa Maria, Razzoni e Santo Stefano. Sendo Spargi e Budelli as que têm as praias mais lindas
Onde fica La Maddalena
Onde fica La Maddalena na Sardenha
mapa la Maddalena Sardenha
E aqui o mapa das ilhas que foram o arquipélago La Maddalena Sardenha

Hoteis em La Maddalena: onde se hospedar

O vilarejo de La Maddelena é alegre, com uma pequena praça com sua igreja (no verão, às vezes há concertos no local) restaurantes caseiros, boas pizzarias e lojas bacaninhas .

E o que eu amo: La Maddalena tem seus moradores e, portanto, uma identidade bem local. Não é um lugar tomado por hoteis e turistas apenas.

  • Hotel Excelsior: nota 89, diárias casal a partir de 200 euros. Ele fica super bem localizado.
  • Grand Hotel Ma&Ma: nota 93, com diárias a partir de 223 euros o casal. Fica um pouco mais distante.
  • Dimora Elle: nota 93, e diárias casal a partir de 70 euros. É um apê com mini cozinha, no coração do vilarejo. Recomendo esse também.
  • AHR Residence.apart-hotel nota 82, e diárias casal a partir de 100 euros. É estúdio com pequena cozinha, bem localizado
  • Do outro lado da Ilha (a 13 minutos de carro do centro de La Maddalena) tem também o Cala Lunga (mas eu prefiro ficar no centrinho)
onde se hospedar em la Maddalena: vista do nosso quarto
onde se hospedar em la Maddalena: vista do nosso quarto

Roteiro Sardenha dia 11: Explorando La Maddalena

Aproveite esse dia para explorar a Ilha. E comece pelas praias que são acessíveis de carro.

  • No norte, Vale ir para Spiaggia de Bassa Trinitá, com água muito azul e areias branquinhas. Adorei essa praia.
  • No sul, tem a Spiaggia Testa di Polpo, que é pequena, mas bem azul. E também a Cale Francese.E ainda a Cale Spalmatore.

Para chegar em todas elas, basta colocar o nome da praia do Google Maps.

De tardinha, curta a vila de La Maddalena. E tome um sorvete na Gelateria La Finestrella.

o que fazer na sardenha roteiro 14 dias: a praia de Bassa Trinidá
o que fazer na sardenha roteiro 14 dias: a praia de Bassa Trinitá
Bassa Trinitá: mar azul e cristalino
Bassa Trinitá: mar azul e cristalino
o que fazer na sardenha roteiro 14 dias: a vila de La Maddalena
o que fazer na sardenha roteiro 14 dias: a vila de La Maddalena

Roteiro Sardenha dia 12: passeio de barco em La Maddalena

Dia de alugar um gomone em La Maddalena (de 80 a 250 euros, dependendo da época) para conhecer as águas mais azuis da sua vida. Mais azul que Grécia, e arrisco que Maldivas.

Você não precisa de carteira para dirigir gomones (bote inflável) de ate 6 lugares. Achamos bem fácil de dirigir, mas caso não se sinta segura, pode procurar por um passeio. Mas não recomendo os barcos grandes, que param em apenas 3 ou 4 praias, e sempre com um monte de gente.

O seu roteiro de gomone deve incluir:

Ilha de Spargi, com as praias de Cala Corsara, sppiagia Soraya e Cala Granada

Isola Budelli: é aqui que fica a piscina de Budelli, com uma água surrealmente azul. A lagoa fica entre as ilhas de Budelli, Razzoli e Santa Maria, protegem a área de correntes marinhas. Ainda em Buddeli, está localizada a Spiaggia Rosa (que tem areia rosa). Contudo, o desembarque na praia está proibido.

Caprera: vá na a Cala Brigantino, que é bem selvagem e bonita, e só acessível por trilha ou barco.

Roteiro Sardenha e  La Maddalena: cala Granara
Roteiro Sardenha e La Maddalena: cala Granara
Dicas de La Maddalena: a cala Corsara, uma das mais lindas do arquipélago
Dicas de La Maddalena: a cala Corsara, uma das mais lindas do arquipélago
O que fazer em La Maddalena: passeio de barco
O que fazer em La Maddalena: a Spiaggia Soraya, acessível de barco

Roteiro Sardenha dia 13: Cala Coticcio

Cala Coticcio é uma das praias mais paradisíacas da Sardenha, e fica localizada na ilha de Caprera. Ganhou o apelido de “Tahiti da Itália”, e tem um mar super turquesa, e é cercada por rochas rosadas e vegetação mediterrânea.

É um paraíso que você precisa conhecer, mas exige um certo planejamento.

Como chegar na Cala Coticcio

Você precisará dirigir até Caprera . Coloque “estacionamento em Punto Coticcio“. Depois, é só seguir uma trilha de 40 minutos por um caminho rochoso.

Dá para ir de barco para a Cala Coticcio, mas é preciso ancorar a 200 metros e ir nadando.

Ingresso Cala Coticcio

Desde 2023, é obrigatório reservar com antecedência o acesso à Cala Coticcio. O número de visitantes diários é limitado, e a entrada é permitida apenas com acompanhamento de guias autorizados do parque nacional. Você pode reservar pelo site oficial do Parque Nacional de La Maddalena ou diretamente com cooperativas locais de guias.

Cala Cotticio
Cala Coticcio

Roteiro Sardenha dia 14: Alghero ou Bossa

Dia de voltar para casa. Porém, tente reservar um voo noturno para aproveitar melhor esse dia. Tendo tempo, tente ir na cidade de Bossa, que é uma graça, ou em Alghero

a cidade de Bossa
a cidade de Bossa

Mais respostas sobre a Sardenha

Quais praias na Sardenha exigem reserva ou têm acesso limitado? 

Um número crescente de praias na Sardenha exige reserva ou tem acesso limitado para preservar seus ecossistemas. Algumas das mais conhecidas incluem:

Cala Goloritze (Baunei): Acesso limitado a 250 pessoas por dia para a trilha, reserva obrigatória via aplicativo “Heart of Sardinia” ou site oficial do Município de Baunei.

Praia de Tuerredda (Teulada): Acesso limitado a 1.100 pessoas por dia, reserva obrigatória via site oficial ou aplicativo dedicado.

Cala Mariolu (Baunei): Acesso limitado a 700 visitantes por dia, reserva recomendada via aplicativos ou sites dedicados.

Cala Brandinchi (San Teodoro): Acesso limitado a 1.447 pessoas por dia, reserva obrigatória via aplicativo “San Teodoro Beaches” ou site “San Teodoro Spiagge”.

Lu Imposto (San Teodoro): Acesso limitado a cerca de 3.000 pessoas por dia, reserva obrigatória via aplicativo “San Teodoro Beaches” ou site “San Teodoro Spiagge”.

Cala Coticcio (Caprera): Acesso limitado a 60 pessoas por dia, reserva obrigatória através de operadores autorizados que acompanham os turistas.

La Pelosa (Stintino): Acesso limitado a 1.500 pessoas por dia, reserva obrigatória online via site oficial da praia de La Pelosa. É aconselhável verificar as regras e fazer as reservas com bastante antecedência, especialmente durante a alta temporada.

O que posso fazer em Cagliari em 3 dias?

Em 3 dias em Cagliari, você pode explorar o charmoso Centro Histórico, visitar a Catedral de Cagliari e o Bastião de Saint Remy para vistas panorâmicas. Relaxe na Praia do Poetto e explore as belas praias de Villasimius e Capo Carbonara, como Tuerredda e Punta Molentis. Mergulhe na cultura local indo no Mercado Cívico de San Benedetto e visite o Museu Arqueológico Nacional.

Como explorar o Golfo de Orosei e suas calas paradisíacas?

 A melhor forma de explorar o Golfo de Orosei é através de um passeio de barco saindo de Cala Gonone. 

Esses passeios geralmente incluem paradas em praias deslumbrantes como Cala Luna, Cala Mariolu e Cala Goloritze (essa de longe), além de permitir admirar as Piscinas de Vênus e a Gruta dos Cormorões. 

Você também pode alugar um “Gommone” (barco inflável) sem licença para explorar a costa no seu próprio ritmo, o .que acho mais bacana

Leia também:

Roteiro Itália: Costa da Ligúria

As praias mais lindas da Itália

Melhores hoteis de Roma: nossa lista

Roteiro Puglia

Join the Conversation

29 Comments

  1. says: Roberta

    Olá Juju, amei a sua descrição minuciosa sobra as praias.. obrigada.
    Gostaria, se possível, de uma dica pra quem está indo passar 7 dias na ilha com pais idosos e uma criança de 7 anos.. fiquei perdida no que escolher..

  2. says: heraciene

    oi boa noite meu nome e heraciane, eu estou em Milão e estou quando ir para sardenha ,porem eu tenho apenas dois dias para visitar a cidade de sardenha .Qual dica você me daria ?por favor se puder responder hoje no meu email.EU gostei muito do que escreveu.

  3. Pingback: Sardenha – Uma ilha especial | Carminha Beltrão
  4. says: José

    Olá! vc alugou o gomone pra visitar as praias de Maddalena? Quando vc está de barco alugado, vc pode deixá-lo ancorado e nadar até a areia? Ou tem que ficar o tempo todo no barco?

  5. says: Monique

    Boa noite ,
    Meu nome é Monique e estou indo para Sardenha dia 27-08 e sigo para Silicia dia 03-09.
    Adorei suas dicas !!!
    Estou com muita dificuldade de encontrar informações sobre poder subir o drone nesta época que vou.
    Saberia me dizem se final de agosto começo de setembro pode subir drone na ilha ?
    Obrigada pela atenção .

  6. says: Eduardo Espindola

    Olá. Você sabe dizer se Porto Cervò tem “centrinho histórico”? Gostaria de saber se se pode caminhar por lá, se tem resuatitantes e bares na rua etc.

  7. says: Andrea Duana

    Olá!! Adorei seu post! Estou muito em dúvida sobre a ilha. Vi que as praias são realmente paradisíacas, mas as cidades em si são fofas? Antigas? Pergunto pois gosto de mesclar em viagens vilarejos + praia e tenho 15 dias. Tenho dúvida se foco na Sardenha + Córsega ou se adiciono talvez Toscana + Sardenha e Córsega para não ficar somente em praias. Obrigada!

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *