Angkor Wat, parte I: cenário de filme para crianças

Angkor Wat, no Camboja, o maior dos templos da Ásia, é sim um lugar para crianças! Aquelas ruínas, as árvores gigatescas se alastrando pelas portas, janelas e muradas com suas raízes e toda a atmosfera de mistério afloram a imaginação de qualquer criança. Foi uma experiência incrível para nós três visitar esse lugar, que deixou a Juju enloquecida!

Pra ter uma ideia da história de Angkor, é mais ou menos assim um filme: em meio à floresta do Camboja, o Império Khmer construiu na antiga capital sua mais preciosa joia: Angkor Wat. Abandonado e desconhecido, o templo permaneceu habitado durante séculos apenas pelos monges budistas. Depois, isolado durante a Guerra do Camboja e os bombardeios dos EUA, Angkor quase desapareceu. Quase. Declarado Patrimônio Mundial da Unesco, Angkor passou de um lugar misterioso e tomado pela floresta a um dos monumentos mais visitados da Ásia. Cerca de 2 milhões de pessoas passam por lá todos os anos, e você pode ser uma delas.

camb1

Angkor, na verdade, não é um único templo. Trata-se de um complexo com mais de 30 templos e centenas de pagodas que ocupam uma área gigante de 200 hectares. A primeira visão do viajante sobre esta joia arquitetônica e espiritual é simplesmente impressionante. Apenas alguns lugares do mundo, como Macchu Picchu, se comparam a esse sopro de grandiosidade. Nas suas alternâncias de poder, cada um dos reis antigos se esforçou para melhorar e aumentar ainda mais o templo, que acredita-se ser a maior construção religiosa do mundo. E mais: Angkor Wat é tanto pedra, quanto água: ele flutua sobre um pântano sustentado por diversas galerias subterrâneas. Muito legal, né?

camb3 camb4

Então fica sabendo de mais (a gente avisou que parecia coisa de filme!): o que levou o primeiro rei a construir esse templo no começo do século XII foi a forma como ele chegou ao poder. Suryavarman II derrubou seu tio do trono, e querendo tornar-se rei com apenas 14 anos, foi orientado por seus conselheiros na construção do templo: a arquitetura e a arte são em diversas culturas uma forma de um rei provar ser o escolhido pelos deuses para reinar.

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?

Deixe seu email aqui!

10 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.