Esse post traz um roteiro Portugal e Espanha completo, saindo carro de Madrid, passando por Toledo, atravessando Andaluzia, pueblos blancos, chegando finalmente a Évora e depois Lisboa. Ao todo são cerca de 1300 km. Não determinamos a quantidade de dias, mas seria bom ter pelo menos uns 15-20 dias.
Se tiver mais, ainda indico uma escapa até Tanger e Chefchaouen, pegando o ferry em Tarifa (no caminho entre Granada a Cádiz)
Agora uma dica importante é que, se você viaja com crianças, é bom alugar um carro maior e mais confortável, e reservar pelo menos duas-três noites em cada cidade para não ser exaustivo.
Para a locação do veículo, uma dica é usar um buscador de preços. A gente usa a rentcars , porque ele pesquisa preços em todas as locadoras locais e fica mais fácil comparar os valores. Na hora de alugar o carro, faça apenas quando estiver saindo de Lisboa (em Lisboa você não vai precisar de carro).
Mapa Roteiro completo roadtrip Portugal Espanha:
Roteiro Espanha Portugal / Madrid: parada 1 do roteiro de carro Portugal Espanha:
Nosso roteiro Portugal e Espanha começa em Madrid. A capital espanhola é para todos. Das ruelas entre casarões antigos a praças movimentadas, Madrid respira vanguardismo sem perder o charme histórico guardado no tempo. Museus, praças, bares e festas noturnas fazem parte do roteiro.
O que fazer em Madrid:
Assim como outras cidade europeias, Madrid tem um centro histórico riquíssimo. Entre os lugares para se visitar estão o Palácio Real, a Catedral de Santa Maria, Plaza de Oriente, Teatro Real.
- Para entrar no buzz de Madrid, você precisa ir para a Plaza de España e, de lá, vale seguir pela animadíssima Gran Via, principal rua da cidade, com dois quilômetros de lojas, cafés e restaurantes.
- Outro ponto famoso em Madrid é a Plaza Mayor, que é cercada por antigos hotéis e lojas, e que vibra no final da tarde com estudantes e restaurantes cheios. Aqui perto fica também o Mercado San Miguel, com comidas e variantes. (O melhor pra conhecer essa partezinha da cidade é começar pela Puerta del Sol e descer pela Calle Mayor até a Plaza Mayor)
- Próximo a área central e de fácil acesso de metrô está o Parque de El Retiro, construído em 1630. O lugar tem 118 hectares com monumentos, parques abertos, chafariz e prédios da mesma época. Destaques para o Palácio de Cristal e de Velázquez, no jardim principal. Se a viagem for em família, esse é um dos lugares perfeitos em Madrid para ir com criança, fazer um pique nique e andar de barco no lago.
- Já entre os museus, o destaque fica para os do Prado, com 1.500 obras expostas, o Reina Sofia e o Thyssen-Bornemisza, que juntos formam o Triángulo del Arte da cidade.
- Para quem gosta de bater perna e conhecer ruazinhas charmosas, no bairro Malasaña fica a Calle del Espíritu Santo, toda colorida e cheia de cafés. Aqui você vai a vida local, moradores passeando com seus cachorros e bikes. Aproveite para almoçar no Greek & Shop , e tomar um café no retro-chic Lolina Vintage Café ou cair dentro de um cupcake no Happy Day.
- Se estiver com crianças, inclua no roteiro uma visita ao Parque de Atracciones de Madrid, onde fica o Warner Studios. Ele é um distante do centro, mas basta pegar o metrô linha 10 até a estação de Batán, que fica a 50 metros da entrada.
Onde se hospedar em Madrid:
O Oriente Palace Apartments é lindíssimo e muito bem localizado. Fica a 1 minuto a pé do Palácio Real e a 400 metros da Plaza Mayor. Os apartamentos tem um estilo clássico mas bem clean, e alguns têm cozinha.
Também nessa região fica o Gran Meliá Palácio de Los Duques, que integra a coleção do The Leading Hotels of the World. É daqueles hotéis que transformam a viagem. A propriedade ocupa um palácio do séc XIX a poucos passos do Palácio Real, tem piscina, terraço panorâmico, jardim e quartos lindos!
Para quem gosta de ficar em apartamentos, a gente recomendo o Opera Boutique. Fica a 200 metros da Plaza Mayor, é bem moderninho, e todo equipado.
Roteiro Espanha Portugal / De Madri para Toledo: continuando o roteiro pela Espanha
De Madri para Toledo são 73km. Toledo é daquelas cidade pequenas que você não vai se cansar de andar. Mesmo dando para conhecer os principais pontos turísticos em um dia, permita-se passar pelo menos uma noite aqui. A arquitetura medieval se mistura com forte influência árabe, em prédios que parecem mais arte do que simples construções, e perder-se por suas ruelas será sempre uma nova surpresa.
O que fazer em Toledo:
No estilo medieval, Toledo é rodeada por uma extensa muralha erguida no século XI e rodeado pelo Rio Tejo, com várias entradas A principal delas é a Puerta de Bisagra, de origem árabe. A Puerta del Sol também é linda. Não deixe também de conhecer as pontes que dão acesso ao centro pelo rio Tejo. Uma delas fica no lado leste, em frente a Porta de Alcántara, que dá o mesmo nome a ponte.
As igrejas, mesquitas e mosteiros também são comuns, e cada uma delas vale à visita. As principais são a Catedral de Toledo e a Igreja dos Jesuítas.
Para bater perna, siga pela Plaza Mayor e Calle Comercio, e vá se perdendo pelas ruas vizinhas.
Onde se hospedar em Toledo:
Um dos melhores hotéis da cidade é o Entre dos Águas, próximo Convento de Santo Domingo, no centro. Seguindo a linha de influência árabe, suas quartos e demais instalações são decorados com elementos orientais, misturado com violões e guitarras, que é paixão dos donos. Os quartos são equipados com máquinas de café, amenidades no banheiro e, alguma unidades, possuem varanda.
Outra opção que fica fora do centro, mas próxima da escada rolante que dá acesso á área. O Hacienda del Cardenal fica em um jardim super charmoso rodeado por uma muralha árabe do século XI, e as instalações seguem a mesma linha. O restaurante serve pratos da culinária local, sempre com ingredientes frescos.
Roteiro Espanha Portugal / De Toledo para Granada: entrando na Andaluzia
O trajeto de Toledo para Granada é um batidão de 368 km, mas de boas estradas. Se a cidade de Toledo respira a mistura cultural herdade de antigas conquistas, Granada dá lugar a uma influência predominante árabe, que pode ser vistas todos os cantos. Do principal ponto turístico, o complexo de Alhambra, até os bairros mais afastados, fachadas, praças e casas lembram uma cidade do Oriente perdida em meio aos campos espanhóis. Para Granada, separe pelo menos 3 noites.
O que fazer em Granada:
A cidade de Granada ficou famosa pelo complexo de Alhambra, construído por árabes e reis cristãos ao longo dos séculos, e que hoje é Patrimônios da Humanidade da UNESCO. Protegida por fortalezas, o lugar une jardins, palácios, fontes e pátios preservados com o tempo. A visitação completa pode durar mais de um dia, então vá preparado com roupas e sapatos confortáveis. Aproveite para conhecer também duas teterías (casas de chá) ótimas aqui: a Abaco Té e a Palácio Nazarí.
Outro ponto a se conhecer em Granada é o Bairro de Albaicín, onde fica a Alhambra. Casinhas brancas com sacadas, mirantes (como o Mirador de San Nicolás) e cuevas de flamencos. Albaicin é linda, e tem vista não só para o complexo principal, como também para a parte baixa e para os alpes espanhóis.
Não deixe de fora uma visita pelo centro da cidade. As ruelas escondem lojas, restaurantes de comida típica, cafeterias e também importantes construções espanholas, como a Catedral de Granada e a Capilla Real (essa guardou os túmulos dos reis católicos). Dê uma volta pela Alcaicería, o bairro mais árabe de Granada, e explore as Caldedería Nueva e a Calle Elvira, duas ruas cheias de lojas vendendo artigos árabes. A dica aqui é não sair da cidade sem experimentar as tapas, e conhecer algumas das teterías, casas de chás árabes muito frequentadas pelos locais. Recomendamos a Kasbah, Al Sirat e a Dar Ziryab (ambas na Caldedería)
Onde se hospedar em Granada:
As melhores regiões para se hospedar em Granada é no centro e em Albaicin.
Em Albaicin, recomendamos por lá o Casa 1800 Granada. O hotel é lindíssimo, e ocupa um prédio do século XVI no centro de Granada, a 500 metros da Alhambra. A propriedade oferece lanches gratuitos à tarde, WiFi e tem um pátio típico andaluz.
Tem também o Palácio de Mariana Pineda, localizado mais próximo ao Alhambra e nesse mesmo estilo. A propriedade lembra casas de campo do século XVII, e conta com wi-fi gratuito nos quartos.
Pra quem quiser um hotel mais contemporâneo e bem no centro, recomendo o Gar Anatt Boutique ou o apartamento Casa de La Catedral (com vista para a Catedral!)
De Granada para Ronda: entendo nos Pueblos Brancos
Duas horas, ou 180 km, ligam Granda a Ronda. Ronda não está oficialmente na rota dos Pueblos Blancos, mas tem o mesmo estilo de casas branquinhas, e com um plus: a cidade fica em um planalto, circundada por fendas feitas por antigos rios da região. Você vai se impressionar com a vista distante das montanhas e das casas quase penduradas nos abismos, mas também vai adorar passear pelo pueblo.
O que fazer Ronda:
Por ser uma cidade antiga e com uma geografia tão diferente, sugerimos que você comece pelos arredores da Puente Nova. De lá da para ter ideia da erosão causada pelo rio El Tajo, que corta parte de Ronda. Mas não é só por ela que dá para apreciar a vista. Próximas ficam também a Puente Viejo e a San Miguel, com pouco menos de visitantes.
Como toda cidade histórica, Ronda também tem um simpático centrinho, ótimo para passar o dia batendo perda entre ruas, lojas e cafeterias. Lá você vai encontrar como pontos históricos a Puerta de Felipe V, o Palácio de Salvatierra, o Palácio de Mondragón, a Plaza Duquesa de Parcent e a Iglesia Mayor. Aproveite para almoçar ou jantar pelas ruas próximas, com ótimos restaurantes espanhóis.
E se for no verão, aproveite para dar um mergulho na Cueva del Gato.
Onde se hospedar em Ronda:
A cidade é bem democrática quando se fala de hospedagem. Há boas opções, tanto no entorno da Puente Nova, quanto nos bairros mais distantes. Se optar por ficar próximo aos pontos turísticos, recomendamos o Hotel Catalonia, que tem vista para a Plaza de Toro. O local tem quartos amplos, equipados e o café da manhã é servido com toque da culinária andaluza.
Se quiser uma propriedade rural, a gente recomenda o La Fuente de La Higuera.
De Ronda para Cádiz: quase no Marrocos!
São apenas 115 km de estrada, e você chega ao destino. A vida se move num ritmo emocionante em Cádiz, a cidade andaluza de casas brancas, onde o som do flamenco e das gaivotas paira no ar. Nem tão famosa quanto Granada e Sevilha, mas linda e deliciosa, Cádiz vibra, tem cheiro de mar, uma linda luz dourada e história pacas pra contar. A cidade foi fundada em torno de 1000BC, e já foi habitada pelos fenícios, romanos e árabes. Sentiu o naipe, né?
O que fazer em Cádiz:
Conhecer Cádiz envolve se perder com calma pelas ruas da cidade velha. E isso inclui as idas e vinda da orla, a passear por longas ruas comerciai como as caules Ancha, Sagasta e Columela. Com um diâmetro de cerca de dois quilômetros, a Cidade Velha se sente mais como uma aldeia com ruas cheias de gente alegre, restaurantes e praças. Aqui uma lista do que não perder:
- Plaza de las Flores: linda, cheia de restaurantes e… flores.
- O Mercado de Abastos: é o mercado de peixes frescos, com restaurantes e bares.
- Bairro del Pópulo: é o centro histórico de Cádiz (declarado Monumento Histórico Artístico), com um labirinto de ruelas. O bairro conserva os três portões da primitiva cidade medieval: o Arco del Pópulo, o da Rosa e o dos Brancos, palácios barrocos e o Teatro Romano
- Bairro de la Viña: é o bairro mais característico, e onde acontece o carnaval de Cádiz.
Onde se hospedar em Cádiz:
A parte antiga da cidade é a melhor para escolher as hospedagens. Ela fica próxima aos monumento principais e da praia de La Caleta, onde tem o agito noturno. A primeira indicação é o hotel Casa de las quatro torres, a 500 metros da Plaza San Antonio.
Também indico o Apartamentos Maier, a alguns metros da Catedral, e com um decoração bem moderna. Tem cozinha, terraço e é todo equipado.
Roteiro Espanha Portugal / Sevilha, finalmente: riqueza e história
De Cádiz para Sevilha, são pouco mais de 100km. Destino obrigatório na Andaluzia, Sevilha já foi ocupada por romanos e árabes, que usavam a proximidade com o rio Guadalquivir para ter acesso ao Oceano Atlântico. Essas dominações deixaram uma cidade repleta de casarios, palacetes belíssimos, parques e igrejas de tirar o fôlego. Sevilha já é bem maior que Granada e Ronda, e você vai precisar de pelo menos duas ou três noites por aqui.
O que fazer em Sevilha:
Sevilha tem muito para se ver. Comece pelo bairro de Triana, onde fica a Plaza de España e o parque María Luisa. Ainda em Triana dá para se visitar o Real Alcázares de Sevilha, um complexo palaciano com construções datadas de diversas épocas e estilos. Perto de lá fica também a Catedral da cidade, uma das maiores igrejas em estilo gótico da Europa. Quem tiver disposição pode aproveitar e subir sua torre para ver Sevilha do alto.
E não para por ai. A pé ainda dá para visitar a Universidade de Sevilha, a Torre del Oro, a Plaza de Toro e a Puente de Triana. Mas não se limite só aos principais pontos turísticos. Sevilha tem herança arquitetônica que vai atém de prédios públicos. Muito restaurantes e cafeterias conservam as instalações originais. Duas indicações são o Taberna Coloniales e o Bodeguita Romero, ambos servindo pratos tradicionais de Sevilha, como tapas e as batatas “aliñas”;
Outro bairro que a gente amou foi Santa Cruz, com ruas estreita, e casas brancas de janelas amarelas com varandas floridas. Aqui também fica um casa de flamenco (gratuita): o La Carbonería, na calle Levíes nº 18.
Roteiro Espanha Portugal / Onde se hospedar em Sevilha:
Para experimentar um pouco do passado de Sevilha, indicamos dois hotéis. O primeiro é o Hotel Alfonso XIII, um Luxury Collection ao lado do Real Alcazares e com quartos decorados no estilo palacete árabe.
Outro super incrível é o EME Catedral, como o nome já diz, de frente pra Catedral. Os quartos são amplos, com janelões e uma decoração bem moderna.
Também gostamos muito do Hotel Fernando III, que conserva parte da estrutura original mesclada com elementos contemporâneos. Também super bem localizado, no Centro Histórico, e com preço mais baixo.
Roteiro Espanha Portugal / Évora: chegando em Portugal
Para atravessar da Espanha para Portugal, vai ser preciso fazer uma batida mis puxadinha, de uns 300km. E cá chegaremos em Évora, no Alentejo, essa simpática cidade histórica com muitos monumentos que resistem ao tempo e contam um pouco das origens da cultura lusitana, passando pela dominação romana até chegar a monarquia portuguesa. O centro histórico é tão preservado que a Évora ganhou o título oficial de cidade-museu. E a antiguidade caminha junto com muita animação: Évora é também uma cidade universitária.
O que fazer em Évora:
Por guardar muito da arquitetura romana, nossa dica é visitar as atrações turísticas principais, sem tirar o olho da arquitetura dos antigos casarios. Comece pelo Templo de Évora (conhecido como Templo de Diana), com ruínas datam do século II. Próximos ficam o Museu de Évora, que conta a história da região de Alentejo, e o Palácio dos Duques de Cadaval.
Na rua nos fundos é possível visitar a mais imponente catedral da cidade, a Sé de Évora. O tour completo pelo edifício dá direito a subir no telhado e ter uma vista diferente da cidade Não deixe de ir até a Praça do Giraldo e de visitar a Câmara Municipal, as Termas Romanas, e a famosa Capela dos Ossos, que é feita com a ossada de cerca de 5 mil pessoas. Para tirar fotos é preciso pagar um adicional de $1 euro.
E pra quem gosta de vinhos, é possível visitar os vinhedos e produtores dessa região.
Roteiro Espanha Portugal / Onde se hospedar em Évora:
A cidade de Évora é muito rica em arquitetura, então ficar em hotéis e pousadas que sigam esse espirito completa ainda mais a visita. No centro histórico, recomendamos o charmoso The Noble. Ele é um mix, e fica num prédio que mistura a influência romana e portuguesa, com muros de pedra, azulejos e teto abobadado. O hotel fica a cerca de 500 metros da Capela dos Ossos e da Praça do Giraldo.
Se quiser uma experiência de hospedagem ainda mais genuína, a gente indica o hotel Convento do Espinheiro, a pouco menos de 4km do centro. A propriedade tem 80.000 m² de jardins lindos,e ocupa um convento renovado do século XV. Faz parte do A Luxury Collection, e é totalmente kidsfriendly.
Roteiro Espanha Portugal / Lisboa: a cidade mais vibrante e linda de Portugal
De Évora para Lisboa são apenas 138 km de estradas.
Velha conhecida do país lusitano, Lisboa é um daqueles destinos que você pode voltar mil vezes que ainda vai se encantar. Remodelada nos últimos anos, a cidade além de vibrar história, agora conta com a energia jovem que invade as áreas do Cais.
O que fazer em Lisboa:
Fiz uma série de posts bem completinhos sobre Lisboa. Neles, está tudo o que você precisa saber sobre a cidade.
Lisboa, onde encontrar a sua tribo
Lisboa bairro a bairro e onde se hospedar
Roteiro de 10 dias em Portugal
SalvarSalvarSalvarSalvar
Siga também o Juju na Trip no Instagram para acompanhar nossas viagens em tempo real.
Adorei o roteiro! Recomendo a compra antecipada, via internet, para a visita à Alhambra (em Granada)!
sim, é bom comprar antecipadamente
Oi Ju!td bem?!Fiz praticamente o mesmo roteiro mas entreguei o carro em Sevilha, atravessei de ônibus para lisboa e lá alguguei outro carro.Vc pehou na Espanha e devolveu em portugal ou não era alugado?Pode pegar num país e devolver em outro?obrigada!bjs
Oi, Lu! Pode sim, maas tem uma taxa por pegar num local e entregar em outro.
Qual a melhor época do ano para realizar esse roteiro e qual o custo médio?
Oi, Rodrigo. A época depende. Vc gosta de frio ou calor?
O custo tb depende: vc pensa numa viagem luxo ou econômica?
Me dá mais detalhes do que vc pensa pra eu poder te responder certinho.
bj!!!
Saudações Ju,
Li com atenção este interessante roteiro e suas preciosas dicas. Minha intenção é a de realizar quase que o mesmo, no entanto, com algumas alterações que passo à informar e , se possível, saber de vocês alguma sugestão ou indicação:
1 – Veículo alugado com retirada e entrega em Braga-PT
2- Tempo locado de 7 dias.
3- Período: 2ª quinzena de Setembro/2019.
4- Hospedagem econômica.
Intenção entrar pela Espanha até Salamanca. Fico grato se possuir uma boa dica com estas condições. Grande abraço!
Olá, Luiz. Vou pesquisar uns hoteis e já te passo aqui.
Sobre o carro, o melhor é consultar e locar por esses sites, que apresentam os melhores preços de todas as locadoras e bookam online: rental cars e rentcars
Não consigo mais alugar carro na Espanha e devolver em Portugal. Acho que a melhor opção agora é mesmo ir de trem Sevilha – Lisboa. Se alguém conseguir simular o aluguel com entrega em país diferente sinalize aqui. Obrigada.
Esse seu roteiro vc fez em
quantos dias? Estamos querendo or de motorhome vc acha q dá certo?
Esse é um roteiro de no mínimo 15 dias, mas recomendo fazer com mais tempo. Sobre motohome, não sei te informar, porque não fizemos nesses esquema, Gi.
Por favor, irei para Lisboa em julho e gostaria de ir até sevilha, granada, cordoba., voltando para Lisboa.
Eu não localizei opção de fazer o trajeto de trem, de onibus, só tem opção de final de semana.
Gostaria de confirmar se é possivel alugar um carro em Lisboa e atravessar na fronteria com a Espanha, pois fui informado em uma agencia de viagens, que esta opção não é possivel.
Oi, Marcos. Quando fomos, era possíovel. Alias, atravessar de carro para qualquer pais da UE. Mas fizemos essa viagem faz uns 7 anos, não sei se as regras mudaram (mas acredito que nao tenham mudado)
Dá para fazer este roteiro de trem?
Paulo, não tenho certeza. Você teria que conferir no site das companhias de trem!
Oi Ju,
Gostaria de saber em média quanto vocês gastaram na viagem?
Quero fazer um viagem com um custo beneficio bom mas sem ser luxuosa.
Olá, ume média de 80-100 euros dia por pessoa, sem contar carro, passagens e hoteis (gastos com alimentação, entradas de atraçøes e passeios)