Vai para Paris? Que tal aproveitar e explorar também algumas das mais lindas cidades no interior da França, em um roteiro Normandia e Bretanha. Nesse post, montamos uma viagem por seis cidades do interior da França, todas lindíssimas! São elas:
- Rouen
- Honfleur
- Étrat
- Mont-St-Michel
- Saint Malo
- Dinan
Sobre locação de carro, sugiro o site rentcars para comparar e obter as melhores tarifas da locadoras, e alugar online. A gente sempre usa, e é super seguro. Além disso, o pagamento é feito em real e pode ser parcelado em até 3x sem juros.
Roteiro Normandia e Bretanha: Rouen
Nosso roteiro de viagem pela Normandia e Bretanha começa na chegada ao aeroporto de Paris, de onde você pode seguir de carro por cerca de 2h até o primeiro destino: a belíssima Rouen.
Rouen é uma região histórica importantíssima da Normandia. A cidade é linda, e tem pérolas como a a Catedral de Notre-Dame de Rouen, tão bonita e com a mesma arquitetura gótica da ‘prima’ parisiense.
A catedral fica na parte histórica da cidade, que é formada por um labirinto de pequenas ruas com prédios medievais. Aliás, aqui, dê um pulo na Praça Vieux Rouen para um lanche em um dos cafés charmosos do local.
- Dica local: Aqui você pode seguir os últimos passos de Joana D’arc por pontos espalhados pelo centro da cidade, terminando no local onde Joana foi queimada viva durante a Guerra dos Cem Anos. E no lugar da fogueira foi plantado um jardim de petúnias vermelhas, parada obrigatória durante o passeio.
- Quanto tempo ficar: no mínimo duas noites.
- Onde hospedar em Rouen: Recomendo o charmoso o Hotel de la Cathedral e o Mercure Rouen Centre Cathédrale,ambos localizados no coração do centro histórico. O Best Western também é bom e bem localizado.
Cidades no interior da França: Honfleur
Seguindo nosso roteiro, ao partir de Rouen, leva-se pouco mais de uma hora para chegar em Honfleur. Um dia aqui é suficiente para percorrer todo o vilarejo, mas eu recomendo dormir um noite e aproveitar mais.
Acredite em mim, essas pequenas cidades no interior da França têm uma atmosfera especial, e é preciso entrar no clima.
Não se apresse, passar uma hora tomando um café e vendo o movimento faz parte da graça. É melhor do que ficar pulando de uma cidade para a outra para, no final, estar cansado de dirigir e não ter aproveitado nada.
Então rume para o Vieux Bassin de Honfleur, que é o considerado o porto mais charmoso de toda a Normandia, e relaxa em um dos seus muitos cafés.
A paisagem é linda, com as casas medievais refletindo sobre a água. Os restaurantes têm cardápios muito semelhantes , e os menus em 3 passos custam de 15 a 40 euros.
No porto fica também o Hôtel de Ville (a prefeitura de Honfleur), um carrossel no melhor estilo francês, e a igreja de Santa Etiene. Depois, é flanar! Andar pelas ruas com seus lindos prédios qdos séculos XVI e XVII, se perder, entrar nas lojas, tomar mais café, comer nas patisseries e se apaixonar por Hônfleur.
- Dica local: Você não pode deixar de conferir as feiras de Honfleur. Aos sábados acontece uma feira super bacana na Igreja Sainte-Catherine. Essa igreja existe desde 1500, construída por carpinteiros da região e com um ar rústico super charmoso. Outro passeio bacana é visitar o mercado dos peixes na Jetée de Transit, de quinta a domingo pela manhã.
- Para jantar uma comida típica normanda, eu recomendo o La Fleur de Sel. Tem também o Sa.Qua.Na., estrelado no Michelin e com menus a partir de 75 euros
- Quantos dias: pelo menos uma noite
- Onde ficar: para entrar no clima da cidade, você pode se hospedar no rústico Les Songes d’Héléna. Se você procura uma opção mais sofisticada, o Hôtel LÉcrin e o La Maison de Pierre et Valérie são as melhores escolhas.
Roteiro Bretanha e Normadia: conhecendo Étretat
No geral, as cidades do interior da França ficam muito próximas, tanto que de Honfleur para Étretat são cerca de apenas 40 minutos. Então você pode escolher continuar com a sua base em Honfleur por mais um noite, ou mudar para cá. Eu gosto da ideia de mudar a base, pra conhecer um pouco de Étrat.
Étretat é a cidade onde ficam as famosas falésias brancas, e onde muitos outros penhascos compõem o visual da região.
O contraste entre o calcário branco das falésias e o azul do mar é impressionante, com destaque para a Côte d’Albâtre, que tem uma extensão de 140 Km de falésias, algumas com 100 metros de altura.
A cidade mesmo é bem pequena, mas têm um clima gostoso nos meses menos frios, então vale curtir a vibração.
Além disso, há as trilhas das falésias. Existem dois caminhos principais de trilha: a Falaise d’Amont e a Falaise d’Aval. Se você fazer as duas trilhas, vai andar cerca de 20 km, mais ou menos.
- A trilha Falaise d`Amont: começa à direita da praia, há placas, e é por cima do penhasco. Tem uma vista deslumbrante.
- A trilha por cima da Falaise d`Aval , começa à esquerda e é onde você vai achar uma das vistas mais icônicas dessa região: a pedra que parece a tromba do elefante entrando no mar
Além do caminho pelo alto das rochas, é possível também ir pela areia, mas fique atento à maré.
Dica local: Os picnics no alto das falésias são muito comuns, vale muito experimentar e curtir o pôr do sol. Um dica bacana é colocar na cesta algumas garrafas de vinho, mexilhões e mariscos famosos da região.
Onde ficar: Uma opção de hospedagem bacana e perto das falésias é o Hotel Des Falaises, Se você procura opções mais ao centro, vale muito conferir o Dormy House e o Hotel Ambassadeur.
O Mont-St-Michel
Duas horas e meia separam Étrat do Mont-St-Michel, uma beleza que é Patrimônio Mundial da Unesco. Nem pense em ir apenas por uma tarde. Há hoteis dentro da fortaleza, e vale à pena dormir por lá.
O passeio começa atravessando um extensa passarela até o Monte, isso por conta do fenômeno da “dança das mares”. Em determinado momento do dia a maré sobe e deixa o lugar praticamente ilhado, mas na maré baixa, você pode circular pela extensa faixa de areia que se forma ao redor.
É engraçado ver os barcos parecendo brinquedos largados na areia até a maré voltar. Dentro do Mont Saint Michel, além do mosteiro e da abadia, existem várias barraquinhas, lojas e restaurantes para aproveitar.
Uma iguaria aqui são as ostras frescas servidas dentro do mosteiro: a tradição é arremessar as cascas para o lado de fora, cobrindo a areia da praia com as cascas.
- Dica local: A dica aqui é provar a receita milenar do famoso omelete-suflê, que custa em média 9 euros. Desde 1888, o preparo é o mesmo e depende do ritmo certo na hora de bater os ovos e de precisa ser preparado no fogão à lenha, seguindo a antiga tradição.
- Onde ficar: Dentro do monte, você pode ficar no Mère Poulard, La Vieille Auberge , Le Mouton Blanc e no Les Terrasses Poulard.
- Onde estacionar:.Há um estacionamento a 25 km de distância do Mont Saint-Michel. De lá você pega um ônibus gratuito (incluído no preço do estacionamento, mas o ponto fica a uns 700 metros do estacionamento), que te leva até a porta do local.
Cidades no interior da França: Saint-Malo
De Pontorson para Saint-Malo são mais 40 minutos. Saint Malo é uma graça (se não se quiser parar em Pontorson, pode montar sua base aqui, e ir daqui para o Monte). Saint-Malo é uma daquelas charmosos cidadelas medievais muradas da França.
A primeira coisa que você vê ao chegar em Saint-Malo é sua imponente fortaleza, uma muralha medieval de 1.700 metros protegendo a cidadela. A parte intramuros da é onde estão localizados os restaurante, lojas e espaços culturais da cidade.
Quase tudo aqui precisou ser reconstruído após a Segunda Guerra Mundial, mas seguindo exatamente o estilo original. Do lado de fora, mais de onze praias distribuídas em uma extensa faixa de areia clarinha atraem muitos turistas durante o dia.
E é legal ver como a paisagem da cidade muda, assim como o Mont Saint Michel, de acordo com o maré.
Sobre o que fazer em Saint Malo, na Bretanha, eu sugiro começar pela cidade antiga, que fica dentro da fortaleza. Lá estão a Place Chateaubriand, com seus restaurantes e mesinhas na rua, o castelo onde funciona a prefeitura, e belíssimas vistas das praias
- Dica local: Uma ótima dica aqui é saborear os deliciosos frutos do mar no Brasserie du Sillon, em frente à praia de Sillon. Você também deve conferir o famosos doces da Maison Guella, que fabrica desde 1920 seus famosos caramelos com manteiga salgada e biscoitos tradicionais irresistíveis.
- Onde ficar: Fique na parte histórica, no intramuros. Você pode se hospedar bem de frente ao castelo, no Hotel De L’univers; ele é básico, mas bem localizado. Outra opção é ficar perto da praia, o Hotel Le Croiseur e La Maison des Armateurs são boas escolhas. Se quiser um apartamento, tem o Les Marguerites, muito charmoso.
- Gula: Bistrot du Rocher é indicado pelo do Guia Michelin. Tem um deco básico, mas a comida é ótima! Também gosto do Le Cambusier ( peixes e frutos do mar).
- Estacionamento: você pode entrar de carro em Saint Malo, mas é difícil achar vaga. Do lado de fora tem um estacionamento, e o pernoite dele é mais em conta que as horas diurnas (entre as 19:00h e as 8:00h do dia seguinte custava em torno de 3 euros.
Roteiro França: Dinan
Dinan é fica a cerca de quarenta minutos de Saint-Malo, e é uma das cidades medievais mais charmosas da França.
Parece um grande cenário de algum filme, com construções do século XIII. Junte a isso ruas medievais repletas de lojas e cafés deliciosos, e você terá uma cidade vibrante a apaixonante. Essa é Dina.
Portanto, a dica aqui é andar, andar e andar. E alguns pontos bacanas para colocar nesse seu roteiro são: o pequeno e charmoso porto da cidade, Teatro Jacobino, de 1224; a Igreja Gótica de St. Malo; a Basílica de St. Saviour; a Torre da Duquesa Anne e o Chateau de Dinan.
Não deixe de ir também na inclinadíssima Rue du Petit-Fort, que liga o centrinho à beira do rio Rance. Aliás, vale levar queijos e vinho para fazer um poicnic na descida, às beira-rio
Para se hospedar no centro histórico de Dinan, há várias opções. Para quem gosta de apartamentos, sugiro o Appartment e o Horloge.
Já entre os hoteis no centro, o Hotel du Chateau e o Arvor (esse tem estacionamento) são opções charmosas e bacanas. Por último, o Ibis é uma mais em conta para se hospedar.
Para acompanhar nossas viagens, siga o Juju na Trip no Instagram e no youtube.
Leia mais sobre a França: