Roteiro Costa Amalfitana: Positano, Amalfi e cidades vizinhas

Famosa por suas casas coloridas penduradas na encosta, excelente culinária e vista deslumbrante do mar azul, Positano é o destino perfeito para relaxar na Costa Amalfitana. As ruas tortuosas da cidade que vão do ponto mais alto ao mar, passam por um infinidade de lojas charmosas, restaurantes intimistas e espaço floridos. Nesse post,  damos dicas do que fazer em Positano, hospedagem, onde comer, como chegar e até cidades próximas para conhecer.

Como chegar em Positano:

Os aeroportos mais próximos da Costa Amalfitana são o de Nápoles e Salerno, sempre em voos com conexão. Deles a pedida é alugar carro (recomendo a RentalCars, que é conhecida e faz a busca dos melhores preços em todas as locadoras. Há também opções de ônibus, e barcos no verão, mas as rotas são confusas, e não passam nas proximidades de Positano.

Chegar até lá não é difícil. As vias não são as melhores, mas há boa sinalização e você pode fazer paradas no caminho para apreciar as belezas da região antes de chegar em Positano. A viagem dura cerca de 1 horas de Nápoles e 1 horas e 20 minutos de Salerno.

o que fazer em Positano

dicas de positano: a delicia de uma tarde

dicas de positano: a cidade

O que fazer em Positano:

A melhor e mais gostosa maneira de explorar a cidade é a pé. As ruelas e escadarias escondem lojinhas locais, galerias de arte, pequenos cafés, restaurantes e casas que são atrações à parte, coloridas e cheias de flores na janelas. Você pode passar o dia explorando que não vai se cansar dos lugares lindos.

Pra começar, os limões! Não sei se você sabem, mas eles estão para Positano como a alfazema está para a Provence. Aqui os limões viram tudo: essência, perfume, azeite, sabão, caramelo, bebidas. E tudo isso, a mais no que possa se transformar o limão, você encontra na loja Sapori do Positano (é um clássico, não deixe de ir)

Ainda nas compras, uma loja bem badaladinha e tradicional é a Safari Sandals, com modelos feitos à mão e na hora pelo Gennaro, um artesão de décadas e muito fofo! E a Maria Lampo, onde a Dona Maria e suas netas vendem roupas típicas e outros produtos (a loja existe desde os anos 40!)

Dos pontos históricos, vale conhecer a  Igreja de Santa Maria Assunta, com uma impressionante cúpula em mosaicos coloridos construída em 1700. Ela fica nas proximidades da praia Grande (a principal do vilarejo), onde se encontram as melhores pizzarias da Costa Amalfitana.

Nessa mesma praia há alugueis de caiaque para curtir as águas calmas da enseada e também barcos que partem as enseadas acessíveis exclusivamente por mar como Remmese, Clavel ou Cavone. 

De carro, é possível acessar Fornillo a oeste da Praia Grande, e em direção ao leste, ficam Arienzo, Laurito, Conca dei Marino (onde tem também a Gruta Esmeralda), La Porta, Arienzo, Fiumicello e La Porta.

A praia Laurito, perto de Positano

A praia Laurito, perto de Positano

A prainha Conca dei Marini

A prainha Conca dei Marini

O que fazer em Positano: A praia La Porta

O que fazer em Positano: A praia La Porta

Onde comer em Positano:

Positano é cheio de restaurantes charmosos e deliciosos. Listamos aqui alguns dos melhores.

  • Casa e Bottega: boa pedida para um almoço leve com saladas, sandubas gourmet e sucos
  • Rada: para um almoço ou jantar com vista debruçada para o mar
  • Al Palazzo: o mais charmoso e romântico restaurante de Positano. Fica nos jardins do hotel de mesmo nome, decorado com flores e decoração intimista
  •  La Terra : outro com vista espetacular, e um menu de pratos bem típicos. A dica é reservar uma mesa no final do dia, para ver o pôr-do-sol. O restaurante também oferece transporte gratuito dos hotéis, basta verificar a disponibilidade.
  •  La Cambusa: tem um meno com peixes, frutos do mar e massas, e tem também uma extensa carta de vinho. Ele fica perto da praia e tem mesas arrumadas com vista para o mar.
  • La Zagara: com terraços rodeados por laranjeiras e limoeiros. Não perca a Torta Zagara, com base de chocolate e laranjas em conserva.

Quando ir para Positano e Costa Amalfi:

De março a outubro a temperatura é boa. Julho e agosto são mais quentes, e muito cheio. Se quiser fugir do furdunço. vá em abril, maio e junho. Junho é o melhor.

Costa amafiltana roteiro: Cidades  perto de Positano

Além de Positano, vale montar um roteiro pela Costa Amalfitana para conhecer outras cidades próximas. Separei algumas sugestões:

  • Amalfi: Fica a mais ou menos 2h30 de Positano, e pode se ir de carro ou de barco (dependendo das condições do clima). É uma graça, e é um dos destaques do roteiro Costa Amalfitava. A cidade fica entre as rochas do Monte Lattari e de frente pro mar, com restos arqueológicos Romanos e construções bizantinas. Como Positano, tem as casas coloridas erguidas ao longo de ladeiras tortuosas. Em Amalfi, você pode almoçar no Lido Azzuro peixes frescos deliciosos

 

  • Atrani: fica do lado de Amalfi, separadas por uma rocha. É possível ir caminhando, e é uma cidade de pescador graciosa, bem típica e mais tranquila que Amalfi e Positano.

 

  • Fiordo di Furore: você provavelmente ja viu muitas fotos daqui, um cartão postal da Costa Amalfitana. É uma praia sob um ponte de pedras enorme.

 

  • Mais pertinho de Positano, ficam Montepertuso e Nocelle. Atualmente há uma via que as cidades, mas se você for explorador, opte pelas antigas escadarias e trilhas de acesso. O trajeto dura menos de 40 minutos, e oferece vistas deslumbrantes. Aproveite as cantinas que ficam em terraços para ver o pôr-do-sol ou somente admirar o mar.

 

  • Quer ir ainda mais longe? Faça a trilha até a cidade de Santa Maria del Castello. Não há atrações, no caminho,  nem restaurantes e agitação, mas tem o visual mais incrível de Positano. Só tome cuidado, a subida não é íngreme, mas oferece dificuldade para crianças e pessoas sem preparo físico.

 

 

  • Também vale conhecer Praiano. Uma cidade igualmente charmosa, que tem, de acordo com os locais, o pôr-do-sol mais romântico e espetacular da Costa. Dos calçadões da cidade da para ver  a baía de Positano, as ilhotas, Punta Campanella e, em dias mais claros, Capri ao fundo. Ainda há praias entre rochedos, prédios antigos e também restaurantes incríveis de massa. Vale a pena passar o dia inteiro.
A praça central e vibrante da cidade de Amalfi

A praça central e vibrante da cidade de Amalfi

Roteiro Costa Amalfitana: a pequena cidade de Atrani, entre Positano e Amalfi

Roteiro Costa Amalfitana: a pequena cidade de Atrani, entre Positano e Amalfi

Atrani costa amalfitana

Mais uma de Atrani

O lindo Fiordo di Furore, na Costa Amalfitana:

O lindo Fiordo di Furore, na Costa Amalfitana: mais um passeio para quem está em Positano

 

Onde ficar em Positano:

Os hotéis de Positano não decepcionam. O primeiro deles é o Montemare, que apesar de ter uma vista aberta do mar e da parte da cidade, fica a poucos minutos de caminhada. Os quartos e banheiros são amplos, em estilo grego, alguns com varandas privativas. Você ainda pode desfrutar de refeições mediterrâneas e ingredientes locais.

O segundo é o Hotel Poseidon, que fica na parte alta da cidade, com piscina e café da manhã no terraço com vista. Os quartos podem ser de dois à quatro pessoas, com ante sala, varandas privativas e frigobar. O hospede ainda pode usufruir de café da manhã mediterrâneo e banhos turcos.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.