Roma e Trastevere

Em cada cidade, existe o roteiro clássico, e um bairro emergente, que acaba sempre tomado por artistas, ateliês e outras ocupações alternativas. Em Roma, esse lugar é o Trastevere (em português, de trás do Tevere. Ou seja, do outro lado da cidade dividida pelo rio Tevere)

Com ruas de paralelepípedo, prédios cobertos de hera, janelas com varais de roupas, palazzi coloridos e um mood boho, o Trastevere é uma das áreas mais vibrantes de Roma. Antes um reduto da classe operária, hoje é uma trendy intersecção de restaurantes, cafés, pubs e pizzaria com microcervejarias e estúdios de música, arte e roupa.

Mas e aí, vale então trocar a hospedagem na Piazza di Spagna e redondezas pelo Trastevere? A dica aqui é passar o fim de semana hospedado no Trastevere, e nos outros dias ir pro classicão. Isso porque no sábado e no domingo o Trastevere é mais animado e boêmio do que qualquer outro canto de Roma.

o que fazer em Trastevere Trastevere o que fazer

trastevere roma trastevere onde comertrastevere restaurantestrastevere roma a noitepasseio trasteveredicas trastevere compras em trastevere melhores restaurantes em trastevere trastevere roma a noite

 

Muita gente pergunta o que gostamos mais de lá. Pra responder, fizemos aqui uma listinha das coisas mais legais do Trastevere,

Via Del Moro: a rua cheia de lojinhas e cafés. Comece por ela, e depois vá se perdendo pelas outras ruelas, becos e paredes grafitadas até chegar à praça central.

A praça, a fonte e a Basílica di Santa Maria: Quando chegar na praça, sente nos degraus da fonte, tome um ar fresco, e fique ali contemplando um pouco. Depois, siga para a Basílica, uma construção do século XII com mosaicos de Cavallini.

Onde Comer em Trastevere: A trattoria Da Lucia serve massas muito bem feitas e tem mesas na rua ou dentro do salão.  A Da Corrado é outra da lista: um pequeno restaurante familiar com autênticas e caseiras massas italianas. Para um pizza – no forno à lenha, e massa mezzo fina, mezzo grossa –  dois endereços infalíveis são o  Dar Poeta e a La Renella. Essa última serve pizza al taglio (em fatias quadradas) e incríveis.

Onde Ficar: Clique aqui para consultar hoteis no Trastevere. Se quiser uma opção em outra localização, indicamos o Hotel de Russie, que fica perto da Piazza del Popolo e da Piazza di Spagna. É um hotel que foi frequentado por Picasso e pela realeza russa na Belle Époque, e faz parte do selo do Preferred Hotels, que reúne os melhores hotéis do mundo.

Cozinhando com a Nona: Pra quem quiser fazer aulas de culinária local, tem o Italy Eating Tours. Aqui nesse link explica onde e como se inscrever.

O Sorvete: A gelateria Fatamorgana é de longe a mais conhecida da área, e faz jus à fama. Caia dentro e exagere! 🙂

Mercado Porta Portese: é o Portobello de Roma. Uma feira enorme com tudo o que você pode imaginar à venda: memorabílias, roupas, coisas usadas, vintage. Rola aos domingos, das 6:30 às 14h.

 

o que fazer em trasteveretrastevere roma dicas trastevere romacomo ir para dicas trastevere roma

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.