Praias com bebês no Brasil: um guia de águas mansas para família

Antes que você se pergunte se vale a pena levar o seu bebê para destinos de praia a gente já responde: vale muito. Dá para fugir da rotina do pequeno e fazer uma viagem deliciosas em família sem se preocupar: basta escolher os locais certos e planejar tudo. Por isso, fizemos uma seleção das melhores praias com bebês no Brasil, pensando na infraestrutura, nas comodidades e também em pontos que sirvam para possíveis emergências.

Tem praia ideal para ir com bebês?

Tem sim. Viajar com bebê requer cuidado e talvez um lugar isolado do mundo não seja a melhor opção. Por sair da rotina, os pequenos podem sentir vontades fora de hora, e nada pior do que estar longe de tudo logo quando for mais necessário. Prefira sempre as praias com infraestrutura, seja em resorts com assistência, ou orlas próximas de mercados, restaurantes e postos de saúde.

As melhores praias para viajar com a família no Nordeste: Tatuamunha

Tatuamunha fica na Rota Ecológica de Alagoas, pros lados de São Miguel dos Milagres e do Patacho. É uma das praias que eu mais gosto, porque é um lugar calmo, preservado e intocado sem ser isolado, tem praias de azul turquesa intenso sem barracas e sem bagunça. É um lugar para se conectar.

  • Onde ficar: recomendo demais e Pousada Borapira. É uma das poucas pousadas da Rota Ecológica que aceitam crianças de todas as idades, e é focada em famílias viajantes. Isso nao quer dizer animadores e tal, e sim um atendimento terno, com todas a atenções para quem viaja com bebês: do berço ao cardápio. A Borapirá é amigável, silenciosa, tomada por gramados e coqueiros, à beira-mar e de frente para uma praia de águas mansas protegida por corais.
  • Locomoção: se quiser conhecer as praias vizinhas, vale ter um carro ou contratar passeios. Na própria pousada eles providenciam os passeios, mas se quiser o carro, indico alugar pela  Rentcars (parcela em 12x). O ideal é voar até Recife ou Maceio (voamos de Avianca, que tinha os melhores valores)
  • Onde comer: O hotel tem restaurante funcionando até 21h, e com menu kids, frutinhas, sopa.
  • O que fazer: Aproveite para curtir a praia em frente à pousada , que é linda. Além disso, você pode fazer o passeio de jangada para as piscinas naturais, e visitar o projeto Peixe-Boi (um santuário ao ar livre onde vivem vários peixes-bois). Também gostei do Rio Tatuamunha (especialmente na hora da maré cheia), e da praia da Lage.
A pousada Borapira: focada em famílias

A pousada Borapira: focada em famílias

Bangalô da Borapirá

Praias com bebê: o azul intenso de Tatuamunha

Praias com bebê: o azul intenso de Tatuamunha

A praia do Lage, vista da frente da pousada BoraPira

Nordeste com bebes: a praia da Lage, vista da frente da pousada BoraPira

Porto de Galinhas (PE)

Porto de Galinhas  (veja aqui nosso guia completo de Porto de Galinhas)  já é uém destino indicado para quem quer mais agito, gente, vários restaurantes e praias com  barraca.

Porto tem tudo isso e as praias são lindas e perfeitas para bebês. A principal, que fica próxima do centro da cidade, tem a proteção das barreiras de corais, formando piscinas rasas e calmas. O Pontal do Cupe é um pouco mais agitada, mas ainda tem rochedos que protegem a orla, e por ficar distante do centro é super tranquila.

 

  • Onde ficar: A maioria dos resorts e pousadas locais tem estrutura para receber toda a família, inclusive os pequenos com menos de 3 anos. Recomendamos na cidade o Hotel Vivá, o Serrambi Resort, o Hotel Solar e o Hotel Village, todos com disponibilidade de berço, área recreativa e menu especial infantil.
  • Locomoção: a pé, não precisa de carro. Mas há passeio de bugre para Muro Alto (uma praia fofa pra crianças). Para chegar, contrate um transfer saindo de Recife.
  • Onde comer: Alguns restaurantes no centro de Porto de Galinhas oferecem menu infantil e também kit de desenho e jogos para os pequenos passarem o tempo. É o caso da Pizzaria Paulista, que fica em frente a Capela de Nossa Senhora, e do Farofa fina, quase em frente a praia.
  • O que fazer: Porto de Galinhas tem muito passeios de barco, mas alguns deles duram o dia todo, o que pode cansar os bebês. Nossa dica é fazer o passeio de jangada para as piscinas naturais, que é uma navegação curta e fácil (e as piscinas são cheias de peixinhos). Também vale curtir as praias próximas da cidade, principalmente a do centro, onde tem os corais que foram piscinas naturais. Outra atividade bacana é conhecer as ruas do centro, onde se pode comprar lembrancinhas e conhecer restaurantes ótimos com menu infantil.

Melhores praias Nordeste com bebês: Costa do Sauípe (BA)

É o destino de praia para as famílias que querem sossego, sombra e água fresca. Os resorts all inclusive oferecem uma gama de atividades, são completamente estruturados e ficam com pé na areia, para curtir o visual.

  • Onde ficar: Dois resorts são os melhores da região. Primeiro o Sauipe Resorts, um extenso complexo com quartos espaçosos, disponibilidade de berços, serviço de babá e recreação infantil. O segundo é o Sauipe Premium, que segue a mesma linha de serviços. Ambos também oferece pacote All Inclusive.
  • Locomoção: a pé, não precisa de carro. Para chegar, contrate um transfer saindo de Salvador.
  • Onde comer: Não há muitas opções de restaurantes da região, já que os resorts oferecem todas as comodidades e refeições para os hóspedes (com comidinhas de criança também), mas caso queira sair, indicamos o Jerimum Café e Nega Fulô Pizzaria e o Sombra Da Mangueira Restaurante, que têm menu infantil.
  • O que fazer: Aproveite para curtir a praia e todas as comodidades oferecidas pelos resorts. Todos os dias são feitas diferentes atividades nas piscinas e nas áreas de recreação. A família toda também pode aproveitar para caminha nas faixas de areias próximas, onde se foram piscinas naturais rasas e calmas.

 

Praias com bebês no Brasil: Praia do Forte (BA)

A praia do Forte (veja aqui mais posts com dicas da Praia do Forte) é uma das praias para ir com bebês mais deliciosa do Nordeste. É um destino para ir com toda a família sempre, seja com bebês ou com crianças maiores. A orla da praia tem águas tranquilas, que formam piscinas naturais na maré baixa, ótima infra estrutura e um visual de tirar o fôlego.

  • Onde ficar:  Se quiser um resort, recomendamos muito o Tivoli Ecoresort, que fica a poucos minutos de carro do centrinho da cidade. Ele tem tudo que uma família com bebê precisa, começando pela disponibilidade de berços e grades de segurança nos quartos, serviço de babá, equipe de entretenimento e área recreativa infantil.  Mas ele não é perto do vilarejo. De quiser ficar próximo do centrinho, gosto muito do Refúgio da Vila , da Pousada Ogum Marinho e da Casa do Forte (todos têm restaurante com pratos infantis)
  • Locomoção: a pé, não precisa de carro. Mas se não quiser andar, tem bicitaxi, qé ue bem engraçado. Para chegar na Praia do Forte, contrate um transfer saindo de Salvador.
  • Onde comer: O centrinho da Praia do Forte concentra os restaurantes da cidade, com ótimas opções para os pequenos. Na Risoteria Terra Brasil há pratos com macarrão e molhos caseiros pouco temperados e no Papa Gente o menu kids serve também carne acompanhada de arroz ou purê de batata.
  • O que fazer: Além das tranquilas praias e das piscinas naturais, a Praia do Forte tem para visitar uma das sedes do Projeto Tamar, que incentiva o contato com a vida marinha. Na época de desova (entre setembro e março), dá pra ver as tartaruguinhas dexaindo os ninhos e indo por mar. Também vale fazer um passeio para Imbassaí

 

Praia com bebê Sul e Sudeste: Ilhabela (SP)

São mais de 40 praias em Ilhabela, mas as melhores para se ir com bebês e crianças pequenas são as da costa oeste, viradas para o continente. Já na parte norte nossas favoritas são a praia do Sino e a da Armação, e ao sul as do Curral e Veloso. Todas elas são de águas claras, calmas e extensa parte rasa para se molhar com o bebê sem preocupação.

  • Onde ficar: Opte por hotéis ou pousadas que ficam também na costa oeste, facilitando assim o deslocamento entre as praias. Quase todos da região aceitam crianças pequenas, mas alguns tem uma melhor estrutura, como o Hotel Real Villa Bella, que disponibiliza berços gratuitos e menu infantil e o Hotel Ilhasol, com as mesmas comodidades.
  • Locomoção: precisa de carro para se locomover. Tem que voar pra SP e dirigir 200km. Recomendo alugar pela  Rentcars (parcela em 12x).
  • Onde comer: Apesar do centro da ilhas ter bons restaurantes, os melhores para ir com criança estão mais distantes. Um deles é o Ben’s Bar e Comidaria, perto da praia do Veloso, com adaptação de pratos para os pequenos. A outra opção é a Creperia N’areia, na praia do Perequê. O cardápio infantil é variado e os crepes são bem servidos.
  • O que fazer: A primeira atividade é curtir as águas calmas das praias do lado oeste. São, inclusive, as mais tranquilas, já que as outras, do lado oposto, são procuradas por aventureiros e público jovem. Se quiser um pouco mais de estrutura, vá aos Beach Clubs, como o DPNY e Sea Club, mas saia antes do entardecer, pois a noite o agito toma conta dos locais.

Viagem com bebês no Brasil: Bombinhas (SC)

Se você procura sossego para a sua família, Bombinhas é o seu destino. A cidade que fica no litoral norte de Santa Catarina é um lugar tranquilo, com águas calmas. Atrai muitos surfistas, mas as praias com poucas ondas permanecem pouco frequentadas.

  • Onde ficar: A cidade de Bombinhas não tem uma grande estrutura hoteleira, então as melhores pousadas de Bombinhas são a Bora Bora, com camas especiais e salão infantil, e o Hotel Atlântico, com disponibilidade de berço e piscina infantil.
  • Locomoção: não precisa de carro para se locomover. Tem que voar pra Florianópolis e contratar um transfer até bombinhas.
  • Onde comer: São poucos os restaurante que oferecem pratos infantis. O primeiro é o Berro D’Água, com menu infantil e parquinho no lado externo. O segundo é o Tatuíra Petisqueira, na Baía do Canto Grande. Há uma seleção simples de pratos infantis e fica em frente a uma praia super calma e ótima para os pequenos.
  • O que fazer: O litoral norte é o ideal para ir com crianças pequenas. Por lá as águas são claras, calmas e com boa estrutura próxima. Algumas das melhores praias são a de Bombinhas, Bombas, praia da Lagoinha e praia do Retiro. Além disso, a família pode ir também até o Mirante ECO 360º, com uma vista linda da cidade.

Destinos de praia com bebê no Brasil: Florianópolis (SC)

Na região sul, Florianópolis é um dos melhores destinos de praias para ir com bebês. Tem muitas praias incríveis de norte a sul e algumas delas são ideais para ir com crianças pequenas e também bebês. A cidade conta com boa estrutura hoteleira, de restaurantes e pontos como centros comercias e shoppings em caso de emergências.

  • Onde ficar: A região de Jurerê Internacional é a melhor para quem viaja com criança. Além de ter proximidade com a praia, é boas em estrutura. Ela ainda tem o próprio centrinho, com comércio e restaurantes variados. Os dois preferidos para ir com os pequenos são o Jurerê Beach Village e o Hotel Sete Ilhas, ambos com serviço de baba mediante a solicitação, berço nos quartos, salão infantil e atividades recreativas.
  • Locomoção: precisa de carro para se locomover.  Recomendo alugar pela  Rentcars (parcela em 12x).
  • Onde Comer: Florianópolis tem uma grande variedade de restaurantes, mas a especialidade da ilha são os frutos do mar e pescados. O legal é que boa parte deles oferece menu infantil simples, normalmente com arroz, purê de batata, filé de peixe ou carne. Nossa dica é a Casa do Chico, na Lagoa da Conceição, e o Tico’s em Jurerê.
  • O que fazer: As praias ideais para ir com bebês e crianças são a Lagoa da Conceição, que tem águas calmas, sem ondas e rasas, Cacupé e Santo Antônio de Lisboa, que ficam viradas para o continente e tem mar tranquilo, e as duas Jurerê (Nacional e Internacional), que ficam ao norte e tem boa estrutura de clubes e restaurantes com pé na areia.

Buzios com bebês (RJ)

O litoral de Búzios é um dos mais bonitos do sudeste brasileiro. As praias são de águas claras, quase caribenhas, muitas delas sem onda e com boa estrutura de restaurantes, pousadas e hotéis. É um dos melhores lugares para se viajar com bebês no Brasil

  • Onde ficar: Recomendamos em Búzios dois excelentes hotéis para ir com criança sem preocupação. Primeiro, o Hotel Ferradura Resort, que disponibiliza berços e grades de segurança nos quartos, tem recreação interna e externa para várias idades e ainda conta com serviço extra de babá. Tem também a Corais e Conchas, que além e berço, tem áreas com brinquedos e até videoteca.
  • Onde Comer: Búzios é um destino agitado, mas ainda sim há bons restaurantes que servem prato infantis ou tem atividade para os pequenos. No Aquele Abraço, os garçons servem as bebidas das crianças em copos divertidos e oferecem também diferentes brinquedos para que elas se distraiam enquanto a comida não chega.O  Lorenzo também é ótimo, e com massas frescas (um curingão pra crianças).
  • O que fazer: As praias de Búzios são, no geral, de mar calmo. Entretanto, duas delas são as nossas favoritas para ir com bebês e crianças pequenas, a da Tartaruga, praia do Forno, João Fernandinho e da Armação. Elas são boas exatamente pela tranquilidade dos locais, pelo mar de parte rasa e pela infraestrutura.
Praia com bebês no Brasil: João Fernandinho, em Búzios

Praia com bebês no Brasil: João Fernandinho, em Búzios

Praia com bebês no Brasil: Praia do Forno

Praia com bebês no Brasil: Praia do Forno e suas águas calminhas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.