Dossiê Peru – Bolívia: alguns cuidados

Como eu contei, eu estava grávida da Juju quando fizemos essa viagem. Então tomamos alguns cuidados essenciais, que divido aqui para quem estiver pensando em fazer essa viagem com uma criança (na barriga ou já fora dela).

COMIDA: É muito comum restaurantes exibirem nas ruas panelões com carnes e legumes fervendo. Evite alimentos vendidos nestes locais. E também nas feiras. Escolha bem o lugar onde vai comer, mesmo que para isso tenha que pagar um pouco mais caro.

ÁGUA: Beba somente água mineral, e procure usá-la, inclusive, para escovar os dentes. Peru e Bolívia ainda sofrem com cólera e outras doenças, e muitas pessoas costumam passar mal com a água dos dois países, que não é tratada.

FEBRE AMARELA: O Brasil exige o certificado de vacinação contra a febre amarela no retorno ao país. Deve-se tomar a vacina pelo menos dez dias antes de embarcar para o Peru e a Bolívia. Gestantes podem apresentar um atestado médico isentando-as da vacina.

PARA CASO DE FOME: Compre no Brasil e leve na sua bagagem sementes de girassol, de abóbora, goji e cranberry, castanhas e frutas secas. Faça uma mistura com elas e leve como garantia caso esteja longe de um restaurante “garantido”.

MAL DA ATITUDE: Segure a onda. As peruanas e bolivianas mascam as folhas de coca, mas lembre-se que elas estão acostumadas. Nós não.

MAIS DO PERU E BOLÍVIA:
1- Dicas Peru e Bolívia: de Cuzco a Punta Hermosa, Titicaca e Uyuni.
2- Dicas Peru -Bolívia: Titicaca e as aldeias que pararam no tempo

14 Comments

  • Roberval disse:

    Olá,
    Vi que você viajou grávida para lugares altos. Você foi ao Salar de Uyuni? Até que altura você foi? Estava com quanto tempo de gravidez? Teve algum problema?
    Minha esposa e eu vamos para o Atacama na próxima semana, e acabamos de descobrir que ela está com 5 semanas de gravidez. Estamos em dúvida se devemos seguir com a viagem e quais passeios podemos fazer… Qualquer ajuda é bem vinda!
    Muito obrigado!

    • admin disse:

      Oi, Rob! Eu estava com 3 meses, e fomos até o Vulcão Tanupa. Não seguimos até a fronteira com o Atacama porque era muito alto e ficamos receosos! Depois me conta como foi a sua viagem!!!

    • Rafaela disse:

      Roberval, você e sua mulher fizeram a viagem? Foi tranquilo? Que passeios conseguiram fazer? Que cuidados foram necessários?

      Eu gostaria de saber porque estou grávida e tinha planejado de fazer esse passeio agora entre final de Dezembro e Janeiro.

      Agradeço desde já!

      • admin disse:

        Rafa, é sempre bom vc escutar o seu médico tb. Nós n fizemos a trilha inca, nem fomos até o Atacama porque era muita estrada pelo deserto.
        Outros cuidados que tomamos:
        Até para escovar os dentes, eu usava água mineral. Nada de água de pia!
        Para comer, a gente escolhia a dedo os restaurantes. Não pode economizar e comer em qualquer lugar.
        Eu senti mais falta de ar que o resto das pessoas que viajaram com a gente, e fiquei bem mais cansada. Então faça tudo devagar e não se esforce.
        Levei várias barrinha de cereal e outras comidinhas práticas e nutritivas daqui do Brasil, para garantir que teria o que comer entre as refeições e pelo caminho.

  • Juliana disse:

    Oi! Sei que o post é antigo, mas gostaria de saber se vc tomou a vacina? Mascou coca?

    • admin disse:

      Oi, ju! Não tomei a vacina porque estava grávida, mas usei muito repelente natural. Eu masquei coca um dia só, e depois achei melhor não mascar e enfrentar o mal estar. Você está indo grávida também?

  • jessica disse:

    Li que seu marido surfa, eu e meu namorado tbm surfamos e queriamoos muitoo fazer essa viagem de mochilão e levar as pranchas de surf, você acha que rola? Quantos dias vocês ficaram nesta viagem? Obrigada

  • Lorena disse:

    Olá, descobri está semana que estou grávida e estou com viagem marcada para o Peru em junho…ainda não sei ao certo de quantas semanas estou mas acredito que 5. Então acredito que na semana da viagem estarei completando 3 meses. Fiquei super apreensiva por conta dá altitude e pelos passeios. Me planejei para conhecer Huaraz, vale sagrado e Machu Picchu. Vc fez todo o roteiro tranquilamente? Foi ao Machu Picchu e se privou de alguma coisa? Estou pensando em fazer as coisas bem mais leves, mas não deixar de visitar. Me ajude rsrsrs, estou mega nervosa.

    • admin disse:

      Oi, Lorena. Macchu Pichu não fiz a trilha, fui de trem.
      Fiz todo o roteiro, mas não tranquilamente. Foi mais complicado em todos os sentidos: cuidado quadruplicado com comida, água (até pra escovar os dentes eu usei água mineral), tinha muita falta de ar. Foi uma viagem linda, mas bem perrengue.
      Quando cheguei no Brasil, fiquei de cama 3 dias com problemas de digestão.

    • Luci disse:

      Lorena, vc chegou a fazer a viagem a Machu Picchu? Já tinha me programado pra ir agora em agosto e descobri que estou com 7 meses de gravidez…agora estou apreensiva…como vc se sentiu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.