Algumas casas são tão cenográficas que já valem sozinhas a viagem. Bangalôs na floresta, com tetos de vidro escancarados para as estrelas, ofurôs encarapitados sobre paisagens de perder o fôlego, contêineres instagramáveis flutuando em lagos e praias são só alguns exemplos do que pode se achar para alugar por alguns dias e se isolar com toda a segurança que o momento pede, mas com beleza e charme. Nesse post, trago uma lista com os melhores airbnb perto do Rio de Janeiro.
Airbnb Paraty Rj, Cunha e Serra da Bocaina
Praias, cachoeiras, florestas e, de quebra, uma linda cidade histórica. Essa região é indicada tanto para quem quer curtir uma viagem isolada no meio da natureza, quanto para quem quer um roteiro que conjugue praias com um charmoso centrinho e bons restaurantes.
Cabana em Paraty, na floresta e com cachoeira
Sou completamente apaixonada por esses dois Airbnb que são como cabanas. Estão na floresta, em meio à Serra da Bocaina, mas a apenas 15 minutos da cidade histórica de Paraty. Ficam numa propriedade por onde passa um rio, com cachoeira e piscinas naturais, e tem um conceito sustentável e de integração completa com a natureza.
O lugar tem ainda uma área de produção agroflorestal, onde o hóspede pode colher sua alimentação orgânica. Para visitar, por perto há a Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzan, que ficam a apenas 10 minutos, e o centro de Paraty.
A Casa do Macaco se inspira na arquitetura indígena, com varandas panorâmicas, um quarto de de casal e uma sala de estar com futon (que pode se converter em um segundo quarto). Nela, cabem até quatro pessoas.
O outro Airbnb em Paraty é a Casa Arca, no mesmo terreno, também com uma proposta completamente sustentável e cravada de frente para o rio. Ela é feita de materiais tecnológicos que não causam impacto, cercada de árvores, e costuma receber como visitantes borboletas azuis e macacos. (Se a casa Arca não tiver disponibilidade, tente a Cabana Moderna, que é uma versão mini da Arca)
Também como na Casa do Macaco, pode-se contar com a colheita orgânica local para as refeições.
Airbnb na praia em Paraty-Mirim
A ideia é um Airbnb RJ na praia? A Casa de Vidro foi onde nos hospedamos na nossa última viagem a Paraty e Mamanguá. Fica na encosta de Paraty Mirim, é o melhor lugar para ficar em Paraty e Mamanguá se a ideia for juntar mar, natureza e isolamento.
A casa é toda de madeira, pedra e enormes janelões, com piscina e deques sobre o oceano. Há, também, um píer e acesso ao mar. A casa tem 3 suítes e 1 quarto, e acomoda até 10 pessoas. Para chegar, o acesso é de barco, combinado com o hóspede no ato da reserva.
Airbnb no Saco do Mamanguá
Esse airbnb na praia fica no Saco do Mamanguá (leia aqui sobre o Saco do Mamanguá), um lugar de natureza intocada, que atrai quem gosta de mar, trilhas e cachoeiras. É uma casa gostosa, com acesso ao mar, e que preserva as características da arquitetura caiçara. Tem quartos iluminados, sala, cozinha, banheiro, varanda e jardim.
Para chegar, é preciso pegar um barquinho no cais de Paraty-Mirim. O anfitrião organiza os traslados dos hóspedes.
Airbnb Ilha do Araújo
A Ilha do Araújo fica próxima a Paraty. Tem uma parte bem turística, que recebe viajantes que fazem bate-volta de 1 dia, uma outra onde moram os caiçaras, e uma terceira área protegida que faz parte da APA do Cairuçu. É um lugar gostoso de praia, a cerca de 4h30 de estrada e depois 300 metros de barco, que pode ser pego no cais da Praia Grande.
Vale visitar a vila caiçara e a igreja de São Pedro, que ficam na praia do Pontal, no lado oeste da Ilha do Araújo.
Casa sossegada na Ilha do Araújo
Uma propriedade com praia sossegada, deque sobre o mar, e o estilo charmoso das casas caiçaras. Ou, em poucas palavras, um refúgio delicioso em meio à natureza. Quem recebe os hóspedes aqui é a Ana Bianca Marin, em 3 casas que por muitos anos foram usadas pela família para se reunir.
Hoje, as casas viraram um airbnb, e são completamente preparadas para receber viajantes. No total, são três bangalôs, todos na beira do mar: um bangalô acomoda até 4 pessoas, o outro airbnb acomoda mais 4 pessoas, e há ainda uma casa linda que comporta até 5 hóspedes. Elas podem ser locados separadamente, sem que se perca privacidade, ou juntas.
Uma coisa muito bacana é que a Ana, anfitriã, também organiza passeios pela ilha e tem um serviço delicioso de catering que segue o conceito “da terra e do mar direto para a mesa”.
O clima é esse das fotos. Delícia é pouco.
Airbnb Ilha Grande
Praias mais vazias, trilhas, cachoeiras e um roteiro ao ar livre numa das ilhas mais bonitas do Brasil. A Ilha grande é um ótimo destino para se isolar por uns dias, e há opções ultra charmosas de casas.
Casa no Saco do Céu
O Saco do Céu é uma praia linda na Ilha Grande, próxima do continente, mas ainda assim muito sossegada e exclusiva. E é lá que fica essa propriedade. Tem duas casas à beira-mar, que juntas podem receber até 14 hóspedes, com jardim gramado, praia privativa e um deck gostoso sobre o mar.
O transfer, a partir de Portogalo, pode ser organizado pelos anfitriões.
Jungle Lodge – Glamping em Ilha Grande
Já pensou dormir na Ilha Grande em um quarto sem paredes, devassada para o mar e a floresta? Essa é a proposta do Jungle Lodge, uma cabana suspensa e aberta com conceito de glamping, que fica no meio da natureza de Abraão, na Ilha Grande. Acho um charme!
O acesso é por caminhada, a 20 minutos da vila de Abraão. Tem ainda deck, espaço para yoga, sala de estar e café da manhã ao ar livre.
Airbnb Ubatuba e Praia do Félix
Pouco depois de Paraty-Mirim, fica a Praia do Félix. Já é divisa com São Paulo, em Ubatuba, mas decidi incluir porque adoro o roteiro de praias e cachoeiras de lá, e porque há casas espetaculares.
Casa na Praia do Félix
Cercada pela floresta de um lado, debruçada sobre a praia, e com um projeto moderno que privilegia a conexão com a natureza. Assim é essa casa na Praia do Félix, que eu adoro.
A sala é totalmente aberta e integrada ao deck, os quartos têm portas de vidro no lugar de tijolos, e sempre com a vista do mar. O Fábio, dono da casa, é fotógrafo e diz que esse é um lugar para observar os pássaros, curtir a praia e relaxar. Ele tem toda a razão.
A propriedade tem 3 quartos, e acomoda até 7 pessoas. A praia está logo abaixo, a apenas 3 minutos de caminhada.
Casa de revista na Praia do Félix
A casa de vidro já foi capa da edição comemorativa de 25 anos da revista Casa e Construção.
De novo, um projeto integrado à paisagem, com grandes vidraças, varandas e decks cercados pela floresta e pela vista do mar. É ideal para quem viaja com mais gente: cabem 8 pessoas na casa, em 4 quartos.
Airbnb em Ubatuba com piscina debruçada sobre a paisagem
Se você está viajando com mais uma pessoa apenas, e procura um lugar aconchegante, na praia, cercado de natureza e com valores acessíveis, a Casa Araucária é o seu número. É outro airbnb delicioso na Casa do Félix, com um piscina de fundo infinito com vista para a baía, deck, varanda. Um lugar bem romântico e intimista.
Airbnb nos arredores de Itaipava
Araras e Côrreas são regiões nas proximidades de Itaipava e compartilham da mesma beleza natural serrana que o Estado do Rio de Janeiro oferece. Destino de descanso e contemplação, com algumas trilhas, cachoeiras e mirantes para visitar.
Airbnb na tranquilidade de Araras e Côrreas
Amo Itaipava e arredores. É uma serra com muita natureza bem próxima do Rio de Janeiro, que valem para estadias maiores ou finais de semana de tranquilidade.
Um dos Airbnb que eu gosto é a Casa do Vale, isolada em Araras. A hospedagem ideal para quem procura se desconectar do mundo. Sem wi-fi, a propriedade tem uma das aconchegantes, com jacuzzi, quartos amplos e vista espetacular, além de uma cachoeira particular e piscina de borda infinita.
Se quiser ter uma experiência ainda mais inusitada, eu recomendo o Chalé de Correas, todos construído em estilo medieval com pedras. Tem 2 quartos, sala ampla, um lindo jardim e uma piscina muito gostosa.
Uma região da serra menos conhecida, mas que tem uma linda cabana em meio a Mata Atlântica, é Duarte Silveira, também no caminho de Itaipava. Tem lareira, jacuzzi, piscina de água natural e um jardim amplo.
Airbnb na Serra de Itatiaia e proximidades
A Serra de Itatiaia fica dividida entre Rio de Janeiro e Minas Gerais com muitas cachoeiras e cenários lindíssimos para quem gosta de natureza. Cidades como Penedo, Maringá, Visconde de Mauá e Maromba são as que tem mais atividades e merecem a estadia.
Airbnb na Serrinha de Alambari, muitas cachoeiras na serra
A Serrinha do Alambari é um paraíso para quem gosta de cachoeira, rios e área verdes. E a Casa do Rio fica bem nessa região. Ela é toda em madeira, tem cachoeira e rio na propriedade, e acomoda dois hóspedes.
Airbnb em Visconde de Mauá, Maringá e Maromba
Um pouco mais para a divisa com minas, ficam duas hospedagem lindas em chalés de madeira. A primeira é a Casa das Velas, perto de um rio lindo e com muito verde em volta. Tem hidromassagem, lareira e vista do jardim. Ela fica entre Maringá e Maromba
O outro fica no coração de Maringá, com a mesma pegada charmosa, a apenas 100 metros da Alameda Gastronômica. Acomoda ate 4 pessoas, e é um chalé lindo e cercado de verde.
Airbnb em Arraial do Cabo
Casa Grega Arraial do Cabo
Essa casa grega em Arraial do Cabo Fica no Pontal do Atalaia, onde estão as praias mais lindas da cidade. Tem paredes brancas, portas e janelas azuis,terraça e varanda com vistas e um estilo que remete ao ciclônico grego. É uma opção bacana de hospedagem em Arraial do Cabo.
Casa no reef: o airbnb mais astral de Arraial do Cabo
Eu adoro esse airbnb em Arraial do Cabo. Ficamos hospedados nela quando gravamos um episódio nosso para o Canal Off. São duas casa: a principal e uma cabana, todas com vista. Apesar de parecer isolada, a casa é super fácil de chegar e acomoda 6 hóspedes. A piscina com vista do mar é tudo de bom.
Leia mais:
Dicas do Mamanguá e ilhas de Paraty
Lugares de natureza no Brasil: 5 para onde viajar com segurança na pandemia
Lugares para viajar perto do Rio de Janeiro
10 Destinos no Brasil que parecem o Caribe
Retomada do turismo no Brasil: 7 destinos de praia e montanha
Melhores Airbnb perto do Brasil: 21 casas de Norte a Sul
Roteiro Alagoas: descubra a Rota Ecológica
O que fazer em Fernando de Noronha