Tá precisando de uns dias off, pra descansar e esquecer dos problemas, nem que seja por um final de semana? Então aqui vai uma lista de lugares para descansar no Brasil, se desconectar e curtir natureza. São praias vazias, locais com supervisão para deixar as crianças enquanto você repousa, cachoeiras. Aproveite e se programe já para o próximo fim de semana!
Nossa lista de Lugares para descansar no Brasil:
1) Alter do chão: O Alter, carinhosamente apelidado de “Caribe Amazônico”, fica no Pará, é um destino e tanto para ir com a família e relaxar. É um autêntico destino amazônico, tem uma simpática vila de pescadores com casinhas de sapê, e natureza bem generosa. E um detalhe que faz toda a diferença: contrariando as águas escuras que normalmente se vê nas praias do Norte, Alter é um lugar de águas azuis. E a praia na verdade é uma beira de rio, o Tapajós, que tem águas bem cristalinas e fundo de areia branca e fininha.
Setembro a dezembro é a melhor época para visitar Alter l porque é quando o volume de águas diminui e bancos de areia formam pequenas praias ao longo do rio. A Ilha do Amor, principal praia do lugar, é uma delas. Fica rente ao centrinho, e é uma praia gostosíssima.
Por lá, aproveite também para fazer caminhadas ecológicas e avistar botos. No fim do dia, puxe uma cadeira e veja o pôr-do-sol, que é ainda mais lindo nessa região. E tire um tempo para ver o famoso encontro dos rios Amazonas e Tapajós, para que as crianças vejam ao vivo e a cores o que tanto leem nos livros de geografia.
Outra dica é fazer os passeios de barco para os lagos e a Floresta Nacional do Tapajós, e visitar o Lago Verde. De águas quentes e límpidas, no seu entorno existem praias de areia fina e branca e, assim como Alter do Chão, o lago é um exemplo de preservação ambiental.
Como chegar: O acesso é pela PA-457, que está pavimentada. Os visitantes também podem chegar até a vila de barco. O acesso por via fluvial leva cerca de 3 horas, pelo rio Tapajós.
2) Carneiros:Taí um dos ótimos lugares para descansar no BrasiA Praia dos Carneiros é um ótimo destino do litoral pernambucano para quem está procurando descanso à beira mar. Com coqueiros para todos os lados, piscinas naturais que se formam na maré baixa, e águas calmas e cristalinas, é um lugar agradável e de mar seguro para ir com toda a família.
O atrativo aqui é ficar na praia, fazer caminhadas, snorkel e se desconectar do mundo lá fora. Para quem quiser, há ainda um passeio de catamarã pelo Rio Formoso, com parada numa praia com lama terapêutica. Mas não conte com agitos e badalos noturnos. A Praia de Carneiros não tem uma vila com um centrinho, nem o que fazer de noite. A proposta é acordar cedo, aproveitar a natureza, e entrar no modo off.
Como chegar: Saindo de Recife, seguir pela BR 101 Sul até a PE 60 que leva às praias de Porto de Galinhas, de lá, siga pela entrada da cidade de Rio Formoso. Após passar a Ponte Rosalvo Ramos Rocha, seguir 3Km até Carneiros.
Veja hotéis em Carneiros
3) Porto das Pedras: Porto das Pedras, em Alagoas, reúne um line up de praias de águas turquesas e escondidas entre as sombras dos coqueiros. Patacho e Laje são duas delas, e estão no topo da lista das praias mais lindas do Nordeste. Muitos coqueiros, poucas (e charmosas) pousadas, nenhuma agito noturno, e natureza exuberante marcam esse pedaço de Brasil.
Durante a maré baixa, a paisagem da praia se transforma e surgem várias piscinas naturais de águas mornas e relaxantes. Por ser um lugar tranquilo, vale a visita durante todo o ano, pois não há muita diferença entre a alta e baixa temporada, com exceção do ano novo. (aqui tem nossa viagem completa pela Rota Ecológica de Alagoas)
Como chegar: Pra chegar aqui, é preciso pegar 2h30 de estrada a partir de Maceió. A rota guarda um trecho com quase 50 km de praias totalmente preservado, começando em Barra de Camaragibe e indo até Porto de Pedras.
Veja hotéis em Porto das Pedras
4) Costão do Santinho: Localizado em Santa Catarina, o Costão funciona em esquema de resort all inclusive na beira da praia. Não é um lugar silencioso, mas é um hotel-destino para os pais ficarem descansarem enquanto os filhos brincam. Tem uma praia privativa (de um lado com mar bem calmo sem ondas, e de outro o mar é agitado) onde não-hóspedes só chegam caminhando bastante, piscinas aquecidas e até uma reserva ecológica própria. Isso além de quadras de esportes, clubinhos kids e atividades supervisionados como sandboard, vôlei, futebol, trekking e até arco e flecha.
Como chegar: O complexo está próximo ao canto nordeste da ilha, a 44 km do aeroporto. Há dois caminhos do aeroporto ao resort. Você pode passar pelo centro e seguir pela SC-401 (a estrada para Canasvieiras/Jurerê), continuando pela SC-403 (direção Ingleses) ou ir pelo sul da ilha, via Rio Tavares, Lagoa da Conceição e Rio Vermelho.
Veja hotéis em Costão do Santinho
5) Atins: A vila nos Lençois Maranhenses, entre as dunas e o mar, é conhecida também como o “paraíso escondido dos Lençóis”. Por anos, o difícil acesso manteve o município longe dos turistas e é um dos lugares para descansar no Brasil e entrar em contato com uma natureza exuberante. A lagoa da Gaivota é uma das nossas favoritas, com água azul-turquesa e cercada por montes de areia fininha, é um convite irresistível ao banho. O melhor momento para visitar Atins é entre junho e agosto. Nesse período, em meia hora de caminhada você já chega às lagoas.
Como chegar: Pra chegar em Atins você precisa ir primeiro pra Barreirinhas. Aí tem duas opções: pegar uma Toyota de linha até Atins ( demora 2h, e é só combinar direto em Barreirinhas com os motoristas), ou ir de barco, de preferência aproveitando o passeio pelo rio, que vai até Caburé (nesse caso o esquema é combinar com o barqueiro, porque as agências querem cobrar uma grana por esse trecho adicional).
Veja hotéis em Atins
6) Visconde de Mauá:
Longe do mar, mas perto das montanhas , está Visconde de Mauá. Lá em cima, escondida na Serra da Mantiqueira, bem na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, emoldurada por araucárias, vales, corredeiras e quedas d´água formadas pelo Rio Preto. Um antigo reduto hippie, que hoje abriga bons restaurantes e pousadas de charme em meio à natureza.
Mauá é um destino family friendly, onde as crianças podem ficar mais soltas e em contato com a natureza. A pequena vila da Maromba tem ruas de paralelepípedos e terra batida, e serve de base para quem quer explorar a região.
O que chama atenção mesmo por aqui são as poderosas cachoeiras com quedas fortes e perfeitas para o banho. As do Escorrega, do Poção da Maromba e de Santa Clara são as de mais fácil acesso, assim como as do Vale do Alcantilado, e as preferidas para quem viaja com crianças. Mas há ainda, além do parque de águas, um roteiro delicioso de artesanato e gastronomia em Mauá.
Para isso, tire um tempo para conhecer Maringá, uma pequena vila a 20 minutos de Maromba. Lá, fica a Alameda Gastronômica Tia Sofia, que reúne muitos restaurantes e também alguns cafés bem gostosos para ir à tarde. Já na entrada de Mauá, na rua principal, fica o Armazém do Artesão, com mostras de artistas plásticos de Mauá. E no Vale do Pavão está situada o Capril Maluvito’s, onde você vai encontrar vários tipos de queijo, geleias e derivados de leite de cabra. O local, desde 2009, cultiva cogumelos orgânicos: shitake, shimeji branco, preto e salmão.
Como chegar: O principal acesso para a região de Visconde de Mauá é pela Rodovia Nova Dutra no km 311 entre as cidades de Resende (RJ) e Itatiaia (RJ). Aqui você encontra diferentes mapas de acordo com cada região.
Veja hotéis em Visconde de Mauá
7) Paraty: De um lado, história e cultura. De outro, natureza intocada. Paraty tem muitas faces, e além do casario colonial da cidade histórica, vale conhecer Trindade, a meia hora de distância. Uma vila de pescadores que reúne uma coleção de praias belíssimas e uma cachoeira.
Outro lugar perto de Paraty para quem busca natureza intocada é o Saco do Mamanguá. Uma baía estreita de águas esverdeadas, cercada por montanhas de até 600m, formando o único fiorde brasileiro.
Como chegar: O aeroporto mais próximo de Paraty fica no Rio de Janeiro, a 256 quilômetros. O ideal é partir de carro pela Rio-Santos. Chegando em Paraty, é proibido o tráfego de automóveis no Centro Histórico, logo, escolha sapatos confortáveis para andar pelas ruas de pedras. Para visitar as ilhas e praias, faça um passeio de barco (a empresa Barcos em Paraty oferece esse serviço).
Veja hotéis em Paraty
maravilhoso!!!
Obrigada!! Aproveite!!!
Amei as dicas!!!! Estão na minha lista!!!!
que legal, Sandra!! Conte com a gente pra qualquer dúvida que tiver! um beijo!
Isso mesmo divulgar o nosso Turismo e boas praias que temos la fora do país pagamos em dólar