Lugares para descansar no Brasil – 1

Tá precisando de uns dias off, pra descansar e esquecer dos problemas, nem que seja por um final de semana? Então aqui vai uma lista de lugares para descansar no Brasil, se desconectar e curtir natureza. São praias vazias,  locais com supervisão para deixar as crianças enquanto você repousa, cachoeiras. Aproveite e se programe já para o próximo fim de semana!

Nossa lista de Lugares para descansar no Brasil:

1) Alter do chão: O Alter, carinhosamente apelidado de “Caribe Amazônico”, fica no Pará, é um destino e tanto para ir com a família e relaxar.  É um autêntico destino amazônico, tem uma simpática vila de pescadores com casinhas de sapê, e natureza bem generosa. E um detalhe que faz toda a diferença: contrariando as águas escuras que normalmente se vê nas praias do Norte, Alter é um lugar de águas azuis. E a praia na verdade é uma beira de rio, o Tapajós, que tem águas bem cristalinas e fundo de areia branca e fininha.

Setembro a dezembro é a melhor época para visitar Alter l porque é quando o volume de águas diminui e bancos de areia formam pequenas praias ao longo do rio. A Ilha do Amor, principal praia do lugar, é uma delas. Fica rente ao centrinho, e é uma praia gostosíssima.

Por lá, aproveite também para fazer caminhadas ecológicas e avistar botos. No fim do dia, puxe uma cadeira e veja o pôr-do-sol, que é ainda mais  lindo nessa região. E tire um tempo para ver o famoso encontro dos rios Amazonas e Tapajós, para que as crianças vejam ao vivo e a cores o que tanto leem nos livros de geografia.

Outra dica é fazer os  passeios de barco para os lagos e a Floresta Nacional do Tapajós, e visitar o Lago Verde. De águas quentes e límpidas, no seu entorno existem praias de areia fina e branca e, assim como Alter do Chão, o lago é um exemplo de preservação ambiental.

Como chegar: O acesso é pela PA-457, que está pavimentada. Os visitantes também podem chegar até a vila de barco. O acesso por via fluvial leva cerca de 3 horas, pelo rio Tapajós.

Veja hotéis em Alter do chão

Alter_do_Chao_Ilha_do_Amor2 img_20150908_183113921

2) Carneiros:Taí um dos ótimos lugares para descansar no BrasiA Praia dos Carneiros é um ótimo destino do litoral pernambucano para quem está procurando descanso à beira mar. Com coqueiros para todos os lados, piscinas naturais que se formam na maré baixa, e águas calmas e cristalinas, é um lugar agradável e de mar seguro para ir com toda a família.

O atrativo aqui é ficar na praia, fazer caminhadas, snorkel e se desconectar do mundo lá fora. Para quem quiser, há ainda um passeio de catamarã pelo Rio Formoso, com parada numa praia com lama terapêutica. Mas não conte com agitos e badalos noturnos. A Praia de Carneiros não tem uma vila com um centrinho, nem o que fazer de noite. A proposta é acordar cedo, aproveitar a natureza, e entrar no modo off.

 Como chegar: Saindo de Recife, seguir pela BR 101 Sul até a PE 60 que leva às praias de Porto de Galinhas, de lá, siga pela entrada da cidade de Rio Formoso. Após passar a Ponte Rosalvo Ramos Rocha, seguir 3Km até Carneiros.

Veja hotéis em Carneiros

lugares para descansar no Brasil carneiros lugares para descansar no Brasil

3)  Porto das Pedras: Porto das Pedras, em Alagoas, reúne um line up de praias de águas turquesas e escondidas entre as sombras dos coqueiros. Patacho e Laje são duas delas, e estão no topo da lista das praias mais lindas do Nordeste.  Muitos coqueiros, poucas (e charmosas) pousadas, nenhuma agito noturno, e natureza exuberante marcam esse pedaço de Brasil.

Durante a maré baixa, a paisagem da praia se transforma e surgem várias piscinas naturais de águas mornas e relaxantes.  Por ser um lugar tranquilo, vale a visita durante todo o ano, pois não há muita diferença entre a alta e baixa temporada, com exceção do ano novo. (aqui tem nossa viagem completa pela  Rota Ecológica de Alagoas)

Como chegar: Pra chegar aqui, é preciso pegar 2h30 de estrada a partir de Maceió. A rota guarda um trecho com quase 50 km de praias totalmente preservado, começando em Barra de Camaragibe e indo até Porto de Pedras.

Veja hotéis em Porto das Pedras

piscinas toquelugares para descansar no Brasil praia do patacho lugares para descansar no Brasil

4) Costão do Santinho: Localizado em Santa Catarina, o Costão funciona em esquema de resort all inclusive na beira da praia. Não é um lugar silencioso, mas é um hotel-destino para os pais ficarem descansarem enquanto os filhos brincam.  Tem uma praia privativa (de um lado com mar bem calmo sem ondas, e de outro o mar é agitado) onde não-hóspedes só chegam caminhando bastante, piscinas aquecidas e até uma reserva ecológica própria. Isso além de quadras de esportes, clubinhos kids e atividades supervisionados como sandboard, vôlei, futebol, trekking e até arco e flecha.

Como chegar: O complexo está próximo ao canto nordeste da ilha, a 44 km do aeroporto. Há dois caminhos do aeroporto ao resort. Você pode passar pelo centro e seguir pela SC-401 (a estrada para Canasvieiras/Jurerê), continuando pela SC-403 (direção Ingleses) ou  ir pelo sul da ilha, via Rio Tavares, Lagoa da Conceição e Rio Vermelho.

Veja hotéis em Costão do Santinho

Costão-opção DSC07175

 

5) Atins: A vila nos Lençois Maranhenses, entre as dunas e o mar, é conhecida também como o “paraíso escondido dos Lençóis”. Por anos, o difícil acesso manteve o município longe dos turistas e é um dos lugares para descansar no Brasil e entrar em contato com uma natureza exuberante. A lagoa da Gaivota é uma das nossas favoritas, com água azul-turquesa e cercada por montes de areia fininha, é um convite irresistível ao banho. O melhor momento para visitar Atins é entre junho e agosto. Nesse período, em meia hora de caminhada você já chega às lagoas.

Como chegar: Pra chegar em Atins você precisa ir primeiro pra Barreirinhas. Aí tem duas opções: pegar uma Toyota de linha até Atins ( demora 2h, e é só combinar direto em Barreirinhas com os motoristas), ou ir de barco, de preferência aproveitando o passeio pelo rio, que vai até Caburé (nesse caso o esquema é combinar com o barqueiro, porque as agências querem cobrar uma grana por esse trecho adicional).

Veja hotéis em Atins

atinskitesurf lencois-maranhenses-foto-meu-mundo-meu-sonho

6) Visconde de Mauá:
Longe do mar, mas perto das montanhas , está Visconde de Mauá. Lá em cima, escondida na Serra da Mantiqueira, bem na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, emoldurada por araucárias, vales, corredeiras e quedas d´água formadas pelo Rio Preto. Um antigo reduto hippie, que hoje abriga bons restaurantes e pousadas de charme em meio à natureza.

Mauá é um destino family friendly, onde as crianças podem ficar mais soltas e em contato com a natureza. A pequena vila da Maromba tem ruas de paralelepípedos e terra batida, e serve de base para quem quer explorar a região.

O que chama atenção mesmo por aqui são as poderosas cachoeiras com quedas fortes e perfeitas para o banho. As do Escorrega, do Poção da Maromba e de Santa Clara são as de mais fácil acesso, assim como as do Vale do Alcantilado, e as preferidas para quem viaja com crianças. Mas  há ainda,  além do parque de águas,  um roteiro delicioso de artesanato e gastronomia em Mauá.

Para isso, tire um tempo para conhecer Maringá, uma pequena vila a 20 minutos de Maromba. Lá, fica a Alameda Gastronômica Tia Sofia, que reúne muitos restaurantes e também alguns cafés bem gostosos para ir à tarde. Já na entrada de Mauá, na rua principal, fica o Armazém do Artesão, com mostras de artistas plásticos de Mauá. E no Vale do Pavão está situada o Capril Maluvito’s, onde você vai encontrar vários tipos de queijo, geleias e derivados de leite de cabra. O local, desde 2009, cultiva cogumelos orgânicos: shitake, shimeji branco, preto e salmão.

Como chegar: O principal acesso para a região de Visconde de Mauá é pela Rodovia Nova Dutra no km 311 entre as cidades de Resende (RJ) e Itatiaia (RJ). Aqui você encontra diferentes mapas de acordo com cada região.

Veja hotéis em Visconde de Mauá

img_08112 visconde-de-mauá-santo-antônio-2

7) Paraty: De um lado, história e cultura. De outro, natureza intocada. Paraty tem muitas faces, e além do casario colonial da cidade histórica, vale conhecer Trindade, a meia hora de distância. Uma vila de pescadores que  reúne uma coleção de praias belíssimas e uma cachoeira.

Outro lugar perto de Paraty para quem busca natureza intocada é o Saco do Mamanguá. Uma baía estreita de águas esverdeadas,  cercada por montanhas de até 600m, formando o único fiorde brasileiro.

Como chegar: O aeroporto mais próximo de Paraty fica no Rio de Janeiro, a 256 quilômetros. O ideal é partir de carro pela Rio-Santos. Chegando em Paraty, é proibido o tráfego de automóveis no Centro Histórico, logo, escolha sapatos confortáveis para andar pelas ruas de pedras. Para visitar as ilhas e praias, faça um passeio de barco (a empresa Barcos em Paraty oferece esse serviço).

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?

Deixe seu email aqui!

Veja hotéis em Paraty

paraty

saco-do-mamangua-2

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?

Deixe seu email aqui!

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.