Paris é sempre linda, mas no verão ganha uma vida que é difícil de achar em outros lugares. A cidade fica cheia, com diversas atividades, passeios e festivais que são imperdíveis. Os parques, pontos turísticos e centros sociais viram uma aglomeração de cultura, com experiências novas e inesquecíveis. Sendo assim, para que esse seja o mais especial possível, selecionamos aqui 8 dicas do que para fazer durante o verão de Paris.
Quando é o verão em Paris e temperaturas
O verão em Paris começa, oficialmente, em junho, e vai até setembro. Mas os meses com maiores temperaturas tendem a ser julho e agosto.
Além disso, podem acontecer ondas de calor durante esse tempo, com temperaturas mais elevadas do que é geralmente o normal (menos de 30°C).
Atividades ao ar livre: Passear pelo Canal Saint-Martin
O Canal Saint-Martin foi inaugurado em 1825, pensado por Napoleão e finalizado após a sua morte. Atualmente, o canal é um centro cultural muito badalado, e um passeio imperdível ao passar um tempo no verão de Paris.
Lá tem uma grande diversidade de coisas para fazer. De manhã, o local é famoso por ser um ótimo lugar para um piquenique ou uma trilha (nos domingos, é proibida a entrada de carros e a área toda fica livre. Só fique de olhos nos ciclistas!). Já no fim da tarde, dá para dar uma caminhada, tomar um drink, ir jantar, ou fazer umas comprinhas. Aliás, durante o verão acontece grandes promoções nas lojas de Paris, chamada de Soldes. Vale a pena dar uma olhada.
Como passar um verão em Paris: Festivais
Durante o verão, Paris fica cheio de festivais das mais diversas categorias, como música clássica, jazz, pop, e mais. O Rock En Seine, que acontece na beira do Rio Sena, é um dos mais famosos da época, com artistas populares como Billie Eilish e The Strokes. Sendo assim, pode ser difícil conseguir ingressos para o festival. Portanto, compre com antecedência.
Outro festival é o Jazz à La Villette, com performances de jazz, que acontece dentro do parque La Villette.
Onde fazer um piquenique em Paris
Ao passar um verão em Paris, o que não pode faltar é um bom piquenique. Na cidade há dezenas de parques onde dá para estender um lençol. Entre eles, estão a Place das Vosges, em Marais, o Jardim de Tuileries, o Parque des Buttes Chaumont e, claro, em baixo da Torre Eiffel.
Se estiver viajando em família, vale a pena tomar um café da manhã ao ar livre, aproveitando o sol e o espaço. Mas fica a dica: em Paris, vinho é muito barato. Compre sua bouteille, croissants, queijos e vá de noite para baixo da Torre Eiffel. Fica muito romântico.
Verão em Paris: Praia no Sena
Se sentir saudades das praias do Brasil, não se desespere: os parisienses criam as suas próprias praias. Durante o verão de Paris, as margens do Rio Sena viram uma praia com direito a areia, guarda-sol e cadeiras.
As chamadas “Paris Plages” também acontecem no canal de La Villette, onde piscinas são instaladas para banho.
Atividades ao ar livre: Parque de diversões
Se estiver viajando com crianças, vale a pena levá-las para conhecer o parque de diversões do Jardim d’Acclimatation. É um passeio bem popular para as famílias francesas, então, chegue cedo para aproveitar com calma.
No local há diversas atividades como tirolesas, brinquedos aquáticos, uma praia artificial e até passeios de barco e trem ao longo do jardim. O ingresso custa 4€ por pessoa (menores de 2 anos não pagam).
Outro parque de diversão bem popular é no Jardim de Tuilleries, que todo ano, em junho, é instalado para marcar o começo do verão. As atrações incluem barraquinhas de comida, roda gigante, trem fantasma e mais.
A entrada para o parque é gratuita, mas é necessário comprar ingressos para participar das brincadeiras.
Cinema ao céu aberto
Paris no verão tem também telões ao ar livre: todos os anos tem cinema ao ar livre no La Villete . Nos gramados são instaladas cadeiras de praia e lençóis, e uma grande tela é armada para que todos possam assistir a seleção de filmes. A entrada é gratuita, mas para quem prefere ficar mais confortável, também é possível comprar um assento nas espreguiçadeiras por 7€.
Claro, passam muitos filmes franceses, mas a programação também inclui filmes de diretores do mundo todo.
Verão em Paris: Passeios de barco
O passeio de barco pelo Rio Sena é um dos mais populares, e com boa razão. Não só é um dos rios mais famosos do mundo, como também oferece uma vista panorâmica da cidade com seus diversos pontos históricos e culturais ao longo de suas margens.
Noites em Paris: O melhor rooftop
O grupo Perchoir tem um monte de bares rooftop em Paris, já sendo uma marca conhecida. A vista é sempre cinematográfica.
O bares têm uma carta de vinhos completa, além de coquetéis e petiscos, com opções vegetarianas.
Onde se hospedar em Paris
Em uma cidade como Paris, a localização do seu hotel faz diferença na viagem. Ficar perto de centros culturais, ruas movimentos e com acesso fácil ao metro vai garantir uma experiência sempre melhor. Sendo assim, separamos aqui uma lista dos melhores hotéis de Paris:
- Hotel Les Tournelles: O Les Tournelles é um hotel super moderno e muito bem localizado. É possível sair de lá e ir andando até Bastille, Notre Dame, o Louvre e mais.
- Select Hotel: Hotel super confortável e acomodativo. Fica no centro de Paris, perto dos mais diversos pontos turísticos.
- Shangri-la Paris: Um dos hotéis mais luxuosos de Paris, com vista para a Torre Eiffel. Fica em frente ao Rio Sena e disponibiliza uma vista panorâmica da cidade.
- Hotel Saint-Louis- Marais: Super sofisticado. Fica em Marais, a 5 minutos de distância da Praça de Bastille.
- Le Metropolitan Paris: Pertinho da Torre Eiffel têm o Le Metropolitan, hotel super moderno. Oferece umas vistas inesquecíveis.
- Hotel La Villa Saint Germain Des Prés: Hotel mega charmoso, perto do Rio Sena. Fica a 15 minutos de distância do Notre Dame e Louvre.