Nesse post você vai ler tudo sobre Barra do Garças MT. No sudeste do Mato Grosso, no município de Barra do Garças, está uma das regiões mais lindas do Brasil. Rios, cachoeiras e poços cristalinos, cânions e vegetação preservada desenham a paisagem desse destino turístico. O circuito de águas que se dá, basicamente, dentro de duas estância: Favo de Mel e Recanto da Serra. Abaixo, explicamos tudo.
Como chegar em Barra do Garças
Para chegar em Barra do Garças é necessário voar para Cuiabá ou Goiânia. Depois, é preciso pegar a estrada.
Saindo do Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, a viagem dura 5 horas.
Já saindo de Cuiabá, a viagem dura 7 horas.
Porém, ao longo do percurso é possível fazer uma parada e aproveitar a Lagoa Azul, em Primavera do Leste. A lagoa é linda e, como nome diz, tem água esmeralda . Recomendamos o passeio para dar uma quebra no trajeto longo, além de ser um local inesquecível.
Quantos dias ficar em Barra do Garças MT
Recomendamos passar 7 dias na região, para dar tempo de conhecer todas as áreas e aproveitar bem.
Vale alugar um carro em Barra do Garças?
As estâncias não oferecem transfers, então o ideal é alugar um carro. Para achar as tarifas mais em conta, você pode usar o RentCars.
Onde se hospedar em Barra do Garças MT
Há 2 opções de acomodação: na cidade ou nas estâncias. A saber:
- A cidade de Barra do Garças fica a 1 hora de distância de carro de ambas as estâncias e conta com hoteis simples em sua maioria. A cidade, por sua vez, não tem charme.
- A estância Favo de Mel só conta com camping (não é preciso levar as barracas; a estância já tem essa estrutura montada).
- Já a Fazenda Recanto da Serra oferece camping e quartos para hospedagem, que são simples mas confortáveis. Porém, são poucos dormitórios e, por isso, é bom reservar com antecedência..
Pousada na cidade de Barra do Garças: Pousada Dois Rios
Situada na beira do Rio Araguaia, a Pousada Dois Rios é uma das mais bonitas de Barra do Garças, com um jardim bem verde e vista para o rio.
Alguns dos quartos oferecem uma varanda para poder desfrutar da vista, mas todos vem equipados com TV e ar condicionado. A decoração da pousada é simples mas bem aconchegante.
Hotel em Barra do Garças: Tawfiq´s Palace Hotel
O Tawfiq’s Palace Hotel fica no centro de Barra do Garças, bem localizado dentro da cidade. O hotel é um dos mais confortáveis do local, oferecendo quartos de família, com uma decoração simples. Algum dos quartos tem TV e varanda, e todos tem ar condicionado e WI-FI.
Além disso, o café da manhã é servido em estilo buffet, e oferece uma variedade de sucos e frutas.
Onde se hospedar em Barra do Garças: Hotel Boa Viagem
Localizado no centro de Barra do Garças, o Hotel Boa Viagem, oferece piscina ao ar livre e quartos de família. O café da manhã é servido em estilo buffet.
Alojamento ou Camping na Fazenda Recanto da Serra
A Fazenda Recanto da Serra oferece camping ou alojamento. A hospedagem dentro da fazenda funciona como um pacote que inclui refeições e passeios guiados.
Os quartos do alojamento são bem simples, mas com ar, varanda e banheiro, e podem ser reservados pelo instagram da Fazenda Recanto da Serra, ou pelo Whatsapp via o link na bio do instagram.
Camping na Estância Favo de Mel
Já a Favo de Mel funciona de maneira similar a Fazenda Recanto da Serra, porém, sem a opção de alojamento. É possível reservar o espaço e os materiais de camping pelo instagram da Estância Favo de Mel, ou pelo Whatsapp no link na bio do instagram.
A Estância também tem um restaurante dentro da propriedade, muito conveniente para poder realizar o máximo de passeios possíveis.
O que fazer em Barra do Garças MT
Dentro do município de Barra do Garças existe uma grande seleção de atividades de ecoturismo, a maioria dentro da Fazenda Recanto da Selva e da Estância Favo de Mel.
Há ainda algumas atividade fora das estâncias, embora essas sejam menos exuberantes que as das estâncias.
Atrativos fora das Estâncias
Embora as estâncias ofereçam diversas atividades imperdíveis, também é possível fazer sua própria programação fora da propriedade. Alguns passeios são:
- Serra do Roncador: Se estendendo por mais ou menos 800 km, e chegando até 700 metros de altura, a Serra do Roncador é um passeio especial para quem ama natureza, podendo presenciar um dos espetáculos da natureza mais encantadores de Barra do Garças, o ronco das pedras, que acontece quando o vento passa pelas fendas nas rochas. Aliás, para fazer o trajeto é preciso um guia!
- Caverna dos Pezinhos: A Caverna dos Pezinhos é um dos grandes mistérios de Barra do Garças, sendo uma formação rochosa com marcas de pés, cada um com 6 ou 4 dedos, no teto e nas paredes.
- Vale do Ouro: O Vale do Ouro é um belo rio com rochas que criam pequenas piscinas naturais e poços.
- Cachoeira Paraíso: A Cachoeira Paraíso fica na propriedade privada da Chácara Serra Verde, custando R$10 pela entrada, mas é linda, e também conta com estacionamento e restaurante dentro da propriedade.
- Rio Araguaia: É possível fazer passeios de barco, canoagem e rafting no Rio Araguaia.
- Cachoeira Cristal: A cachoeira fica a uma pequena trilha de distância de Barra do Garças.
Melhores passeios na Estância Favo de Mel, em Barra do Garças
A Estância Favo de Mel é um dos lugares que se tem que visitar ao conhecer Barra do Garças, em MT. O território se estende por quilômetros de mata verde, com uma fauna riquíssima, e esconde diversos atrativos como rios e cachoeiras, além de formações rochosas espetaculares.
Há duas maneiras para conhecer o local: uma é contratando o day use, um passe que te dá acesso a todas as áreas mais charmosas do local.
A outra é permanecendo dias na estância, dormindo no camping da propriedade (como explicamos acima). Essa é a melhor forma, porque permite explorar mais atrativos do local.
Atrativos na Estância Favo de Mel MT
Dentro do território da Favo de Mel há diversos atrativos. Alguns deles são:
O Santuário das Araras é um dos locais mais conhecidos na área, além de ser um dos mais bonitos. Tem um poço esmeralda,e é refúgio das araras-vermelhas, uma espécie rara, além de estar atualmente ameaçada. A chance de avistar os pássaros é grande.
Porém a trilha até chegar ao local é de dificuldade alta, tendo que passar por vários trechos de mata fechada.
A Cachoeira Sol Nascente oferece u emspetáculo da natureza. O local tem uma abertura na formação rochosa com a cachoeira passado por ela.
A trilha para chegar lá de fácil e curta.
O Cânion do Cipó é um dos atrativos mais famosos de Barra do Garças. Possui um rio de água cristalina, cercado por um cânion enfeitado por cipós, onde ainda por cima dá para tomar um banho de cachoeira. Não tem nada melhor.
A Cachoeira Jatobá é uma das mais conhecidas de Barra do Garças, e não é por pouco. A água é cristalina, de uma cor maravilhosa, e o banho de cachoeira é uma delícia.
Tem ainda a Cachoeira da Samambaia. A trilha para chegar até lá é de dificuldade moderada, mas para quem topa, vale muito a pena. É possível agendar um passeio que inclui uma visita a cachoeira e também ao Santuário das Araras.
Atividades imperdíveis na Fazenda Recanto da Serra, na Barra do Garças MT
A Fazenda Recanto da Serra também abriga dentro de seu território uma coleção de cachoeiras e rios com águas calmas, limpas e cristalinas. Cercada por mato e com garantia de avistar diversas espécies de animais diferentes, a fazenda é um lugar especial no interior do Brasil.
Da mesma forma que a Favo de Mel, é possível comprar o day use ou se hospedar no próprio local.
O que fazer na Fazenda Recanto da Serra
Um dos cartões postais de Barra de Garças, a Cachoeira Azul é cercada por um paredão rochoso, criando uma piscina cristalina quase particular.
Já o poço de Azul das Águas, localizada na parte alta da Fazenda Recanto da Serra, épiscina infinita artificial.
O Poço da Conquista recebe seu nome pela dificuldade de chegar até o local, sendo preciso usar cordas para escalar até ele. É uma experiência bacana, e o visual é esse aí da foto.
Também vale conhecer a Cachoeira Perdida. Não apenas pelo belo banho de cachoeira no final da trilha, mas também porque o trajeto todo é especial, sendo possível avistar diversas espécies de animais diferentes como antas, jabutis e diversas aves.
Sugestão de roteiro
Para facilitar a vida, organizamos uma sugestão de roteiro de 4 dias passando por alguns dos melhores pontos na Fazenda Recanto da Serra e na Estância Favo de Mel.
Dia 1: Santuário das Araras e Cachoeira da Samambaia – Favo de Mel
O passeio do primeira dia passa por um dos pontos mais famosos da Favo de Mel, o Santuário das Araras, e acaba na Cachoeira da Samambaia. A trilha é de 12km, ida e volta, e custa R$260, incluindo guia, seguro e almoço.
Dia 2: Cânion do Cipó, Cachoeira dos Amigos e Cachoeira do Sossego –
Favo de Mel
O segundo dia do seu roteiro em Barra do Garças MT ainda é Favo de Mel, e inclui o Cânion do Cipó, a Cachoeira dos Amigos e a Cachoeira do Sossego. Só coisa boa.
Dia 3: Azul das Águas, Poço da Conquista, Cânion Azul, Cachoeira do Portal Encantado e Pedras Manchadas – Fazendo Recanto da Serra
No terceiro dia, aproveite para explorar a Fazenda Recanto da Serra, passando por alguns do locais mais famosos, e mais bonitos, da área: o Azul das Águas, o Poço da Conquista, o Cânion Azul, a Cachoeira do Portal Encantado e, para finalizar, as Pedras Manchadas.
Dia 4: Cachoeira Azul e Cachoeira Perdida – Recanto da Serra
Por fim, fechando o roteiro com chave de ouro, ainda na Fazenda Recanto da Serra, explora pela Cachoeira Azul e pela Cachoeira Perdida. A trilha é de nível moderado.
Gostou? Segue a gente no instagram para mais dicas
Olá, vocês fizeram esse roteiro em que mês? Novembro seria uma boa época?
Novembro já começa a temporada de chuva. eu nao iria. melhor ir até outubro