O que fazer em Búzios ao ar livre

      a vista no Mirante do Pai Vitório

      O que fazer em Búzios além do conhecido roteiro Rua das Pedras, Geribá, Orla Bardot? Há muito mais para ser fazer nesse pedaço de litoral com mais de 20 praias e dezenas de trilhas do que se imagina. E foi com essa proposta que nos mandamos para Búzios dessa vez, numa trip organizada pela Cactus Experiência, uma agência focada em consciência e atividades ao ar livre.

      A Cactus tem um braço agência e outro hotel. Por trás, está o casal Paula a Marquinhos, ela trilheira e da terra, ele surfista e do mar, os dois muito, muito queridos. Juntos, eles imprimem uma vibração que só vivendo pra entender. É viagem e hospedagem afetiva, zen e carinhosa, e seguindo todos os cuidados que os tempos exigem.

      Onde ficar em Búzios: pousada Casa Cactus

      onde ficar em Buzios pousada casa cactus

      onde ficar em Buzios:  a Pousada Casa Cactus

      Verde por todos os lados: o jardim da Casa Cactus

      Cada cantinho da Casa Cactus é um convite para relaxar

      Começando pela pousada, a Casa Cactus, ela fica 4 passos da Praia da Tartaruga, tem piscina, muito verde e um café-da-manhã (à la carte) sensacional que inclui ovos,  frutas, granola, bolos feitos no dia, sucos naturais e um queijo quente com cebola e tomate que entro nos nossos sonhos.

      Os quartos são aconchegantes, bem equipados e com split, e algumas têm varanda. Há também quartos para família.

      pousadas em Búzios: os quartos deliciosos da Casa Cactus

      pousadas em Búzios: os quartos deliciosos da Casa Cactus

      pousadas em Búzios: os quartos deliciosos da Casa Cactus

      pousadas em Búzios: os quartos deliciosos da Casa Cactus

      O que fazer em Búzios: trilha do Pai Vitório

      Trinta anos de Búzios e eu não imagina que havia um mangue preto de pedras em Búzios, e nem conhecia a trilha que serpenteia pelo mar até a praia do Pai Vitório. Foi a Cactus que me apresentou, e está da lista de o que fazer em Búzios ao ar livre.

      O passeio começa no mangue, uma área pouco conhecida em Búzios, mas de vital importância. Há tempos atrás, foi quase arrancado para dar lugar a um condomínio de luxo, mas ambientalistas e ativistas se juntaram e impediram que o projeto saísse do papel.

      Seguindo pelo mangue, se inicia uma trilha pelas pedras de 40 minutos até o Pai Vitório. Essa parte da caminhada exige uma certa disposição por causa do sol e da irregularidade do solo e, para quem não se sentir confortável, a Cactus organiza um caminho alternativo de carro.

      A atividade se encerra na praia, depois de passar pelo mirante, onde pranchas de SUP e areia vazia esperam o viajante.

      A trilha pelas pedras para chegar no pai vitorio, e o mangue margeando o caminho

      A trilha pelas pedras para chegar no pai vitorio, e o mangue margeando o caminho

      a vista no Mirante do Pai Vitório

      Atividades na natureza em Búzios: ponta pai vitorio

      Atividades na natureza em Búzios: a trilha e o SUP na ponta do Pai Vitório, experiência linda que fizemos com a Cactus

      resumo da ópera: uma praia vazia e um dia incrível

      e a água cristalina!

      Onde ver o por-do-sol em Búzios:

      O fim de tarde no Porto da Barra é lindo, com o sol caindo redondo do mar. Lá, meu lugar preferido é o Beli Beli Gastrobar, que junta ótimos drinks e gastronomia, com pratos generosos, um astral delicioso e vista privilegiada. O restaurante tem mesas e sofá espalhados ao ar livre, é e ótima pedida sempre.

      onde comer em buzios: clima gostoso do Beli Beli

      onde comer em buzios: clima gostoso do Beli Beli

      O sol caindo no mar, em frente ao Beli

      O Beli faz o Moscow Mule como ninguém. Dos pratos, pedimos o camarão salteado com risotinho de coco e sunomono, e o salmão c0m mel trufado, gohan e cogumelos salteados. Um acerto. Depois, passamos para as sobremesas. Recomendo muitíssimo a sopa de chocolate branco com sorvete e calda de maracujá e o crepe de doce-de-leite.

      O camarão com risotinho: delícia!

      Moscow Mule: uma especialidade do Beli

      o que fazer em Búzios

      Para quem gosta de doces, esse crepe e a sopa de chocolate branco são imperdíveis

      Dos decks para o alto. Se o pôr-do-sol na Orla Bardot e no Porto da Barra são os mais badalados, o de cima da Serra das Emerências tem o gostinho de estar em um lugar para poucos.

      Meia hora de trilha quase sem inclinação, coberta pelas árvores passando por portais de folhagens e barbas de bode levam ao topo da serra, de onde se vê não apenas o sol cair no mar, mas também todo o horizonte verde da APA do Pau Brasil e até mesmo as dunas do Peró.

      A trilha para o alto das emergências é super fácil, e linda!

      O sunset é imperdível, mas ainda pouco conhecido, o que deixa a aquarela ainda melhor. Já estava perfeito, e eis que a Cactus me infla um sofá de ar lá no alto da montanha pra gente apreciar o poente com toda pompa. Demais!

      Experiência completa: trilha e sofá inflável para contemplar o fim de tarde!

      Experiência completa: trilha e sofá inflável para contemplar o fim de tarde!

      Caiaque com tartarugas

      Uma gostosa remada de caiaque na Ferradurinha para observar tartarugas e explorar o entorno da praia pelo mar. Passamos a manhã nos divertindo com as tartarugas – pelo nosso caiaque, passaram mais de 10 – ao longo do trajeto que, pelo mar,  passou pelas praias da Ferradurinha, dos Amores e pela Gruta da Tartaruga.

      Como  o passeio é guiado, não é preciso se preocupar com marés.  Os guias da Cactus cuidam de tudo, e temo olhar treinado para achar as bichinhas . A atividade também é super indicada para crianças, elas

       

      Gastronomia praiana: Rocka Búzios

      Como o Beli Beli, é outro restaurante delicioso ao ar livre. Na praia Brava, com ombrelones e colchões, o Rocka se destaca pela culinário contemporânea focada nos frutos do mar. O peixe é de Búzios, pescado de forma artesanal, sem arrastão e sempre fresquíssimo. E o que pode, Gustavo colhe na horta orgânica do restaurante.

      Começamos com as batatas bravas com Espuma de Aïoli e Molho Picante, e os dadinhos de tapioca e queijo coalho com sweet chilli de maracujá e adoramos. Depois, uma novidade: o hummus de  beterraba com mini vegetais em conserva e pão pita.

      Simplesmente peça esse hummus de beterraba. É maravilhoso, e vem com pão pita quentinho acompanhando

      onde comer em buzios: as batatas bravas são um clássico do Rocka

      onde comer em buzios: as batatas bravas são um clássico do Rocka

      Os principais foram o peixe do dia com couscous de couve flor, purê de couve flor e cogumelos, e o ravióli de lagosta com abóbora, emulsão de laranja e pupunha. Simplesmente perfeitos. Fechamos com um delicioso parfait de chocolate belga 50% com soverte de “café bianco” e laranja cristalizada

      O peixe do dia cm couscous de couve flor, purê de couve flor e cogumelos do Rocka, temperado com a vista do mar

      O peixe do dia cm couscous de couve flor, purê de couve flor e cogumelos do Rocka, temperado com a vista do mar

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado.