Christiania, o sonho não acabou!

Já imaginou viver numa cidade livre (ou quase)?

Em Copenhagem, o sonho não acabou. Pelo menos não em Christiania, uma comunidade alternativa no coração de Copenhague, capital da Dinamarca, fundada no auge do movimento Flower Power. Freetown, como é chamada por seus habitantes, surgiu em 1971, nas mãos de grupos de hippies, libertários, socialistas e punks que decidiu ocupar os barracos de uma área militar desativada na periferia. Era o início de uma luta incansável contra o Estado. A polícia tentou várias vezes expulsar os invasores da área, mas sem sucesso. Christiania virou um problema político, sendo discutida no parlamento dinamarquês. A primeira vitória veio com o reconhecimento da cidade-livre como um “experimento social”.

christiania2

O tal do experimento social, na verdade, pretendia e conseguiu criar uma sociedade alternativa livre, baseada na convivência com o próximo e com a natureza. Fiquei apaixonada por lá. Passei a tarde inteira, a achei pouco. Passaria dias. Acho que poderia tranquilamente me candidatar a viver ali um tempo, aliás!

christiania1

O lugar é uma graça, as pessoas todas são simpáticas, e metade da Dinamarca quer morar lá (claro!). Só que não há mais lugar, e para conseguir uma casinha, precisa ficar na fila e ser aprovado por um conselho comunitário. Ah, sim, em Christiana tudo é comunitário: a horta, a escola, o trabalho. E é de uma serenidade ímpar. O lugar é super verde, calmo, feliz e parece até uma cidade de brincadeira. Isso porque tudo é colorido e desenhado, já que Christiania tem concentração de artistas. É o paraíso das crianças!

christiania casa

 

 

Mais de Copenhagem:

Bem-vindos a Copenhagem! <3
Copenhagem para crianças!
Roteiro de compras porque ninguém é de ferro!
As regiões de Copenhagem: descubra o seu lugar!

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.