Férias na Europa com filhos? Tem gente que acha que Paris, Madrid, Berlim, Amsterdã Roma são cidades para viagem de adultos. Mas há muito o que fazer com crianças nesses lugares. Separamos hoje 5 cidades com atrações família no Velho Continente. Há parque de diversões, ciência, descoberta e muita diversão.
5 atrações imperdíveis para crianças na Europa
Europa com filhos: Cinecittà World, Roma, Itália
O Cinecittà Word é um parque temático romano que tem como tema o cinema. As atrações, cenários e shows fazem referência aos trabalhos de Dante Ferreti, e as músicas ambiente são de Ennio Morricone, ambos italianos e ganhadores de vários Oscars. O complexo tem um total de 20 brinquedos e quatro teatros gigantescos, que se espalham por oito cenários diferentes que antigamente eram de fato estúdios cinematográficos.
Entre as atrações destacam-se as montanhas russas. A principal delas tem o trajeto em meio à ruínas da Roma antiga e instalações com água. Outros brinquedos radicais são o Indiana Adventure e o Torre Magò, ambos com queda “livre”. Boa parte dos brinquedos pedem a idade mínima de 5 anos e têm limite de altura de 1,2 metros, mas também há espaço para as crianças pequenas aproveitarem, como a Giocarena, com piscina de bolinhas e labirintos.
Onde se hospedar em Roma:
O parque fica a 30 minutos de carro do centro de Roma, então a melhor opção é ficar na capital italiana. Nós recomendamos sempre o Hotel de Russie, a poucos metros da Piazza di Spagna. Foi projetado em 1814 e hospedou a realeza russa nos anos 20. Hoje é um hotel luxuoso, com quartos clássicos e modernos.
Outro na mesma localidade é o Margutta 19. Com estilo mais contemporâneo, ele tem quartos amplos, decoração design, amenidades no banheiro e wi-fi gratuito. No último andar fica um terraço ao ar livre com vista para a propriedade.
O que visitar na Europa com crianças: Labyrinth Kindermuseum, Berlim, Alemanha
O Labyrinth Kindermuseum está localizado em um prédio de aparência industrial no distrito de Wedding e, embora tenha o nome de “museu”, há muito pouco de “museu” no lugar. Em vez disso, o Labyrinth é recheado de brincadeiras para os pequenos se divertirem. De edifícios a serem explorados a áreas de aprendizado com plantas e diferentes profissões, os pais podem acompanhar de perto e interagir com as crianças.
Já na entrada há uma sala principal que lembra uma verdadeira cidade. São edifícios, estrada com semáforos e uma pequena área que simula um lojinha. Para os adultos, um espaço com cafeteria, pufes e bancos para descansar. Caso seja necessários, é possível levar comida própria. Espere um dia agitado e com muitas atividades nesse espaço.
Onde se hospedar em Berlim:
O Labyrinth Kindermuseum não fica longe do centro de Berlim, só 15 minutos de carro ou 25 de metrô (estação Osloer Str./Prinzenallee). O ideal é ficar nas proximidades do centro mesmo, intercalando atividades normais com a programação infantil. Nós gostamos muito do Meliá Berlin, localizado às margens do rio Spree e perto da estação de trem. Ele tem decoração moderna e camas extra grandes.
Outra indicação, principalmente para família, é o Hotel Nikolai Residence, um apart hotel com acomodações para até seis pessoas, com sala de estar, mini cozinha e banheiro grande. Fica próximo da Catedral de Berlim e de estações de metrô.
Viagem com filhos para a Europa: Parque Warner, Madri, Espanha
Diversão garantida para todas as idades. O Parque Warner junta atrações radicais, personagens famosos e espetáculos em um único lugar na Espanha. Ele fica localizado na cidade de San Martín de la Vega, à 28 km ao sul de Madrid, com acesso fácil de carro. Vale reservar um dia inteiro para ela, já que são 32 atrações divididas em cinco áreas temáticas diferentes, com lojas, brinquedos, cafés e restaurantes.
A primeira delas é o Cartoon Village, dedicada principalmente ao público infantil. Nela, você pode encontrar as casas de personagens como Pernalonga, Piu Piu e Frajola. Duas outras são dedicadas ao mundo do cinema, a Hollywood Boulevard e a Warner Bros. Studios. São recriações de cenário de filme e também homenagens ao mundo cinematográfico.
Para aqueles que gostam de super-heróis á o Superheroes World, com as montanhas-russas mais radicais do complexo. E, por fim, a Old West Territory, com temática dedicada ao Velho Oeste.
Onde se hospedar em Madrid:
Localizado a 35 minutos de Madrid, o Parque Warner tem poucas atrações em volta, então o ideal é ficar na capital espanhola. Gostamos muito de ficar perto da Plaza Mayor, pois por lá tem muito o que conhecer andando e também é rica em transporte. O primeiro hotel que indicamos é o Opera Boutique, com estilo moderno e excelente para famílias de até quatro pessoas. O segundo é o Catalonia Puerta del Sol, com cama de casal e até duas camas para crianças.
Cité des Sciences et de l’Industrie, Paris, França
Localizado em meio ao parque Pont-de-Frandre, o Cité des Sciences et de l’Industrie é uma verdadeira cidade de conhecimento. Crianças e adultos exploram os inúmeros segredos da ciência através de exposições permanentes e temporárias que abordam matemática e física de uma maneira diferente. Um cinema, o planetário e um autêntico submarino de caça, completam o conjunto.
Para os pequenos há duas cidades separada, uma para crianças de 2 à 7 anos e outra de 5 à 12 anos Duas cidades da infância permitem aos mais jovens apreender o mundo científico. Um é para 2/7 anos, o outro para 5/12 anos. Eles podem descobrir, experimentar e, finalmente aprender com as brincadeiras, que envolvem construção de mini cidades, e atividades de lógica.
Onde se hospedar em Paris:
Nós temos um post completo de Onde ficar em Paris, separado pelos melhores bairros da cidade, mas vamos indicar aqui dois que gostamos muito. Um é o Hotel Dupond-Smith, em Marais, com quartos modernos, bem equipados e grandes, e o outro o Hotel le Lapin Blanc, com decoração inspirada no coelho do filme Alice no País das Maravilhas.
Europa com filhos: Museus de ciências NEMO, Amsterdam, Holanda
De longe, esse museus em Amsterdam lembra a proa de um navio. E essa arquitetura diferentona é proposital. A ideia por aqui é mergulhar nos princípios da ciência e descobrir suas aplicações. Todas as exposições e atividades são feitas para serem mexidas, tocadas e exploradas. O público alvo são as crianças, mas os adultos também se divertem muito por lá.
O destaque por lá são as atividades que funcionam em cadeia, e ativam outras conforme os movimentos vão sendo feitos. Além disso, no verão, o espaço abre gratuitamente o terraço para visitação, com uma vista belíssima da cidade de Amsterdam, com cadeiras de encosto e cafeteria.
Onde se hospedar em Amsterdam:
Nossa região favorita em Amsterdam é no centro, principalmente perto das 9 Streets. Por lá gostamos do Pulitzer Amsterdam, a junção de casas século XVII e XVIII transformados em um hotel lindo e clássico. Os quartos são grandes, ótimos para famílias, e alguns tem vista para o canal. O Hotel Estheréa também fica nas proximidades e é super charmoso para ficar em Amsterdam.
Como Chegar:
Se você está planejando sua viagem para Europa, a Air France oferece opções que saem do Rio de Janeiro e São Paulo com tarifas reduzidas. Veja aqui: voo rio de janeiro amsterdam e voo sao paulo roma.
Vai viajar em família? Então leia também esses posts:
O que fazer em Paris: um guia para adultos e crianças
Seis dias em Londres no inverno para adultos e crianças
Roteiro Vale do Loire para adultos e crianças
Patrimônios mundiais: viagens de história e aventura com crianças