Eze Village e Saint Paul de Vence: delícias da Côte d’Azur

Duas vilas medievais, cravadas sobre montanhas, desenhadas por labirinto de pequenas ruas com charmosas casas de pedra, ocupadas por galerias de arte, brechós e restaurantes. Assim são Eze Village e Saint Paul de Vence, duas cidades charmosérrimas na Côte D’Azur. Cerca de 40 quilômetros separam os dois destinos e o roteiro é um bate-e-volta perfeito para quem está em Nice. Mas sinceramente, achamos vale à pena dormir em Vence pelo menos uma noite.

Uma coisa legal é que esse roteiro Eze Village e Saint Paul de Vence não agrada só aos adultos; Juju amou as cidades. Além disso, são fáceis de serem exploradas: têm sombras, árvores frondosas, lugares para sentar ou fazer um lanche.

Eze Village

Eze Village e Saint Paul de Venceeze1 Eze Village e Saint Paul de Vence

Eze é minúscula e preciosa. Debruçada sobre o mar mediterrâneo, a cidade medieval e fortificada é um delicioso sobe e desce de ruelas muito  estreitas, recheadas de galerias de arte, lojinhas, cafés. A cidade é tão antiga e conservada que parece uma locação dos filmes do Rei Arthur. O primeiro registro de ocupação de lá data de 2000 B.C, mas a história mais recente começou em 983 A.C, quando o príncipe William da Provence derrotou os mouros e tomou de assalto a cidadela. Daí em 1388, os nobres de Savoy ergueram o que hoje vemos por lá. E é apaixonante.

Comece cedo o seu passeio (às 19h, as coisas já estão fechadas em Éze). Aproveite o sol da manhã e caminhe até o topo da vila, onde estão as ruínas de um castelo e um bonito jardim botânico. Depois, pegue o caminho Friedrich Nietzsche e tome a “Eze Bord-de-mer”.  Parece que aqui, sob as oliveiras e pinheiros, que Nietzsche compôs a última parte de sua obra “Assim falou Zaratustra”.

Emende a tarde com um almoço no restaurante do Chateau Eza, à bordo de um cardápio estrelado no Guia Michelin e com a vista imperdível do mar mediterrâneo. Se tiver um pouco mais de fôlego, aproveite e hospede-se no hotel, que funciona com apenas 12 suítes no chateau erguido há 400 anos e que serviu de residência para  um príncipe sueco.

⇒VEJA AQUI HOTEIS EM ÉZE⇐

Eze Village e Saint Paul de Vence

Outro programa bacana é visitar as perfumarias  e ver de perto como são fabricados as poções aromáticas. Éze fica pertinho da cidade de Grasse (são exatos 67 km), a capital mundial dos perfumes, e divide com ela a atenção da indústria (além dos campos floridos nos arredores). Grandes perfumarias como Galimard e a Fragonard têm filiais por lá e organizam visitas.

Saint Paul de Vence 

Eze Village e Saint Paul de Vence paul2 Eze Village e Saint Paul de Vence

Saint Paul, adorada por Van Gogh, Chagall e Matisse, é conhecida como a Vila dos Artistas.  Esculturas ao ar livre, galerias de arte, restaurantes ao ar livre tomam as ruas.

É um pouco maior que Eze,  mas apesar do tamanho acanhado, St-Paul-de-Vence merece ser visitada com calma. É de um naipe incrível.

Para percorrer St-Paul, não é preciso muito tempo. Cruzar a Rue Grande (a principal de Vence) em toda a sua extensão e as vielas que a atravessam não leva mais do que cinco ou seis minutos, mesmo parando em uma ou outra vitrine.

paul1

Mas para mergulhar na atmosfera de St-Paul-de-Vence, sugiro mais calma.

A cidade é um cartão-postal todo encravado de saborosos e belos segredinhos.  Centenas de pequenas lojas  onde de encontra de tudo: souvenirs, arte da vanguarda local e, garimpando um pouco, é possível encontrar também peças de design e objetos de decoração.

Visite a Première Pression Provence, que vende azeites de todos os tipos, ou a Beatitude, loja de brinquedos artesanais, uma graça de lugar.

Outra dica bem legal é fazer uma visita à Fondation Maeght. Inaugurada em 1964, Maeght é uma fundação privada que abriga obras modernas de artistas famosos, como Miró. O jardim é repleto de obras de arte curiosas, misturando cultura e natureza e fazendo deste um passeio inesquecível.

Para uma refeição intramuros, vá no restaurante Le Saint-Paul, no hotel de mesmo nome, que faz parte da associação Relais & Châteax. Cozinha maravilhosa, e mesas dispostas num lindo terraça.

Porém, a refeição mais concorrida de St-Paul-de-Vence acontece no restaurante La Colombe d’Or, onde mesmo fora da alta temporada é difícil conseguir uma mesa sem reserva.

onde ficar em Nice: a vista do Aston

Onde ficar Eze Village e Saint Paul de Vence

Uma opção mais em conta é ficar num hotel em Nice, que fica a menos de 20 minutos das duas cidades.  Foi o que nós fizemos.

Para quem quiser ficar no Centro Histórico de Nice (que é muito mais charmoso), indicamos primeiro o Hotel Suisse, um clássico na cidade. Os quartos são intimistas, com decoração clara, arejada e a maioria tem vista para a orla de Nice. O café da manhã é outro ponto alto, com muita variedade e alimentos sempre frescos.

Não no coração da cidade velha, mas a poucos passos dela, fica o Meridíen. O padrão é o mesmo de todos os outros hoteis da rede, com quartos lindos e com vista deslumbrante.

Já na Promenade des Anglais, sugiro Radisson Blu Hotel, bem de frente para o mar. É um hotel de alta qualidade, com quartos amplos, camas confortáveis e vista para o mar e cidade. Ele tem também restaurante, piscina aberta e área reservada na praia.

Outro ótimo, nas redondezas da Promenade e da Vieux Ville é o Aston, num estilo palacete com vista.

DICA: no verão, a cidade fica muito mais cheia, já que o sul da França é rota de cruzeiros. Se quiser, aproveite o meses de maio e setembro para ir, quando há menos gente.

Como chegar:

Voando até Nice, e de lá alugando um carro. Recomendo sempre o SkyScanner   para achar as melhores cotações de locação de carro e voos (acho até melhor que o Google Flights, inclusive). O Skyscanner  busca as tarifas em todas as companhias, e combina ida e volta de forma que fiquem mais baratas.

Seguro Viagem Europa :

O seguro viagem é obrigatório na Europa. recomendo o site da Seguros Promo, que funciona como um buscador de diferentes empresas e seguradores e é super de confiança. Basta botar os dados da viagem, escolher e comprar.

E é sempre bom contratar. Nós mesmos já tivemos que usar algumas vezes. Rico preciso de internação por causa da coluna, e eu por causa de uma pedra no rim.

Sobre a nossa experiência, tivemos problema no atendimento na hora da emergência quando compramos o da GTA. Já com Assistcard correu tudo bem.

 

Join the Conversation

8 Comments

  1. says: Sheila

    Me apaixonei tanto por esse post e comprei passagem pra Nice 😉
    Vou em janeiro por 10 dias com marido e a filhota de 7 anos.
    Alguma dica especial pra quem vai com kids?

    1. says: Marlene Lopes

      Olá Sheilla. Bacana é voces alugarem um carro em Nice e irem passeando pela estrada Basse corniche – bord mer. Assim podem apreciar toda a beleza e o visual. O chateau de Eze fica a direita da estrada e demanda tempo para a visita. Lindo e encantador. Aproveite.

  2. says: Mariana Schwartzmann

    Olá pessoal.
    Vou estar em Turin no final de abril/2017. Meu marido vai estar em um curso de vinhos e sugeriu que eu faça um bate-e-volta até Nice. Pesquisando descobri Èze e Saint Paul de Vence. Já estou maravilhada, vou passando e explorando um pouco esses lugares incríveis, caminhando, fotografando e gravando áudio. Comprei um gravador digital para poder registrar tudo junto com as fotos, sem precisar escrever e assim aproveitar o máximo; O que vcs me dizem do clima nessa época?

    1. says: admin

      Oi, Mari. Que legal. Eu nunca fui pra Nice em abril, mas pelo que sei, o clima é bacana. Não é verãozão, mas já é quentinho. Vai sim!!! E as duas cidades são lindas. Vale à pena. Depois conta pra gente como foi?

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *