Não sei de vocês, mas o isolamento transformou eus dias em obscenidades gastronômicas. Sem ter o que fazer, não me resta comer, e desencavar de meus livros e anotações receitas afetivas que me lembrar lugares por onde passei.
Sendo assim, meu mais novo feito foi um dos pratos que mais amei na Tailândia, o Green Curry com legumes ou camarão. Os temperos achei na Casa Vitana, inclusive o Kaffir, aquelas folhas que dão um perfume de eucalipto no prato. Mas creio que pela Amazon e até mesmo na Americanas seja possível comprar também
Então todos mãos à obra, aventais vestidos, talheres em punho, e vamos lá!
- Ingredientes
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 200 gramas de tofu
- uma mão de
- amedoim sem casa
- legumes à sua escolha. Pode ser brócolis, berinjela, abóbora, cogumelos e cenoura. Eu gosto de assar a abóbora separada e em casca no forno, e juntar à mistura no final. Fica mais gostosa)
- 1 cebola média inteira, finamente picada
- 4 dentes de alho picados
- 3 colher de sopa de pó ou pasta de Green curry
- 1 lata de leite de coco (eu usei “A Taste Of Thai”)
- 1 limão inteiro (suco)
- 12 folhas de kaffir
- 2 colher de chá de gengibre ralado
- 1 colher de chá (ou menos, se você gosta de menos picante) de chilli tai.
- 10 xícara de folhas de Coentro
- 1 xícara de água
- Modo de preparo
Aqueça a manteiga em uma frigideira grande antiaderente em fogo médio-alto. Acrescente o camarão (e/ou os legumes, ou o tofu e cogumelos) e cozinhe por 2-3 minutos, virando-os na metade, até que esteja totalmente cozido. Retire para um prato e reserve. - Adicione a cebola e o alho na frigideira e mexa para cozinhar por 2 minutos. Polvilhe com o curry, reduza o fogo para médio-baixo, e despeje o leite de coco, mexendo para misturar.
- Adicione sal e suco de limão, e deixe o molho para aquecer até borbulhar suavemente. Adicione o camarão no molho, e deixe-o cozinhar por 2 a 3 minutos ou até engrossar.
- Junte a água, o kaffir, o coentro, o gengibre, o chilli e deixe cozinhar mais até engrossar de novo. Pronto! Sirva com o arroz!