O que fazer em Fernando de Noronha: tudo o que você precisa saber

noronha

O que fazer em Noronha? Quantos dias ficas? Onde comer, quais as melhores atividades, como se locomover na ilha, Noronha é um destino para crianças? Para responder a todas essas perguntas, preparamos um post com todas dicas que reunimos em  Noronha na três vezes em que estivemos por lá.

Onde ficar em Noronha

Quartos caiados de branco, janelas azuis, visto pro Morro do Pico e trilha para  Praia da Conceição. A pousada Beijupirá Lodge Noronha é classuda, ao mesmo tempo acolhedora, e é uma das nossas preferidas.

Outra bem bacana é a A Pousada do Vale, bem perto da Praia do Cachorro, com piscina, spa e ótimo restaurante.

Para uma estada mais econômica, a Pousada Cantinho Feliz é uma opção.

Ilha Tour: vale à pena?

O Ilha Tour é um passeio que passa por todas as praias de Noronha. Tem quem chame de corre-tour, porque é um batidão. A gente prefere fazer sempre os passeios por nossa conta, sem tour e guias, mas no caso do Ilha Tour, foi interessante. Contratamos na agência Atalaia, e quem  nos acompanhou foi o Tapioca, um guia gente boníssima. Passamos, com calma e tempo para mergulhar, pela Baía do Sancho, Praia do Porto, Baía do Sueste, onde é possível nadar com tartarugas, o Mirante da Praia do Leão, Cacimba do Padre e Baía dos Porcos, perfeita para fazer snorkel e apreciar os cardumes de peixes que colorem o azul do mar. O passeio custa em média R$130, e especialmente para quem tem pouco tempo em Noronha, vale à pena.

atalaia

Por do Sol em Noronha

O Fortinho São Pedro tem uma das vistas mais incríveis, com música ao vivo e um clima relax. Dá para apreciar as praias do Americano, Bode e Cacimba, além das pedras Dois Irmãos. Cenário perfeito para o primeiro dia.

Outro lugar disputado para ver o pôr-do-sol de Noronha é no deck do Bar do Meio, que fica entre a praia de Conceição e a praia do Meio.

O Forte Nossa Senhora dos Remédios e o Restaurante Mergulhão são outros ótimos locais para curtir o fim de tarde.

 

Atividades na água: diversão em família

O acqua sub  é feito com uma prancha puxada por um barco. Você “plana” pelo mar, subindo e descendo quando quiser ver o fundo mais de perto. O passeio normalmente é feito próximo ao porto, mas tem opções que duram duas ou mais horas e vão costeando mais praias. Crianças podem fazer, desde que já tenham habilidade e controle motor para lidar de forma segura com a prancha.

O passeio normal do acquasub dura 1 hora e pode ser feito com até 5 pessoas. Tem um jeito mais privê que é de lanchinha. É só ir no porto e ver quem está disponível. Para garantir, marque no dia anterior. Se você tiver sorte, dependendo da época, pode ver até baleias.

Para quem preferir e gostar de mergulhar, a dica é procurar a operadora  Noronha DiversEles são ótimos, e tem habilidade com crianças (que já podem fazer o batismo a partir dos 10 anos).

Viagem fernando de noronha acquasub

Acquaplana: atividade bacana para crianças que já tenham domínio motor

noronha divers mergulho tartaruga

Batismo com Noronha Divers: olha quem apareceu pra Juju!

As praias mais lindas:

  • Sancho: considerada uma das mais lindas do mundo. Para chegar, precisa descer por uma fenda na rocha. Depois, é mar estourando de azul, com muitos cardumes e raias.
  • Praia da Conceição e Praia do Meio: têm uma visão lindíssima do Morro do Pico, e dá pra ir de uma a outra andando
  • Praia da Cacimba: é onde fica o cartão postal clássico dos Dois Irmãos, e a melhor para para surfe na temporada de ondas (dezembro a fevereiro)
  • Baía dos Porcos: pequena e acolhedora, é uma das praias que a gente mais ama. É lindíssima, protegida por um paredão de pedra, e acessível a partir de uma trilha que começa na Cacimba. Há sempre raias por aqui também.
  • Praia do Cachorro: é a única com barracas em Noronha. O que mais gostamos aqui é do buraco do galego, uma piscina natural que se forma nas rochas.
  • Porto: a praia não é atraente, mas é um lugar garantido pra encontrar tartarugas e raias nadando juntas.
  • Atalaia:  é  um “berçário” aquático, com espécies de filhotes de peixes. É preciso reservar o passeio da Trilha do Atalaia na sede do ParnaNoronha. Por ser uma área de preservação, a entrada é controlada e restrita a 100 visitantes por dia.
Viagem fernando de noronha praia da conceicao

A praia da Conceição vista a partir da Praia do Cachorro: Morro do Pico como moldura

praia do sancho noronha

Viagem Noronha: vista da praia do Sancho

praia do sancho noronha onde ficar

Praia do Sancho: sempre muitos peixes, raias e tartarugas

noronha3

Mergulho na Praia do Meio

praia cachorro e o buraco do galego

Buraco do Galego na Praia do Cachorro: piscina que se forma no rochedo

Onde comer:

O Xica da Silva ficava Vila dos Remédios e é uma boa opção para jantar. A especialidade são os frutos do mar. Também para jantar, tem a Mesa da Ana e o Beijupirá. O Restaurante Cacimba , que fica na Vila dos Remédios, é outro muito agradável e gostoso.

Para almoçar, a melhor opção é o  no restaurante Flamboyant, a quilo, preço camarada (para os padrões Noronha), e localizado na Praça dos Flamboyants.

Tamar:

As palestras no Projeto Tamar são  imperdíveis. Acontecem diariamenre, às 19 horas, e a cada um tema é apresentado: tartarugas, projeto golfinho rotador, tubarões, etc. Para ver a programação, é só acessar a página do Tamar de Noronha.

Também vale à pena participar do monitoramenre de tartarugas junto com os pesquisadores do Obama.

*****LEIA MAIS SOBRE FERNANDO DE NORONHA AQUI*****

O Juju na Trip viajou com apoio da Coordenadoria de Turismo de Fernando de Noronha

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Current ye@r *