Está se preparando para conhecer Santorini e quer saber o que fazer por lá? Então esse post foi feito para você. Montamos um roteiro de 4 dias em Santorini, com todos os principais pontos turísticos, lugares para comer, onde se hospedar e também como se locomover. Anote tudo e boa viagem!
Como chegar em Santorini?
As duas principais maneiras de chegar em Santorini são de avião, pelo Aeroporto de Kratikos, e de ferryboat (veja aqui horários e cias de ferryboat para Santorini ), pelo porto de Thira. Se Santorini é seu único destino nas Cíclades, opte por ir de avião. A viagem de Atenas dura cerca de 50 minutos e as companhias aéreas que fazem o trecho são Ryanair e Olympic Air. Do Brasil não há voos diretos, mas no Skyscanner você encontra passagens com preço bons e conexão em Atenas ou outras capitais europeias .
De barco a viagem de Atenas dura perto das 5 horas, o que pode ser cansativo e também encurtar o tempo necessário para aproveitar o roteiro de 4 dias em Santorini, mas se você estiver visitando outras ilhas Gregas, como Mykonos, ir de barco é a forma ideal.
Onde se hospedar em Santorini?
Santorini é um destino popular, o que significa que há muitas opções de hospedagem na ilha.
- Oia é um lugar super popular Oia, e que você já deve ter visto muito nas fotos, com as casas e domos de igreja pendurados sobre o penhasco e com a vista infinita do mar adiante. É uma área com muitos hoteis, alguns restaurantes, mas sem badalação.
- Se quiser badalação, lojinhas, bate-perna, fique em Thira.
- Já Imeroviglia é o lugar que fica exatamente de frente pra Caldeira, com a vista clássica do pôr do sol.
Essas três são as regiões que ficam nos penhascos.
Além delas, tem as praias como Perissa e Kamari, onde a hospedagem costuma ser mais barata.
Melhores hoteis em Santorini
Dito isso acima e agora que você já entendeu as regiões de Santorini, aqui vão nossas dicas de hospedagem:
- OIA: Dois dos melhores hoteis de Santorini ficam em Oia, e são eles o Katikies, o Kirin (que faz parte da coleção Leading Hotels of the World) e o Canvas Suites (villas mediterrâneas lindíssimas com piscina). Já para uma opção mais barata, tem também o Kastro Oia Houses, com quartos para casais ou apartamentos para até 6 pessoas, com sala, varanda privativa e mini cozinha.
- IMEROVIGLI: os melhores hoteis em Imerovigli são é o Cavo Tagoo e o Above Blue Suites. Mas também gostamos muito do gostamos On The Rocks, que faz parte da coleção Small Luxury of the World. Se quiser uma opção menos luxuosa e mais barata, e bacana, indico o Casa Bianca e o Aurora Luxury
- FIRA: Fira é mais democrático; tem hoteis super sofisticados, e hoteis bons e com preços menores. O Cosmpolitan (Small Luxury Hotels) e o De Sol Hotel & Spa são bem luxuosos, e têm quartos lindíssimos. Entre os mais baratos, gosto do Lilium Santorini e do Aliter.
- PRAIA: Em Perissa, indico o Aqua Blue Beach e o Samson’s
Como se locomover por Santorini?
Assim como nas outras ilhas da Cíclades, o carro e moto são as melhores opções para circular por Santorini. A gente usa o rent cars, que localiza os melhores preços. O transporte público é limitado, não chega em todas as regiões e pode atrapalhar na hora de conhecer tudo nesses quatro dias.
O que fazer em Santorini:
Dicas de Santorini – Dia 1 com Passeio de barco por Santorini e noite em Fira
Antes de se aventurar por Santorini, sugerimos fazer um passeio de barco para conhecer as principais praias da ilha. Indico três bem legais, todos feitos pela Spiridakos Yacht, uma companhia ótima e com 5 estrelas no TripAdvisor.
- Costa Santorini (75 euros por pessoa com almoço): dura 5 horas (veja detalhes, preços e reserva online desse boat tour), e vai pela costa de Santorini num catamarã de luxo, com paradas na Praia Branca, Indian Rocks, banho de lama terapêutico nas fontes termais e termina com pôr-do-sol.
- Cratera Vulcão, cavernas e Praia Branca e Praia Vermelha (112,50 euros por pessoa com um almoço incrível): também dura 5 horas (veja detalhes, preços e reserva online desse boat tour), é feito em catamarã de luxo, e inclui um almoço com frutos do mar, salada grega e coqueteis.
Na volta, retorne para o hotel para descansar umas hora e siga para a cidade de Thira. É nela que ficam a maioria dos restaurantes de Santorini, ótimo para um jantar tranquilo e uma noite de caminhada pelas ruelas cheias de lojas e agito. O preferido por lá é o Argo, com pratos gregos magníficos.
O que fazer em Santorini – Dia 2 para Akrotiri, Red Beach e praias do sul
O roteiro de 4 dias em Santorini continua cedo para Akrotiri, civilização antiga que foi destruída pelas erupções vulcânicas que deram forma à Santorini. O lugar é repleto de escavações ainda em andamento, ruínas e alguns objetos antigos encontrados na ilha. A entrada do sítio é de 5 euros por pessoa, sem guia. Aproveite para almoçar no Melinas Taverna, que fica a alguns minutos de caminhada de Akrotiri.
Depois, rume à oeste, em direção a Red Beach, uma estreita praia que tem como diferencial a tonalidade avermelhada do rochedo e da areia. Apesar do espaço ser limitado, há a possibilidade de aluguel de cadeiras e espreguiçadeiras. O carro pode ser deixado próximo, mas é necessária uma caminhada até chegar na praia em si.
Em Red Beach mesmo, você pode pegar um barquinho e ir para duas outras praias vizinhas muito lindas: a praia Branca e a Preta.
Termine o dia na Black Beach, e aproveite pra jantar por lá antes de voltar ao hotel. A dica de restaurante por lá é o Akro, com drink no final do dia e menu típico grego.
Roteiro de 4 dias em Santorini – Dia 3 com Oia e arredores
Vlichada é uma praia lindíssima em Santorini, e recortada por rochas vulcânicas. Você pode começar seu dia por ela, e almoçar no beach bar que tem no local.
Depois, você pode ir para Perissa, que é bem pertinho (15 minutos de carro), e relaxar por lá. Perissa é um praia longa, de pedra em vez de areia, mas claro e tem vários restaurantes, lojinhas. É bem gostosinha.
No fim do dia, vá curtir Oia e os arredores. Se programe para estar em Oia no pôr-do-sol, que é um dos mais lindos de Santorini. Se preferir, reserve uma mesa em um dos restaurantes do vilarejo. Os mais bacanas são o Ombra, com mesas externas e vista para o mar, o Lycabettus, também com vista e especialidades em frutos do mar, e o Ambrosia.
Quando o dia cair, rume para Thira, e se perca pelas ruas, bares e lojinhas.
Viagem Santorini – Dia 4 Visitação às vinícolas
Você pode começar o seu dia se refrescando na praia de Kamari (ao lado de Perissa, e bem bonita também) e depois seguir para um roteiro de vinho.
Muitos não sabem, mas os vinhos produzidos em Santorini são considerados os melhores do país. O tipo de uva especial da ilha é a assyrtiko, uma espécie muito versátil que produz de vinhos brancos aos tintos.
Então, se quiser visitar uma vinícola, uma das mais badaladas é a Santo Wines, em Pyrgos. O tour mais simples custa 15 euros, com um passeio pelos vinhedos e degustação de 3 vinhos (40 minutos); e o mais completo inclui petiscos, desgastação de 18 vinhos e custa 55 euros. Recomendo marcar a degustação para o fim da tarde, porque a vinícola tem uma vista linda do por-do-sol.
Para completar a tarde e final do dia, depois da degustação e visita guiada pelas vinícolas, siga novamente para Thira e Oia, escolhendo outro restaurante incrível e se despedindo em alto estilo do roteiro de 4 dias em Santorini. Segue alguns dos nossos favoritos:
- Mr. E – Restaurante de frutos do mar que mistura a culinária mediterrânea com técnicas contemporâneas europeias.
- Cori Rigas Art Cafe – Café charmoso dentro do hotel de mesmo nome localizado na parte alta de Thira, com vista para o mar. Experimente a bruschetta com queijo feta, é uma delícia.
- Iriana Cafe – É um dos melhores pontos para se ver o pôr-do-sol de Thira. São várias mesas e bancadas espalhadas no terraço, que serve de lanches a pratos com salada e frutos do mar.
- VR Cafe Bar – Ele fica dentro do Hotel Vila Reno e é também outro ponto para apreciar o pôr-do-sol. A pedida por lá são a seleção de vinhos locais e drinks com frutas.
- Zotos Family – Gelateria artesanal com mais de 10 sabores diferentes. O mais procurado é o de pistache e o de oliva. O valor para uma bola é de 2 euros e para 2 bolas é de 4 euros.
Estiver em agosto é discordo quanto ao transporte público…. é ótimo tem ônibus para todas as praias citadas e centros e tamb em para o Santo Wines inclusive jantar lá e ver o por do sol é incrível. Fiquei em Kamari no hotel Kamari Beach ótimo. E fiz tudo de transporte público.
Em julho foi bem difícil ônibus, e confesso que prefiro carro. Me sinto sempre mais livre pra explorar.
Adoreio blog. Caí aqui pesquisando no google e amei
Que bom!!! Obrigada
Quero ir para a Grécia,
Santorini, aniversario de 38 anos de casamento.
Damaris, vai ! Merece muito! Se precisar de mais dicas, só me falar por aqui!
Oi Juju, adoro suas dicas, são maravilhosas. Estamos planejando em Junho do ano que vem irmos para Grécia com nossos filhos (11 e 9 anos), nessa primeira viagem pensamos em Atenas, Santorini e Creta. Mas me apaixonei pelo seu post de Milos. O que você acha para uma primeira vez. Bjos e obrigada!
Oi!!! Eu nao fui a creta, mas sei que é uma ilha grande, com praias belíssimas, mas com deslocamentos longos. Voce precisa de tempo para lá.
Milos eu amei, achei incrível: é pequena, tem praias maravilhosas, um centrinho gostoso.
Obrigado pelas outras dicas, em Oia existe possibilidade de descer escadarias até Amoudi bay e depois subir de táxi ? Idosa aguenta ?