Roteiro de 6 dias em Corfu: tudo o que você precisa saber

Nem tão cara ou badaladas quanto Mykonos ou Santorini, Corfu – nas Jônicas – é exuburante. Não à toa é conhecida como Ilha Esmeralda. Em Corfu, o cenário rochoso se mistura com mata verde, plantações de oliveiras, ciprestes e flores para todos os lados. Uma beleza que se estende pelos 217 km de costa, formando pequenas enseadas com praias arenosas cercadas por imponentes falésias. É o destino que não podem faltar na lista dos apaixonados por praia e natureza. Se você está planejando viajar para as ilhas gregas, dá uma olhada no nosso roteiro de 6 dias em Corfu. Nesse post você vai encontrar todas as dicas de Corfu: as principais praias da ilha, passeio para ilhotas próximas, lugares históricos para visitar, onde comer, os melhores hotéis para ficar e como se locomover.

Corfu é a a segunda maior ilha Jônica, com pouco mais de 100 mil habitantes. É também uma ilha mítica, Na “Odisseia”, de Homero, foi a última parada de Ulisses antes dele chegar a Ítaca. Então, prepare-se par ver cidades antigas de arquitetura barroca ou renascentista, praias belíssimas e muita história.

Quando ir para Corfu

O melhor período para visitar Corfu é na primavera, de março a maio, ou quase no final do verão do hemisfério norte, em agosto e setembro. As temperaturas são amenas, dá para curtir bem as praias e a ilha não está abarrotada de turistas de todos os cantos da Europa. Nós fomos no começo de agosto, pegamos dias lindos, praias não tão cheias e temperaturas altas, porém agradáveis por causa dos ventos.

Roteiro de 5 dias em Corfu

Como chegar em Corfu:

Assim como em quase todas as ilhas Gregas, o barco é a opção mais procurada para chegar em Corfu. Os dois principais portos de saída na Grécia são em Iogumenitsa e em Patra. A primeira é a opção mais rápida, em média uma hora e meia, e a segunda a mais distante, quase 5 horas de ferry. Quem quiser incluir a ilha em uma viagem pela Itália, pode optar pela saída em Bari, mas o trajeto leva em média 3 horas. Todas os itinerários, locais e horários podem ser consultados no site Greek Travel Pages.

A segunda alternativa é de avião, pelo aeroporto de Aeroporto Internacional de Kapodistrias, a 3 km da cidade de Corfu. Há voos diárias saindo de Atenas e de Tessalônica, ambas com o mesmo tempo de viagem, 1 hora. Você pode conferir tudo pelo site Skyscanner ou baixando o aplicativo no celular.

Como se locomover em Corfu:

O transporte público não é o forte da ilha, então o ideal é  fazer o roteiro de 5 dias em Corfu de carro. As estradas são boas e não é difícil se locomover, principalmente se utilizar um GPS simples (recomendo o chip internacional da Easysim4u. Para Europa, tem o plano da Orange com 14 dias de voz e dados, e pegou super bem na Grécia) . O trajeto, por exemplo, de Corfu à Kavos, a cidade mais ao sul da ilha, leva uma hora e quinze minutos apenas.

Nossa dica é utilizar o site Rental Cars para procurar os melhores preços e opções de veículos disponíveis em Corfu. Os valores variam de acordo com o mês, indo de R$180,00 à R$400,00 por dia.

Onde ficar em Corfu:

Todos os cantos da ilha são encantadores e fáceis de chegar, principalmente se você estiver de carro (o que eu recomendo). Mas eu acho sempre bom ficar no centro histórico. Assim de dia, você circula pelas praias, e à noite está no lugar mais prático para passear e jantar.

Ficar no Centro Histórico também é a melhor opção caso você não alugue um carro, já que lá estão bancos, mercados, hoteis, agências, restaurantes.

Abaixo, listo alguns hoteis em Curfu que acho bons, e suas respectivas localizações:

Locandiera – centro histórico de Corfu

Bem no coração fica o Locandiera. É um hotel pequeno e aconchegante , com quartos bem decorados, espaçosos, mas sem piscina.

Siora Vittoria – centro histórico de Corfu

O Siora Vittoria é um hotel boutique no coração do Centro Histórico de Corfu, com quartos lindos, estilo clássico e um delicioso jardim interno.

Marbella Beach Hotel – sudeste de Corfu

Marbella Beach Hotel fica em Agios Ioannis Peristeron, tem 5 piscinas, quartos com varanda e um Spa. .Localizado a 17 km do centro de Corfu,  se destaca pela beleza natural que cerca a propriedade. De um lado, a mata verde, densa e exuberante, do outro, o incomparável azul do mar Jônico.

Roteiro de 5 dias em Corfu

Palms Spa and Villas – sudeste de Corfu

O Palms Spa fica na praia de Mesongi, a dois minutos da praia e a 18km de Corfu. Todo os quartos têm varanda, e alguns contam ainda com piscina privativa e hidro externa.

melhores hoteis corfu

Philoxenia Hotel – Noroeste de Corfu

Nossa escolha no lado noroeste de Corfu é o Hotel Philoxenia, um complexo construído em uma morro que dá diretamente no mar azul. Além de quartos espaçosos e vista defasada para o mar, há piscinas ao ar livre, uma reservada para crianças, terraço, dois bares e um restaurante com menu local.

Roteiro 6 dias em Corfu, dia 1: Conhecendo a região oeste

A nossa dica é começar explorando as praias desse lado oeste da ilha, iniciando por Palaiokastritsa, que além de um centrinho charmoso com lugares legais para visitartem uma sequência de pequenas baías de águas azuis muito calmas.  Se gostar de tirar fotos visuais, você pode começar pelo Monastério, de onde se tem uma vista bem linda da ilha, e depois seguir para as praias.  A saber:

  • Palaiokastritsa Beach, Plataki, Agios Spiridon, Agia Triada:  praias lindas, uma do lado da outra, com estrutura e algum esporte aquático, e águas claríssimas e cristalinas. Todas com muita vegetação e mar azul caminho.

Você pode almoçar em Palaiokastritsa, que tem um vilarejo bem animado. Os restaurantes são simples, mas gostosos. Duas sugestões são o Nikos e o Petrinos. Ou você pode subir a “ladeira” até o é vilarejo de Lakones e almoçar no Boulis.

Depois, volte pra  Palaiokastritsa e pegue um passeio de taxi boat (os barqueiros ficam na areia, ou se quiser, existe a possibilidade de alugar um barquinho com o o Ampelaki Boats.) e vá para Paradise Beach e Limmi, duas praias lindas e só acessíveis por mar. 

De noitinha, você pode passear em Corfu Town e jantar no Salto, que tem um cardápio com pratos gregos e ótima carta de vinhos locais.

Praias mais lindas de Corfu: Palaiokastritsa

Praias mais lindas de Corfu: a sequência de pequenas baias de Palaiokastritsa

Palaiokastritsa Corfu

Mais uma imagem mostrando a beleza de Palaiokastritsa, em Corfu: tire o primeiro dia para ir uma a uma

A praia de Paradise Beach, uma das mais lindas de Corfu

A praia de Paradise Beach, uma das mais lindas de Corfu

Roteiro ilhas jônicas: Corfu reserva praias intocadas ainda, como Limmi

Roteiro ilhas jônicas: Corfu reserva praias intocadas ainda, como Limmi

Roteiro 6 dias em Corfu, dia  2: Conhecendo a região oeste

Continue explorando as praias do lado oeste de Corfu, e rume primeiro para Ampelaki, fazendo o seguinte circuito:

  • Ampelaki Bay:  Parece lago de montanha, cercada de montanhas e com pinheiros quase encostam no mar. É uma praia diferente, sem estrutura e muito linda.
  • Agios Petros: uma praiota entre rochedos, do lado de Ampelaki, bem pequena, e também bem bonita
  • La Grotta:  não é uma praia, mas um beach bar entre rochedos, com deck de madeira  e trampolim para pular na água. Super alto astral, e ótimo lugar pra comer também para almoçar.
  • Rovinia: uma praia selvagem e intocada entre rochedos cobertos por florestas, e com cavernas para mergulhar.

Depois, a tardinha, você pode seguir para o vilarejo de Liapades, e caminhe por suas tranquilas ruas. É um vilarejo muito característico e com algumas construções do sécyulo XVI, como a Igreja de Ayia Anastasia.

dicas de Corfu

A praia de Ampelaki, em Corfu

Praias Corfu La Grotta

La Grotta Corfu: beach club alto astral num canto de mar

Praias mais lindas de Corfu: Limmi

Praias mais lindas de Corfu: Limmi

Roteiro Corfu, dia 3 e 4 : as praias do extremo norte

Mais ao norte ficam as praias mais lindas de Corfu. Fiz o mapinha abaixo para ajudar vocês a se localizar:

Essas são praias com paisagem recortadas por falésias e são belíssimas. Também recomendo tirar dois dias para explorar essas praias, senão vai ser um batidão e você não terá tempo para relaxar. E afinal, o que vale nas ilhas gregas e curtir e descansar ao sol.

  • Bataria e Zanoni: São duas praias menos populares e muito preciosas. Comece o dia por elas.
  • Drastic: Isolada, quase secreta, é considerada por muitos com o lugar mais lindo do litoral norte de Corfu. A melhor forma de chegar aqui é pegando um barco em Sidari Beach, e vale muito à pena. Minha recomendação:  siga para Sidari Beach para almoçar e pegar o barco para Drastic.
  • Apotripiti Beach: Termine o dia em Apotripti. É uma praia menos conhecida, mas igualmente linda, que fica depois do Canal D’Amour. Além da praia, existe uma pequena ilha acessível de caiaque. é uma alternativa mais relax.
  • Canal d’Amour:  No dia seguinte, acorde cedo e para o Canal D’Amour, cercada por paredões que formam literalmente um canal que desemboca no mar azul. A praia costuma encher, então tente chegar antes das 10h. O Canal D’Amour é uma das maravilhas de Corfi, misturando cavernas, cliffs e água cristalina.  Para almoçar depois da praia, você pode ir no Canal D’Amour Tavern (no Canal d’Amour) ou no D’Amour Beach Bar
  • Loggas: Termine seu dia em Loggas, uma estreita faixa de areia avermelhada escondida pelos rochedo. Há uma escadaria que leva até a areia. E depois, aproveite para ver o por do sol do Bar Panorama e 7th Heaven, nos rochedos.

De noite, se voltar ao centro histórico de Corfu em um desses dias, recomendo jantar no The Venetian Well, um dos melhores restaurantes da ilha, localizado numa casa com pátio. O cardápio tem um approach contemporâneo com ingredientes locais.

Praias mais lindas de Corfu: Timoni

Praias mais lindas de Corfu: Timoni

O Canal d'Amour, em Corfu

Drastri Beach: melhor jeito de chegar é de barco

Mais um de Drasti

Mais um de Drasti

E Loggas, no fim de tarde

E Loggas, no fim de tarde

Dia 5: Ilhas de Paxos e Antipaxos

Um dia do roteiro precisa ser reservado para visitar as praias das duas ilhas que ficam ao sul de Corfu, conhecidas como Paxos e Antipaxos. A maneira mais fácil de conhecer essas duas jóias gregas é com eo tour de barco que parte do porto de Corfu, no centro da cidade. As duas empresas que recomendamos são a Travelco, a partir de €28 por pessoa, e a Pachis Travel, €38 por pessoa, ambos com 10 horas de duração.

O passeio de barco para primeiro em Paxos, passando por praias como Erimitis Beach, Monodendri Beach, Kipiadi Beach e o Tripitos Arch, rochas em forma de arco. Logo depois, segue para Antipaxos, co paradas em praias como Vikra e Voutomi, na listas das mais belas da Grécia. Em cada ponto há a possibilidade de mergulhar no mar e curtir por alguns bons minutos a beleza ao redor.

Caso não queira fazer excursões partindo de Corfu, há a opção de ir de ferry até Paxos, e lá alugar um carro (Diretamente de Corfu existe ferry que transporte carros)  ou fazer passeios de taxi boat.

Os valores e horários do barco Corfu-Paxos podem ser encontrados no site Paxos Greece e, e uma das empresas que fazem os passeios barco saindo de Paxos é a Panos Boats & Trips.

Em Paxos, explore as primeiro as praias que ficam na proximidade de Gaios. Depois, vá até o vilarejo de Lakka, onde há uma baía de águas bem tranquilas, ideal para passeios em família e para fazer snorkel, e também para a praia de Kanoni, minúscula, porém sossegada e linda.

Passeio de barco Paxos e Antipaxos

Passeio de barco Paxos e Antipaxos

Antepaxos: praia de Voutomi, uma das lindezas do passeio de barco

A praia de Voutomi, em anteparos: uma das lindezas do passeio de barco

O que fazer em Corfu

Dia 6: Centro histórico de Corfu

É dia de conhecer a parte histórica e cultural de Corfu. Dos pontos mais importantes e indispensáveis, tem a Velha Fortaleza, que fica na parte mais alto do centro da cidade. Na verdade, o local é um complexo histórico com construções importantes, como a Igreja de St. Georgios, a torre do relógio, o Palácio Kerkiras e um museu.

Depois, tire uma horas caminhando pelas ruas do centro. Por lá há muitos restaurantes charmosos, lojas de lembranças e artesanato, cafeterias, e prédios históricos escondidos. É também um bom lugar para comer. Os restaurantes mais bacanas são o Porta Remounda, o Bristol Cafe, o Joséphine Cafe e o Bougainvillea.

Para comer, além dos outros restaurantes dos quais falamos aqui, também gostamos do Anthros. O restaurantes é capitaneado por uma família grega, e serve pratos de peixe super frescos.

O que fazer em Corfu

 

 

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.