O turismo de isolamento é uma das tendência do turismo nesses tempos de pandemia, numa combinação que une lugares mais remotos e pousadas com serviços e espaços mais exclusivos. Na Rota Ecológica de Alagoas, essa já é uma prática desde sempre: nos quase 40km de praias preservadas desse trecho que vai de São Miguel a Porto de Pedras, algumas poucas pousadas se escondem entre coqueiros em vastos terrenos de frente para o mar, com bangalôs distantes uns dos outros, e boa parte deles com piscinas privativas. Por isso, o destino é uma das nossas apostas para quem busca viagens mais seguras, e com pouco contato humano, nesses tempos. Nesse post, pinçamos algumas dessas pousadas, todas elas abertas e seguindo as recomendações da OMS. Saiba onde ficar na Rota Ecológica em Alagoas.
Mas antes de ir, lembre-se que nós, viajantes, temos também a responsabilidade de não levar o vírus para locais mais distantes e com pouca estrutura. Faça seus exames antes de viajar, use máscara e faceshield nos voos, e respeite as regras de distanciamento.
E para mais dicas do roteiro, leia aqui nosso post com o que fazer na Rota Ecológica de Alagoas.
Pousadas na Praia do Patacho: Pedras e Reserva do Patacho
Para quem não quer contato com outros hóspedes em áreas sociais, a Pousada Pedras de Patacho tem alguns bangalôs com piscina privativa no segundo andar, o que é uma ótima pensando nesses tempos de distanciamento. Além disso, o café da manhã é servido na piscina das habitações, os passeios e cardápio seguem por wpp, e check in pode ser feito online sem presença no balcão, entre outras medidas.
Onde ficar na Rota Ecológica: Pousada da Amendoeira
Mais uma dica de onde se hospedar na Rota Ecológica, bem de frente para a praia do Toque, fica a Pousada Amendoeira. Os bangalôs ficam espalhados pela propriedade, entre vegetação e palmeiras altas, mas não contam com piscina privativa.
Porém, o hotel possui uma acomodação completa que conta não só com piscina, como também com jardim privativo, sala e uma pequena cozinha. Gosto muito daqui porque, além da pousada ser encantadora, os donos cumprem ainda um papel social: quando fincou raízes no Toque, o casal Tsachy e Jessy criou – junto com a pousada – um centro de atividades comunitárias que conta, entre outras coisas, com oficinas de costura e artes e biblioteca. <3
Dicas de Alagoas: Pousada Samba Pa Ti
Na Praia do Patacho, na beira do mar, a Samba pa ti é outra que conta com alguns bangalôs lindíssimos e munidos de piscina privativa. Há também os bangalôs apenas com varanda, e aí os hóspedes podem contar com a piscina de uso comum.
Todas aa habitações têm cama king size, TV LED, ar-condicionado split e varanda com rede. A pa Ti tem ainda facilidades como bicicletas para hóspedes.
Onde ficar em Tatuamunha: Pousada Borapirá
Essa é a minha preferida para quem viaja com crianças. A Pousada Borapirá parece uma fazenda de coqueiros em frente à praia, com gramados, muito coqueiros, piscina.
Não tem piscina privativa no bangalôs, mas a pousada ganha pontos pelo tamanho. É um terreno enorme, e os bangalôs são muito afastados uns dos outros: distanciamento, aqui, é a tarefa mais fácil do mundo. Além disso, quem precisa de piscina em uma pousada que fica praticamente na frente das piscinas naturais de Tatuamunha?
Uma observação é quea Bora presta sua contribuição local: a sede do projeto de pesquisas do projeto Peixe-Boi foi doado pelos donos da Borapirá ao ICMbio.
Onde ficar na Rota Ecológica: Pousada do Toque
A Pousada do Toque fica na praia de mesmo nome, também em uma praia de natureza exuberante e afastada de regiões cheias. É uma das pousadas mais antigas da rota, e tem chalés com piscina privativa, e também com piscina, hidromassagem, sauna e deque privativo.
Além disso, a pousada disponibiliza bicicletas, caiaques e stand-up paddle gratuito para os hóspedes, obviamente, higienizados.
Onde ficar na Rota Ecológica: Aldeia Beijupirá
Ideal para casais, a Pousada Aldeia Beijupirá tem estrutura com piscina, bar, restaurante, estacionamento gratuito e acesso direto para a praia. Dos mesmos donos da Borapirá, a Aldeia também não tem bangalôs com piscina, porém o terreno é enorme e os chalés são muito distantes uns dos outros.
Leia também no blog:
O que fazer na Rota Ecológica e Alagoas: onde ficar, comer e passeios
Rota Ecológica de Alagoas: um guia de praias e pousadas