Reabertura de Búzios ao turismo

Praia de João Fernandinho, em Búzios
Praia de João Fernandinho, em Búzios

Fechado para o turismo por causa da pandemia do Covid-19, Búzios reabre dia 1 de agosto com medidas que incluem apresentação de um QR Code nas barreiras sanitárias de acesso à cidade – que deverá ser emitido pelos hoteis e restaurantes para seus clientes – e aferição de temperatura. A apresentação do QR Code pelos turistas será obrigatória, e é uma forma de coibir a entrada de pessoas que vão para Búzios apenas passar o dia, garantindo assim o distanciamento. A reabertura acontece na sequência da  flexibilização gradual de comércios, bares, restaurantes, que começou em julho. A prefeitura também disponibliizou um painel para acompanhar os números do Coronavírus em Búzios.

Santiago Bebianno, sócio do Boutique Hotel & Spa Casas Brancas e do restaurante 74, elogia a conduta rigorosa da prefeitura de Búzios diante do controle da pandemia, e avalia como segura a reabertura nesse momento.

_ A prefeitura foi rápida e efetiva no fechamento de Búzios, e isso fez com que os números permanecessem baixos. A cidade ficou isolada, teve toque de recolher, barreiras de controle. Foi um sacrifício, mas a conduta foi absolutamente correta, e com isso agora reabriremos com segurança – avalia ele.

Reabertura Búzios: como ficam as praias

As praias de  Búzios – incluindo Brava, Ossos, Ferradura e Ferradurinha, João Fernandes e Fernandinho – estão abertas apenas para práticas de esporte, e ficam fechadas até segunda ordem para o banho de sol na areia.

Entre as atividades, pode corrida, caminhada, SUP, surfe, natação, caiaque, canoagem. Ficar na água de boia e mergulho de tanque também estão permitidos.

Na reabertura de Búzios, só será permitido ficar na praia praticando atividades. Canga na areia ainda não está liberado. Na foto, a Praia da Ferradurinha, ótima para SUP, natação, snorkel.

Na reabertura de Búzios, só será permitido ficar na praia praticando atividades. Canga na areia ainda não está liberado. Na foto, a Praia da Ferradurinha, ótima para SUP, natação, snorkel.

Abaixo, as praias que acho mais indicadas para cada atividade:

  • Praias boas para nadar, fazer SUP e mergulhar em Búzios: Tartaruga, Forno e Foca, Ossos, Azeda e Azedinha, João Fernandes e Fernandinho, Ferradura e Ferradurinha. Em João Fernandes, inclusive, há uma área cercada por bóias que é ótima para snorkel.
  • Praias boas para surfe: Geribá e Brava
  • Praias para fazer Stand Up Paddle e nadar: Ferradura, Manguinhos, Praia do Canto, Azeda e João Fernandes e Fernandinho, Tartaruga, Forno e Foca
  • Praias para Wind e Kite: praia rasa, e quando o vento está de Sudoeste, Tucuns

 

Juju na praia de João Fernandes.

Juju na praia de João Fernandes: SUP está liberado.

O mar está pra peixe: João Fernandes é um aquário natural, e como menos gente, está com mais vida marinha

O mar está pra peixe: João Fernandes é um aquário natural, e como menos gente, está com mais vida marinha

 

Praias de Búzios: a cor clara da praia do Forno.

Praias de Búzios: a cor clara da praia do Forno.

Retomada do turismo em Búzios: funcionamento bares e restaurantes

Búzios flexilibilizou a abertura de bares e restaurantes há cerca de um mês, que puderam abrir as portas com 50% da capacidade. Esse limite de ocupação será mantido agora durante a reabertura ao turismo, assim como os procedimentos de controle e o horário de funcionamento que é até 23h.

No restaurante 74, da pousada Casas Brancas, o cliente é recebido com um saco de papel reciclável para guardar a máscara quando chega. E acha não só o álcool gel nas mesas, como também cardápio digital para ser lido no celular com QR Code. Os funcionários trabalham de máscara e com todos os EPIs indicados, e ninguém entra no restaurante sem ter a temperatura aferida.

Reabertura do turismo Buzios: procedimentos à risca no restaurante 74

Reabertura do turismo Buzios: procedimentos à risca no restaurante 74

Estevão Figueira de Mello, o Zé, dono do Bar do Zé, na Orla Bardot, também está funcionando desde julho, e seguindo todos os procedimentos. Ele avalia que, com a manutenção da barreira sanitária, não haverá percalços nessa retomada do turismo.

Zé defende ainda que a barreira seja mantida por mais tempo, para que o controle permaneça. E diz que Búzios, com esse controle na entrada, voltou aos tempos de Bardôt.

_ Isso aqui está uma maravilha. Está gostoso, tranquilo. Acredito que o turismo precise, sempre, desse controle. É até uma forma de preservação da natureza local.

reabertura búzios: o Bar do Zé, que serve comida também na varanda

Reabertura búzios: o Bar do Zé, que serve comida também na varanda. Calmaria voltou à Búzios

O Rocka, que também reabriu as portas faz um mês, foi outro se adaptou aos procedimentos. Na parte interna, menos lugares. E no gramado, para garantir o distanciamento, a regra é nos máximo duas pessoas no colchão menor, e 4 no maior.

_  Se chega um grupo maior, a gente divide, mesmo que seja do lado de fora. E dentro, sempre duas pessoas. E as pessoas têm respeitado os protocolos_, conta o chef e proprietário, para quem a retomada gradual e responsável é o melhor caminho para garantir o controle do vírus.

Rocka Buzios, na reabertura: menos mesas e no máximo 4 pessoas por grupo

Rocka Búzios, na reabertura: menos mesas e no máximo 4 pessoas por grupo

Trilhas ao ar livre

Para quem gosta de caminhar, há mais de um dezenas de trilhas em Búzios. Entre elas, estão as da Serra das Emerências, do Pai Vitório e a que leva às piscinas naturais da Ferradurinha.  A Cactus Experiências tem guias especializadas para trekkings e outras atividades de natureza em Búzios, e segue todos os protocolos de segurança em relação ao Covid-19.

_ Nossos grupos são de no máximo 10 pessoas, e cuidamos para que o distanciamento de 1,5 metro seja mantido entre os integrantes do grupo que não estejam juntos. Além, claro, do uso de máscaras e álcool em gel _ conta Paula Rascão, proprietária da agência.

Paula é trilheira reconhecida, idealizadora da plataforma e-Trilhas e do app Trilha Transcarioca. Em 2017, foi convidada a representar o Brasil no Japão, durante a expedição da Rede Mundial de Trilhas (WTN).

o que fazer em Buzios: As piscinas naturais da ferradurinha: trilha para Point secreto

o que fazer em Buzios: As piscinas naturais da ferradurinha: trilha para Point secreto

Onde ficar em Búzios: 

Pelo decreto municipal da reabertura de Búzios, a hotelaria poderá funcionar com lotação de até 70% de sua capacidade. Alguns estabelecimentos vão reabrir já nesse fim de semana, e outros devem esperar mais um pouco. Paula Rascão, dona da Cactus Experiência e da pousada Cactus (antiga Ilana), é uma das que pretende esperar um pouco.

_ Minha ideia é esperar os primeiros 15 dias, ver como fica a curva, se o vírus continuará sob controle, e então reabrir _ conta ela.

Já o Boutique Hotel & Spa Casas Brancas reabre nesse fim de semana tomando todas as medidas obrigatórias, e mais algumas extras. A sanitização de todas as áreas sociais do hotel é feita duas vezes por dia com peroxi-4, um produto hospitalar que mata germes, bactérias e vírus, e diariamente nos quartos.

_ Além do peroxi-4, fazemos a sanitização de toda a roupa de cama, toalhas e móveis com o Rainbown (equipamento de limpeza que tem o filtro HEPA) – explica Santiago.

Aferição da temperatura de funcionários e hóspedes, EPIs específicos para equipe de limpeza, e uso obrigatório de máscaras nas áreas sociais, também estão entre as medidas adotadas pelo Casas Brancas, conta o sócio da pousada.

Vale dizer que a Casas Brancas (faça sua reserva aqui) também tem um cuidado especial com o meio ambiente. A pousada eliminou todo o plástico da sua operação e mantém hortas orgânicas para suprir o restaurante.

_ Deixamos de lançar no ambiente cerca de 25 mil garrafas de plástico ao ano. E com nossa horta, diminuímos nosso pegada de carbono, já que eliminamos o transporte de alguns ingredientes, e valorizamos os produtos locais. Temos sorvete e cumbucha de aroeira, pitanga, acerola, tudo daqui.

Onde ficar em Búzios: o Boutique Hotel & Spa Casas Brancas: tem ambientes arejados e cuidados além dos obrigatórios

Onde ficar em Búzios: o Boutique Hotel & Spa Casas Brancas: tem ambientes arejados e cuidados além dos obrigatórios

Reabertura hoteis em Buzios: área externa do Casas Brancas

Reabertura hoteis em Buzios: área externa do Casas Brancas

O belíssimo Vila da Santa, na Praia dos Ossos, também reabre agora dia 1 de agosto. Manuel de Oro, gerente comercial da pousada, conta que além de aderir ao selo Turismo Responsável e seguir todos os procedimentos obrigatórios em relação ao controle do Coronavírus, adotou também sugestões de boas práticas da Brazilian Luxury Travel Association, associação da qual faz parte.

Entre elas, estão o check in online para minimizar o tempo presencial na recepção, aferição de temperatura de hóspedes e funcionários, obrigatoriedade do uso de máscara nas áreas comuns, café da manhã e refeições podendo ser servidas ao ar livre.

Sobre o movimento da retomada, Oro conta que vem se confirmando a tendência do slow travel e das experiências de família.

_ No lugar das reservas de fim de semana, estamos vendo procura por estadias mais longas, de famílias que querem relaxar e desfrutar de mais tempo juntas _ conta ele, que também vê de forma positiva a barreira sanitária instalada na entrada do município. _ Ela garante que a cidade esteja um pouco mais vazia e sem aglomeração. Vai ser mas fácil manter o distanciamento.

Um plus bacana do Vila de Santa é a Casa Secreta, uma casa de praia com cinco quartos , que pode ser reservada de forma exclusiva por uma família grande que não queria proximidade com outros hóspedes. Nesse caso, pode também ser solicitado serviço de personal chef na sala de jantar para 12 pessoas.

O hotel Vila de Santa, na Praia dos Ossos, também reabre agora

O hotel Vila de Santa, na Praia dos Ossos, também reabre agora

A suíte master do Vila de Santa parece locação de filme de época. Acho lindo!

A suíte master do Vila de Santa parece locação de filme de época. Acho lindo!

Já o Relais la Borie deixou para abrir as portas em setembro. Com 41 quartos, dos quais apenas 28 poderão ser ocupados, e uma área externa enorme de 2 mil metros quadrados de frente para a praia, o La Borie é um hotel onde praticar o distanciamento é facílimo.

A gerente operacional do hotel, Glória Vega, diz que a decisão de abrir mais tarde foi tomada para que haja mais tempo do La Borie preparar da forma mais segura possível para receber os hóspedes, indo além dos protocolos da Anvisa.

_ Compramos os mesmos protetores de colchão e de travesseiros que são usados na Rede d’Or, adaptamos nossa lavanderia, temos uma equipe só para trocar os lençois, outra só para limpeza do quarto, e cada uma delas usará os EPIs necessários à função. Além disso, estamos atentos a pequenos detalhes. Criamos, por exemplo, máscaras de cores diferentes;  todos os funcionários terão que usar a mesma cor, no mesmo horário, e a troca será em turnos de 3 horas. Assim, o hotel garante que ninguém esqueça de mudar a máscara dentro do prazo correto.

Já o famoso café da manhã do Relais La Borie (reserve por aqui), seguirá como bufê, porém agora com assistido e com barreiras de acrílico.

O Le relais la borie, de frente para a praia: hotel tem área externa enorme

O Le relais la borie, de frente para a praia: hotel tem área externa enorme

Cuidados de prevenção: o La Borie comprou os mesmos protetores de travesseiros e colchões usados pela rede d'Or

Cuidados de prevenção: o La Borie comprou os mesmos protetores de travesseiros e colchões usados pela rede d’Or

Outros hoteis para se hospedar em Búzios, que já estarão abertos em agosto

Casas para aluguel e temporada em Búzios:

A locação de casas é uma opção interessante para quem não quiser ficar em hoteis e pretende uma estada mais longa. Abaixo, algumas que gostei:

 

Búzios dicas de hotéis: Quarto do Vila d'este Handmade Hospitality Hotel.

Búzios dicas de hotéis: Quarto do Vila d’este Handmade Hospitality Hotel.

A piscina do Vila d'Este: deque com espaço

A piscina do Vila d’Este: deque com espaço

Rua das Pedras  e Orla Bardot na retomada

De noite, o programa clássico e divertido é dar uma rodada pela Rua das Pedras, onde ficam os restaurantes e lojas. Com o distanciamento, a rua está mais vazia.

E lembrando, o toque de recolher de mantém às 23h.

O que fazer em Búzios: caminhar pela charmosa Rua das Pedras.

O que fazer em Búzios: caminhar pela charmosa Rua das Pedras.

Como chegar em Búzios:

Saindo do Rio, o mais aconselhável é carro.

Para quem mora em São Paulo e se sente confortável para pegar avião, a partir de setembro a Gol voará de Guarulhos para Cabo Frio.

Mais dicas de Búzios: 

O que fazer em Búzios, fora as praias

Buzios no inverno: o que fazer e onde ficar

E siga o Juju na Trip no instagram

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?

Deixe seu email aqui!

2 Comments

  • Maria disse:

    Boa Noite. Esta liberada a entrada de pessoas que alugaram casa num fim de semana?

    • gabiviajatg disse:

      Oi, Maria. Pelo que apurei, você precisa ter o contrato de aluguel do fim de semana no seu nome. Pode ser que não consigam fazer um controle tão rígido, mas nunca se sabe. Sugiro pedir isso ao proprietário, por garantia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.