Vizinhas de uma das regiões mais agitadas da Flórida, St. Pete e Clearwater são pérolas escondidas entre parques de diversão em Orlando e baladas agitadas de Miami. Essas duas pequenas cidades na costa oeste são formadas por ilhas e mangues, guardam águas cristalinas, vida marinha abundante e uma vida festiva, porém, sem dezenas de decibéis de altura.
(para mais dicas, siga o juju na trip pelo instagram)
Resumindo, St Pete é um charme. E Clearwater ganhou os holofotes com o filme (baseado em fatos reais) sobre da golfinho Winter, que perdeu a sua causa devida a um acidente e foi salva pelo pessoal do aquário da cidade.
Clearwater tem exatamente o clima do filme e, da mesma forma, o aquário é uma de suas atrações. Winter, no entanto, já faleceu. As atrações, porém, vão muito além disso.
Onde ficam St. Pete e Clearwater
Localizadas na costa oeste da Flórida, as cidades de St. Pete e Clearwater ficam a aproximadamente 2:15h de Orlando (pela estrada I-4 W) e 4:30h de Miami (pela estrada I-75 N), e fazem parte da região de Tampa Bay.
Ambos os trechos são de boa locomoção e segurança, fazendo, nos dois casos, uma ida quase contemplativa.
Mas as duas cidades são vizinhas, e a distância entre os centros é de apenas 30 minutos de carro.
Hoteis em St. Pete e Clearwater:
Há muitos hoteis em St. Pete e Clearwater. Nós ficamos no Courtyard by Marriott, em Mad Beach, tem quartos espaçosos, academia, estacionamento e piscina com vista para a baía e o pôr-do-sol. O café da manhã é servido por uma filial do Starbucks no hotel.
As praias de Clearwater
Primeiramente, Cleawater Beach tem um calçadão animado e o Píer 60, um lugar clássico para se contemplar o fim e tarde.
Além disso, a cidade também oferece atividades náuticas como jet-ski, parasailing e passeios de barco. Um desses passeios, inclusive, leva a Caladesi Island, um ponto de interesse para quem quiser observar golfinhos soltos na natureza.
Tarpon Springs: a Grécia é aqui
A região de St. Pete e Clearwater guarda tesouros como Tarpon Spring, uma pequena vila fundada por pescadores gregos em meados de 1900. O clima é de um pequeno porto do Dodecaneso.
Acima de tudo, hoje, as principais atividades de Tarpon são o turismo e a criação de esponjas em fazendas marinhas.
De tal forma que vale fazer o passeio de barco para ver o plantio das espécies, e dar uma volta pelo Dodecanese Blvd, onde há lojas e vários restaurantes com influência grega.
St Pete: Museu Dali é imperdível
St Petersburg, por sua vez, tem um leque de atrações que vão de museus e ruínas a parques naturais , além de uma cidade animada cheia de entretenimento e ótimos restaurantes.
Certamente, o Dali Museum brilha entre todos eles, com telas a óleo originais, manuscritos, fotos e esculturas do artista.
Ele ocupa um prédio projetado pelo arquiteto Yann Weymouth, que combina o racional com o fantástico: um retângulo simples com paredes à prova de furacões, das quais irrompe uma grande bolha de vidro geodésico de forma livre conhecida como “Enigma”, composta por 1.062 peças triangulares de vidro.
No interior, o museu abriga outra característica arquitetônica única – uma escada helicoidal – lembrando a obsessão de Dalí por espirais e a forma helicoidal dupla da molécula de DNA.
Sunken Gardens
Da mesma forma, em St Pete fica o Sunken Gardens , um jardim planejado com mais de 50 mil plantas tropicais, e que é uma boa pedida para o passeio descontraído.
Praias de St Pete:
Inegalvelmente, há uma infinidade de opções de praias em St Pete. Começando por Fort de Soto State Park (entrada US$5 e pedágio de US$1,75), que é formado pelas ilhas Madelaine, St. Jean, St. Christopher, Bonne Fortune e Mullet Key, todas elas conectadas por pontes e acessíveis de carro.
Entre as muitas atividades, está a visita às ruinas de um antigo forte, caiaques e bicicleta para locação.
De Fort de Soto também saem os ferries (20usd) para Egmont Key State Park, onde os visitantes podem desfrutar de águas cristalinas e calmas. Tanto Fort de Soto quanto Egmont costumam receber a visita de golfinhos.
Assim como Fort De Soto, há dezenas de outras praias maravilhosas que, cada qual com um DNA próprio, merecem um mergulho. A saber:
-
- St Pete Beach com mais edifícios e hotéis
- Mad Beach com barzinhos e decks animados para ver o sol e beber uma cerveja
- Pass-a-Grill com uma atmosfera mais relax.
Downtown St Pete: animação e bons restaurantes
Por sua vez, o Grand Central District e Downtown tem prédios altos, muitas lojas, restaurantes, e um clima mais elétrico de cidade.
Os moradores de St Pete costumam circular pelas ruas do centro de scooter, então faça como eles e alugue o seu patinete para explorar o lugar. O percurso pode incluir as avenidas 1, 2 e 3, com suas transversais, e o Mirror Lake.
No caminho, você verá grandes murais de street art, uma marca colorida e cult de St Petersburg. A maior parte deles está na Main Street
Machados ao alvo: pura diversão
Por fim, para quem gosta de atividades diferentes, o Hatchet Hangout é a pedida. O local é uma área de competição de arremesso de machado, com competições em grupo e aulas de arremesso. Em resumo, é promessa de pura diversão.
Onde comer em St. Pete e Clearwater:
Não apenas fritas com hamburguers caprichados, como também comida sofisticada. Em St. Pete e Clearwater, há restaurantes para todos os gostos. Listo abaixo alguns
Mad Beach Brewing:
Para começar, o Mad Beach tem estilo bem informal que serve pratos tradicionais da Flórida. Burguers, fritas de todos os jeitos e o feijão com arroz picante integram o menu, mas o destaque são as degustações de cervejas artesanais.
The Rowe Bar:
Em seguida, gastronomia sofisticada com toque mediterrâneo num lugar agradabilíssimo. O The Rowe fica dentro do luxuoso hotel The Don Cesar, numa área externa com vista para o mar. Entre as pedidas, tem flat bread com cogumelos e rúcula, peixes fresco com risoto e saladas. Vá no fim da tarde: o sol cai no mar em frente ao hotel.
Cassis:
Por fim, o Cassis, que combina cozinha francesa com a floridiana num ambiente chique, porém descontraído. Serve delícias como a entrada de hummus, creme de abacate e creme de queijo com vegetais e tortilhas, salmão purê de batatas e salada de ervas com Dijon, e vieiras grelhadas com ervilhas inglesas e cenouras glaceadas.
Leia mais sobre a Flórida:
Seguro Viagem Estados Unidos com cobertura Covid
Não viaje sem seguro de jeito nenhuma, ainda mais nessa época de Covid. E aí, atente que há dois tipos de cobertura:
Seguro viagem com cobertura para DMH (despesas médico e hospitalares) com extensão para Covid:
Em primeiro lugar, todos os seguros de viagem vendidos no Brasil já oferecem essa cobertura, por obrigatoriedade. Porém, a maior parte inclui APENAS despesas médicas e hospitalares, remarcação de passagem do segurado, e passagem e estadia de acompanhante em caso de INTERNAÇÃO SUPERIOR A 48 HORAS. Se você pega Covid, precisa apenas de quarentena, suas despesas não estão cobertas nessa modalidade.
Seguro viagem com cobertura + despesas quarentena:
Muitos viajantes são pegos de surpresa com um teste positivo na volta para o Brasil. Dessa forma, precisam ficar de quarentena até negativar, se vendo diante de um custo gigantesco e não planejado com remarcação de passagem e hotel. Nas minhas pesquisas, a única seguradora que cobre esse tipo de sinistro é a ASSISTCARD, em um produto chamado COVID EXTRA que precisa ser contratado à parte.
De forma que recomendo muitíssimo esse plano Covid Extra. Portanto, explico abaixo as variações do plano:
- AC 60 – vem com Covid 19 despesas médicas, mas sem a cobertura para quarentena. Nessa caso, o viajante precisa contratar como extra, podemos escolher o plano Covid Extra 1500 usd ou 3000 usd. O primeiro cobre até 1500 dólares para prorrogação de estadia e alimentação + 1000 usd para remarcação do bilhete, e o segundo cobre até 3000 usd para prorrogação de estadia e alimentação + 2000 pararemarcação de passagem.
- AC 150/250/1M – Todos esse outros planos vem com o Covid Extra de 1500. Caso o viajante queira aumentar para o de 3000, basta ligar para a central. Não é possível o upgrade pelo site