Rota Ecológica de Alagoas: um guia de praias e pousadas

Praias idílicas de águas caribenhas, coqueiros a perder de vista, areias semidesertas, praticamente nenhuma construção à vista, e uma vila de pescadores que resiste aos tempos. É o maior clichê de todos, mas é irresistível, e é o que melhor descreve a Rota Ecológica de Alagoas. A serenidade dessa região de mar turquesa ainda ostenta um título e tanto: aqui fica a segunda maior barreira de corais do mundo, com quase 140 km de extensão: um paraíso perfeito para os mergulhadores e crianças interagirem com a fauna marinha.

A Rota Ecológica começa em Barra de Camaragibe e vai até Porto de Pedras,  por um trecho de 50 km que inclui as praias de São Miguel do Milagres, Toque, Patacho, Lage, Tatuamunha. Todas super preservadas, sem acesso para carros, sem resortões –  e uma coleção de pequenas e charmosérrimas pousadas pé-na-areia escondidas entre a sombra dos coqueiros – e sem excursões (com exceção do ano novo, quando o rola uma mega lotação)

Pra chegar na Rota Ecológica de Alagoas, é preciso pegar 2h30 de estrada a partir de Maceió (Se quiser dica de onde alugar o carro, a  gente usa a Rentcars.  Mas deixe pra fazer seu seguro na hora de pegar o carro: ele é mais completo que o oferecido no site).

>>>> Leia mais também nosso posts com dicas de  atividade e o que fazer na Rota Ecológica

Rota Ecológica de Alagoas com crianças e bebês:

Fizemos esse roteiro 3 vezes, com Juju em três idades diferentes, e aproveitamos todas elas. Sublinho que esse é um roteiro voltado tanto para adultos que querem relaxar e curtir uma viagem romântica, quanto para famílias. Mas aqui vão alguns pontos que acho bacana explicar para quem viaja com crianças e bebês:

  • As praias da Rota Ecológica são ótimas para bebês e crianças: o mar é calmo, tem piscinas naturais, não fica nunca muito fundo e nem tem valas
  • Esse roteiro, porém, não é para quem quer resorts com animação e mega estruturas para famílias. Aqui, reina a tranquilidade e as pousadas mais pé-n-areia, de contato com a natureza.
  • Por ser um lugar muito tranquilo, nem todas as pousadas aceitam crianças na Rota Ecológica de Alagoas. Entre as que aceitam, nossa preferida é a Borapirá (falo dela mais pra baixo).
  • Caso a Bora  esteja lotada, recomendo a Villa do Paru, Villa TatuamunhaPousada dos Sonho,  Vila do Patacho e Villa Pantai Todas ficam de frente pro mar, e tem restaurante com cardápio infantil.
  • Para quem não viaja com crianças, todos os outros hoteis indicados nesse post servem

 

Rota ecológica de Alagoas: as praias mais lindas

Saindo de Maceió, pegamos a estrada direto até São Miguel dos Milagres, onde fica a Praia do Toque, eleita a 3 mais linda do Brasil pelo jornal inglês The Guardian. Foi a primeira parada da nossa viagem. Explicando, é o seguinte: as quatro praias mais lindas da rota são Laje, Toque, Patacho e Tatuamunha.

Ficam a 10 minutos de distância uma da outra e você pode se hospedar numa única pousada, e visitar tudo sem ficar mudando de um lugar para outro.

Mas nós decidimos ficar alguns dias em cada uma das praias, pra conhecer melhor as pousadas e indicar para vocês.

Praia do Toque

No Toque, ficamos na Pousada da Amendoeira, com apenas 9 bangalôs super bem equipados (um deles com piscina privativa), e na beira da praia. Também gostamos muito da Pousada do Toque e da Cotê Sud.

 

Melhores pousadas Rota Ecológica de Alagoas: Pousada Amendoeira
Melhores pousadas Rota Ecológica de Alagoas: Pousada Amendoeira

amendoeira1

A praia do Toque não  tem nenhum acesso para carros até a areia (os caminhos param nos fundos das pousadas) e por isso se mantém bastante reservada e preservada. A praia é belíssima, com água morna e aquele infinito de coqueiros quase sem interferência humana.

Além disso, tem a barreira de corais, o que deixa o mar calmíssimo e garante a formação de piscinas naturais incríveis na maré baixa (aqui tem a tábua de marés de lá).

Uma dessas piscinas fica bem ali pela frente da Pousada Amendoeira. Pra quem gosta de atividades, o mar aqui é calmo e liso, e dá até pra ir remando de SUP até às piscinas (a pousada Amendoeira disponibiliza pranchas e caiaques para os hóspedes) .

Outra opção é contratar a  jangada (R$40 por pessoa).  A cereja das piscinas do Toque é que elas escondem uma pequena gruta debaixo das águas (peça ao barqueiro para ir até o local!).

Para contratar o passeio de jangada, minha dica é a seguinte: contrate direto com o barqueiro ou através da pousada. Isso porque, se for através de algum receptivo, vão te levar nas piscinas de São Miguel dos Milagres, que são sempre cheias de jangadas. Já marcando pelas pousadas, você pode solicitar que o passeio seja na praia onde a sua hospedagem está localizada. As piscinas do Toque, Lage e Tatuamunha não recebem o fluxo e barcos.

Piscinas naturais da Rota Ecológica de Alagoas: as melhores são as de Tatuamunha, Toque e Patacho. As de milagres têm mais gente
Piscinas naturais da Rota Ecológica de Alagoas: as melhores são as de Tatuamunha, Toque e Patacho.
Piscinas naturais da Rota Ecológica de Alagoas: as melhores são as de Tatuamunha, Toque e Patacho. As de milagres têm mais gente

foto 2 (1)

O que fazer na Rota Ecológica de Alagoas: na maré baixa, vale fazer um SUP
IMGM9213-Recovered O que fazer na Rota Ecológica de Alagoas: na maré baixa, vale fazer um SUP

Do Toque, é um pulo de 1o minutos de carro pra chegar na Praia do Morro, também na Rota Ecológica de Alagoas. Enquanto não construírem um resort (prometido há mais de dez anos e barrado por enquanto), continuará deserta.

A praia não tem  barreira de corais, e algumas vezes o mar sobe com ondas. Além dos coqueiros, tem uma paisagem de falésias, e o fundo do mar coberto por estrelas do mar. Para chegar nela, precisa atravessar o rio Camaragibe de jangada (R$4 por pessoa) e depois uma fazenda linda de coqueiros. Como a praia é deserta mesmo, não há nenhum ponto de apoio. Leve água!

Dicas Rota ecológica de Alagoas: travessia de jangada para chegar na Praia do Morro
Dicas Rota ecológica de Alagoas: travessia de jangada para chegar na Praia do Morro

foto (6) morro1 foto (7)

Tatuamunha, perfeita pra crianças

Do Toque, seguimos para Tatuamunha.

E que praia linda!!!! Repare só, que as fotos dizem mais que mil palavras…

tatuamunha7 tatuamunha3 tatuamunha1

Tatuamunha é uma praia simpática, cheia de vida marinha, com piscinas naturais incríveis. Caminhando para um lado dela, chegamos na Praia do Laje, uma perfeição de cenário. Pro outro, está o Rio Tatuamunha, onde fica o projeto de proteção e conservação do Peixe-Boi.

Sobre o projeto, hoje, apenas 70 pessoas por dia podem visitar o santuário. Para chegar na área onde onde ficam os peixes, a gente atravessa uma trilha de meia hora e depois navega mais um tanto pelo rio em jangadas sem motor – barulho mínimo para não afugentar os animais. Os jangadeiros são todos treinados pelo Ibama e, enquanto o barco segue macio pelas águas do mangue, vão contando detalhes da vida dos peixes-boi.

Com sorte, você ainda pode esbarrar com algum desses mamíferos nadando também pela praia de Tatuamuanha, já que o rio desemboca ali. E como todas as praias da rota,  Tatuamunha tem aquele horizonte maciço de coqueiros, mas também amendoeiras e algumas rasteiras. As tonalidades incríveis, um tom sobre tom de verdes e turquesas.

Considero uma praia bem bacana a crianças porque, além de ser do ladinho do peixe-boi, é também do ladinho do Rio Tatuamunha (ótimo pra bebes na maré baixa). Além disso, o mar é calmissinho e o fundo do areia é reto, sem depressões, o que dá mais segurança ainda.

Projeto Peixe Boi, em Tatuamunha: ótimo passeio para adultos e crianças
Projeto Peixe Boi, em Tatuamunha: ótimo passeio para adultos e crianças
rota ecologica de alagoas
Na maré baixa, o mar seca e encolhe até perto da bancada de corais
rota ecologica de alagoas: Praia do Laje, vista a partir de Tatuamunha.
rota ecologica de alagoas: Praia do Laje, vista a partir de Tatuamunha. Essa foto foi tirada bem na frente da pousada Borapira

tatuamunha trip4

Nosso QG em Tatuamunha foi a pousada Borapirá, do mesmo grupo do Aldeia Beijupirá. Diferente das outras pousadas da rota, a Bora  parece um sítio. Tem alguns bangalôs super confortáveis espalhados numa vasta área sombreada por dezenas de coqueiros, redes pelo caminho, e a casa central parece uma sede de fazenda. É uma das poucas que tem piscina, e aceita crianças (leia mais aqui).

Pousadas que aceitam crianças na Rota Ecológica de Alagoas: a Borapirá
Pousadas que aceitam crianças na Rota Ecológica de Alagoas: a Borapirá parece uma fazendo de coqueiros, e tem foco em famílias, mas com silêncio e tranquilidade

tatuamunha trip10 tatuamunha 2

Demos a sorte de pegar a maré perfeita (maré viva, com a baixa pela manhã) quando estávamos em Tatuamunha. São várias piscinas, e a a graça é pegar o snorkel e flutuar por elas enquanto a vida marinha acontece logo abaixo. São vários corais, peixes coloridos.

Piscinas naturais em frente à Borapirá
Piscinas naturais em frente à Borapirá: sem aglomerado de jangadas

 ROTA ECOLLOGICA DE ALAGOAS tatuamunha trip3

Agora repara só na simpatia do povoado de Tatuamunha, com seu casario colorido. Completou tudo, né?

O simpático vilarejo de Tatuamunha, na rota ecologica
O simpático vilarejo de Tatuamunha, na rota ecologica

vilarejo tatuamunha2 vilarejo tatuamunha

Rota ecológica de Alagoas: Praia do Patacho

De Tatuamunha, seguimos para o Patacho, em Porto de Pedras, considerada umas das 5 praias mais lindas do Brasil pelo Guia 4 Rodas e outra pérola da Rota Ecológica de Alagoas.  Como o Toque, tem areias claras, água translúcida e coqueiros vistosos ao fundo. Na maré baixa, a praia se transforma, e além das piscinas entre corais, ganha  lindíssimos bancos de areia.

Ficamos hospedados na Pousada Xuê, que o casal Mariella Facci e Guido  Migliorini pilotam com uma energia deliciosa.  A pousada tem só 5 bangalôs de altíssimo nível, fica na beira da praia e de frente pros coqueiros que são o cartão postal do Patacho. A Mari cuida de tudo nos pequenos detalhes, enquanto Guido (que já andou pela cozinha do chef Alex Atala)  tira pratos incríveis da cozinha.

Outras pousadas maravilhosas nessa praia são a Pedras do Patacho e a Aldeia Beijupirá (na lindíssima e vizinha  Praia do Lage).

Praia do Patacho: uma das mais lindas da Rota Ecológica de Alagoas
Praia do Patacho: uma das mais lindas da Rota Ecológica de Alagoas

XUE11 XUE10

Pousada no Patacho: a Xué é uma das mais charmosas
Pousada no Patacho: a Xué é uma das mais charmosas, e se inspira da arquitetura local

 ROTA ECOLOGICA DE ALAGOAS praia do patacho pousada xue  ROTA ECOLOGICA DE ALAGOAS XUE3

O Patacho é a praia mais próxima do simpático povoado de Porto de Pedras, que merece uma visita. De todos os vilarejos da rota, Porto de Pedras é o maiorzinho, e é bem pitoresco.

Você vai se deparar com o frondoso goitizeiro onde Dom Pedro I ficou acampado com sua comitiva durante dois meses, ouvir histórias locais, apreciar uma arquitetura bem característica e ainda provar um pastel de carne seca no bar Encontro das Águas, feito todos os dias bem fresco pelo Cal e a esposa.

 

PORTO PORTO1

XUE2

Ah, e o sol nasce no mar lá no Patacho. Espetáculo!

 

Mais dicas da Rota Ecológica de Alagoas

  • Onde comer: Além dos restaurantes das pousadas (todos maravilhosos), vale ir no Amor (Praia do Lage) Quintal (Praia do Toque) e no Ui Bistrô (Praia do Lage). Em Porto da Rua (do lado do Toque), tem o restaurante do Enildo, bem caseiro, com comida local e gostosa.
  • Artesanato: o Sol Nascente vende rendas e artigos feitos com palha de bambu (perto do povoado do Toque). E tem as sandálias de couro do Marcos Lima (Toque).

 

 

Join the Conversation

37 Comments

  1. says: Maria Julia

    É o lugar mais paradisíaco que eu jamais imaginei encontrar em minha vida! Lindo a mais não poder: atmosfera luminosa, areias cintilantes, mar turquesa em degradé de muitos tons, coqueiros fartos e farfalhantes, enfim, muito mais que a imaginação humana pode conceber como beleza natural. São as prais mais bonitas não só do Brasil, como do mundo inteiro.

  2. says: mirtes ayala

    Oi! Quanto tempo para ir de Alagoas para a Rota? E com faço pra ir? Vocês acham que 4 dias está ok para ficar lá? Obrigada!!!

  3. Para pelo post! Muito bom!!
    Estou programando minha viagem para lá. Pretendo ficar 4 dias e meio na Rota. Mas são tantos lugares lindos que estou perdida haha
    Vocês acham que é melhor dividir a estadia em dois lugares ou ficar em um lugar só? Qual lugar que vocês recomendam mais para fazer de base?
    Beijos!!

    1. says: admin

      Oi, Camila! Olha só, as praias e vilarejos ficam a 5 minutos um do outro, de carro. Você pode ficar numa pousada só. A gente recomenda essas 3, porque são incríveis! Borapirá, Xuê e Pousada da Amendoeira. Depois conta pra gente como foi a viagem!

  4. says: Bruna

    Olá, gostamos muito das suas dicas de viagem ! Estamos planejando ir no carnaval 2016 para São Miguel dos Milagres e adoramos essas pousadas. Somos 2 adultos e 2 crianças ( 4 anos e 6 meses ) e queremos ficar em 2 dessas pousadas . Quais vc nos indicaria? Levando em conta a praia mais bonita e a pousada mais voltada para as crianças. Obrigada

    1. says: admin

      Oi, Bruna! Com crianças, acho que a mais legal é a Borapirá, tem um perfil família, fica numa fazenda de coqueiros, e é a que tem o valor mais em conta (e faz parte do grupo Beijupirá). Fica na praia da Tatuamunha, que é um escândalo.

      Fora isso, acho que tanto a Amendoeira quanto a Xué são ótimas. A Xué é linda!! Somos apaixonados, mas você teria que ver com a Maristela (dona de lá mega simpática e atenciosa) se tem lugar no quarto para duas crianças. Na Amendoeira, eles têm como opção a casa antiga onde os donos moravam, dentro do terreno da pousada. A casa foi transformada para receber os hóspedes, então talvez seja adequado para vocês.

      Depois me conta o que você decidiu, e o que achou da viagem! Manda dicas suas aqui pros nossos leitores!

  5. says: Thays

    Nossa, amei de verdade seu post! Obrigada pelas dicas!

    Pergunto: você acha necessário mesmo alugar um carro? Como funciona esse transfer? Sabe dizer? Pensei de passar dois dias em são miguel dos milagres, me hospedar em uma dessas pousadas que você disse e tentar conhecer as três praias a pé. Acha que é possível?

    Agradeço se puder responder.

    1. says: admin

      Oi, Thays. Se vc gostar de caminhar, pode ir de uma praia para outra andando. Mas é uma caminhada longa. Senão, pode pedir um taxi. Carro vale à pena se vc quiser mudar de praia no mesmo dia, na hora em que der na telha. Na época em que fomos, cada trecho de taxi saia uns R$30. Sobre o transfers, as pousadas oferecem, mas são pagos: em torno de R$200-R$300.

  6. says: Claudia Santos

    Olá! Parabéns pelo post e pela coragem de se jogar na vida de corpo e alma, fazendo o que gosta!.. Eu queria fazer esse passeio com a família na época do Natal e Réveillon. Alugar um carro e fazer a rota de Recife a Maceió, passando por Porto de Galinhas, Maragogi e São Miguel dos Milagres. Sabe dizer se fica muito cheio por lá nessa época? Vou ver alguma praia deserta ou vai estar tudo uma confusão só? Obrigada!

    1. says: admin

      Oi, Cláudia! Nessa época fica bem cheio sim, e pelo que escutei até a Rota Ecológica fica lotada (parece que tem um mega evento). Mas talvez no Pataxo ou em Tatuamunha fique mais tranquilo.

  7. says: Mariana

    Olá, quantos dias ficou em cada pousada? Tenho 7 noites e estou em dúvida se é melhor mudar a base ou ficar direto na mesma, na praia do Patacho. Há muita diferença entre a praia do Patacho e a do Toque, pela praia em si? Pelo que vi, a do Toque só é acessível estando hospedado por lá. Obrigada

    1. says: admin

      Oi, Marina. Ficamos cerca de 3 dias em cada pousada. As praias são muito perto uma da outra. Você pode escolher uma pousada só e montar base nela!!

  8. says: Laís

    Olá! Pretendo me hospedar na Borapira por 5 dias. Minha preocupação é quanto à alimentação. Sei que a pousada oferece, mas gostaria de saber se existem mais opções de restaurantes/bares nas proximidades. Não gosto da ideia de estar limitada somente ao restaurante da pousada.

  9. says: Letícia

    Olá!
    Não conhecia o blog de vocês. Estou adorando!!
    Devo ir com meu marido e nossa filha de cinco anos para Alagoas em novembro e estou planejando a viagem.
    Estava no roteiro básico: bate-e-voltas de Maceió, mas depois de ler esse texto já estou mudando de ideia.
    Devemos ficar ao todo entre 10 a 12 dias em Alagoas, já estou pensando em dividí-los entre Maceió e a rota ecológica.
    Vou ler teus outros textos, mas com certeza vou voltar para tirar dúvidas.
    Parabéns!

  10. says: MARCOS VINICIUS PONCE

    Olá gostei muito das dicas!!! Gostaria de saber se consigo fazer essa rota em um dia ou seja bate volta pois vou ficar em um hotel de ponta verde?

  11. says: MARCOS VINICIUS PONCE

    Oi boa tarde gostei muito das dicas!!! Gostaria de saber se consigo fazer essa rota em apenas um dia pois vou fica em um hotel em ponta verde mas aluguei um carro e gostaria de fzer um bate volta da pra fzer???

    1. says: admin

      Oi, Marcis. Até consegue, mas nao vai entrar no clima da rota. O legal da Rota é ficar e relaxar nas praia vazias, comer no Quintal ou no amor, ir de jangada nas piscinas, sentir as marés. Um dia só você vai ver, mas não vai sentir

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *