Praias incríveis na Espanha: Xábia

A ideia era encontrar uma praia entre Barcelona e a Andaluzia. Já tínhamos Gaudí com sua arquitetura visionária, as tintas de Picasso, os castelos medievais de Aragão e Compostela, e onda era justamente uma pausa solar antes de chegar aos mouros e gitanos da Andaluzia. Mas não uma pausa qualquer. Queríamos A PRAIA. A Espanha do Mediterrâneo.

Spain Set 2005 (85)Spain Set 2005 (75)

Descendo pela costa rumo ao sul, a primeira parada é Xábia (também chamada de Jávea), uma vila na costa de Alicante, protegida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, e cheia de pequenas praias escarpadas. Vejam só que lindas:

El Ambolo é essa da foto, e tem uma área para nudismo.

xabia ambolo1 xabia ambolo2Spain Set 2005 (105)

A Cala Sardinera é quase sempre deserta. Lindíssima também. Chega-se nela através de uma trilha de 2o minutos/meia hora.

sardinera xabia Spain Set 2005 (108)

Portixol tem esse visual mediterrâneo:

xabia portxol

E La Granadella é assim, mais família, aconchegante, e com esse mar infalível:

xabia Playa_de_la_Granadella Spain Set 2005 (60)

E o bacana de Xábia é que além o roteiro praia é turbinado por uma cidade aprazível e graciosa, com ruas estreitas, e algumas construções medievais com a Igreja de Bartolomé. O Passeo Beira-Mar é simpatissímo, com algumas bares e restauraurantes abertos até mais tarde.
De noite, tem varios barzinhos bem transados e animados no porto. La Llum fica no centro histórico (perto da Igreja) faz uma linha moderninha, serve tapas deliciosas e tem ótimos drinques. Para uma boa paelha, a dica é o Castelló (Playa Arenal). Outro programa bacana é ir para o porto, onde rola um chill pós-praia, com camas nas areias pra gente relaxar tomando um espumante. Incrível! Se estiver na Espanha, e com tempo, passe por lá.

BenQ Digital Camera xabia1

 

COMO CHEGAR: Xavea fica a 100 km de Alicante. De carro:seguir pela auto-estrada AP-7 desde Alicante e apanhar a saída nº 62 (Ondara/Denia/Javea). Também há ônibus regulares saindo de Alicante, Valência e Madrid. Para quem estiver em outro lugar da Espanha, há ônibus saindo de Barcelona, Murcia, Granada, Almeria, Málaga, Algeciras, Sevilha, Córdoba, Albacete, Tarragona, Valladolid, León, Oviedo e Gijón para Denia. Denia fica a 8 km de Jávea.

ONDE FICAR: O Costamar fica bem no centro de Jávea. O El Rodat é uma opção mais sofisticada pra quem quer ficar na beira da praia. E o Pinosol é um apart novinho em folha, também com boa localização.

PARA CRIANÇAS: Há alguns parques temáticos perto de Jávea, como Terra Mitica (diversões) e o BioParc (que tem o conceito de zoo imersão. a gente fica junto com os animais). Também tem um serviço de guia super legal por Javea, que são as Rotas Teatralizadas, com guias-atores que vão contado a história do lugar (informe-se pelo email info@xabia.org)

MERGULHO: Claro que com esse mar, Javea é um lugar perfeito pra mergulho. Aqui nesse link tem algumas escolas e operadoras.

MAIS PRAIAS DO SUL DA ESPANHA: Veja nosso post sobre Cabo de Gata-Níjar, um parque marinho absolutamente incrível!!!

Captura de Tela 2014-10-28 às 17.09.10

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?

Deixe seu email aqui!

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.