Vale à pena viajar para Amsterdam no inverno? Só vale. A cidade fica como aquelas de filmes, toda branquinha de neve, e com uma vibração super especial. Dependendo dos termômetros, os canais podem até congelar, e aí a diversão só aumenta, com a cidade transformada num imenso rinque de patinação. Nesse post, separamos dicas de o que fazer Amsterdam em dezembro, janeiro e fevereiro, com o que fazer e onde ir na cidade.
clima de Amsterdã em dezembro, janeiro e fevereiro:
Espere muito, mas muito frio! De acordo com o centro de meteorologia da cidade, janeiro é o mês mais gelado do ano, podendo ter períodos de mais de 5 dias seguidos de neve, com temperaturas que não passam dos dos 2ºC. O sol também não é de aparecer muito. Os dias nublados são mais comuns e, às vezes, ainda rola uma chuvinha fina. Mas nem pense em desanimar por causa desse clima. Você vai ver que a cidade fica linda e com atividades de sobra.
Onde se hospedar em Amsterdã:
Nessa época, é importantes escolher hotéis com estrutura para o frio. Dificilmente você encontrará opções sem aquecedor, mas é importante ficar de olho na hora de fazer a reserva.
Para mim, o centro é a melhor localização, na região que vai da Dam até o Leidseplein. Essa parte é o recheio da cidade, onde ficam os canais ruas e principais atrações
Nessa região, recomendamos o Hotel Estheréa e Ambassade Hotel. Eles ficam nos canais – O Esterea é no Singel, e o Ambassade n Herengratch, pra mim os mais lindos – e os quartos têm vistas incríveis.
Outro que eu AMO nessa região, e onde ficamos na nossa última ida a Amsterdã, é o Pulitzer. Ele faz parte dos selo da Leading Hotels, reúne vários prédios históricos renovados, e fica no canal Prinsengratch, a algumas quadras das 9 Streets, uma região estrelada e super bacana da cidade.
A decoração é mistura design contemporâneo com toques retrô.
O que fazer em Amsterdã no inverno: mercados natalinos e patinação no gelo
Quando você olha a paisagem assim, toda branquinha, qual a primeira coisa que passa na sua cabeça? Ficar em casa em baixo de camadas de coberto? Não é o que acontece em Amsterdã. Vamos mostrar que a última coisa que você vai querer é se esconder do frio. Começando pelos mercados natalinos, que animam a cidade com luzes e muitas atividades durante todo o mês de dezembro.
- Dam Square : Prepare-se para ver luzes, brilho e muitas barquinhas. Em dezembro, a praça em frente ao Royal Palace fica toda decorada, e ganha uma árvore com mais de 40 mil leds!
- Kerstmarkt: De 22 a 24 de dezembro, o antigo galpão industrial em Amsterdam Noord vira um mercado vibrante com barracas de presente, comida, bebida e bandas tocando ao vivo, além de performances voltadas para crianças.
- Christmas Village at Museum Square, December 17 – 30: é onde o Natal bate mais forte. De 17 a 30 de dezembro, Museumplein ganha pista de patinação, barracas de comidas, presentes e milhares de luzes. É o mercado de natal mais famoso da Holanda.
- NEW in! Amsterdam Christmas Market and Parede no RAI: esse ano, pela primeira vez, Amsterdã tera a sua Winter Parade no RAI, um centro de convenções ao sul da cidade, com área indoor e outdoor. Do lado de fora, haverá um grande mercado, com fogueira para assar marshmallows, roda gigante, barracas e uma pista de patinação com 700 m2. Do lado de dentro, cinema, sauna e jacuzzis! Já pensou?
Amsterdã em Janeiro o que fazer?
Patinar no gelo é uma verdadeira paixão nacional para os Holandeses, e mesmo quando o Natal apaga as luzes, as pistas ao ar livre continuam.
Uma delas é a ICE*Amsterdam, que fica aberta de novembro a fevereiro. O ingresso custa 6 euros, e o aluguel dos patins outros 6 euros. A pista é uma das maiores, e mais conhecidas, e fica em frente ao Rijksmuseum.
A segunda fica na Leidseplein (a gente ama essa praça, e normalmente nos hospedamos nessa região de Amsterdã, que é bem familiar) é menor, mas igualmente divertida. Ela tem um clima kids super gostoso, com barraquinhas de comida típica em volta. A decoração de Natal permanece ainda no comecinho de janeiro, deixando o cenário ainda mais encantador a noite. Funciona até 10 de janeiro.
E não para por aí. Você vai notar que é comuns os moradores patinarem nos rios que congelam durando esse período. Alguns caminhos que antes eram dos barcos, se transformam em verdadeiras pistas de patinação, que ficam cheias, principalmente nos finais de semana e no entardecer. Não é garantido, porque afinal depende do clima da natureza, mas se você der sorte, quem sabe?
Gula!!! Vem doce!
Como falamos no tópico anterior, as pistas de patinação vem acompanhadas de barraquinhas de comidas típicas, muitas vezes com preços super amigos. Nelas você encontra bebidas quentes que vão de vinho a chocolate com conhaque, sopas, caldos e também muitos, muitos doces. Nossa dica? Não deixe de provar os poffertjes, que são mini panquecas cobertas de açúcar. Não esqueça de pedir com recheio, e de doce de leite! Elas ficam ainda mais gostosas!
Museus
Você pode intercalar passeios externos com visitas interna aos museus da cidade. É uma boa opção para aqueles que querem dar um tempo no frio e se esquentar. As galerias de arte também são ótimas pedidas. Os mais famosos são o Museus Van Gogh e a Casa Anne Frank. Além deles tem também o museus de Tropenmuseum, de antropologia, o FOAM, de fotografia, e o Van Loon, antiga casa de uma das famílias mais poderosas de Amsterdam.
Parques de neve:
Amsterdã é conhecida pelo seus inúmeros parques públicos, então porque não aproveitá-los também no inverno e se divertir na neve? Essa atividade é ainda mais legal se a viagem for em família. As crianças podem fazer bonecos de neve, anjos no chão e também também “guerrinha” com as bolas de neve.
Rota das luzes:
Entre o final de dezembro e as primeiras semanas de janeiro, a cidade de Amsterdã recebe o Light Festival, que nada mais é do que uma exposição temporária de luzes espalhadas pela cidade. Artistas são convidados a colocar suas obras iluminadas em praças, estátuas e ruas para que os visitantes possam admirar a noite. Normalmente há duas rotas, uma a pé e outra que pode ser vista em passeios de barco.
A cada ano é escolhido temas diferentes, que interagem com a arquitetura urbana e natural da cidade. Vale ficar atento as datas no site oficial do evento (Amsterdam Light Festival), que em 2018 vai até o dia 21 de janeiro.
Bar de gelo
A atração famosa e que só funciona no inverno é uma das grandes atrações durante esses meses mais frios. Mas atenção, o lugar é bem concorrido, então vale reservar com antecedência. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site do bar de gelo.
AMSTERDAM EM JANEIRO – eu estou por cá, para um projeto fotográfico de life stille e confirmo tudo. Faz muito frio, tem que estar preparado com roupas e luvas apropriadas. Mas realmente não perde em nada o glamour da Cidade e vale a pena se preparar com roupas e mesmo assim, ir a rua para passear a aproveitar.
A chuva fininha realmente é o mais incomodo e difíceis são dos dias de céu azul. Mas tou adorando e as fotos estão ganhando um algo a mais, todo especial.
Parabéns pelo blog super informativo.
Vamos ver se consigo umas fotos de neve também esse ano.
🙂
Oi, Angel. Obrigada pelo retorno! Sim, Amsterdã é linda em janeiro: eu amo!