Portugal ganhou seu lugar ao sol. Depois de uns anos esquecidos pelos viajantes, o destino ganhou atenção e vem se torna um dos países mais procurados da Europa. E não é por menos. Mesmo tendo uma área menor que o estado de Pernambuco, as cidades lusitanas são cheias de belezas históricas e áreas urbanas agora revitalizadas. Veja só nesse roteiro de 10 dias em Portugal que fizemos.
A sugestão é uma visitação completa às cidades de Lisboa, Sintra, Cascais, Óbidos, Coimbra e Porto, tudo feito de carro.
Na hora de alugar o carro, faça apenas quando estiver saindo de Lisboa (em Lisboa você não vai precisar de carro). Para achar as melhores tarifas, recomendo o buscador rentcars, plataforma que busca os melhores valores em todas as lojas de carro.
Já para ir do aeroporto de Lisboa para o hotel, você pode pegar um transfer particular.
obs.: Se você ainda não comprou sua passagem, minha dica é usar o SkyScanner. Ele busca os bilhetes em todas as companhias, e combina ida e volta de forma que fiquem mais baratas.
E antes de começar nosso roteiro, aqui vão nossos outros posts sobre Portugal:
- Onde ficar no Porto
- Praias mais lindas do Algarve
- Onde se hospedar em Lisboa, bairro a bairro
- Onde achar a sua tribo em Lisboa
- 5 atrações na Europa com crianças
- Guia de viagem de Óbidos
Onde se hospedar em Lisboa, Cascais, Óbidos e Porto:
Mas antes do roteiro, aqui vão algumas dicas de hoteis que adoramos em cada uma dessas cidades. E em Lisboa, escolhemos nos bairros mais lindos, como Baixa, Chiado e Alfama.
Lisboa:
Vincci Baixa – Foi onde ficamos, e adoramos. Localizado a poucos passos da Praça do Comércio, esse hotel 4 estrelas tem quartos ambos, equipados com frigobar, cofre e wi-fi gratuito. O restaurante Tapas & Friends serve diariamente café da manhã e almoço, e também há um louge bar que serve bebidas refrescantes e lanches leves.
My Story Rossio – Esse hotel super charmoso fica localizado na Praça do Rossio, ponto central para chegar no centro histórico e também com acesso fácil às linhas de metrô e elétricos. Sua estrutura mescla quartos com decoração clean e ambientes clássicos, que preservam o estilo portuguese do século passado.
Browns Downtown e Browns Central – Esses dois hotéis da rede Browns estão localizados no bairro do Chiado, próximos ao metro Baixa-Chiado e ao Elevador Santa Justa. Eles possuem decoração clássica, com elementos inspirados no século XVIII. O Downtown é no estilo apart, com mini cozinha compacta. Já o Central possui somente frigobar e cafeteira.
H10 Duque de Loule – Opção para aqueles que buscam tranquilidade e fácil acesso aos pontos turísticos de Lisboa, o H10 fica em um prédio histórico perto da Praça Marquês de Pombal. O local oferece estacionamento privado à 18 euros por dia e terraço com vista panorâmica para a cidade.
Cascais
Hotel Baia – Com uma espetacular vista do rio Tejo, o Baia tem acesso fácil a ciclovia da cidade e ao centro comercial, a 10 minutos a pé. O local também possuí estacionamento privado mediante a reserva, restaurante internacional e terraço ao ar livre no último andar.
The Albatroz Hotel – Outra opção na orla, no centro histórico. Os quartos são amplos, alguns tem vista para o rio Tejo e o café da manhã é incluído na diária. O bônus fica pelo estacionamento gratuito oferecido pelo hotel.
Scandinavian Apartment – Essa é a sugestão para quem viaja com mais gente e quer um apartamento completo e sofisticado no coração do centro histórico
Óbidos
Casa das Senhoras Rainhas – Localizado dentro das muralhas de Óbidos, esse hotel-boutique possui quartos amplos em estilo colonial e serviço 24 horas. O café da manhã é incluído nas diárias e o hotel conta com restaurante típico e terraço com bar self-service. Estacionamento público disponível nos arredores da cidade.
Rainha Santa Isabel – também no centro histórico, dentro da área das muralhas, esse é um hotel aconchegante que ocupa uma casa de época
Hotel Real – mais um hotel localizado no coração do centro histórico, com piscina, e decoração de época.
Porto
Gran Cruz House : fica no Cais da Ribeira, e é um dos melhores hotéis do Porto. Além da região privilegiada, ele foi completamente reformado, e tem quartos arejados e com um clima leve.
Infante Sagres: Localizado perto da Avenida dos Aliados e no coração do centro histórico, esse é um maravilhoso hotel 5 estrelas. Embora totalmente renovado, o hotel manteve o estilo original do prédio. Os quartos são todos amplos, com cama queene isolamento acústico. Há ainda um piscina em um dos terraços e o charmoso Vogue Café.
Agora ao roteiro!
Dia 1: Lisboa
O primeiro dia de viagem começa na Praça do Comércio, um dos cartões postais históricos da cidade, localizada à beira do rio Tejo. Ao redor, prédios antigos funcionam como museus e cafés, ótimos para visitação e uma parada para lanche.
Logo em frente se vê o Arco da Rua Augusta, que dá acesso às ruas retas e, mais a frente, ao elevador Santa Justa. Siga pela Rua Augusta a té a Praça da Figueira e à praça do Rossio.
No Rossio, visite:
- Teatro Nacional D. Maria II (8 euros por pessoa).
- Depois, ande até a praça dos Restauradores, que além do monumento de mesmo nome, tem ao redor o Museu Nacional do Desporto e o Palácio Foz. É um lugar muito lindo!
- Depois, pegue o bonde 28 até a parada Largos das Portas do Sol, no bairro de Alfama.
Alfama é o bairro mais antigo e tradicional de Lisboa. Entre no clima, e se perca pelas ruelas do bairro.
Depois, suba ladeira acima em direção ao Castelo de São Jorge, ponto final antes de curtir uma boa casa de fado no bairro. Fique de olho no horário de funcionamento do Castelo, e deixe para fazer a visitação no final do dia, quando o pôr-do-sol acontece.
Para ver um bom fado, siga em direção a parte mais baixa do bairro. Indicamos duas opções que valem à pena, a Casa do Fado, na rua São João da Praça, nº 86, e a Casa de Linhares, no Arco de Jesus, nº 7.
Roteiro Portugal dia 2: Lisboa
No seu segundo dia, continue o passeio pelos bairros históricos. O destino de hoje é Chiado e o Bairro Alto, ambos com muito o que se ver.
Desça no na estação de metrô do Baixo-Chiado e siga novamente para o Elevador Santa Justa. Suba por ele e tenha uma vista privilegiada da cidade.
- Comece bem cedo pelo Convento do Carmo, e sua vizinhança, uma área cheia de prédios históricos e ruas para se perder batendo perna. Se quiser, ali do lado fica o shopping Armazéns do Chiado – instalado no antigo prédio de um convento – e com lojas como Senhora, Fnac, etc (eu não perderia tempo no shopping, para assim não ter que correr mais tarde na visita ao Lx Factory).
- Depois, rume para o Bairro Alto, a pouco mais de cinco minutos de caminhada. O bairro é cheio de ruas estreitas e de lugares fofos escondidos para conhecer. Perca-se pelas galerias, encontre lojinhas de artesanato e escolha um restaurante para fazer uma parada e descansar.
- Pegue o Eléctrico 15 e desça no Calvário, na rua Alcântara, para conhecer Lx Factory, uma antiga área industrial que hoje é ocupada por dezenas ateliês, bares, lojas, oficinas de arte e tudo o que há de mais criativo. Tem o bar Rio Maravilha, com vista pro Tejo. e domingos rola uma feirinha. Sugiro não chegar muito no fim da tarde, para conseguir explorar com calma tudo o que há no Lx
De noite , vale à pena ir pra região do Cais do Sodré (não perca a Rua Rosa) que fica cheia de bares e restaurantes. O buchicho começa tarde, depois das 23h.
O que fazer em Portugal Dia 3: Lisboa
Reserve o último dia de passeio em Lisboa para conhecer o tradicional bairro de Belém, que merece quase um dia inteiro para ser visitado.
A maioria dos monumentos do local abrem a partir das 10 horas da manhã, e a melhor maneira de chegar é com o “elétrico” 15E, bonde que sai da Praça da Figueira e leva até lado do Mosteiros dos Jerônimos, em Belém (compre aqui os ingressos sem fila).
O mosteiro data de 1496, e cada uma das suas colunas foi esculpida a mão. É um desbunde.
- Na hora de almoçar, a dica é ir para o Jardim Vasco da Gama, uma área cheia de restaurantes típicos e cafeterias. Tente o restaurante Os Jerônimos, com comida caseira e regada de bacalhau e azeite de oliva.
- Deixe a sobremesa para outro lugar, e prove os famosos pasteis de Belém da cafeteria que leva o nome do doce e que fica ao lado do Jerônimos. O local é cheio, mas não se assuste. Os atendentes são rápidos e você dificilmente vai perder tempo do seu dia.
Energias recarregadas, é hora de seguir para os principais monumentos de Belém.
- Tem o Padrão dos Descobrimentos, marco da saída de Cabral, em 1500, rumo ao novo mundo. Se quiser apreciar uma vista da cidade, suba até o topo do monumento (o valor é de 5 euros por pessoa).
- Seguindo pela orla, você já verá de longe a Torre de Belém, construída para proteger a entrada do Rio Tejo.
Se quiser, você ainda pode fazer um passeio de tuk tuk em Belém
Cidades perto de Lisboa dia 4: Sintra
A partir de agora, você precisará ter o carro. Recomendo dois buscadores: rentalcars ou rentcars.
Sintra é uma cidade pequena, gostosa de caminhar, com ruas estreitas e casario colonial. Aqui, uma das grandes atrações são os palácios.
A viagem de Lisboa para Sintra dura cerca de 40 minutos via A37 e a estrada é bem sinalizada. Ao chegar em Sintra, siga direto até o Parque Natural, pois é lá que ficam os castelos..
A dica aqui é comprar as entradas para as visitações pelo site do Parque de Sintra,onde é possível conseguir descontos, dependendo do número de tickets que forem comprados.
- A primeira parada aqui é o Palácio da Pena, erguido no século XIX e aberto ao público em 1911. Inspirado no romantismo, a arquitetura mistura tons quentes de amarelo e terracota com torres em violeta e azul. Aproveite também para andar pelos jardins, que somam 85 hectares.
- Antes de descer até o centro da cidade e almoçar, visite o Castelo dos Mouros. Ao contrário da “pompa” do Palácio da Pena, esse foi onstruído pelos Mouros no século 10, com uma estrutura de pedras irregulares que formam uma extensa muralha que serviu de proteção à cidade.
Depois, é hora de voltar para o centrinho (lindo) de Sintra, e passear pelas suas ruas tranquilas, dando uma pequena parada para o almoço. Indicamos o restaurante Romaria do Baco, com típicos pratos portugueses e wine bar.
Mas deixe para comer a sobremesa na famosa Casa Piriquita, que fica a pouco minutos de caminhada. O local vende os mais variados doces, mas experimente a especialidade da casa, as queijadinhas, feitas a mais de 160 anos.
Se quiser visitar mais monumentos: no centro de Sintra tem o Palácio Nacional, construção de inspiração árabe que chama atenção por suas duas torres em formato cônico. O local já foi residência da família real portuguesa e tem acervo desse período histórico.
Para fechar com chave de ouro o dia em Sintra, dê uma esticada até o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa. O trajeto dura 30 minutos e tem uma vista linda do oceano Atlântico.
Roteiro 10 dias em Portugal: Cascais no dia 5
Depois de conhecer conhecer Sintra, é hora de partir para Cascais, a pouco mais de 25 minuto saindo da costa. Cascais é uma Búzios de Portugal, bem fofa e gostosa.
Antes de começar falando sobre Cascais, uma observação: destinei um dia apenas para a cidade nesse roteiro de batidão mas, caso você tenha mais tempo, recomendo ficar duas noites por aqui.
Cascais é uma cidade praiana gostosa que ficou bem vibrante e alegre de uns tempos pra cá. E, como toda cidade de praia, vale relaxar e curtir. É alegre, tem pequenas ruas e casas brancas. É banhada pelo Atlântico, e o mar parece muito com o nosso.
O que fazer em Cascais:
A dica aqui é deixar o carro de lado e pegar uma bicicleta. Elas são gratuitas, podem ser retiradas no centro comercial, e só precisam ser devolvidas até as 16 horas.
- Aproveite o começo do dia para pegar a sua e ir direto até o ponto turístico mais distante, a Boca do Inferno. O local é uma formação rochosa, criada pela ação do tempo e das ondas. Se seguir um pouco mais a frente, vai chegar na praia do Guincho, procuradas pelo amantes do surf.
- Depois, faça o que deve ser feito em Cascais: curta uma praia.
- Finda a praia, aproveite o dia para dar uma volta no centro da cidade, que é uma graça, e relaxar na praia. Sinceramente, a gente adora essa opção.
Algunas lugares para ir pelo centro de Cascais:
- Gosto dessas ruas : Nova da Alfarrobeira, Alexandre Herculano e Afonso Sanches
- Alguns restaurantes legais pra conhecer: La Contessa (italiano, carpaccios, ceviches, tártaros, piadinas e mojitos), Hamburgueria do Bairro, Waka (primeiro restaurante de cozinha nikkei em Portugal), o Moules & Gin (com mexilhões, batatas fritas), e Dom Diniz (petiscos tradicionais e um copo de vinho).
Dia 6: o que fazer Óbidos
A uma hora de Cascais, seguindo pelas vias A5, A9 e A8, fica a pequena e charmosa cidade de Óbidos. Dentro de uma muralha, têm o chão de pedra, e as casas brancas e amarelas com flores.
O badalo é na rua Direita, a principal da cidade. Lá você encontra café, lojinhas de artesanato e antigos casarios históricos. Aproveite para parar em algumas das cafeterias e comer doces portugueses fresquinhos. Indicamos a pastelaria D’ Avó Adélia, que produz os melhores doces em Óbidos.
Depois, a dica é explorar ruelas escondidas. Muitas delas possuem mais café e lojas, tão charmosas como as da rua Direita, e com pouco movimento.
Depois de se perder pelas curvas das ruas, siga até a Igreja de Santiago, que hoje funciona como livraria.
Do lado já vai dar para ver o imponente Castelo de Óbidos, a principal construção medieval do local. Hoje ele é fechado para a visitação, e funciona como pousada de luxo.
Agora falta subir em alguns trechos da muralha para apreciar a vista. Recomendamos a ida no final do dia, antes do pôr-do-sol. Não é necessário pagar nada para subir, mas precisa ter cuidado em algumas partes, já que não há proteção de grades e apoios.
De noite, escolha um bom restaurante para jantar. Indicamos o Petrarum Domus, que tem no cardápio pratos típicos e também petiscos. Não deixe de pedir o licor de ginjinha, feito de cerejas da região.
Extras: Óbidos tem dalguns eventos fofos. Fim do ano tem a feira de Natal, e em julho e agosto eles organizam a feira Medieval.
Dia 7: o que fazer em Coimbra
A viagem continua em direção à região norte de Portugal. O trajeto de Óbidos à Coimbra leva cerca de 1h20 minutos de carro.
As principais estradas que você vai seguir são a A8, A1 e IC2, todas bem sinalizadas e normalmente com movimento moderado. Deixe o carro na área do elevador SMTUC e comece o passeio pela parte baixa da cidade.
Coimbra é uma cidade universitária, e se divide em cidade alta e cidade baixa. Além de linda, é alegre e vibrante.
- A parte baixa tem ruelas, praças, cafés e o Mosteiro de Santa Cruz, fundado por padres da ordem de Santo Agostinho, em 1131, na Praça 8 de maio. Aproveite para dar uma parada no Café Santa Cruz, na mesma praça, e provar um doce regional chamado de “crúzio”, feito com creme de ovos e amêndoas.
- Também na Baixa fica o Jardim Botânico, perto da Universidade de Coimbra. Quem está com crianças por aproveitar para dar um pulo no Sky Garden Adventure, dentro do Jardim Botânico, e que tem atividades como arvorismo e slides.
- De lá continue o passeio em direção à parte alta da cidade. Lá, entre em meio a um labirinto de ruas, você vai encontrara Porta de Barbacã, o Arco e a Torre de Almedina, e a Sé Velha, construída em 1184, com arquitetura que mescla o romântico e o gótico.
- Na hora do almoço, faça uma parada no restaurante Maria Portuguesa. É um lugar simples, mas gostoso, e que tem pratos típicos e vinhos da região e ótimos preços.
Depois é hora de ir para a Universidade de Coimbra, principal ponto turístico da cidade.
Compre os tickets de visitação e comece pelo Paço das Escolas, que de um lado tem uma vista panorâmica da cidade, e do outro, a famosa escadaria para o prédio principal. Lá você vai poder visitar a famosa Biblioteca Joanina, com três andares e mais de 55 mil exemplares catalogados.
Caso queira ver um fado, vá ao Fado Hilário, onde há apresentações todos os dias às 18h45 (duração: 45 min.; entrada, 10 euros). Já se quiser juntar-se aos estudantes, rume para os bares na Praça da República.
Dia 8: Porto
Assim como em Lisboa, o primeiro dia de passeio no Porto é pelas belezas históricas da cidade.
- Comece pela área da Universidade, ao lado da praça de Lisboa e do Jardim de Cordoaria. O local foi revitalizado recentemente e é ideal para passear e fazer uma pausa para tomar um café. Também em frente a praça de Lisboa ficam a Igreja e Torre dos Clérigos. Por 4 euros é possível subir até o alto e ter uma vista do rio Douro e da cidade de Vila Nova Gaia.
- Também na praça de Lisboa fica a belíssima livraria Lello, que ficou famosa por conta de J. K. Rowling, autora da saga Harry Potter. Ela frequentava a livraria e dizem que se inspirou nela para criar detalhes da série, como as escadaria de Hogwarts.
- A poucos metros da praça, estão outros prédios históricos que merecem uma visita: as igrejas do Carmos e Carmelitas, e a estação de São Bento (linda!) com seu interior com azulejos típicos.
- Praça da Liberdade e Avenida dos Aliados: nessa mesma área, ficam a Avenida da Liberdade e a Praça da Liberdade, o “centro” da vida do Porto.
Depois siga em direção à área da Ribeira, onde você pode aproveitar o fim de tarde e depois jantar um bacalhau curtindo um vinho em um dos vários restaurantes de lá. É uma delícia, e fica de frente pro rio.
Recomendamos o Café do Cais, a Adega São Nicolau e o Restaurante Farol da Boa Nova, todos com boa carta de vinhos e pratos lusitanos.
O que fazer no Porto: dia 9
Esse é o dia de atravessar o rio Douro e conhecer a cidade de Vila Nova de Gaia para fazer um degustação. Veja nesse site o mapa das caves .para degustação de vinhos..
Se quiser, aproveite para fazer tour de vinhos e passeios pelo Douro. Achamos esses bem interessantes no Get Your Guide (site super confiável para comprar passeios):
- trenzinho pela cidade e degustação de vinho
- excursão pelo Douro com degustação de vinhos
- Passeio de barco Rabello pelo Rio Douro
Termine o dia novamente no Cais, escolhendo outro restaurante português regado de azeite de oliva e bacalhau.
Dia 10: Porto
Levante cedo para aproveitar o último dia de passeio em Portugal.
- Desça na estação Bolhão do metrô para visitar a famosa Capela das Altas, igreja que tem o exterior todo adornado com os clássicos azulejos azuis e brancos. Logo ao lado fica o Mercado do Bolhão, que abriga barracas de comida, flores e artesanato.É um ótimo lugar para comprar lembranças e comer doces.
- Em seguida, vá para a Praça da Batalha. No caminho, lojinhas e cafés podem ser bom pontos de parada. Entre eles, o clássico Café Majestic , aberto em 1921 e decorado com espelhos, vitrais e mármore. Já na praça, dá para visitar o antigo cinema Batalha e a estátua do Rei Dom Pedro V.
Depois, só passeie, com calma, e se despeça de Portugal. Taí um lugar que deixa saudades.
Adorei!!
Que bom! Obrigada!
Adorei a página! Vou viajar para Portugal nos próximos meses e gostaria de saber se essa mesma viagem, porém chagando pelo Porto e voltando por Portugal seria viável de trem?
oi, Ju! Nao fiz de trem, mas acredito que seja sim.
Oi, td bem. Gostei muito desse seu roteiro. Vou ficar 12 dias em portugal e penso em alugar um carro, mas me preocupo com estacionamentos ao longo da viagem. teria alguma dica? Custam muito caro os estacionamentos e ou são difíceis de encontrar ? Obrigado
Oi, Jorge. Os estacionamentos são caros. não me lembro ato exatamente, mas é sempre uma facada, infelizmente …
Oi, Ju!
Vou para Portugal em Dezembro/18 e estou muito indeciso quanto ao roteiro.
Pensei em fazer o seguinte:
02 dias no Porto
03 dias na região do Algarve
04 dias incluindo Lisboa/Sintra/Évora
O que achas?
Quais atrações recomenda em cada local?
As atrações são todas pagas ou algumas são de livre acesso?
Obrigado e abraço!
CLAUDIO JARDIM
Porto Alegre-RS
Olá. Cláudio. Eu acho 4 dias para lisboa, sintra e evora pouco. Colocaria um dia a mais: 4 em lisboa, e 1 para Sintra e Evora.
Sobre o que fazer, dê uma olhada nesses posts, nesse post de 10 dias tem as dicas do que fazer. Você chegou a ler ele todo?
E tem mais algumas dicas aqui:
https://jujunatrip.com/praias-mais-lindas-de-portugal/
https://jujunatrip.com/lisboa-o-que-fazer-e-onde-achar-a-sua-tribo/
https://jujunatrip.com/onde-se-hospedar-em-lisboa-um-guia-dos-melhores-bairros/
https://jujunatrip.com/obidos-guia-de-viagem/
Olá! Fiquei em dúvida em relação ao carro, você deixou na área do elevador SMTUC em Coimbra… e depois? Foi de carro para Porto? Ficou com ele até o último dia? Vamos para Portugal em setembro e pretendemos fazer um trajeto inspirado no seu, mas estamos pensando em ficar com o carro só até chegarmos em Porto, o que você indica? Aproveitando, voltaram ao aeroporto de Lisboa para pegar o carro? Muito obrigada!
Oi, Keite. A ideia é passar o dia em Coimbra, pegar o carro no final do dia e seguir para o Porto.
Mas se você for ficar mais dias em Coimbra, cheque valores para ver o que fica mais em conta: devolver o carro e pegar depois, ou ficar direto com ele.
Olá!!’este roteiro, com o voo, ficou quanto em euros?
Monica, com o voo não lembro.
Mas gastamos um média de 60-80 euros por dia em alimentação, agua, entradas.
Carro te recomendo ver pelo skyscanner.com.br, que tem as melhores tarifas.
E os hoteis, clicando nos links que indicamos no post, você acha as tarifas
Olá, viajo, eu e meu marido, para Portugal entre os dias 30/4 e 11/05/2019. Assim, excluindo os dias de chegada e partida, tenho 10 dias inteiros livres. Gostamos muito de praia e esportes no mar. Assim, gostaríamos de conhecer Nazaré e a região do Algarve. Acha viável em 10 dias, se excluirmos do roteiro Coimbra? A ideia é alugar um carro. Obrigada
Oi, Roberta. Eu não sei te dizer, porque não fui a nazaré. Cascais nós fomos, e está bem bacana, vibrante.
Oi Roberta, se tudo der certo eu e meu marido também estaremos em Portugal nessas datas. A diferença é que nossa ideia é ir no dia 1 e voltar no dia 12…mas comecei a pesquisar agora.
Ola!
Adorei os roteiro…vou para Portugal em setembro,sozinha,gostaria de saber como sao os trens…ja que de carro sozinha nao acho bom!!!!
Oi, Adriana. Eu não fiz esse roteiro de trem, então mão sei te falar. Mas se você for no site do thetrainline.com, conseguirá ver trechos, horários e valores.
Olá Adriana! Para cidades mais distantes, de Lisboa, tipo Porto ou Lagos, você pode pesquisar trens, valores e horários pelo site https://www.cp.pt/passageiros/pt/comprar-bilhetes. Neste site, exige-se um prazo de antecedência mínima de 8 dias e no máximo de 60 dias. Agora, para cidades próximas (Cascais, Sintra), você pode fazer bate-volta e os bilhetes podem ser comprados no mesmo dia, pois são como transporte público de Lisboa. Basta ir direto a uma maquina ou a bilheteria da estação. Boa viagem”
Olá! Adorei o roteiro, iremos para Portugal em outubro, já um pouco frio, o que vc acha dos roteiros com praia? Vale a pena??Será nossa primeira vez em Portugal, teremos 10 dias livres!
Obrigada!! ;))
olá!
estou indo com minha esposa e meu filho de cinco anos para Lisboa, aniversário de casamento, e gostaria de umas dicas! poderia nos ajudar?
Oi, Joenisso. Tudo bem?
Dê uma olhada nesses posts. Eles podem te ajudar: https://jujunatrip.com/category/europa/portugal/lisboa/
Juju, adorei esse roteiro. Só uma dúvida, em Porto acha que vale a pena continuar com o carro, ou da para entregar e curtir a região de Porto sem o carro?
Oi! ˜Desculpe a demora em responder, estamos em viagem pela Europa. Entregue ao chegar. Em Porto você não precisará de carro. Seria uma dor de cabeça ficar motorizada lá.
Olá boa tarde! Juju adorei seu roteiro, porém gostaria de conhecer Fátima, em que parte do roteiro posso encaixar a cidade de Fátima neste roteiro?
Oi! Eu não fui a Fátima, Darcia, então não sei te aconselhar nesse sentido. Mas recomendo fazer o trajeto pelo Google Maps, aí conseguirá ver por lá de qual cidade Fatima fica mais perto.
Obrigada!! Vou dar uma pesquisada na internet.
Oi Ju, fomos à pastelaria da Avó Adelia, em Óbidos, e estava muito ruim: atendentes, ríspidas e desatentas e poucas opções a oferecer.
Já o jantar no Petrarum Domus estava delicioso.
Valeu a dica.
Puxa, que noticia triste esse mal atendimento. Obrigada por avisar!
E obrigada também pela dica do Domus (vou incluir no post compartilhando que foi uma experiência de vocês!) <3
ola não sei se verá essa pergunta pois o post ja é mais antigo, mas vou perguntar mesmo assim, gostaria de saber se você chegou por Lisboa e voltou para o Brasil por Porto? Ou se pegou o carro no dia final de Porto e voltou para Lisboa? muito obrigado pelo roteiro ficou bem legal.
Oi, Juliano! Tudo bem?
Fui por uma cidade e voltei pela outra!
Achei este conteúdo interessante e compartilhei em meu facebook.
Ah, obrigada!!!! <3
Olá , estou acompanhando este site e estou adorando seus artigos são muito bons mesmo parabéns.
Hiper Ribrião
obrigafa!!
Maravilhosa matéria! Viajando 10 dias com crianças pequenas ( 4 e 1 anos ) vc mudaria alguma coisa no roteiro ?! Obrigado
Oi, Evaristo. Eu faria o roteiro assim mesmo!
Adorei o site de vocês!
Vou para Portugal em outubro (10 dias) e gostaria de saber se vocês manteriam esses roteiro (mesmo tendo sido feito em 2019, antes da pandemia)?
sim! esse roteiro é lindo, e é atemporal! 🙂 pode ir