Dicas de Búzios: o que fazer, onde ficar e as melhores praias

o-que-fazer-em-buzios-joao-fernandinho-2

Búzios é sempre um caso de amor. Pode estar cheia, vazia, chovendo. O certo é que a natureza caprichou por aqui quando criou essa península  com 15 (!!!) praias belíssimas de uma tacada só, uma do lado da outra, e cada uma diferente da outra. E pra quem gosta de uma baladinha, ainda tem a Rua das Pedras e seu roteiro de delícias. É andar pra ver. Nesse post, preparamos um guia com todas as dicas de Búzios: melhores praias, onde ficar, restaurantes. Confiram!

Nossa última passagem por Búzios foi agora em dezembro. Confesso que a época que mais gosto de Búzios é no inverno, quando faz sol de dia, friozinho de noite, e está tudo mais vazio. Mas a alta estação é bem legal também, e mesmo com as praias cheias, tem sempre um espacinho pra chamar de seu e um clima gostoso no ar. Nosso QG foi o Insólito Hotel, uma pousada boutique de design incrível na Praia da Ferradura, que faz parte da coleção Virtuoso, e que a gente recomenda sem pestanejar.

dicas de búzios insolito hotelquarto-insolito

DICAS DE BÚZIOS: AS PRAIAS IMPERDÍVEIS

O melhor jeito de conhecer as praias é  ir uma por vez. Perder um dia zanzando entre elas é pior do que perder um dia de praia: é perder um dia de praia em Búzios. Então, uma das dicas de Búzios é alugue uma cadeirinha, peça um coco gelado, acostume-se com a temperatura (friazinha) da água, e relaxe.

A Ferradurinha é a nossa preferida. Continuação do canto esquerdo de Geribá, é pequenininha, aconchegante; uma prainha fechada por braços de pedra. Boa pra fazer SUP (dá pra ir até Geribá remando, inclusive), e onde é mais fácil de ver tartarugas. Se você gosta de praias mais vazias, o melhor (se tiver esse tempo) é ir durante a semana.

ferradurinha3 dicas de búzios praia da ferradurinha

A Praia do Forno também é uma graça Não tem nenhuma barraca (a que tinha foi retirada), é pequena e com água calma e clarinha. É uma das praias que a gente mais curte ir pra relaxar em Búzios.

dicas de búzios praia do fornodicas de búzios praia do forno dicas de búzios praia do forno praia-do-forno3

forno2

 

A Ferradura (onde fica o Insólito) é perfeita para família com crianças pequenas. O mar é calmíssimo, a faixa de areia tem espaço, e há pedalinhos para alugar.

A Brava, ah, que linda!!! É selvagem, de mar aberto, com ondas. Não é uma praia para mergulhar, pra quem surfar, ok; mas pra mim, é uma praia de contemplação. Sou capaz de ficar horas ali, olhando aquele mar revolto e pensando na vida. E com o Rocka, fica ainda melhor. Dá pra fazer isso tudo com uma taça de borbulhantes.

 

brava1 champa rockas

João Fernandes e Fernandinho: João Fernandes tem acesso fácil de carro, tem bares e restaurantes estruturados na orla e é bem cheia. É uma praia família, com banana boat, caiaque e, ultimamente, o stand-up paddle pegou pra valer por lá. Um ponto muito positivo em João Fernandes é que ele tem um pedaço de mar cercado de bóias que é tipo um aquário natural; boa pra ver peixinhos. Se você achar João Fernandes crowdeada demais, pule pra Fernandinho (à pé ou de barco taxi). Aliás, uma das dicas de Búzios é pegar o barco-taxi para se locomover. É sempre uma diversão.

Na volta da praia, dê um pulo nos Ossos e faça uma parada pra tomar o açaí do Sukão, lanchonete tradicional e que tem pães caseiros e frescos todos os dias saindo do forno.

dicas de búzios praia de joão fernandinho

DCIM100GOPRO joao fernandes1 sukao-buzios

Geribá – longa, com uma extensa faixa de areia, é uma boa pra famílias e com ondas nem tão fortes, e portanto ideais pra quem tá aprendendo a surfar (por isso mesmo, a praia tem várias escolinhas). Pro carioca que andou sentindo falta de jogar um frescobol na areia (já que foi proibido no Rio), aqui  também é o lugar pra isso. Na volta da praia em Geribá, se bater preguiça de ir até a Orla Bardort, a pedida do almoço é no Porto da Barra, em Manguinhos.

geriba6

E tem a Tartaruga, com água mais quentinha. Uma delícia de praia, sem ondas, bem legal pra quem gosta de mar-piscina ou está viajando com crianças. Lá também tem uma vista perfeita pro pôr-do-sol!

tartaruga sunset

O que fazer em Búzios de noite: Rua das Pedras  e Orla Bardot

De noite, o programa clássico e divertido é dar uma rodada pela Rua das Pedras, onde ficam os restaurantes e lojas.

IMGM6905

Na Rua das Pedras fica o Chez Michou com seu crepe pecaminoso e a o David, que serve uma moqueca deliciosa. Andamos mais um pouco, você chega na orla Bardot, onde estão os restaurantes mais agradáveis. É lá que fica o Salt, bistrô cheio de bossa do chef Ricardo Ferreira, que mistura comida mediterrânea com toques asiáticos. Peça  o camarão em crosta de coco com vinagrete de dedo de moça,  e essa sobremesa incrível de chocolate aí debaixo. São incríveis.

IMGM6805

Aliás, falando em comer bem, o restaurante Galeria, dentro do Insólito Boutique, é imperdível. Capitaneado pelo chef Carlos Cordeiro (que tem passagem pelo Noma, em Copenhague), o Galeria faz uma fusão de comida francesa e contemporânea com produtos locais. O chef usa vegetais cultivados na horta do hotel e peixes pescados nos mares de Búzios para compor receitas incríveis como a abobrinha assada com fondutta de grana padano e limão, o namorado com molho de pera no leite, salsão e talos fritos e a degustação de chocolate Callebaut.

Como chegar em Búzios: de carro ou ônibus saindo do Rio. E na alta estação, há voos para Cabo Frio, que fica a meia horinha de Búzios.

Como circular em Búzios: o melhor é estar de carro, mas há ônibus locais. Para quem quiser, há opções de aluguel de buggy

QUER MAIS DICAS DE BÚZIOS?

– O que fazer em Búzios, fora as praias

Quer viajar mais e ficar por dentro de todas as dicas, novidades e promoções?

Deixe seu email aqui!

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Current ye@r *