Carnaval com crianças: 8 lugares com bloquinhos tranquilos

Nem sempre carnaval é sinônimo de lugares lotados e de muito tumulto. Você pode  aproveitar pra viajar e pular o carnaval  com a família e, principalmente com crianças, em cidades mais tranquilas e ainda curtir uma praia ou uma cachoeira. Nesse post, separamos 8 lugares com bloquinhos tranquilos para ir com criança no Carnaval e curtir a folia em família.

Carnaval com crianças: Sana – Rio de Janeiro

Sana, nas proximidades de Macaé, é a cidade para quem quer curtir um carnaval tranquilo, com blocos de rua pequenos e muito ecoturismo para completar a viagem. No centrinho da vila, os moradores organizaram cortejos com marchinhas de carnaval, que começam de manhã e acabam na parte da tarde, além como o Bloco na Mão do Palhaço, que é lúdico e circence.

E depois dos blocos, você pode aproveitar os restos dos dias para conhecer as inúmeras cachoeiras da região.

Cachoeira do Escorrega é uma das gostosas, pois tem um poço raso para as crianças e uma formação rochosa que parece mesmo um escorrega, onde os visitantes pode se divertir o dia todos. Outra que merece uma parada é a Cachoeira das 7 quedas, que há partes mais calmas, para as crianças, e outras mais agitadas, com quedas e profundidade.

Onde se hospedar em Sana: A cidade tem várias pousadas charmosinhas no meio da natureza, muito delas com chalés individuais para aproveitar ainda mais a tranquilidade do lugar. Nós indicamos duas que adoramos, a Pousada Mandala (na vila) e a Pousada Vale Encantado (a 5 minutos da vila).

Carnaval em família: Cortejo no centro de Sana
Carnaval em família: Cortejo no centro de Sana

Destinos de Carnaval para Família: Mauá – Rio de Janeiro

Visconde de Mauá segue o estilo de Sana, um carnaval tranquilo com folia nos centrinhos de Maromba, Mauá e Maringá, mas sem aglomeração em nenhuma delas. É para quem quer curtir de forma moderada, aproveitando também natureza local. Se quiser se afastar das vilas e explorar as cachoeiras e trilhas, vá em direção a Maromba.

Onde se hospedar em Mauá: Você pode ficar em Maromba ou Maringá. Nesses lugares, gostamos do Residencial WarabiVila AcauãPousada Infinito.

 

Para onde viajar no carnaval com crianças: Tiradentes

Tiradentes é por si só um destino de carnaval familiar. A maioria dos blocos de rua que cruzam a cidade são frequentados por pessoas de todas as idades, de crianças a idosos. Um dos mais divertidos deles é o Bloco Palhaçada, em que os foliões vão com fantasias engraçadas. No Largo das Forras também acontecem shows e atrações durante todo o feriado.

Onde ficar em Tiradentes: O centrinho da cidade é a região mais indicada para curtir o carnaval e também para conhecer os pontos turísticos. As opções mais legais por lá para ficar em família são o Pouso do Ó, a Pousada Mãe D’Água e a Pousada Senac Tiradentes. Todas oferecem quartos com cama de casal e solteiro e café da manhã incluído na diária. Dica: Aproveite o café da manhã para se deliciar com as comidas mineiras!

Blocos de carnaval para ir em família
Blocos de carnaval para ir em família: Bloco Palhaçada em Tiradentes

Paraty – Rio de Janeiro

O carnaval de Paraty é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro. Os blocos tem sempre muitas marchinhas, fantasias e decoração. As matinês são as que atraem as famílias, mas isso não significa que os pequenos não estejam presentes também nos blocos de rua mais tardios. No Bloco Paraty do Amanhã, inclusive, há crianças tocando na banda. De forma geral, o carnaval da cidade é bem familiar, sendo tranquilo para todas as idades.

A família pode ainda aproveitar o feriado para curtir outras áreas de Paraty. O centro histórico é um dos pontos turísticos, que na parte da manhã pode ser explorado até o início da folia. Outra atividade legal são os passeio de barco que partem do porto central. Eles vão para as ilhas e praias próximas, normalmente parando para o almoço e retornando a tarde.

Onde se hospedar em Paraty: A cidade tem várias opções de pousadinhas charmosas. No centro histórico, que é onde mais gostamos de ficar, nossas preferidas são a Pousada do Ouro e a Pousada Literária de Paraty. As duas possuem estacionamento gratuito no local, facilitando o passeio por Paraty. Outras que ficam nas proximidades e que também são ótimas são a Pousada Vila do Porto, na rua que dá acesso ao centro, e a Pousada Do Forte, a 5 minutos da região central.

Carnaval para crianças
Carnaval para crianças: Bloco Paraty do Amanhã no centro histórico

Onde ir com crianças no Carnaval: Florianópolis – Santa Catarina

O destaque em Florianópolis são os bailinhos de carnaval feitos para família. Os clubes da cidade oferecem os eventos, recheados de atrações, como concurso de fantasia, shows, animação e até mini desfiles. Os valores vão de R$20 a R$25 reais por pessoa e os pequenos até 2 anos entram de graça. Alguns ainda fazem campanha solidárias, em que o ingresso são a doação de comida não perecível. Os principais são o Baile infantil LIC, na Lagoa da Conceição, Baile Infantil do Lira Tênis Clube, no Centro, Baile Infantil de Carnaval Jusc, em Jurerê Internacional, e o Carnaval Infantil do Sesc, no bairro de Cacupé.

Mas não é só de bailes que vive o carnaval de Florianópolis. No bairro de Santo Antônio há blocos tradicionais, com desfile de alegorias feitas por moradores. É um dos mais legais para ir em família, já que a diversão é embalada pelas marchinhas tradicionais e não há tumulto. Os principais são o Carnaval Comunitário, o Bloco Kombi do Tatu e o do Engenho de Dentro, não necessariamente infantis, mas muitos pais levam seus filhos para a folia do local.

Em Floripa você ainda pode aproveitar a estadia para curtir as praias, principalmente as dos norte e leste da ilha e o centro histórico, com Mercadão Público a Ponte Hercílio Luz e a Beira Mar.

Onde se hospedar em Florianópolis: A ilha é grande, então escolher a localização faz diferença no roteiro. Se quiser ficar próximo dos blocos de Santo Antônio de Lisboa, nossa dica é a Pousada Mar de Dentro, que fica de frente para a praia e com quarto para famílias. Se quiser ficar no meio do caminhos dos principais pontos turísticos de Floripa, escolha a Beira Mar para ficar. O Majestic Palace Hotel, é um dos melhores por lá, mas gostamos também do Novotel Florianópolis.

Baile de carnaval para crianças
Baile de carnaval para crianças: Baile do Clube Militar em Florianópolis

Ilhabela – São Paulo

Para curtir o carnaval em família de Ilhabela, a indicação é apostar nas matinês, que acontecem em diferentes praças da ilha. São blocos que começam as 16h e vão até o começo da noite. As marchinhas de carnaval são as estrelas, embalando a folia local. As melhores são as das praças Coronel Julião, na Vila, Allan Kardec, na Barra Velha, e da Mangueira, no Perequê, acessíveis facilmente de carro.

Se quiser mesclar folia com outras atividades de Ilha Bela, nossa dica é curtir as praias, principalmente as da costa oeste, virada para o continente. Nelas o mar é mais calmo, sem onda e perfeito para ir com crianças pequenas. Indicamos as praias do Curral e do Veloso para o sul e do Perequê no norte.

Onde se hospedar em Ilhabela: A região leste, virada para o continente é a melhor para se hospedar em Ilhabela, independente de ser perto da vila central. O primeiro que nós recomendamos é Barra do Piuva Porto Hotel, de frente para a praia, com quartos para família e próximo de Barra Velha. O segundo, na região norte, é o Ilha Deck Hotel, com o mesmo clima praiano.

Destinos de carnaval para família: Bloco de rua em Ilha Bela
Destinos de carnaval para família: Bloco de rua em Ilha Bela

Blocos infantis de Carnaval: Belo Horizonte – Minas Gerais

A capital mineira vem ganhando destaque nos últimos anos por ter um carnaval de rua super animado, o que inclui também os blocos infantis, que não são poucos. Os principais de Belo Horizonte são o Bloco da Bolinha Preta, o Bloco Ser Criança é Ser Feliz, o Bloco da Oca, o Bloco Atrás do Jacaré e o  Bloco Fera Neném. Todos são abertos ao público, principalmente as famílias, que chegam de toda a cidade, com fantasias criativas e muita diversão.

Aproveite a ida a Minas para conhecer um pouco mais da cidade de BH, que é uma graça só. Primeiro, não deixe de experimentar a culinária local, que é riquíssima. O Mercado Público, no centro, é uma ótima pedida.

Outros pontos que indicamos são a Lagoa da Pampulha, um espaço aberto para caminhar em família, e o Mirante do Mangabeiras, aberto de 3ª a domingo, das 9h às 18:30. É preciso apresentar documento que comprove a vacina da febre amarela.

Onde se hospedar em Belo Horizonte: O bairro Savassi é um ótima opção para quem quer pular folia com a família, mas prefere uma região tranquila e com boas opções de restaurante. Nossas recomendações por lá são os hotéis Holiday Inn Belo HorizontePromenade Pancetti, com quartos para famílias, vista ampla e café da manhã incluso. Outro, entre o Savassi e o Centro, é o Belo Horizonte Plaza, um hotel quatro estrelas, com acesso fácil ao centro.

Carnaval com crianças: Bloco Fera Neném em BH
Carnaval com crianças: Bloco Fera Neném em BH

Carnaval com crianças – Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa é o centro do Carnaval no Brasil. Além dos concorridos desfiles das escolas de samba, há uma infinidade de blocos de rua, dos mais badalados aos mais tranquilos, para ir com toda a família. Para fugir do tumulto e aproveitar com os pequenos, nossa dica são os bloquinhos infantis.

Os melhores acontecem na Zona Sul da cidade. Aposte no Bloco da Pracinha, no Jardim Botânico, Gigantes da Lira, em Laranjeiras, a Banda do Lidinho, em Copacabana, Cordão Umbilical, no Humaitá, a Bandinha de Ipanema, que recria o bloco famoso do mesmo bairro e o Bloco Spantinha, em Botafogo.

O legal do carnaval do Rio é que fica fácil montar um roteiro com blocos e outras atrações da cidade. As praias que ficam próximos da folia são ótimas para um mergulho com a família, principalmente as de Ipanema, Arpoador e Copacabana, bairros com muitas opções de restaurantes e lojinhas. Por perto também dá para visitar a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Pão de Açúcar.

Onde ficar no Rio de Janeiro: O que não falta são opções de hotéis no Rio. Se você quer curtir a cidade de uma forma completa, com carnaval e paisagens incríveis, nossa dica é ficar em Copacabana. O bairro tem transporte público farto, muitos restaurantes e fica perto de vários pontos turísticos. Nós recomendamos sempre o Fairmont e o Windsor California Hotel, que ficam na Avenida Atlântica, de frente para a praia.

Carnaval com filhos
Carnaval com filhos: Bloco Cordão Umbilical no Rio
Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *