Quando resolvi fazer meu curso de mergulho em Abrolhos

Foram inúmeros batismos até eu tomar tenência e decidir finalmente fazer um curso de mergulho. O chamado veio de um grande amigo, Átila Ximenes, vidrado em mar e capitão do blog Guia do Mergulho. Tinha que ser o curso, num lugar muito incrível, e lá fomos nós rumo ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Não foi na temporada das jubartes, mas poderia ser: mesmo para quem está aprendendo, é possível fazer o curso na época dos baleias. Já imaginou?

mergulho em Abrolhos

Como é o curso de mergulho em Abrolhos:

O curso de  mergulho começa em terra firme, em Barra de Caravelas, onde é dada a aula teórica e um mergulho de reconhecimento numa piscina, e o mergulhador tem os primeiros contatos com o uso de equipamento embaixo d’água.  Meu instrutor foi o Lula, nativo da região e certificado pela SSI, que tem mais de 5 mil mergulhos.

Durante o curso, fiquei no Abrolhos Dive Inn, um hostel bem bacana para mergulhadores, com quartos  em containers seguindo um conceito novo e sustentável. São 2 quartos por contêiner, com ar condicionado split e banheiro privativo.

Depois da aula teórica, embarcamos no catamarã Zeus para os mergulhos em Abrolhos, numa expedição marinha organizada pela Apecatu . Quatro horas de navegação separam Caravelas do arquipélago e dos tão esperados mergulhos. Lá, naquele protegido e isolado pedaço do paraíso, tive três dias intensos e mágicos com saídas de mergulho pela manhã e à tarde. Para os avançados, há também os mergulhos noturnos (quem for iniciante pode fazer como eu, e ficar de snorkel na superfície).  De resto, é barulho de mar, gaivotas, boas histórias de bordo e fins de tarde alaranjados.

Os números por esses lados são de impressionar. Abrolhos faz parte da barreira de coral mesoamérica, a segunda maior do planeta, com vida marinha riquíssima. Não bastasse as Jubartes, têm ainda peixes de todas as espécies, tartarugas, raias e água clarinha. Fiz mergulhos sensacionais nos principais pontos de mergulho do arquipélago.

Agora olha o naipe de alguns desses mergulhos que dá para fazer em Abrolhos:

Portinho Sul (10 metros)

Mata verde (noturn​o)

Chapeirão Faca Cega (25 metros​)

Naufrágio Santa Catarina (24 metros)

Chapeirinhos da Sueste 15 minutos)

Costão do Farol

Caverna Siriba 

 

Como ir para Abrolhos e participar da expedição marinha:

É preciso voar para Teixeira de Freitas (apenas a Azul voa para lá), e seguir para Caravelas. De lá, há expedições de mergulho da Apecatu partindo todos os fins de semana para Abrolhos. Além disso, em agosto, tem expedição na temporada das baleias (quem vamos?) organizada pelo Guia do Mergulho.

A viagem é para todos os níveis de mergulhadores, de iniciantes a avançados, e os acompanhantes que ainda não mergulham são bem-vindos a bordo, já que além de ter uma prancha de SUP e um caiaque à disposição, há a opção de mergulho de batismo e cursos à bordo.

O pacote para mergulhador custa R$2.634, e inclui parte terrestre (transporte + hostel), liveaboard de três dias e duas noites e ingresso de entrada do Parque Nacional Marinho.

Para não mergulhador, custa R$1.934, e inclui parte terrestre (transporte + hostel), Liveaboard de três dias e duas noites e ingresso de entrada do Parque Nacional Marinho.  

O que inclui, detalhadamente:

  • Traslado do aeroporto de Teixeira de Freitas para Barra de Caravelas
  • Traslado de Barra de Caravelas ao Pier público de Caravelas
  • Traslado do Pier público de Caravelas para a Barra de Caravelas
  • Traslado de Barra de Caravelas para o aeroporto de Teixeira de Freitas
  • 02 noites de hospedagem no Abrolhos Dive inn Hostel (primeira e última noite – quarto compartilhado)
  • 03 dias e 02 noites a bordo do liveaboard com café da manhã, lanche, almoço e jantar (quarto compartilhado)
  • Até 08 mergulhos (os mergulhos são feitos de acordo com as condições climáticas)
  • Caiaque e prancha de SUP à disposição quando o Catamarã estiver ancorado em Abrolhos
  • Tour guiado pelas ilhas de Santa Bárbara e Siriba
  • Happy hour de boas vindas em Barra de Caravelas

O que não inclui:

  • Passagem aérea
  • Gastos pessoais fora do que está descrito no roteiro
  • Seguro viagem

 

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.