Azul, turquesa, verde, esmeralda. Essas são só algumas das múltiplas cores que tomam conta do espetacular mar caribenho e das mais de 7 mil ilhas e ilhotas da região. Mas com tantas opções, qual é a melhor para conhecer? Nesse post selecionamos 8 melhores destinos para conhecer no Caribe, em qualquer idade.
Melhores ilhas do Caribe: Jamaica
Jamaica é um destino único não só no Caribe, mas no mundo todo. Praias lindas, águas claras, povo caloroso, e musicalidade em todos os cantos. Conhecer o berço do reggae e de Bob Marley já valeria a pena por ai, mas a ilha tem ainda mais.
Negril e Montego Bay ficam na parte oeste, onde a estrutura hoteleira e turística é maior. Mesmo assim, o mar impressiona de tão lindo. Já no leste fica a rústica Port Antonio, um vila de locais muito tranquila e preservada. Nossa dica é simples, tenha tempo para conhecer tudo!
Dica: Coloque Port Antonio no roteiro pela Jamaica. É a parte mais pitoresca e selvagem da ilha, sem resorts, nem grandes grupos de turistas. Uma das praias mais lindas por lá é a Frenchmans Cove, de água esmeralda e tranquila. A entrada custa US$15 por pessoa.
Como chegar: De avião, fazendo conexão no Panamá ou em Miami. A ilha tem dois aeroportos, um em Montego Bay e outro em Kingston (onde chegam os voos maiores).
Onde ficar: Em Negril, gosto do The Caves, e do Palladium. Para um resort all inclusive, o Moon Palace, em Ocho Rios é bem estruturado, completo e tem uma prai alinda.
Para saber mais: temos um roteiro completo da Jamaica aqui no blog, de uma viagem de 14 dias que fizemos para lá.
Dicas Caribe: Aruba
Se você procura um destino família fácil, Aruba é o lugar certo.
As praias além de lindas, com mar super azul, tem águas calmas e tranquilas, ideais para ir com crianças de todas as idades. Os esportes e atividades aquáticas também são bem variados, indo de snorkel até mergulho com cilindro.
Fora isso, Aruba tem uma grande variedade de lojas e cassinos, para os adultos que quiserem se divertir até tarde.
Dica: Para fugir da influência americana que domina os restaurantes de Aruba, reserve um dia para conhecer o Gasparito. O local é simples, mas serve os pratos tradicionais da ilha e também receitas tipicamente criolas. Outra ideia legal é fazer um dobradinha Aruba-Curaçao, que são conectadas por voos diretos.
Como chegar: O Aeroporto Internacional Rainha Beatrix fica em Oranjestad e recebe voos diários dos EUA, Panamá e Bogotá, pontos de conexão com o Brasil.
Onde ficar: Em Oranjestad, bons hotéis são o Renaissance e o Wonders Boutique, o primeiro mais luxo e o segundo mais intimista. De pé na areia tem o Ritz, em Palm Beach.
Para onde viajar no Caribe: Barbados
Areia fina, baías azul-turquesa e uma capital para lá de charmosa (inclusive considerada Patrimônio Mundial da UNESCO). Barbados tem todas essas belezas.
Para aproveitar o azul, algumas das praias mais lindas são Dover Beach, de águas esverdeadas, Brownes Beach e Folkestone Beach, duas que estouram no azul.
Dica: Assim como no Brasil, Barbados também tem uma espécie de carnaval, que toma as ruas da ilha no início do mês de agosto. O evento é chamado de Crop Over Festival e os locais usam adereços para colorir a festa.
Como chegar: De avião, fazendo conexão em Miami.
Onde ficar: Os hotéis e resorts do lado oeste da ilha são os mais bem estruturados e completos, como é o cado do Coral Reef Club e do The Sandpiper.
Ilhas Caribenhas: Cuba
Não é só o mar espetacular de Cuba que atrai os turistas. Toda a história que envolve a ilha é fascinante.
A vibração de Havana encanta pela arquitetura conservada, pelas simplicidade e alegria que envolve os locais. Se quiser esticar para o paraíso das águas cristalinas, Varadero tem alguns dos melhores resorts do país.
Dica: Não deixe de tomar Mojito no La Bodeguita del Medio, bar favorito de famosos como Hemingway e Fidel.
Como chegar: Pelo aeroporto José Matí, em Havana. Do Brasil, os voos fazem escala em Bogotá e Panamá.
Onde ficar: Em Havana, tem o clássico Hotel Nacional de Cuba, que recebeu muitas estrelas no anos 30. Já em Varadero, a pedida para toda a família é o Occidental Arenas Blancas.
Destinos para conhecer no Caribe: St. Lucia
St. Lucia é uma pequena ilha na região leste do Caribe, vizinha de Barbados e Martinica. Ela tem uma natureza riquíssima, praias tranquilas de cor esmeralda, cachoeiras e inúmeras trilhas.
O cartão postal são os Pitons, montes vulcânicos que podem ser vistos de perto, chegando de carro ou de barco.
Dica: A praia mais bonita de St. Lucia é a Pigeon Island, onde a visibilidade para praticar snorkel é perfeita.
Como chegar: A ilha tem dos aeroportos, mas é no Hewanorra International Airport que chegam os voos vindos dos EUA, Bogotá e Paramá, pontos de conexão para os brasileiros.
Onde ficar: O hotel mais conceituado e luxuoso da ilha é o Jade Mountain, instalado no meio da natureza e com um vista linda do mar. Se quiser ficar com pé na areia, sugerimos o Marigot Bay Resort and Marina.
Melhores ilhas do Caribe: Curaçao
Curaçao é uma ilha que tem que entrar no seu roteiro pelo Caribe. A ilha de mar azul, sem aglomerações e resorts verticais, preserva um clima colonial tranquilo e charmoso.
Em duas horas dá para cruzar toda a ilhas, mas indicamos mais do que alguns dias, já que as praias são lindas e o centrinho histórico também. O melhor de tudo é que o destino está fora da rota de furacões e é um ótimo lugar para conhecer o ano todo.
Dica: Um jeito divertido de conhecer o centrinho de Curaçao é contratando um tuk tuk, espécie de moto coberta que leva duas pessoas.
Como chegar: De avião, fazendo escala no Panamá. Os voos são diários e a viagem leva em média 9 horas no total.
Onde ficar: Ficamos no Renaissance Curaçao, em Willemstad, e adoramos, mas tem também o Papagayo Beach e o Morena, em Jan Thiel, que são ótimos.
Destinos para conhecer no Caribe: Dominica
Praticamente intocada pelo turismo até a década de 80, Dominica está entre as ilhas menos visitadas do Caribe.
Por isso, ainda hoje, mais da metade da ilha é coberta por floresta tropical densa e preservada. Dentre as maravilhas naturais para explora, há as praias azuis, cachoeiras, trilhas e atividades aquáticas oferecidas pelos poucos resorts que ficam na ilha.
Dica: A ilha é muito selvagem e com poucas atividades fora relaxar. Se estiver hospedado no Secret Bay, hotel que indicamos para ficar, veja a disponibilidade de atividades extras como snorkeling noturno, que é incrível.
Como chegar: Há um pequeno aeroporto em Dominica, que recebe voos semanais de outras ilhas caribenhas, como Porto Rico, Barbados e St. Lucia. Nos sites de busca, como Skyscanner, é fácil encontrar os voos com conexão que chegam até ela.
Onde ficar: O único hotel com estrutura é o Secret Bay, um resort na região de Taby, em meio a natureza local e com vista para o mar.
Destinos para conhecer no Caribe: St-Barth
Mais conhecido como o destino das estrelas de Hollywood, St. Barth é uma das ilhas mais lindas do Caribe, e mesmo assim ainda pouco explorada pelos brasileiros.
Mesmo tendo resorts de luxos, lojas de grifes e baladas milionárias, ela tem uma lado mais pé no chão: St. Jean, com casinhas em estilo francês e pouco movimento. Se contar o mar que rodeia toda a ilha, em diferentes tons de azul que estouram de tão vibrantes.
Dica: Na costa sul da ilha fica a praia de Grand Saline Beach, uma faixa de areia clara com mar de águas azul-turquesa. Quase não há estrutura e a vegetação densa local completa o cenário selvagem.
Como chegar: Há aeroportos em St. Barth, mas ele só recebe voos pequenos, das empresas Winair ou na St Barth Commuter, que partem de St. Maarten. Se preferir, dá também para ir de barca, partindo igualmente de St. Maarten, pela Great Bay Express.
Onde ficar: Um hotel de luxo com vista privilegiada é o Hotel Villa Marie Saint Barth. Se quiser ficar com pé na areia, escolha o Hotel Christopher Saint Barth.
Para acompanhar:
Siga nosso instagram Juju na Trip e assine nosso canal de viagem no youtube
Leia também:
Melhores hoteis no Caribe: esses valem a viagem!