O que fazer em Creta

Creta é fantástica de várias maneiras diferentes. Tem praias paradisíacas de tonalidades inimagináveis de azul, cidades recheadas de história, culinária riquíssima e um povo hospitaleiro em qualquer canto. Por essas razões, e muitas outras, a ilha está entre os destinos mais mágicos da Grécia, e não pode ficar de fora do roteiro. Nesse post, damos todas as dicas do que fazer em Creta, quais as melhores praias, as melhores atrações, onde ficar e até como se locomover.

Como chegar em Creta:

Há duas maneiras para chegar em Creta: de avião ou barco. Os aeroportos são os de Heraklion, na parte central,  e Chania, na região oeste. O mesmo vale para os portos, que ficam nas respectivas cidades. A escolha vai depender da localização do hotel.

As companhias aéreas gregas que fazem o percurso Atenas/Creta são Aegean e a Olympic Air, mas a ilha recebe também voos de outras cidade da Europa pela EasyJet e Ryanair.

Você pode encontrar esse voos pelo site do Skyscanner, que mostra as melhores promoções para o destino, e também pelo aplicativo do celular nesse link.

Já as passagens de barco e todas as informações de horários e dias podem ser encontrados no site Greek Travel Pages. Partindo de Atenas, o porto de saída para Creta é o de Piraeus.

Como se locomover em Creta:

Creta é bem grande, e para ir de uma ponta a outra são 5 horas de viagem de carro. Para ter mais liberdade na hora de explorar a ilha, recomendamos o aluguel de carro.

Nós alugamos sempre pela Rental Cars, que mostra todas as empresas disponíveis na região e o melhor custo benefício entre modelos e seguros.

Onde se hospedar em Creta:

As praias mais bonitas e famosas ficam no lado oeste da ilha, mas a nossa sugestão é não deixar o lado leste de fora do roteiro, pois também há muitas atrações por lá. O ideal é dividir a viagem em duas, escolhendo um hotel em cada extremo. Isso facilita o acesso de carro a todos os lugares imperdíveis em Creta.

Nossa primeira indicação é o Blue Palace Resort, na praia de Plaka. A infraestrutura completa com piscinas externas, SPA, centro de esportes aquáticos, quadras de tênis, restaurante e bar fazendo dele um dos melhores do lado leste de Creta. E as acomodações também são um charme a parte, todas com varanda e algumas unidades com piscina privativa e banheira de hidromassagem.

Já no lado oeste, na cidade de Chania, sugiro o Monastery Ventian Hotel, que é lindíssimo, e aceita crianças de todas as idades. O hotel ocupa um prédio histórico a 100 metros do mercado municipal, tem rooftop com piscina, quartos com varanda e uma localização super prática. Também para quem viaja com família recomendamos o Residenza Vranas (gratuita até 12 anos) e o Querini Luxury Suites.

Ainda em Chania, para adultos, o  Cretan Renaissance é uma ótima pedida.

Hoteis em Creta: o quarto do Monastery

Hoteis em Creta: o quarto do Monastery

Melhores hoteis em Creta: terraço do Monastery

Melhores hoteis em Creta: terraço do Monastery

Melhores hoteis em Creta: o Residente Vranas

Melhores hoteis em Creta: o Residente Vranas

Onde ficar em Creta: vista do Residenza Vranas

Onde ficar em Creta: vista do Residenza Vranas

Já pra quem gosta de ficar com o pé na areia, a pouco mais de  uma hora de carro da cidade de Chania, a pedida é o Silver Beach Hotel, perfeito para toda a família. Os quartos, com varandas para os jardins ou para a praia, são espaçosos, com área de estar, camas para até quatro pessoas e totalmente completos. O complexo ainda conta com piscinas externas, quadras para esporte e recreação infantil e restaurante típico com café da manhã e demais refeições.

O que fazer em Creta: Praias

Vamos começar pelas partes mais icônicas de Creta, as praias. De uma ponta a outra da ilha há inúmeras, uma mais linda e azul do que a outra. Vamos listar aqui as imperdíveis:

Lado oeste de Creta:

  • Balos: a pouco mais de uma hora da cidade de Chania. Dá para chegar de barco, saindo de Kisamos, e também de carro, fazendo uma caminhada de 1,5 km desde o estacionamento até o mar. Mas não desista de ir por causa disso, a recompensa é um cenário esplendido de areias brancas, mar azul e a ilha de Gramvousa ao fundo, que pode ser acessada pela parte rasa.
  • Elafonisi: Com geografia e beleza similar a Balos,  a praia de Elafonisi fica dentro do parque natural de mesmo nome, a 82 km de Chania.  A estrutura turística é boa, mas ainda um pouco limitada, então leve, sempre que possível, comida e água.
  • Stefanou Beach (também conhecida como Seitan Limani): mais uma praia de azul intenso escondida entre rochedos. Fica perto de Chania, e é imperdível.
  • Falassarma: Não deixe de fora também a Baía de Falassarna, composta de 5 praias ligadas e com estrutura de bares e espreguiçadeiras.
  • Ammoudi: no sul, no sentido oeste, e é uma pequena praia cravada entre rochedos com visual lindíssimo
  • Prevelli: também  no sul, sentido oeste, fica a praia de Prevelli. Além de belíssima, ela conta com um rio que deságua no mar. Para quem gosta de cachoeiras, esse rio (Kourtaliotis River) atrésavsa uma garganta de rochas e tem algumas quedas d’água pelo caminho

Praias do lado leste:

  • Grutas: mais próximas de Heraklion, não deixe de visitar as Grutas de Matala, ao sul. Elas foram esculpidas no período romano, e hoje podem ser visitadas em meio à um mergulho e outro.
  • Agia Galini: é outra enseada charmosa para fazer uma pausa e conhecer também a cidade em volta da praia.
  • Tymbaki: Se preferir um cenário mais rústico, aposte na praia Tymbaki, entre Matale e Agia Galini. Ela tem uma estrutura limitada de bares e cadeiras na areia, o resto é uma extensão quase vazia e espetacular.
dicas de Creta

O que fazer em Creta: O visual da praia de Balos

o que fazer em Creta

Dicas de Creta: Os diferentes tons de azul da praia de Elafosini

passeios em Creta

O que ver em Creta: as Grutas de Matala, feitas pelo homem

O que fazer em Creta: Ammoudi Beach

O que fazer em Creta: Ammoudi Beach

O que fazer em Creta: praia de Ammoudi

O que fazer em Creta: praia de Ammoudi

Praias de Creta: Stefanou

Praias de Creta: Stefanou

Praias de Creta: Stefanou e suas vizinhas, para onde há passeios de barco

Praias de Creta: Stefanou e suas vizinhas, para onde há passeios de barco

A praia de Prevelli, em Creta

A praia de Prevelli, em Creta

Dicas de Creta: os vilarejos

Nem só de praias paradisíacas vive Creta, e se você quiser incrementar a viagem visitando algumas cidades e seus pontos históricos, essas são imperdíveis: Heraklion, Chania, Rethymno e Sitia.

Heraklion:

A maior e mais populosa delas é Heraklion e, consequentemente, é a que concentra o maior número de monumentos históricos da ilha. Nas proximidades do porto da cidade estão o Museu Arqueológico, com acervo de arte Minoica, a fortaleza de Koules, a Catedral de Agio Minas, inaugurada em 1895, e a Igreja de Saint Titus, do período Otomano.

Outro ponto indispensável para se visitar é o sítio arqueológico de Knossos, afastado do porto, construído pela civilização Minoica e que tem as ruínas do castelo mais imponente construído em Creta. Os valores e horários podem ser consultados pelo site do Ministério da Cultura e dos Esportes da Grécia.

Chania

Chania não fica atrás no quesito belezas arquitetônicas. O charme da cidade começa pela região de Old Venetian, uma espécie de calçadão com restaurantes e bares de comida local. Nossa dica de restaurante é o Palazzo el Mare, que serve comida típica da ilha (não deixe de pedir a “rusk”, um clássico). A vista do calçadão dá para um antigo Farol e para a Fortaleza de Firka, ambos abertos ao público a partir das 9 da manhã. Já de museus, Chania possui dois grandes, o Naval e o Arqueológico, próximos do centro.

Quem gosta de aventura ainda pode apostra no desfiladeiro de Samaria, o maior da Europa.

Rethymo

A antiga Rethymno, entre Chania e Heraklion, conserva um ar quase medieval, tendo como pontos turísticos principais a Fortaleza de Rethymno, as Mesquitas de Neratze e de Sultan Ibrahim e o Parque Municipal.

Vale a pena bater perna pelas ruas e encontrar restaurantes e lojas escondidas. Já Sitia segue a linha das clássicas cidade  praianas, casas e prédios baixos, calçadão modernizado e uma vista espetacular do mar. Por lá a atração é a Fortaleza veneziana de Kazarma, datada 1508.

Agios Nikolaos

Esse pequeno vilarejo vem se destacando em Creta, principalmente pela sua vida noturna e boemia. É alegre, de frente pro mar, com casario colorido e cheio de bares e restaurantes.

 

vilarejos de Creta: Agios Nikolaos

Onde comer em Creta

Arismari: fica no porto de Chania, com vista para o mar, mega lindinho e excelente atendimento. Serve ótimos pratos de frutos do mar

Corinna: também em Chania, com o plus da vista. Recomendo ir lá no fim de tarde pra pegar o por do sol.

Elia: fica ao sul, na aldeia de Sellia, em Plakias. Os donos, um casal simpatico, só usam produtos locais, como o azeite. A taverna é muito simples, mas com vista para as montanhas e mar, e a comida deliciosa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.