Dicas de pousada em Paraty? Que tal uma cabana de madeira colorida, no meio de uma agrofloresta, onde você dispõe de um um jardim comestível com pés de fruta, ervas, PANCs e verduras para colher e comer. E isso a 100 metros de uma praia para chamar de sua, e aproveitando todo o conforto de uma pousada.
Pousada em Paraty: quando a ideia é uma imersão na natureza
Essa é a experiência de quem se hospeda na cabana da Casa Luz, melhor lugar para ficar em Paraty se você quer um lugar tranquilo, no meio da natureza, e perto do centro histórico. A pousada fica a 8km do centro, e é uma gostosura. Vejam o vídeo:
View this post on Instagram
Como é a Casa Luz
A cabana tem uma sala, cozinha e dois quartos. Um deles tem varanda. Há outra varandinha na frente da casa, onde fica a horta. Capim-limão, hortelã, cidreira, rúcula, alface, cogumelos, moranguinhos selvagens, banana, mamão, couve. Há de tudo para colher e comer. Nosso café-da-manhã veio dali mesmo. E, nos dias em que quisemos, aproveitamos o café da pousada.
E então era outro desfile de coisas gostosas. Sucos, pães caseiro (algumas vezes também com ingredientes colhidos na agrofloresta, como o pão com sementes de juçara ou de cenoura), bolos, ovos mexidos, geléias, desgustados numa mesa fresca na varanda, de frente para o mar e para a Ilha Comprida do Norte.
Há pranchas de stand up para os hóspedes, de cortesia, e acordar de manhã e entrar no mar com elas é delicioso. O sol nasce bem na frente da pousada, e o mar é bem tranquilo.
E há ainda outras opções de hospedagem na Casa Luz além da Cabana. O Bangalô-mar é um deles: fica com o pé da areia, de frente pro mar, e pode ser reservado direto pelo Booking. Olha que graça!
Pindorama restaurante: uma experiência sensorial
O chef Rafael Morente traz da agrofloresta boa parte dos ingredientes que compoem os pratos dos restaurantes. Ele é um estudioso de PANCs; me contou que há centenas de milhares delas, e que nosso cardápio cotidiano não contempla mais de duas dezenas.
Por isso, ele gosta de provocar os comensais com as plantas não convencionais. E colore com elas o risoto de cogumelos selvagens com PANCs , a salada de flores e folhas, o ceviche de palmito, o sanduba de falafel. Fui em todos e adorei, é um desfile de pratos lindos e deliciosos.
Há também peixes e frutos do mar frescos da região, carro-chefe do Pindorama. Prove o em crosta de castanha com feijão frito e mel de abelha nativa, cultivado no meliponário de José Rodrigues. É impecável.
E isso regado com a vista eterna que brinda a Casa Luz: o mar, as ilhas e a brisa fresca.
Dicas de Paraty: praias e ilhas mais lindas.
Aliás, vale demais muito o passeio pelas ilhas perto da Casa Luz. Do lado Norte, tem a Comprida do Norte (bem em frente), Pelados e Cedro.
Do lado Sul tem dos Cocos, Enseada da Preguiça e Ilha da Cotia, todas lindas.
O passeio fizemos com a Paraty Tours, empresa que faz diversas atividades na região, desde a trilhas no Mamanguá, visita às cachoeiras e barco. Sempre recorremos aos serviços deles, e é sem erros. Eles organizam tours privativos e com mais gente. Recomendo os privativos.
Mais passeio: cachoeiras de Paraty
Você pode recorrer aos serviços da Paraty Tours para conhecer as cachoeiras, ou ir por conta própria. Só atente que o caminho é de terra e com muitas pedras, não sendo recomendável ir com carro baixo.
Das cachoeiras, as que gosto mais são:
- da Usina e Pedra Branca
- do Tobogã
- Sete Quedas,
- Cachoeira da Jamaica
E de noite, a bela e histórica Paraty te espera. Dez minutos, e você está lá.
Siga a gente também no instagram!